Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de agosto de 2020

PISCINA NO CENTRO




Muitos desconhecem que há muito tempo existe uma piscina semi-olímpica (25m x 12,5m) bem no centro da cidade, na Avenida Graça Aranha nº 187.

Como podemos ver nas fotos de hoje, uma de 1951 e outra mais recente, a piscina fica no topo do prédio do Ginástico Português.

No final do século XIX, João José Ferreira da Costa, oficial de correio e seu irmão Antonio José Ferreira da Costa, proprietário de uma venda na Rua do Hospício, tiveram a ideia de fundar uma entidade sócio-cultural-desportiva destinada a estreitar os laços entre brasileiros e portugueses. Deram-lhe a denominação de Club Gymnastico Portuguez.

O Ginástico foi fundado em 31 de outubro de 1868 e sua primeira Sede foi na Rua do Hospício (atual Rua Buenos Aires), tendo sido inaugurada no dia 31 de outubro de 1872.

Muitos anos depois transferiu-se para a Avenida Graça Aranha, tendo esta nova sede sido inaugurada no dia 20 de agosto de 1938 e, além de importantes linhas arquitetônicas, o edifício teve a primeira piscina elevada da América do Sul.

A Sede Graça Aranha possui oito andares, distribuídos em Salão de Festas, Ginásio Esportivo, Fisioterapia, um Restaurante com comidas típicas portuguesas e brasileiras para 300 pessoas, Bar, Piscina e o Teatro Ginástico.

19 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Hoje é dia de aprender. Também é dia do feirante.

    Alguns hotéis no exterior têm outras facilidades em suas coberturas, tais como quadras de esporte. Se bem que alguns prédios por aqui também...

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe, meus tios, e primas, frequentavam os bailes de carnaval no Ginástico. Nunca fui porque "não tinha idade", mas eram bailes civilizadíssimos onde pessoas educadas "brincavam o carnaval" sem qualquer problema. Brigas, discussões, consumo de drogas, não ocorriam (talvez lança perfume). Era era um típico "baile europeu", de um tempo que não volta mais

    ResponderExcluir
  3. Há pouco tempo,vi uma matéria na TV abordando exatamente este assunto e mostrando a piscina no centro do Rio,com tomadas super interessantes.Não deixou de ser um espanto e hoje o SDR faz o relatório completo.Muito boa postagem.

    ResponderExcluir
  4. Os chamados "Clubes Sociais" perderam muito nos últimos anos e a principal razão é a "modernidade", uma rotina de vida, talvez um pouco "pachorrenta para os dias atuais. A violência também cobrou o seu tributo. Como praticante da dança de salão frequentei clubes sociais como o Paratodos na Pavuna, o Social Ramos Clube, o Portelão, o Vera Cruz em Pilares (atualmente é um bingo), o Vila Isabel, o Tijuca, o Clube dos Democráticos, e muitos outros. Os primeiros apesar de possuirem boas instalações, ficam em locais de risco e alto risco. O Ginástico ficou "demodè".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel deve ser um tremendo pé de valsa.
      Os caras que dançam bem, têm enorme facilidade de chegar, encantar e ganhar as mulheres. Sempre fui um mal dançarino.

      Excluir
  5. Sabia da existencia , mas nunca tinha visto . Almocei algumas vezes no restaurante, genérico do Antiquárius. Numa próxima postagem vale lembrar a piscina do jóquei , ao lado do ginásio . Uma pena desativação do prédio . Ontem fui ao centro. Os prédios com marquise tem população de Nova Deli, com todo o respeito. Vacina só em 2021. FF se o chefe permite, recomendo a série BIOHACKERS, no Netflix. Bem contemporânea, curta e seis capítulos apenas .

