Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

ONDE É?



Onde é?

Este bar era frequentado por gente boa como o ilustre causídico Dr. Decuca, o famoso cabeleireiro Tutu La Minelli, a Mme. Simmons, o JRO, o polêmico JBAN, o Jaymelac, o Rockrj, o Mauro AZ, o Der-Ani editor-chefe d´O Pharol, o jovem Rafa Schwarzenetto, as Tyas, o Celsão da Demolidora Cerqueira, o Menezes, o Bispo Rolleiflex, o xerife McCandles, o Lino, o Thor da Praia do Canto, o fantasmagórico AG, M. Rouen da França Antártica, a Dra. Psicóloga, a Dra, Eve-Lyn, o prezado Conde di Lido, o Richaaaard, a Nana, o primo Bouhid, o Francisco Patricio, o FlavioM, o Gustavo L&B, a Madame Frusca, o Prof. Jaime, o GMA, o Ponce de Leon, o P. Gomes, o Helio, o Waldenir e tantos outros, além dos atuais e resilientes comentaristas.

Não faltavam figuras pitorescas como o Professor Pintáfona, o General Miranda e seu irmão Eleutério (Teco), Eusebius Sophronius, Finólia Piaberelina, Frei Henrique Boaventura, Josafá Pederneiras, Mente, Karina, Manitu, Tertuliano Delacroix, o garçon Moisés, Claude Maurice, Pimpolho e Juquinha, Lulu & Dudu, Creusa, Guilherme Portas, Tijucano Empedernido,  Fidelino Leitão de Menezes,  Colaborador Anônimo e seus irmãos, Ariovaldo Brochado, Dona Neuza, Soninha, Aparecido, Floriano Flores (o Flô-Flô),  piloto Jbandeira de Mello, Abdullah o terrorista que tinha horror a sangue,  Perikytta Gladys, Tonho Treispeidim, Anão Duarte, Giseli Loira, Incrédulo do Irajá, Anta Copacabanensis, Peixe-Boi Niteroiense, etc.

Veedol e Hemo-Kola eram as bebidas preferidas ao lado do JWBL e das “mofadas”. Temas transcendentais eram discutidos nas mesas deste bar tais como "park-way", "empena-cega", "Parafuso de Arquimedes", "tecido urbano", "não-rua", "Chuva de Perseidas", "fonte Wallace", "lâmpadas Thompson", "super-largura", "jornada nas estrelas", "brise-soleil", "town-house", “Zeppelin”, “B.R”, “Fonte Wallace”, etc.

Mais tarde a resposta da pergunta.



48 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.


    Geograficamente não faço ideia mas em termos "internéticos" pode ser o Fotolog ou o Terra... Bons tempos.

    Meu pai tinha o seu "Cantinho da Saudade" lá em Madureira.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: alguns dos nomes citados já não estão mais conosco fisicamente, só nas lembranças ou na saudade.


    FF: os "Guardiões do Crivella" derrotaram os "Guardiões do Dudu", mas por pouco... Esperemos os próximos episódios.

    ResponderExcluir
  3. O bar é simbólico, o cartaz é uma montagem, e o bar é o Jangadeiros.

    ResponderExcluir
  4. Se for montagem, parabéns para quem fez.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  6. O que se observa é que alguns velhos conhecidos e não citados comentaristas "apenas trocaram de nome" e/ou continuam "anonimamente". Mas não trocaram seus endereços de I.P.

    ResponderExcluir
  7. Este bar era do balacobaco...Só gente fina,Mas interessante e divertido era quando as cadeiras voavam..Só mesmo o Moisés para segurar a barra...Bela postagem com grande espanto!!

    ResponderExcluir
  8. Lá se vão mais de quinze anos, ainda estávamos numa época mais romântica dos blogs. Os nomes fakes eram propositais, engraçados; não possuíam a intenção malidicente como hoje.

    Apenas acrescentaria o RENATO, o estressado, que escrevia tudo em caixa alta, e parecia que estava sempre de mal com tudo e com todos.

    ResponderExcluir
  9. Bem lembrado. O RENATO era assíduo. Uma omissão imperdoável como, provavelmente, muitas outras.

    ResponderExcluir
  10. O saudoso ETIEL, o Colaborador Anônimo, o Vizinho da FAETEC, etc

    ResponderExcluir
  11. 0 tinha o Plínio que era o prinmeiro a comentar. Sempre falava no tempo.

