Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de março de 2021

DESFILE DE MAILLOTS







As fotografias de hoje são do acervo da Última Hora. Mostram uma promoção da Mesbla, em outubro de 1956, para lançar a coleção de “maillots” de Rose Marie Reid.

Inicialmente, nos dias 11 e 12 de outubro houve um “Chá Musical no Salão Panorâmico Mesbla”. A seguir, no dia 14 o desfile ocorreu pela orla, como mostram as fotos na Praia do Leblon. Podemos observar que o pavimento da Av. Delfim Moreira era feito com placas de concreto.  Ao fundo vemos as quadras da praia praticamente só com casas. Finalmente, na semana seguinte houve mais desfiles no prédio da Mesbla.

PS: segundo o Conde di Lido, assessor especial do “Saudades do Rio” para assuntos de moda, “de meados dos anos 1930 a meados dos anos 1960, o nome Rose Marie Reid foi sinônimo de trajes de banho femininos bonitos, funcionais e inovadores. Rose Marie acreditava que toda mulher deveria se sentir glamorosa em um maiô, e ela projetou de acordo, revolucionando os trajes de banho femininos de maneiras que consideramos naturais hoje. Rose Marie estabeleceu um império mundial da moda multimilionário. Seus maiôs dominavam o mercado americano e eram populares em todo o Canadá, Europa Ocidental, América do Sul e Austrália. Revistas de moda divulgaram amplamente sua marca e ela colaborou com algumas das agências de publicidade mais criativas da América do Norte.”

13 comentários:

  1. Bom Dia! A parte mais importante de um maillot é o " recheio". Se o "recheio" não for "olhável" não tem nada que faça o mesmo ficar bonito. Até onde sei,todo expositor sabe disso e escolhe a dedo quem vai entrar em uma peça que ele vai mostrar. Faltam 42 dias.

    ResponderExcluir
  2. Lembro que a calçada da praia do Leblon também era composta de placas de cimento. Por volta de 1970, que foram colocadas as pedras portuguesas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Cheguei a postar fotos desse desfile (não as propagandas) no falecido fotoblog, mas obviamente sem a riqueza de detalhes da postagem de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Interessante... desconhecia por completo o termo "maillot". Buscando no google, achamos não tão somente os "maiôs" na seção de imagens, como também algumas definições para o termo. Como a designação para o estilista de tais peças, ou 'roupa justa que cobre a parte superior do corpo'. E até uma região na França (lá no centro!).

    ResponderExcluir
  5. Marca de maiô, a que eu lembro é a famosa Catalina, o maiô das misses.

    ResponderExcluir
  6. Depois dos maiôs surgiu o biquini, seguido pelo monoquini, que não fez muito sucesso por aqui.

    Por sinal, o prefixo "mono", em contraposição ao "bi", pode ter sido muito simples de assimilar, mas o "bi" não era um prefixo de duplicidade, como poderia parecer.

    Esteticamente o monoquini era horroroso, a meu ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio,diferente do que se mostra, o prefixo "bi" de biquini não significa "dois". Na época da "invenção" do mesmo, os USA faziam testes nucleares do atol de Bikini, nas ilhas Marshall no oceano Pacífico. (1946 a 1958), O tipo "ousado" da peça foi tão "explosivo" na época, que ganhou o nome de Bikini, em homenagem à "explosiva" ilha,

      Excluir
    2. Helio, esteticamente pode ser, mas o conteúdo habitualmente não tinha nada de horroroso.

      Excluir
  7. "Maillots" era chic. Leblon nesta época devia ter muitos lotes ainda pra se vender.

    O que é a questão "cultural": o topless aqui nas terras brasilis é algo abominável, que leva quase ao linchamento. Enquanto isso, a parte de baixo do biquini pode ser do tamanho que o mesmo utilizado numa boneca Barbie e mostrar generosamente todo o "derriere" da "modelo"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade a questão cultural. É o inverso da Europa. Muito "topless" e a parte de baixo cobrindo tudo.

      Excluir
  8. Dizem as más línguas que a principal atividade de "Trabalho" do DI LIDO era divulgar o maillots CATALINA. O JBAN é que sabe do assunto em detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havia outrs, Menezes, havia outras. Muitas que não podem ser postas por escrito aqui.

      Excluir
  9. Foto 2 - Mercury 51 2 portas, atrás de um Dodge 51 caminhonete e um Citroën. Na outra fila, um Studebaker Starliner (que só existiu em 1952 com esta carroceria duas portas sem coluna), depois um Skoda preto e outra caminhonete Dodge 51. Escondido pela Dodge, um hardtop Chevrolet 1951.
    Foto 3 - Ao que parece um Dodge 1950 conversível e um Studebaker 47 atravessado.
    Foto 4 - Com a moça, um Land-Rover picape; do outro lado um Kaiser Manhattan de 1951 e o mesmo Dodge conversível da foto 3.
    Belos maiôs.

    ResponderExcluir