    ResponderExcluir
  6. Fui sócio do Ginástico (Mens Sana in Corpore Sano) durante toda a minha adolescência, como quase todo morador de Santa Teresa.
    As sessões de cinema eram às segunda-feiras, com ótimos filmes e de graça - era o dia de folga do teatro. mas você tinha que ir de casaco e sapato com meia; nego olhava tudo... a melhor paquera era a da segunda-feira; melhor do que qualquer baile, festa, porque na semana seguinte tinha continuação.
    Os bailes eram civilizados porque tinha olheiro espalhado no salão; não tinha essa de sexo consentido - não podia e acabou. Pego na segunda vez, fora do baile, sem STF.
    Fiz muita ginástica olímpica, natação e futebol de salão (era o nome). Vôlei também.
    Depois de casado acabei saindo, pois não ia mais. Mas foi uma época bem desfrutada.

    ResponderExcluir
  7. No período entre as duas fizeram uma reforma e nivelaram a fachada com a piscina. Não chega a ser um "puxadinho" porque no final ficou com muita harmonia.
    Ou tem mais uma piscina em topo de prédio nos arredores, que imaginei ser do SESI ou similar, ou então eu confundi com esse aí mesmo.
    Vou ali procurar nas fotos de satélite.

    ResponderExcluir
  8. Na Graça Aranha e arredores piscinão mesmo só esse do Ginástico, mas lá tem uma associação com o SESC, o que me confundiu. Associados pelo menos no teatro do clube, que deve ser onde aconteciam as sessões de cinema citadas pelo Biscoito.
    E eu que achava que diversão para moradores do Castelo, só na Cinelândia ou, após uma boa caminhada, ir até o Aterro, sendo esse de 1965 para cá.
    O Manuel Bandeira ainda tinha a ABL, mas vai ver nem ele achava diversão entre os "imortais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo existe ou existia muita diversão na área do Castelo, os Clubes do Calabouço, Clube da Aeronáutica, Ginástico, um clube estudantes que ficava não sei se ainda existe ali perto da R. Sta Luzia, os cinemas e teatros na Cinelândia, Academias de Ginásticas (muito antes da febre atual), a ACM. As festas realizadas pelos Consulados Italiano e da França, pode-se dizer que até a praia existe na região.

      Excluir
  9. Bom dia a todos. Bons tempos do Ginástico, tinha uma quadra de futebol de salão das melhores do Rio, o baile infantil de Carnaval era ótimo, assisti a muitos shows musicais no Teatro, entre eles Falso Brilhante da Elis Regina, a última vez que fui, foi logo após a inauguração do Restaurante Da Silva, que era uma filial do Antiquários p/ baixa renda com serviço de buffet.

    ResponderExcluir
  10. Hoje, no centro, existem várias piscinas no topo dos prédios, que oferecem um ¨lunch pool¨ pago. Se não me engano, um prédio precocemente demolido na esquina da rua Duvivier com a Atlântica, onde hoje tem um grande hotel, já tinha uma quadra de tênis na cobertura.

    ResponderExcluir
  11. Outro lugar para se nadar na hora do almoço no Centro era na ACM (Associação Cristã de Moços), na Lapa.

    ResponderExcluir
  12. Se vc.ver a piscina na cobertura do DI LIDO fica claro que essas ai mostradas são tanques de banho. Luzes difusas para o banho a noite, som ambiente, e outras mordomias são todas pagas todas com aquela aposentadoria de 6 paus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué,inflacionaram a aposentadoria do tio?Não eram 4 paus?

      Excluir
  13. FF: a coluna de hoje do Leo Aversa no Globo é bem instrutiva. Recomendo também as colunas de Merval Pereira e Carlos Andreazza, apesar de serem conhecidos "comunistas"...

    ResponderExcluir
  14. O Leo Aversa escreve como os grandes cronistas de outrora.

    ResponderExcluir
  15. O biscoito tem correr para garantir o dele!

    http://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/post/o-ator-tonico-pereira-vende-parte-de-sua-colecao-de-carros-antigos.html

    ResponderExcluir