Total de visualizações de página

sábado, 6 de março de 2021

SAUDADES DO RIO


 Hoje o “Saudades do Rio” no Blogger completou 1 milhão de visualizações. Para comemorar temos a foto da última postagem no provedor Terra, em 2013. Lá também tivemos números excepcionais de frequência.

 

Após um pequeno tempo hospedado no fotolog.com e no Multiply, em 09/06/2005 estreava no fotolog do Terra, onde os blogs viveram seus tempos de glória. Com a desativação do Terra no final de 2013 foi para o UOL e, finalmente, abrigou-se no Blogger desde 21/12/2016. Pelos meus alfarrábios foram 7891 fotografias publicadas sobre o Rio de Janeiro até agora.

 

Local de encontro diário de conhecidos e desconhecidos, fonte de pesquisa para estudantes, o interesse pelo Rio Antigo uniu, através de todos estes anos, muita gente boa. Brigas, diversão, gozações e bons amigos surgiram. Alguns nunca encontrei. Outros tive o prazer de conhecer e desfrutar da companhia. Os blogs do Rio Antigo já foram tema de reportagens na Veja, no SBT, no Estado de São Paulo, etc.

 

Lá nos tempos antigos, sem Google Maps e disponibilização dos grandes acervos pela Internet, era um prazer pesquisar e descobrir uma foto nova. Fosse em coleções familiares, fosse na Praça XV, fosse em sebos. Tal dificuldade propiciou momentos interessantes como o primeiro concurso "Sherlock Holmes" para identificação de fotos, que culminou numa grande festa de entrega de prêmios num bar do Leblon. Ali muitos nos conhecemos.

 

Tempos depois, com o  Facebook, muitos novos admiradores do Rio Antigo, bebendo na fonte de nossos antigos blogs, publicam nossos acervos como se fossem novidade. Tudo bem, o importante é divulgar o Rio Antigo.

 

Fomos tema de uma tese de mestrado do pesquisador Alberto Goyena. Vimos surgir os "colorizadores" como o Conde di Lido e o Nickolas Nogueira, hoje com muitos seguidores. Criamos o S.E.M.P.R.E., em cuja "sede social" nos encontramos com regularidade.

 

Enfim, aprendemos muito, nos divertimos, resgatamos o Rio Antigo através da história e das nossas memórias. Quantos comentaristas, como vocês, ajudaram a registrar histórias que normalmente ninguém teria conhecimento. Tem sido uma grande aventura. Como o tempo passa grandes amigos e comentaristas já deixaram esta vida. Lembramos sempre deles com saudades.

 

Certamente vou cometer injustiças pela omissão de alguns, mas vale a pena lembrar do “Espaço Livre” - do Candeias”, “Rio de Fotos” - do Derani, “História do Rádio” – do Jaime Moraes, “Ilha” – do Álvaro Botelho, “Rio para Sempre” – do Augusto, “Rio de Outros Janeiros” – do P. Gomes, “Saudosismo” – do Marcos Valente, “Arqueologia do Rio” – do Rouen, “Carioca da Gema” – do Tumminelli, “Voando para o Rio” – do JBAN, “Foi um Rio que Passou” – do Decourt, “Zona Norte” – do Antolog, “Antiquus” – do Mauricio Lobo, “Coisa Lúdica” – da Milu, “Saudades do Rio – O Clone” – do AD, “Rio Hoje” – do Rafael Netto, “O Pharol” – do Derani, “Professor Pintáfona”, do Professor Pintáfona, “Outstanding” – do Conde di Lido, “Ontem e Hoje”, do saudoso Richard, o “Mapas” – do Celso, o “Saudades do Rio”, que continua ainda por aqui, Lanterna Mágica – Marcio Bouhid, Rio Magazine – Lucia Simões, Fotopaint – Luiz F. Moniz, Antigamente – Lyscia Braga. E havia os vários do Lavra que eram todos deletados de tempos em tempos e que tinham cópia das cópias, o do Marcio Bouhid, cujo nome alguém há de lembrar.  Além de tantos outros que serão lembrados, como o do FlavioM.