    ResponderExcluir
  12. Plinio, Laerte, A Gerência, Observador Vespertino, Patrícia da Farmácia, MENDES, Trabukowsky, Criado Álvaro, Beato António e outros.

    ResponderExcluir
  13. Saudades de todos os citados frequentadores, em especial de Perikytta Gladys, Tonho Treispeidim e Anão Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PHAROL era um sucesso do querido Derani, ora exilado em Niterói.

      Excluir
  14. E a Euzinha, que era odiada por muitos e que ninguém jamais descobriu quem era. Aliás, as mulheres eram muito hostilizadas no bar. Era quase um Clube do Bolinha. A Evelyn sofreu muito, a Maria Pedrosa desistiu de comentar porque era vítima de ataques, mesmo quando resolveu usar pseudônimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato professor,está Euzinha era um grande espanto.Personagem que marcou época deixando vários comentaristas estressados.Sabia como tirar a paciência do Jo.

      Excluir
    2. Tem uma que o Luiz odeia desde a época dos médicos cubanos.

      Excluir
  15. A Zoeira do JBAN com a Alcyone era mais que demais..A Tia sofria com a sua magnífica fábrica de miojo..kkk
    Os personagens do Derani seriam um prato cheio para chargistas e humoristas.O Pharol seria um sucesso como "caderno" de qualquer jornal...

    ResponderExcluir
  16. Esta é fácil. O Bar Saudades do Rio ficava localizado dentro dos nossos corações, mediado pelo extinto Fotolog Terra.
    Foi um dos pioneiros fotologs e, se existe, foi por incessantes pedidos de frequentadores do antigo blog do Luiz Darcy, que, hoje, nem sei o nome.
    Deixou saudades pela forma que encarávamos os assuntos, com humor, leveza e conhecimento por parte dos que realmente conheciam a história do Rio, como o Luiz, o André, e outros.
    Deixou saudades pelos comentários e brincadeiras que fazíamos um com os outros, com inteligência, sarcasmo, ironia e, quase sempre, com um português impecável.
    Deixou saudades, e muitas, dos que se foram para outro plano e que fazem muita falta.
    Deixou saudades pelos inteligentes personagens criados e, eventualmente "suicidados".
    Deixou um grupo de grandes amigos que foram chegando, saindo, porém um núcleo perdura e é irrompível a amizade que temos e cultuamos.
    Um grande orgulho ter pertencido ao velho Saudades do Rio e, eventualmente aqui, em bissextos comentários.
    Por fim um enorme agradecimento ao Dr. Luiz Darcy que dispõe seu tempo para, diariamente, nos presentear com aulas sensacionais.
    Vida longa ao SAUDADES DO RIO !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Conde. Todo o trabalho de pesquisa de fotos e textos é muitíssímas vezes mais recompensado pelo privilégio de ter feito, de desconhecidos, amigos diários. E o pessoal do S.E.M.P.R.E., então, que semanalmente se reúne é uma das dádivas recebidas nestes mais de 15 anos.
      A ida para o Terra foi fundamental, pois ali acabaram se estabelecendo os FRA- Fotologs do Rio Antigo, pela facilidade de acesso e comunicação.
      Eu aprendi muito nestes mais de 15 anos.
      Na época em que você e o Celso pediram para eu ir para o Terra andava no Multiply e no fotolog.com
      E suas colorizações, as primeiras que vi sobre fotos do Rio Antigo, foram precursoras de outros tantos talentos como o Nickolas, que também faz parte importante do "Saudades do Rio".

      Excluir
  17. Bom dia a todos. Que saudades! Quantas histórias, quantas postagens geniais, quantos fatos históricos relevantes foram revelados, quantas brincadeiras sem ataque e com ataque, muito legal era o blog do mestre Conde de Lido que agora me foge a lembrança, esse alemão começa a me atacar. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Descobri mais tarde que a Euzinha era moradora aqui da Ilha.... E tinha sido minha aluna !!! Mundo pequeno este!

    ResponderExcluir
  19. Faltou o boto ipanemensis.

