Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de setembro de 2020

BAR CASTELINHO

               À esquerda, na esquina, o Bar Rio 1800, depois Barril 1800. Bem no                       centro o Bar Castelinho.
                              Um fim de tarde na varanda do Bar Castelinho.

         Foto da então modelo Hildegard Angel para uma propaganda. Ao fundo o               time de garçons do Bar Castelinho.

    Vemos na esquina o Barril 1800, sucessor do Rio 1800 e do Mau-Cheiro.


               Vemos a varanda do Castelinho, lugar mais disputado do bar.

O Bar-Restaurante Castelinho (onde tomei, ainda adolescente, o meu primeiro chope) ficava na Av. Vieira Souto 100-102. Foi inaugurado em 1963 pelo advogado Fortunato Azulay e pelo pianista Sacha Rubin. Teve uns poucos anos de muito sucesso, no auge de Ipanema.

Era um casarão com vários ambientes e mesas sob guarda-sóis na varanda e na calçada. Era um excelente local para a paquera, onde sempre se viam mulheres lindíssimas (isto até se tornar um ponto para turistas e deslumbrados).

Em frente ao bar, alguém pendurou uma placa - "Cuidado, bêbados" - que ficou ali durante anos. Houve até tiroteio dentro do Castelinho entre boêmios. Os clientes se jogaram sob as mesas, garçons deixavam cair bandejas com chopes, já contou Ruy Castro. Mas os tiros eram de festim, com balas do almoxarifado da TV Rio, cedidas por Walter Clark, e o sangue era de ketchup. Foi notícia até no “Repórter Esso”.

Em 1967 os sócios originais venderam o bar para um grupo espanhol e o local virou ponto de turistas, sendo abandonado pelos ipanemenses, que transferiram o “point” da praia do Castelinho para a Montenegro. Anos depois o mesmo aconteceu com o  “Veloso” quando virou o “Garota de Ipanema”, na esquina da Prudente de Morais com a Montenegro.

Em 1980 encerrou as atividades e no local foi construído um prédio de apartamentos que levou quase duas décadas para ser concluído.

Fotos: FRA – Fotologs do Rio Antigo

21 comentários:

  1. Bom dia (chuvoso), Dr. D'.

    Não é da minha época e a área é fora da minha jurisdição. Por isso, vou acompanhar os comentários.

    Queda de árvore na Borges de Medeiros impacta o trânsito da região.

    ResponderExcluir
  2. Aquele abraço Luiz !!! Parabéns por hoje!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao SDR e a seu intrépido administrador. Do seu O BISCOITO MOLHADO. Que aprova o 1800.

    ResponderExcluir
  4. Ao douto, culto e probo Esculápio Montenegrino desejo os melhores augúrios na passagem do seu natalício, data comemorada por todos os seus pupilos, tutelados, admiradores e seguidores, que em júbilo e uníssono entoam loas ao seu líder inconteste!
    Salve o defensor perpétuo de nossa Sebastiana Urbe!!
    Salve o Guardião do Saber Guanabarino!!
    Salve o farol que nos ilumina e nos guia e protege contra as trevas da ignorância!!

    Despeço-me Festejado, Aniversariado e Parabenizado.

    Seu criado,

    Dr. Hermelindo Pintáfona

    ResponderExcluir
  5. Acho que o celular não aceitou a minha mensagem... renovo os parabéns ao Administrador, nosso intrépido frequentador dos belos bares dos anos 60.
    O carro da Hildegard é um Chrysler Imperial 1958.