 

E dos inúmeros personagens, alguns "suicidas", que fizeram histórias como o AG, a Karina, o Professor Pintáfona, o Manitu, o Tertuliano Delacroix, o General Miranda e seu irmão Eleutério, o Frei Henrique Boaventura, o tinturista Tutu la Minelli, toda a turma d´O Pharol, da Mme. Simmons, do Bispo Rolleiflex, do Pimpolho e do Juquinha, d´A Gerência, da Creusa, do Eusebius Sophronius, do Jô, do Ahmed, do Guilherme Portas, do périplo do Zeppelin, do Hemo-Kola, do Veedol, das Tyas, da Anta Copacabanensis, do Tijucano Empedernido,  do Lulu & Dudu, das fotos do Silva enviadas pelo Patricio e pelo Fidelino Leitão de Menezes, o Aristharco Pessoa, delegado de polícia, o Dr. Celsão de Vila Matilde, a Embaixatriz Plenipotenciária da Urca e adjacências, o Dr. Luiz Oliveira, Dona Ana Lucia, telefonista da CTB, Claude Maurice, tinturista do Fleur, o último Francês da Armada de Villegaignon, do Álvaro (mordomo do Pintáfona), do Bispo Rolleiflex, Conde de Montenegro ou Count of Black Mount, Barão de Santa Teresa, o Marrento e fumacento, Pimpolho, Juquinha, Cigano Igor (vizinho da Alcyone), Primo Bouhid (sócio da Casa Pedro), Eusebius Sophronius, o Rei da Abissínia, os escravos núbios, “A Gerência”, do Waldenir e seu crachá, do Tijucano Empedernido, da Giseli Loira, da “troupe” d´O Pharol. E das histórias da PEJ (Praça Eugenio Jardim), da empena-cega, do parafuso de Arquimedes, das lâmpadas Thompson, das “park-ways”, do Veedol, Hemo-Kola e Ludaol, do Vittorio, da Demolidora Serqueira, do salão “Fleur de la Passion”, da Fortaleza Mont de la Veuve, do Bode Velho, da CMI  - Clínica de Mamoterapia de Itaipava.

 

No SDR vimos as diabruras do Anão Duarte, a faina da dupla de burrinhos Dudu e Lulu, os museus MIJAO do JBAN, MIJAO - Museu Interativo JBAN de Artefatos Obsoletos, e o M.E.R.D.A., o Museu Eraldo de Relíquias, Descobertas e Alfarrábios.

 

Como fontes tivemos acervos como os da LIFE, da Última Hora, da Brasiliana Fotográfica, do IMS, do Globo, do AGCRJ, do Correio da Manhã, do Giorgy Szendrodi, além das fotos familiares, muito contribuíram para o sucesso dos fotologs. Também fotos da Cristina Pedroso, dos arquivos do Colégio Santo Inácio, os bondes do Helio Ribeiro, as pesquisas do Carlos Paiva, do GMA, dentre outros.  

 

O curioso é que a maioria absoluta dos autores dos “fotologs” se conheceu pela Internet (impossível citar todos por aqui). Em 2005 foi criada a sigla “FRA” – Fotologs do Rio Antigo. Pouco tempo depois do início começaram a se reunir, inicialmente muito poucos, e criaram o S.E.M.P.R.E – Sociedade Edificante Multicultural dos Prazeres e Rituais Etílicos – cuja sede campestre no Alto da Boa Vista, se tornou palco de almoços memoráveis oferecidos por Lord Zé e Tia Lu.

 

Na história também ficou um chope no Degrau para a entrega dos prêmios do Concurso Sherlock Holmes, com direito a diploma confeccionado pelo Conde. Cerca de 40 comentaristas prestigiaram o evento.