    ResponderExcluir
  20. O Waldenir, sempre comentando arquitetura, não voltou mais depois do último recesso do início do ano do bar.
    O Eusebius apareceu com previsões nos primeiros dias da pandemia.
    Manitu, o espírito que postava, é um dos que está fazendo falta.
    E realmente é triste a ausência das "Meninas Comentaristas".
    Lembro de uma comentarista, Maria Rita se não me engano, que adorava os comentários apaixonados da Gisele Loira para o Rafinha.

    ResponderExcluir
  21. Diversão e Aprendizado. Essas são as sensações boas que sempre tive aqui.

    ResponderExcluir
  22. Hoje a nostalgia impera em todos que se lembram daqueles tempos. Foi o Saudades do Rio que me tornou interessado no passado desta extinta cidade. Aprendi muito aqui. E a resiliência do Darcy é memorável. No lugar dele, eu já teria encerrado o site há muito tempo, dadas as várias dificuldades que ele enfrentou ao longo desses anos. Dificuldades técnicas, mudanças de hospedeiros, problemas com certos comentaristas, dificuldade em obter material para publicar, concorrência com Facebook e Instagram, etc.

    ResponderExcluir
  23. Grande GMA, colaborador assíduo do SDR. Presente na histórica noite de premiação do Concurso Sherlock Holmes. E dizem que não é possível criar relacionamentos pela Internet.
    A propósito, os FRA-Fotologs do Rio Antigo foram tema de tese de mestrado do prezado Alberto Goyena.
    Lembro da noite em que fomos à casa dele para discutir detalhes da tese "Rituais urbanos de despedida: reflexões sobre procedimentos de demolição e práticas de colecionamento",

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vi o Luiz pessoalmente nesse dia. Temos vários amigos em comum, trocamos mensagens, dou sugestões de pauta.Enfim somos cariocas legítimos, coisa que o Prefeito não é! Houaiss tinha um verbete no dicionário "Riomania". Vou procurar.

      Excluir
    2. Foi exatamente nesse dia em que fui levado pelo Lavra, na casa do Alberto Goyena, que conheci pessoalmente JBAN, Milu, Luiz Darcy, Rafael e Claude e reencontrei meu companheiro de Colégio Militar, o Richaaard, a quem não via desde os anos 50. O texto do Luiz e os comentários posteriores dão uma idéia do quanto todos aprendemos e nos divertimos com o Saudades do Rio. Já encontrei um motorista de táxi fã do Saudades do Rio e até em Corumbá, em junho de 2009, encontrei frequentadores desses espaço, com destaque para um médico que além do Saudades conhecia todos os outros. Já dei risadas com as lembranças de engraçadíssimos personagens. Bons tempos e bem aproveitados por todos.

      Excluir
  24. Só relembrando, embora com possíveis omissões: "Espaço Livre", do Candeias, do "Rio de Fotos", do Derani, da "História do Rádio", do Jaime Moraes, da "Ilha", do Alvaro Botelho, do "Rio para sempre", do Augusto, do "Rio de outros janeiros", do P. Gomes, do "Saudosismo", do Marcos Valente, do "Arqueologia do Rio", do Rouen, do "Carioca da Gema", do Tumminelli, do "Foi um Rio que passou", do Decourt, do "Voando para o Rio", do JBAN, do "Zona Norte", do Antolog, do "Antiquus", do Mauricio Lobo, do "Coisa Lúdica", da Milu, do "Clone", do AD, do "Rio Hoje", do Rafael Netto, do "Pharol", do Derani, do "Professor Pintáfona", do "Outstanding", do Conde di Lido", do "Ontem e Hoje", do Richard, do "Mapas", do Celso, do "Lanterna Mágica", do Bouhid, dos fotologs do Lavra, da Lucia, do JRO, do "Antigamente", da Lyscia, do Flavio M.