    ResponderExcluir
  6. Mais um crime contra a arquitetura e a boemia de nossa cidade. Era um point maravilhoso e tradicional para tomar chope e paquerar. Quando criança, de vez em quando meu pai nos levava ao Arpoador para pegar onda em nossas pranchas de isopor das marcas Planonda ou Copacabana. Morávamos no Leblon mas enchíamos o saco do velho para nos levar ao Arpoador, cujas ondas eram bem melhores, como são até hoje. Na saída da praia era de lei o coroa tomar um ou dois chopinhos no Castelinho, uma ótima desculpa para uma boa olhada nas gatas, confirmando sua fama de "levado". Quando tive minha primeira motocicleta, em 1978, sempre parava no Castelinho no início da noite para tomar chope e azarar as lindas turistas que lá frequentavam, como bem relatou nosso Gerente.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Luiz. Muitos anos adiante,com saúde e disposição. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos. Fui algumas vezes ao Castelinho já adolescente embora ficasse fora da minha jurisdição, frequentei na época do Vestibular, principalmente com os amigos e amigas de cursinho. Mas a passagem mais legal no Castelinho, foi o calote que demos num sábado de Carnaval, cuja a única vítima, que acabou sendo pego pelos garçons e seguranças foi o saudoso YUKI, que faleceu no início deste ano, mas sempre será lembrado por todos que participaram neste dia desta aventura.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Luiz pelo seu niver!
    Apesar de vc ser uma pessoa discreta, o pouco que diz está sempre pautado na ética e na educação ( exceto quando se refere a mim) rsrsrs!!!
    Continue iluminado e ensinando , ou melhor, compartilhando com a gente todo o seu conhecimento cultural e o ser humano dentro de vc.
    Um grande abraço meu e da Angela. Te amamos de paixão!

    ResponderExcluir
  10. O garçom na foto 5 é o Souza, que já nos deixou. Devia estar servindo o sanduiche "bicha louca" que deve ter tido inspiração no JBAN.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Luiz. Saúdo sua paciência de Jó, sua perseverança em manter este blog arrostando tantas dificuldades, e seu conhecimento do Rio antigo. Graças a você nosso conhecimento do passado desta cidade aumenta imensamente. Saúde e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Não conheci o Castelinho, sou de Campos e não posso avaliar. Pelo que comentam devia ser bom mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos!
    Parabéns, Dr. D'!
    Muita Saúde e Paz!
    E continue a nos brindar com esta aula diária de Rio.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns do Dr.D'. Ainda é garoto.
    Teria muitas histórias de minha mocidade aí no Castelinho. É possível ter encontrado o DI LIDO nos idos 64 nessa região e como posso afirma? O cheiro de Lancaster no ar.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que o dia hoje era tão especial...

    Parabéns ao gerente. Só podia ter sido menos molhado...

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Dr. D' Feliz Aniversário, saúde, paz, felicidades, muitas viagens, paciência e que se prolongue por muitos anos suas postagens mostrando e contando as belezas e histórias do Rio de Janeiro.
    Um grande abraço meu e da Sandra.

    ResponderExcluir
  17. Lindas fotos, a segunda foto me fez suspirar, gostaria de estar sentado naquela mesa no fim de tarde.
    Hoje em dia no local funciona o Bar Astor e ao lado existe o prédio que foi citado na postagem.
    E um feliz aniversário atrasado ao Dr. D.

    ResponderExcluir
  18. Luiz,

    Acho que ainda dá tempo de dar os Parabéns!
    Felicidades! Tudo de bom!
    Que Deus te abençoe e dê muitos anos de vida!

    ResponderExcluir
  19. Não foi o meu primeiro chopp, mas foram os primeiros chopps que eu, ainda (bem) menor de idade sentei, pedi, tomei e paguei, só eu e minha namoradinha.
    Aí por 1978

    depois que descobri que o garçom não se importava de servir álcool pra um moleque imberbe passei a sempre tomar um chopp depois da praia ali.

    ResponderExcluir
  20. "Vou ficar moderninho pra chuchu e do Castelinho vou ficar freguês e se tudo isso não adiantar eu vou vestir meu terno branco outra vez "

    ResponderExcluir
  21. Do castelinho vou ficar freguês

    ResponderExcluir