 

Os “FRA – Fotologs do Rio Antigo” foram objeto de tese de mestrado do Alberto Goyena: “Rituais urbanos de despedida: reflexões sobre procedimentos de demolição e práticas de colecionamento”.  E motivo de extensas reportagens no SBT, VEJA, O Globo e Estado de São Paulo (Estadão). Além dos bons encontros tivemos oportunidade de aprender muito sobre o Rio, divulgar a história do Rio antigo sob o olhar de quem viveu esta história, proporcionar impressionantes encontros inesperados por meio das histórias contadas. 

 

É isto aí. Vamos adiante saudando todos os comentaristas atuais. Voltamos ao ar na segunda-feira.

24 comentários:

  1. Eu passei a frequentar o blog em 2007 e aqui continuo. Muitos dos personagens e blogs citados eu cheguei a conhecer.

    Muito aprendi sobre o Rio antigo. Mais do que isso: o blog despertou meu interesse pelo assunto e isso me fez comprar livros e fazer pesquisas na Internet.

    O trabalho do Luiz é merecedor dos maiores aplausos: pelo conhecimento transmitido aos visitantes, pela persistência em manter o blog, pela resiliência ao atravessar tantos hospedeiros diferentes e enfrentar períodos de baixa, por aturar tantos comentários inconvenientes e fora de foco, por enfrentar a concorrência de Facebook, Instagram e Pinterest, por se manter sempre gentil e ético, por não manifestar preferência ideológica. E por muito mais.

    Agora, rumo aos dois milhões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, Na pagina anterior respondendo a sua pergunta esqueci de dizer o que você perguntou. Estive por lá de 1971 a 1976.

      Excluir
  2. Com os efusivos cumprimentos por mais essa conquista não poderia deixar de registrar que minha participação a partir de 2010 foi por recomendação do saudoso AG (Álvaro Gabriel), meu parceiro de mesa e tertúlias no vetusto bar Bico Doce, no Beco das Cancelas. E também devo aos seguidos e regulares comentários pessoais e dos colegas comentaristas o honroso convite para uma palestra via online aos alunos da turma de português avançado do Departamento de Línguas Latinas da Universidade de Minnesota, USA. Outras se seguiram até a aposentadoria da responsável pelo setor de Português e Espanhol, a professora Marilena Mattos, que acompanhava as postagens do fotoblog. Vale lembrar que também tive a oportunidade de alertar que as postagens tinham despertado o interesse de alguns países lusófonos, inclusive do continente africano. Esses dois exemplos demonstram cabalmente o alcance atingido por este blog. Congratulações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tinha ideia do alcance que o SDR te proporcionou. Fico emocionado e feliz por saber. Grande abraço!

      Excluir
    2. Agradeço e retribuo o abraço ao ilustre Conde, aproveitando para relembrar (considerando que o blog é sobre memória...) que um dos meus melhores e inspirados textos foi por ocasião do seu aniversário de 2011 quando, com a colaboração dos demais colegas, criamos uma festa de arromba nos seus domínios. Na ocasião a cidadela dos Di Lido, com sua adega e dispensa lotadas dos melhores vinhos e iguarias, foi ocupada por representantes dos mais prestigiosos e honoráveis Clãs, oriundos dos mais distantes rincões. Bons tempos.

      Excluir
  3. Luiz, agora vc conseguiu me tirar lágrimas dos olhos. Eu, que te acompanho desde os tempos do Multiply, fico emocionado com a sua dedicação ao Rio Antigo. Sou testemunha das dificuldades que vc enfrentou para sempre nos trazer novidades. Tenho certeza que o SDR hoje é uma referência. Os tempos do Terra foram imbatíveis e, de lá construímos um grupo que até hoje permanece sólido. Pena que alguns membros já nos deixaram. Todos foram sensacionais e vc foi o ponto de aglutinação. Muito obrigado por se lembrar do meu modesto Outstandings, das colorizações e do Vittorio que, certamente está vendo tudo isso. Vc, do seu jeito "fechadão" é um amigo para todas as horas , principalmente as difíceis. Lembrar das personagens foi difícil de segurar a emoção. Parabéns pela marca de um milhão! Vc merece muito. Um grande beijo meu, da Angela e do Vittorio (in memoriam)!!!!