    ResponderExcluir
  25. Neste dia de saudosismo a foto original ficará para amanhã.
    Quem não se lembra da Karina (a comunista de carteirinha) e suas brigas com o AG, do Aristharco Pessoa, delegado de polícia, da Embaixatriz Plenipotenciária da Urca e adjacências, da Dona Ana Lucia, telefonista da CTB, do último Francês da Armada de Villegaignon, do Álvaro (mordomo do Pintáfona), do Conde de Montenegro ou Count of Black Mount, do Barão de Santa Teresa, do Marrento e fumacento, do Pimpolho, do Juquinha, do Cigano Igor (vizinho da Alcyone), do Primo Bouhid (sócio da Casa Pedro), do Jô, do Ahmed, do Rei da Abissínia e dos escravos núbios, “A Gerência”, do périplo do Zeppelin, do crachá do Waldenir, das histórias da PEJ (Praça Eugenio Jardim), do Veedol, Hemo-Kola e Ludaol, do Vittorio (outro que lamentavelmente já se foi), do salão “Fleur de la Passion”, da Anta Copacabanensis, da Fortaleza Mont de la Veuve, do Bode Velho, da CMI - Clínica de Mamoterapia de Itaipava, do Lobo Eraldo, E dos museus: MIJAO do JBAN, MIJAO - Museu Interativo JBAN de Artefatos Obsoletos e o Museu Eraldo de Relíquias, Descobertas e Alfarrábios, o M.E.R.D.A..

    ResponderExcluir
  26. E de quantos colaboradores com seus conhecimentos e acervos, que são tantos que não ouso citar, pois cometeria injustiças.
    Eles sabem o quanto o "Saudades do Rio" devem a cada um deles.

    ResponderExcluir
  27. FF: tomador de refém na Rua General Roca: na lanchonete Rico um homem está com uma faca no pescoço de uma mulher. Trânsito interditado, Bope no local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por volta das 5 da tarde saiu a notícia que é um condenado por violência doméstica e estava no semiaberto.

      Excluir
  28. Boa tarde! Há muito eu não vejo o blog tão povoado. Que lindo! Parabéns Luiz.

    ResponderExcluir
  29. Hoje você me fez encher os olhos d'água.
    Sacanagem!!!

    ResponderExcluir
  30. Boa (ótima) tarde!
    Obrigado pela lembrança!
    O Museu continua ativo. A qualquer momento surgirão antigas novidades.

    ResponderExcluir
  31. Por falar em saudosismo, vem aí o "Sputnik V".
    Será que com ele o novo coronavírus vai para o espaço?
    O nome é uma fina ironia com os americanos? O Trump vai ficar possesso se a vacina americana não sair até as eleições dos EUA.
    Enquanto isso, no feriadão... salve-se quem puder.
    O resultado só deve aparecer alguns dias depois do 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  32. A postagem de hoje nos trouxe de volta um tempo não tão distante,mas de excelentes recordações.Estou nesta máquina do tempo lembrando que ficava vários períodos de olho na tela e me divertindo como nunca,além de poder conhecer um pouco da cidade do Rio.Foi uma grande descoberta que fiz e confesso que fiquei totalmente dependente do blog.Lembro que,lá atras, no exterior, procurava de imediato a "internet" dos hoteis pois não manuseava bem o celular..Cheguei a postar de algumas lan houses...
    Lembrar do Vitório,do Bode Velho,da Clinica de Mamoterapia entre outros é muito bom.Agradeço ao gerente por ter sido bem acolhidono espaço e espero continuar assinando ponto por muito tempo.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, hoje o saudades do rio mexeu fundo no coração de todos os comentaristas que a mais de uma década frequentam este bar. O encontro de premiação do Sherlock Holmes, bem que poderia ter um replay após a pandemia, sugestão para o mestre Dr. Darcy.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pela lembrança do meu modesto "cantinho" extinto.

    Lembranças do Richaaaaard, que também nos deixou.

    O pastor vai lembrar do fotolog da Lyscia sobre a história da mãe dela.

    ResponderExcluir
  35. Augusto,De imediato vieram as lembranças da Mamãe Maluquinha..Dona Celma,Dona Celma...

    ResponderExcluir
  36. Prezado Dr. Luiz,

    Prazer, me chamo Aurélio, sou gaúcho, advogado e morador da Rua Paissandu, há 02 anos atrás fui fazer uma pesquisa no Google sobre um prédio que sempre observava no Flamengo e encontrei esse blog, a partir daquele dia virei um frequentador assíduo e fã dessa página.
    Gostaria muito de ter visto as publicações do fotolog terra, você ainda possui arquivos ou prints daquelas postagens para nos presentear aqui?
    Aprendo muito com todas histórias e comentários, esses 02 anos frequentando o blog valem como um curso de história carioca.
    Agradeço à todos que acessam e comentam!

    ResponderExcluir