Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de outubro de 2020

ONDE É?




 Fotos enviadas pelo prezado Helio Ribeiro. Todas da mesma região.

19 comentários:

  1. Bom dia!
    Muito difícil!
    Vou aguardar os especialistas!
    O casarão da primeira foto pode ajudar na localização!

    ResponderExcluir
  2. A primeira é de uma esquina que não existe mais: Conde de Bonfim com Mariz e Barros.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Se o gerente tem dúvida de quem mandou as fotos, eu é que não vou me arriscar com o local. Só digo que a primeira é do Malta e mostra um anúncio de Liquidação Total, o que indicaria uma demolição próxima.

    De resto, fico no Clouseau.

    ResponderExcluir
  4. Todos as fotos são na Praça Saens Pena na altura da esquina da Almirante Cochrane, aberta em 1922. A primeira é de 1918, a segunda é de 1923, e a terceira é dos anos 50. Nessa foto aparece o ônibus 76, atual 638. Nessa esquina existe a farmácia Granado. Na primeira e na segunda foto aparece o prédio que abrigou os frades capuchinhos quando a igreja do morro do Castelo foi demolida. Mais tarde foi o prédio dos Correios. Foi demolido no final dos anos 70 para a abertura do prolongamento da Avenida Heitor Beltrão. Ali existe atualmente uma UPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo matou a pau, com uma ressalva: a segunda foto é a dos anos 1950 e a terceira é de 1923. Quanto ao número da linha do ônibus, houve uma época em que era S76. Anônimo com certeza tijucano.

      Excluir
    2. Na Tijuca, havia algumas linhas de ônibus famosas, além da S76. Lembro da 109 - Malvino Reis x Ipanema, 74 - Cascadura x Lapa, 29 - Muda x Mauá, 111 - Muda x Copacabana. Tinha a Usina x Mourisco, que acho era a 26. E a Horto Florestal, que acho era a 13. E a 102, que acho era Saens Peña x Largo do Machado.

      Excluir
    3. As duas primeiras fotos existem em quadros na Drogaria Venâncio da Saens Peña. Foi lá que as vi pela primeira vez.

      Excluir
    4. Postagens como a do dia de hoje confirmam o ínfimo conhecimento que tenho da minha cidade.
      Apesar dos mais de sessenta anos vividos no Rio, morando desde sempre na Zona Sul e trabalhando no Centro, não conheço quase nada a mais.
      Se as fotos fossem de agora continuaria muito provavelmente sem conseguir identificar o local.

      Excluir
    5. Este Anônimo que acertou me parece bem conhecido. Sabe muito sobre a cidade tanto na zona sul quanto na zona norte. É um especialista em Rio de antigamente.

      Excluir
    6. Posso estar enganado mas a terceira foto não mostra a esquina com Almirante Cochrane e por isso digo que é de 1918. Para quem conhece a Tijuca, a Almirante Cochrane ligou a Visconde de Figueiredo Com a Praça Sãens Pena. Até então a Visconde de Figueiredo fazia uma curva para a direita em frente à uma fábrica de laticínios, mais arde cervejaria, e terminava na São Francisco Xavier na altura da Mariz e Barros. Em 1922 foi aberto o trecho a partir da Visconde de Figueiredo cortando a rua Pareto e chegando à Conde de Bonfim. A nova Rua foi chamada de Almirante Cochrane e liga a São Francisco Xavier com a Conde de Bonfim. A baixa definição da terceira foto não mostra os trilhos de bonde que existiam na Praça do lado direito da foto e se dirigiam à Desembargador Isidro. A reforma ocorrida por volta de 1940 eliminou os trilhos, e o acesso dos bondes à Rua Desembargador Isidro só pode ser feito pela Rua dos Araújos e General Roca.

      Excluir
  5. Fotos da Tijuca, que em tupi significa "água podre".

    Quem foi Conde de Bonfim?
    Um dos mais importantes nobres do seu tempo, tendo alcançando fortuna no comércio e sido grande benemérito de causas sociais.

    Quem foi Mariz e Barros?
    Capitão-Tenente Antônio Carlos de Mariz e Barros, da Marinha do Brasil, morto em combate com o Forte de Itapiru em 27 de março de 1866.

    ResponderExcluir
  6. O ônibus era da Viação Suburbana, no. de ordem 185xx.A empresa tinha duas linhas com ponto inicial na S.Pena. S-76 Mal. Hermes e S-77 Guadalupe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois virou Viação Três Amigos, número de ordem 445xx.

      Excluir
  7. Bom dia a todos. Fotos inéditas para mim. Vou aguardar os especialistas mais antigos da Tijuca para se pronunciarem, devido as árvores não consigo ver corretamente os prédios da foto 2, seria a única que ainda teria chances de reconhecer.

    ResponderExcluir
  8. Na calçada da Almirante Cochrane, posicionada por trás do teto do ônibus, na segunda foto, ficava a simpática a casa de meu avô paterno, que depois se transformou numa creche comandada por uma prima. Em 2011 venderam a casa e no local foi construído um edifício comercial. Lembro muito, quando criança da sede dos Correios, bem em frente a casa, dobrando a esquina com a Conde de Bonfim.

    ResponderExcluir
  9. Passei diversas vezes por essa região e nem imaginava a história por trás dela.

    ResponderExcluir
  10. FF: a coluna de hoje do Leo Aversa está inspirada. Pena que está disponível só para assinantes no site.

    ResponderExcluir