    ResponderExcluir
  4. Graças ao SDR, o Alma Carioca e o Rio que Passou me aventurei no Fotolog do Terra e, após seu fim, no UOL. Infelizmente, por um erro meu, detonei o do UOL... Não me aventurei na plataforma atual. Ainda faço algumas postagens no grupo do FB, compartilhando links do AN ou da Brasiliana, entre outros.

    O SDR durou no Fotolog do Terra mais de oito anos. Eram realmente outros tempos, mais inocentes. Sete anos desde o fim do fotolog no Terra e pouco mais de quatro anos ativo no Blogger.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, parabéns ao dono do bar, o qual, aliás, frequento desde que era "di menor" (melhor deixar quieto, hehehe). Realmente é um marco merecidíssimo, tendo em vista ser um espaço que conseguiu ao longo de todos esses anos manter seu vigor, com postagens sempre interessantes e inéditas, mesmo com a massificação advinda das redes sociais, as mudanças de endereço, etc. Sou muito grato pela inspiração e por ter contribuído com um hobby que vim a descobrir graças aos "FRA". Parabéns também aos nobres comentaristas, fontes de conhecimento e memórias inesgotáveis, gerando preciosos momentos de nostalgia, seja para aqueles que viveram parte disso tudo, bem como para os que vieram depois. Vida longa ao SDR, que deveria ser tombado como patrimônio cultural! Que venha o próximo milhão!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Luiz e demais frequentadores. A marca de 1M hoje em dia é admirável, pois é quantitativa e qualitativa. Caí aqui por acaso, creio que em 2007, pesquisando sobre Colégio de infância que o Luiz também frequentou. De lá pra cá é um prazer diário, aprendizado constante e a deliciosa sensação de achar uma novidade. Nos une a especial qualidade de sermos Cariocas, e todos grandes pesquisadores. Parabéns ao Luiz pela obstinação, paciência, generosidade ao compartilhar sua coleção e por deixar sua marca na história. Que venha outro milhão, com muito conhecimento e alegria!

    ResponderExcluir
  7. Posso afirmar que desde que visitei o SDR pela primeira vez, acho que em 2006, não teve um dia que não o tenha visitado. Aliás, tavez os três dias que fui parar numa UTI, em 2017, por conta de um peripaque que tive.
    Só a desejar parabéns e que venha os 2 milhões!

    ResponderExcluir
  8. Um dia me recomendaram o SDR. No início só olhava achando que os comentários eram só do "clube do bolinha". Criei coragem durante o concurso, escrevi alguma coisa,fui bem recebido e estou por aqui até hoje.

    ResponderExcluir
  9. Nem antevendo a marca de UM MILHÃO, evolução que eu acompanhava dia a dia, deixei de tomar um baita SUSTO com a fotografia escolhida, com a palavra ENCERRAMENTO. Talvez eu merecesse...
    Não passo um dia sem visitar o BLOG, sempre rezando que eu nada tenha que comentar, devido ao volume incessante de TRABALHO que realizo. Mas CONFESSO que comento com muito prazer.
    Não sou de empregar a caixa ALTA para enfatizar meus textos, mas hoje, prevendo a MULTITUDE de comentários, resolvi escolher uma palavra por linha, só para ver no que vai DAR.
    Claro QUE a diagramação da postagem poderá alterar a disposição e acabarem duas CAIXAS altas na mesma LINHA, mas espero que esta seja a ÚNICA com duas palavras. Rumo ao segundo milhão !

    ResponderExcluir
  10. Interessante, primeiro conheci o fotolog do FlávioM, que logo depois parou de postar, mas através dele fiquei sabendo dos demais FRA's.
    Levei muito tempo para comentar a primeira vez.
    Não tenho dúvidas que é um bom exercício para a memória.
    Inclusive os arquivos virtuais do Rio que Passou também é uma fonte de pesquisas mesmo sem novas postagens.
    Parabéns pelo primeiro milhão!

