Total de visualizações de página

sábado, 3 de outubro de 2020

PRAIAS DE ANTIGAMENTE

Fotos do acervo do Silva, enviadas pelo prezado Francisco Patricio, a quem o SDR agradece.

Consta que a toalha apareceu na praia em 1902, levada pelo barbeiro inglês Wallace Green, que fora fazer a barba de seu patrão, dono da Royal Mail Steam Co., ali onde hoje é o Copacabana Palace. Somente oito anos depois da toalha é que surgiu a barraca. Admite-se que o primeiro modelo não passava de um modesto guarda-chuva. Foi introduzido em Copacabana por Firmino Gurgel, nacionalidade desconhecida, dono de uma fábrica de polainas, que só ia à praia nos dias em que o Serviço de Meteorologia anunciava "pancadas esparsas". Nos anos 30 apareceram as bóias (câmaras de pneus usados), nos anos 40 os óleos de bronzear, em 1955 o Biscoito Globo.

Se non è vero è ben trovato!


Vemos a Praia do Flamengo, na altura do Hotel Central.

 Uma pequena multidão de banhistas aproveita a pequena faixa de areia, junto à desembocadura do Rio Carioca. Aparentemente há boias e toalhas penduradas na parte de baixo da mureta. E, junto da escada de acesso, estrategicamente colocada, uma carrocinha de sorvete. 

 

12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Cada dia, uma aula. Hoje o dia já começou com um bentinho mais forte e nuvens aparecendo ao longe. Teremos novidades ao longo do dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ventinho...

      Por enquanto foi só ele mesmo. No Sul está chovendo. Acabou agora o Grenal de hoje.

      Excluir
  2. Incrível que ir a praia só popularizou no século XX. Fiz um web search e achei esse artigo muito interessante https://www.theatlantic.com/health/archive/2013/08/the-historic-healing-power-of-the-beach/279175/

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Se fizer o mesmo calor hoje que fez ontem, nem o exército vai conter a multidão que se dirigirá para as praias do Rio. E a segunda onda do Covid já vai se tornando realidade em alguns Países da Europa. O invicto Trump acabou perdendo para o Covid, espero que a sua doença não progrida, pois as consequências serão sentidas em todo o mundo. Do resto é esperar os noticiários de logo mais a noite, de como o povo se comportou bem ou mal, da previsão do tempo para amanhã e daqui a 15 dias os resultados do comprotamento daqueles que não respeitaram as normas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O presidente dos EUA pode usar a tática da licença médica prolongada para fugir dos debates de campanha eleitoral. É brasileiro fazendo "escola" internacional.
      Essa contaminação logo depois da denúncia sobre seus impostos... sei não.

      Excluir
  4. A frequência nas praias na covid 19 é absurda.Deveria ter existido desde cedo um isolamento total.O hábito de ir a praia deveria ser racionalizado para que doenças não se espalhassem.Essa ideia da praia ser um divertimento ao alcance de todos é muito ruim para a saúde pública.

    ResponderExcluir
  5. No Flamengo a platéia apoiada na mureta era grande, com efeito no pescoço contrário ao pessoal do "gargarejo" nos cinemas e teatros.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, BOM DIA!!!!!
    Vc tem fotos da Royal Mail Steam Co.? Procurei nos arquivos da família e não achei nada. Como estes terrenos pertenciam ao meu bisavô, tenho curiosidade de ver o que antecedeu o Copa.

    ResponderExcluir
  7. Minha última ida à praia no Rio foi em 1976. Eu tenho um olhar de raios-X para ratos de praia, e vê-los procurando vítimas me deixava muito estressado, já naquela época. Então abdiquei do direito dessa diversão, que eu tanto amava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador de comentaristas.3 de outubro de 2020 às 18:15

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir