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domingo, 4 de outubro de 2020

COPACABANA







 Ontem o prezado Conde di Lido mencionou a Royal Mail Steam PacketCompany, da qual eu nada sabia. Fui dar uma pesquisada e encontrei o relatado neste “post”.

A Royal Mail Steam Packet Company foi uma companhia de transporte britânica fundada em Londres, em 1839, que tinha o lema “Per Mare Ubique” (“Em todos os lugares por mar”).

Depois de bons e maus momentos, tornou-se o maior grupo de frete do mundo em 1927, quando assumiu a White Star Line. A companhia foi liquidada em 1932.

Foi fundada por James Macqueen com objetivo de realizar serviços postais para a Royal Mail, o correio britânico. Macqueen usou seus contatos no Almirantado Britânico a fim de permitir que sua empresa servisse principalmente Caribe e América do Sul, tornando-se a maior companhia de navegação no Atlântico Sul. Ela também transportava pessoas e produtos e alimentos tropicais através de uma frota de navios de passageiros e carga.

Quanto à área vizinha ao Copacabana Palace, mencionada pelo Conde di Lido, antes da construção do hotel, houve muita polêmica, desde a autorização obtida em fins do século XIX pelo Conde de Lages e seu sócio, Francisco Teixeira de Magalhães para construírem um estabelecimento balneário, um hospital, uma escola primária e secundária e até um jardim zoológico à beira-mar, mas que não deu em nada.

Mais tarde ambos firmaram sociedade com o negociante Alexandre Wagner para formar a Empresa da Copacabana, sempre em litígio com a Botanical Garden Rail Road. Wagner também participou da firma Duvivier&Cia, da qual eram sócios seus genros Otto Simon e Theodoro Duvivier.

A partir da abertura do atual Túnel Velho no final do século XIX houve, realmente, a formação do bairro, da qual participaram Alexandre Wagner, José Martins Barrozo, Figueiredo Magalhães, Theodoro Duvivier, Otto Simon, os Gardone Constante Ramos, Guimarães Caipora, Felisberto Peixoto e os Suzano, proprietários de terras na região.

13 comentários:

  1. Esta descrição das polêmicas de Copacabana parecem muito semelhantes às ocorridas na Barra com aquele chinês que tinha quase tudo.Também deve ter corrido muito dinheiro para facilitar as coisas.
    Também nunca tinha ouvido falar nesta companhia de navegação. Aliás cada vez mais vemos negócios rentáveis que acabam com as novas descobertas. Acho muito difícil escolher o que fazer com os negócios hoje existentes pois muitos vão acabar em breve. Daqui a pouco os laboratórios de análises vão ser substituídos por robôs e os exames de imagem terão os resultados por computador. Corretores de seguros desaparecerão bem como agências de viagens com os Bookings da vida. Robôs substituirão os garçons e por aí vai. Nos aeroportos o pessoal do check-in perderá o emprego pois as companhias já empurram tudo para os viajantes como os bancos já empurraram o atendimento para os próprios clientes.

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  2. Pouca gente sabe disso.É normal porque o fotolog é quase privativo de uma elite que tem suas raízes na zona sul e só mostre fotos desse paraíso da burguesia.Mas é um bom aprendizado.

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    1. Esse Anônimo é novato no blog. O Luiz já cansou de explicar que essa predominância de fotos da Zona Sul se deve a que antigamente (e hoje também) ninguém se interessava em fotografar Zona Norte. No máximo, Zona Sul e Centro. E o Luiz já cansou também de pedir que lhe enviem fotos da Zona Norte, quem as tiver. Com pouco sucesso.

      Eu mesmo moro na Zona Norte desde 1950 e não tenho nenhuma foto daqui a enviar. O Luiz não pode inventar fotos.

      Se o Anônimo as tiver, o Luiz as aceitará com prazer, tenho certeza. Se não as tiver, há que se contentar com o acervo que é enviado a ele ou que ele consegue obter.

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  3. SDR também é cultura: como é fácil de imaginar, o nome paquete dado aos vapores que cruzavam o Atlântico trata-se de uma corruptela de packet. Mas o curioso é que o termo paquete usado na cultura popular para menstruação tem a mesma origem, pois o tempo gasto na travessia do Rio a Liverpool correspondia ao tempo de um ciclo menstrual (28 dias).

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  4. Bom dia, Dr. D'.

    Mesmo domingo, hoje é dia de aula.

    A liquidação pode ter sido consequência do crash da bolsa de NY em 1929.

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  5. obrigado, Luiz. Outra aula! Pena que não existam fotos da tal agencia.

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  6. Eram 28 dias no mar e ainda tinha alguns casos de quarentena quando chegava.

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  7. O prédio da Rio Branco parece com um ainda existente entre a Rua do Rosário e a Buenos Aires, colado na Igreja N.S. da Conceição, mas o número não bate.

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    1. A avenida Rio Branco não tem número tão alto como 1914. Isso é o ano da foto.

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    2. Coloquei lá em cima, nas fotos, o endereço: Av. Rio Branco nº 51 a 55

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    3. Nesse caso, se não houve mudança na numeração, era próximo da esquina com a Visconde Inhaúma.

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  8. Existem fotos das zonas norte e oeste. Só são mais difíceis. Mas já foram postadas. Lembrando que Tijuca e São Cristóvão pertencem à zona norte e são (foram) muito retratados.

    FF: Deu a louca no campeonato inglês... Liverpool toma de 7 e Manchester United de 6 (em casa).

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