    ResponderExcluir
  11. Caro Luiz, parabéns pela marca de 1 Mi e agradeço as aulas que aqui tive e tenho sobre o nosso Rio antigo. Todas as manhãs fico ávido por saber qual será a postagem do dia e ter a oportunidade de aprender e comentar sobre o pouco que sei e lembro. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos. Parabéns Dr. Luiz D' 1.000.000 de visualizações, milhares de postagens, um trabalho magnífico e impressionante. Um trabalho que agrega conhecimento e faz amizades, que aborda, discute e ensina a história da nossa amada cidade, sempre com independência, tolerância e acima de tudo tornando este espaço o mais democrático e agradável possível. Rumo aos 2 milhões.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos,
    Gostaria de parabenizar o Luiz por esse trabalho estupendo que realiza e que, imagino, continuará a ser reconhecido pelos vários segmentos da mídia, sempre levando-se em conta a dificuldade da empreitada.

    Confesso que fiquei um tanto confuso (certamente por pura ignorância) com os números apresentados, se entendi bem, no período em que o blog ficou "sediado" no Terra o número de acessos foi de 9.798.127, ou seja, 9 x maior do que o do período atual ? Não me lembro de termos comemorado isso.

    Para finalizar, que tal, organizarmos um encontro real com todos os comentaristas e colaboradores assim que essa pandemia estiver sob controle e com todos devidamente vacinados para uma comemoração dupla, que seriam o sucesso do fotolog e o início da nova era pós pandemia ?

    ResponderExcluir
  14. Sim, quase 10 milhões de visualizações. A média diária de comentários era em torno de 100. Havia muita interação entre os comentaristas. E como eram vários fotologs o papo era movimentado. O SDR era, talvez, o ponto de encontro de todos. Foi uma boa época. Fiz muitas amizades, reais e virtuais. E aprendi muito.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos!
    Parabéns, Dr. D'!
    Vida longa ao SDR!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos...

    Conheci o blog em 2017, sou o mais novato dessa galera, esses 4 anos frequentando valeram como uma faculdade de história do RJ para mim.

    Sou gaúcho, porém, moro em Botafogo fazem 10 anos e cada dia aprendo algo novo aqui sobre essa cidade que aprendi a amar.

    O que diferencia esse blog dos perfis do Instagram e Facebook é a vivência dos comentaristas, a experiência, a opinião com conhecimento e sem falar das fotos sensacionais.

    Vida longa ao Saudades do Rio, trabalho impecável do Dr. D.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo número mágico! Rumo aos 2 milhões.
    Comento pouco, mas sempre passo por aqui.
    O local é uma fonte maravilhosa sobre o Rio.
    Poderia sair um e-book com os melhores momentos (melhores postagens). 😀

    ResponderExcluir
  18. Virei fã do blog, das postagens espetaculares e dos comentaristas que sempre acrescentam conhecimento ao tema proposto.

    Cheguei aqui em 2018 ao procurar alguma foto ou informações sobre o Supermercado Merci, onde meu saudoso pai trabalhou assim que chegou ao Brasil, em 1954, vindo de Portugal. Acabei encontrando uma do dia 08 de agosto de 2017.

    Logo passei a acompanhar dia a dia as postagens, além de ler tudo o que estava para trás.

    Fiquei triste quando o presidente do blog insinuou que poderia dar fim a este espaço, mas parece que o Universo conspirou a favor e deu um gás a mais nas postagens.

    Que possamos comemorar mais e mais postagens. Uma aula diária sobre o Rio, que nunca tive em outro lugar, apesar dos 53 anos de carioquice.

    Abraços a todos e congratulações especiais ao Dr. D'

    ResponderExcluir
  19. Parabéns, Luiz!! Fantástico seu trabalho!

    ResponderExcluir