Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de março de 2021

CLUBE REGATAS GUANABARA






 O Clube de Regatas Guanabara foi fundado em 5 de julho de 1899,  como "Grupo de Regatas Guanabara", com sede atual na Zona Sul do Rio de Janeiro, na Avenida Repórter Nestor Moreira nº 42, Botafogo.

A história do Clube se encontra com os esportes aquáticos e náuticos. A Piscina Olímpica foi inaugurada em 13 de janeiro de 1935, tendo sido a primeira Piscina Olímpica do Brasil, além de ter servido como sede do Campeonato Sul Americano de Natação, Saltos e Water-Polo, quando Piedade Coutinho e Maria Lenk se destacaram como nadadoras. Por medida de economia, o clube preferiu fazê-la, a partir de 1933, usando as claras águas da Baía de Guanabara. Face a ser de água salgada propiciou vantagens que permitiram vários recordes mundiais de natação.

 Amanhã veremos fotos da grande transformação pela qual passou o clube após meados dos anos 50.

16 comentários:

  1. Parabéns à aniversariante do dia ! Que Deus a guarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 456 anos.
      Continua linda vista de cima, mas está muito sofrida na vida real.

      Excluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Hoje é dia de aprender. Este, acredito, é um dos clubes de regatas que não se aventurou no futebol ou outros esportes "terrestres", como visto no texto.

    Hoje o Rio completa 456 anos.

    ResponderExcluir
  3. Em 1965 quando morávamos em Botafogo minha mãe me matriculou nas aulas de natação do Guanabara. Mas me assustei com a profundidade da piscina, com a cor escura das águas, e só fiquei por dois dias: acabei terminando meu aprendizado na piscina do B.F.R no Mourisco do outro lado da pista. Eram águas mais claras e a piscina era bem mais agradável.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Na época em que trabalhei na linha 442,para evitar algum monobloco passar voando pelo aterro,a empresa tinha um fiscal de horário na P.15 e outro em Botafogo. Para cumprir o tempo minimo, maioria dos motoristas da linha se guiava por um relógio luminoso que ficava no morro junto com os demais luminosos. Talvez nas próximas fotos ele já esteja lá. Faltam 64 dias.

    ResponderExcluir
  5. Fui sócio do Guanabara desde sempre.A piscina menor era mto agradável, porém a olímpica era assustadora,mto funda e na minha época,mto mal conservada.Minha mãe fez a festa do casamemto nos salões do clube nos anos 60

    ResponderExcluir
  6. Assistia com meu pai no final dos anos 60, a grandes jogos de pólo aquático entre Botafogo e Guanabara. Realmente, a piscina era meio turva, composta de água salobra, uma mistura de água doce e água do mar. Retornei somente em 2008 para comer no delicioso Bar da Rampa, com acesso por dentro do clube, utilizando uma passagem subterrânea por debaixo da pista. O bar é bem simples mas come-se muito bem. O ponto alto é o amplo visual da Baía de Guanabara, tendo inclusive um ancoradouro para pequenas embarcações.

    ResponderExcluir
  7. Exposição virtual de fotos do Malta em mardemalta.com

    Matéria no Globo (para quem tem acesso) em https://oglobo.globo.com/rioshow/fotos-de-augusto-malta-mostram-um-rio-que-descobria-sua-vocacao-praieira-24901931

    ResponderExcluir
  8. O clube fica em local privilegiado na enseada de Botafogo cartão postal da cidade do Rio de Janeiro que a propósito hoje dia 01/03/2021 faz aniversário 456 anos da cidade sempre maravilhosa e cheia de encantos mil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Guto! amigo querido estreando aqui no blog.

      Excluir
    2. Rio de Janeiro coração do meu Brasil...Jardim florido de amor e saudade Terra que a todos seduz Que Deus te cubra de felicidade Ninho de sonho e de luz...

      Excluir
  9. Conheço o Guanabara pelo noticiários dos velhos tempos das regatas na Lagoa e, de ouvir falar, por um recorde mundial em sua piscina, feito conquistado nos 100m pelo Manoel dos Santos, que já era um medalhista olímpico na época.

    ResponderExcluir
  10. A primeira foto é extraordinária. Linda mesmo. Era um tempo em que não havia prédios altos por aí e podiam aparecer os anúncios dos pneus Firestone, dos filmes Agfa, dos chapéus Cury e do rádio Philco.
    Sé mesmo no começo do século passado se poderia usar a água do mar na piscina. Há muito tempo a poluição é muita alta.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos. Só entrei neste clube uma vez, no casamento de um amigo, fiquei de ir antes da pandemia numa roda de samba que era realizada lá, que diziam era muito boa.

    ResponderExcluir
  12. Não me lembro mais em que ano da década de 60, assisti na piscina do Guanabara a quebra do recorde mundial dos 100 metros # nado de peito pelo José Silvio Fiolo.

    ResponderExcluir
  13. Considerando o aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, cabem aqui algumas considerações. Em 1965 o Rio completava seu IV Centenário e foi palco de grandes realizações, a maioria delas por iniciativa de Carlos Lacerda. Fui testemunha ocular de algumas delas como a inauguração do Aterro do Flamengo, a inauguração no ano anterior do Túnel Santa Bárbara, o primeiro dos viadutos do Trevo das Forças Armadas, a abertura do Túnel Rebouças onde participei de uma carreta naquele ano, além de da minha janela assistir a inauguração da nova iluminação do Cristo Redentor acionada diretamente do Vaticano pelo Papa Paulo VI, entre outras coisas. Há apenas cinco anos o Rio deixou de ser a Capital Federal. Passados cinquenta e seis anos, o cenário é bem diferente e esse tempo não volta mais. Será que é uma data para se comemorar?

    ResponderExcluir