Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de março de 2021

GRANDE HOTEL - LAPA

Hoje veremos um pouco da história do “Grande Hotel” que ficava no Largo da Lapa. Foi o sucessor do “Hotel Freitas”, o primeiro hotel do Império, único edifício construído expressamente para hotel de primeira ordem, com todas as comodidades indispensáveis e luxo apropriado, como dizia o cartão de visitas do proprietário João Francisco de Freitas.

O postal da Casa Staffa, do Rio de Janeiro, mostra no início do século XX o Largo da Lapa, cujo nome deve-se à Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro. No seu entorno foram instalados restaurantes e famosos cafés, onde artistas, sambistas e intelectuais davam ares de boemia ao local. Neste postal, circulado em 1908, vê-se o luxuoso "Grande Hotel", construído em 1896 como Hotel Freitas. Com a mudança do arrendatário o nome mudou para "Grande Hotel da República". Neste local funcionou a partir da década de 1940 o Cinema Colonial e, desde 1964, a Sala Cecília Meireles.

Ao centro, o monumental Lampadário da Lapa, inaugurado em 1905. À direita, o prédio do Grande Hotel Bragança. 

Anúncio do "Grande Hotel" onde consta: salões de restaurante, leitura, banquetes, fumantes e bilhar. Higiene, quartos confortáveis, banhos frios e quentes, bondes para todos os pontos.

Outro aspecto do Largo da Lapa com destaque para a igreja, lampadário e o hotel.

Convite para o "Banquete do dia 9 de Abril de 1891.

Desprestigiado, mais tarde, com a transformação da vida noturna da Lapa, o “Grande Hotel” esteve ameaçado de demolição em 1939. Nos anos seguintes foi adaptado para cinema e para teatro. O “Grande Hotel” da Lapa (havia outros com este nome) deu lugar ao “Cine Colonial” na década de 1940 e, finalmente, em meados da década de 1960, à “Sala Cecília Meireles”.

Entre o "Grande Hotel" e o "Hotel Bragança" ficava o prédio da "Grande Refinaria Nacional - Companhia Assucareira".

Na transformação para "Cine Colonial" a fachada foi bem modificada, perdendo as características do século XIX. 

Nesta foto, anos depois da anterior, vemos à direita, a bela construção em “art-noveau” do Hotel Bragança, com seus dois torreões. Este local ficou abandonado por muitos anos, mas em tempos recentes foi restaurado, como podemos ver na última foto de hoje.



Esta foto do Google Maps mostra o excelente trabalho de "retrofit" feito no local, recuperando o prédio do "Hotel Bragança" que estava totalmente deteriorado. Ficou tudo muito bonito. 

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Excelente aula, agora sobre a Lapa. Local por onde passei poucas vezes, seja a pé ou em veículos.

    O Arquivo Nacional publicou uma foto do Cinema Colonial, da década de 40. Mais tarde passo o link.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, mas eu tenho a audácia - ou não seria O BISCOITO MOLHADO - de sugerir uma investigação histórica do monumental lampadário. Antes da pandemia, eu frequentava o Ernesto e não me cansava de admirar aquele serpentário. Quem não viu, tem de dar um jeito de ver.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. A Lapa um local que teve muitas transformações ao longo dos anos ou mesmo dos séculos, porém sempre como um bairro da boêmia da cidade. Já vi a Lapa com muitos altos e baixos na sua popularidade, poderia ser melhor explorada turisticamente, mas a inabilidade empreendedora do Brasileiro e a incompetência das autoridades impedem essa decolagem.

    ResponderExcluir
  4. Ainda considero um bom passeio andar pelas ruas da Lapa e arredores. Durante o dia.
    Coincidentemente sonhei que parentes vindos de outra cidade me pediram para levá-los até a Lapa, mas primeiro subindo pela escadaria e atravessando Santa Tereza e descendo na Riachuelo, que estava cheia de canteiros de obra, onde, para desespero dos adultos, a criança do grupo resolveu brincar. Aí virou pesadelo e, ainda bem, acordei em segurança em meu leito, a quilômetros de distância do pimpolho travesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, vejo que não frequenta a Lapa há muito tempo. Mesmo durante o dia andar pela região da Lapa é temerário e o perigo de ser esfaqueado é grande. A quantidade de moradores de rua e "crackudos" é impressionante. Estive pessoalmente na região na última semana e constatei.

      Excluir
    2. Na época de Madame Satã era o medo dos malandros e suas navalhas.

      Excluir
  5. Lapa é o nome fantasia deste trecho que oficialmente é Centro.

    ResponderExcluir
  6. Certos bairros começam dum jeito e pioram com o tempo, como Lapa, Glória, Catete, Catumbi, Caju, São Cristóvão, Vila Cosmos, Brás de Pina. Outros, nunca prestaram, como Inhaúma, Turiaçu, Colégio, Cordovil, Cavalcanti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns bairros, por incrível que pareça, deram uma melhora, como: Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Valqueire, Sulacap...

      Excluir
  7. Boa Noite! Meu computador deu problema,mas já foi resolvido. Faltam 43 dias.

    ResponderExcluir
  8. Como será que era o sistema de água quente desse hotel??caldeira talvez?

    ResponderExcluir
  9. Sidnei Braga, 21 972280120, está faltando na administração cultura púbica pessoas que realmente, ame, a história do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir