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terça-feira, 2 de março de 2021

CLUBE REGATAS GUANABARA (2)

Ontem vimos aspectos do Clube de Regatas Guanabara na década de 1930, com sua piscina de água salgada que avançava pelo mar. Até a década de 1950 a Av. Beira-Mar terminava exatamente em um largo (cul-de-sac), junto ao Pavilhão Mourisco, a sede do Guanabara e a sede do Botafogo. No início da década de 1950 a região foi duramene atingida por conta das obras de abertura do Túnel do Pasmado, tendo sido demolidos o Pavilhão Mourisco e as sedes do Botafogo e do Guanabara.

Vemos o início das obras com as sedes do Guanabara e do Botafogo (à direita) ainda de pé. 






A foto de meados dos anos 50 mostra a região do Mourisco com os jardins de Burle Marx, a sede do Botafogo (ginásio e piscina) à direita, ainda em construção, o Clube Guanabara ainda um tanto incipiente, a Policlínica de Botafogo, o anúncio da Salutaris, o acesso ao túnel do Pasmado e a pista que vem da Av. Pasteur.

Estas duas fotos, a acima e a abaixo, mostram o Guanabara ainda num período de transição. A Prefeitura do Distrito Federal demorou muito tempo em cumprir suas obrigações após desapropriar o terreno para a abertura do Túnel do Pasmado.


 

11 comentários:

  1. Bom Dia! "Muita água rolou" nesta área até que viesse o aterro do Flamengo. Faltam 63 dias.

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  2. Olá, Dr. D'.

    Continuarei acompanhando os comentários. Hoje até o biscoito pode contribuir.

    Triste ver o que se perdeu. Hoje é quase tudo caixote de vidro ou aquelas coisas "inspiradas" em Miami...

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  3. Jä remei no Guanabara e estou adorando estas séries arqueológicas, embora pouco eu tenha a acrescentar.
    Na penúltima fotografia, um Hudson Hornet 1951. Mais atrás um Oldsmobile da década de 50 e lá no fundo, um Austin A-40 Sports, carroceria de alumínio feita pela Jensen. Pareceria empenho fazer uma carroceria de alumínio, mas era aço racionado do pós-guerra. E de esporte, esse Austin não tinha nada, embora fosse agradável de ver.

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    1. Hudson Hornet deve ser um dos carros mais interessantes dessa época. Saudades dos Studebaker, Nash, Hudson e Packards.

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    2. Alguns vão dizer (eu não) que são do tempo do Relâmpago McQueen.

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  4. Nas fotos essa sede do Botafogo sempre chama mais a atenção, tanto que, apesar de já ter visto bastante imagens desse trecho, confesso que só na postagem de ontem comecei a prestar mais atenção nesse palacete do CRG.

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  5. Essa piscina da terceira foto,sobreviveu??
    Sobre os automóveis nada a acrescentar...parece que no Rio de Janeiro praticamente não sobreviveu essa safra de Hudson do início dos 50...particularmente nunca vi exposto aqui no RJ nos encontros.Com a palavra o biscoito molhado.Nao me parecem que eram raros por aqui....

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    1. Nada raros. A turma dos carros-órfãos (Hudson, Nash, Packard, Studebaker e outros) desapareceu antes de Ford e GM. Mas procure um Pontiac, ou Oldsmobile - também evaporaram.

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  6. Duas sedes belíssimas mas que, desta vez, não estou tão revoltado de terem ido abaixo. A engenharia de trânsito e a logística da cidade eram mais importantes naquele determinado momento. Gostaria muito de poder ter conhecido a linda sede do Clube de Regatas Botafogo.

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  7. O que mais me impressiona é o quanto foi perene as belas construções de outrora. Pouco tempo e passou e a realidade urbana no local é outra. Que o Diga Copacabana.

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  8. Boa tarde a todos. E na Europa os centros das cidades, os imóveis não tem menos de 150 anos e estão lá firmes e fortes. Infelizmente no Brasil não tivemos essa sorte.

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