Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de junho de 2021

FÁBRICA DE TECIDOS BOTAFOGO

Nosso prezado colaborador Carlos Paiva nos fala hoje sobre uma fábrica de tecidos que existiu em Botafogo: A Fábrica de Tecidos Botafogo, fundada pelo Senador e Empresário Jorge Street, morador na Rua São Clemente, e que se localizava junto à Rua Visconde de Caravelas. Tinha também outra sede na Rua Barão de Mesquita. Vemos acima referenciais no bairro de Botafogo.


O Senador Street, em determinado momento resolveu ficar só com a fábrica da Rua Barão de Mesquita e vendeu a fábrica de Botafogo para o Sr. Manoel Capella, dono da Fábrica de Chapéus Braga Costa, que lá se instalou até meados dos anos 1930 quando fechou.

Segundo informações colhidas na Internet esta fábrica foi inaugurada em 15 de novembro de 1907, pelos srs. dr. Jorge Street e dr. Joaquim de Lamare, para tecelagem de lãs, com a produção anual de 60.000 metros. A 1º de março de 1909, foi a empresa constituída em sociedade anônima, com o capital de Rs. 600:000$000 dividido em 3.000 ações de Rs. 200$000 cada. O seu capital atual é de Rs. 1.200:000$000, tendo mais em circulação um empréstimo por debêntures no valor de Rs. 1.200:000$000, ao juro anual de 7%.

A sua produção anual era de 300.000 metros de panos diversos, entre os quais casimiras, sarjas, diagonais de todas as cores, xales para senhora, palas, cobertores etc.

Os seus edifícios fabris estavam situados nos bairros de Botafogo, à Rua Visconde de Caravelas, 52; e Andaraí, à Rua Barão de Mesquita, 314, havendo mais, neste último local, uma vila operária e ocupando tudo uma área de 80.000 metros quadrados. A sede social da empresa ficava à Rua 1º de Março, 66.”

Fonte original: LLOYD, Reginald et al (1913). Impressões do Brazil no Século Vinte. Londres: Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd.”


Imagem do loteamento no bairro de Botafogo

Imagem da Fábrica de Tecidos Botafogo situada na Rua Barão de Mesquita.



As casas das fotos foram compradas pelo Sr. Capella para ele e para os filhos. Esta é na Rua Visconde de Caravelas nº 180.

 

Esta é na Rua Visconde de Caravelas nº 190-192. Na área foi aberta a Rua Desembargador Burle e o loteamento.

 


Anúncio daCompanhia Braga Costa, do Sr. Manoel G. Capella


Título de uma reportagem que dá conta de um drama na casa do Sr. Capella. Uma briga entre os filhos onde o mais velho foi ferido com um tiro. A cena foi presenciada pelo pai que não resistiu e morreu num ataque fulminante.

PS: Carlos conta ainda, sobre o Senador Street, que ele se mudou para São Paulo e juntou-se à Guinle, Gaffreé e outros e se dedicaram à fabricação de sacos de juta devido a enorme necessidade para ensacar o café para exportação. E lá ficou até o fim da vida sempre muito dedicado às necessidades sociais dos operários.

 

8 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Aula muito boa. Essa região de Botafogo (ou Humaitá) sempre foi de passagem para mim. Sempre bom conhecer mais alguns detalhes.

    Acompanharei os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos. Não conhecia sobre a existência desta fábrica de tecidos, nem a história dos seus proprietários, vou acompanhar os comentários dos especialistas no assunto ao final do dia.

    ResponderExcluir
  3. Existem algumas contradições nessas informações que se referem às instalações no "Andaraí". A primeira delas é que no local citado, rua Barão de Mesquita 314, funciona o Tijuca Off Shopping, contíguo ao Shopping Tijuca, ambos ocupando o terreno da antiga Fábrica de Tecidos Corcovado. O local fica a 200 metros da Praça Saens Pena, Tijuca. No passado esse trecho da Tijuca era conhecido como "Andarahy pequeno". É possível que o autor da postagem original tenha se confundido. Pelo que se sabe nunca existiu qualquer Vila operária nessa região e as Vilas operárias que existem ainda no Andaraí estão nas Ruas Artidoro da Costa, Pisa de Almeida, Maxwell, e Araújo Lima, pertencentes às instalações da Fábrica Confiança, e também na rua Duquesa de Bragança, pertencente à antiga América Fabril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo consta na Internet a Fábrica de Tecidos Botafogo recebeu o nome de Fábrica de Tecidos Corcovado anos depois de sua fundação na Barão de Mesquita.

      Excluir
  4. A foto número 4 é uma gravura que não retrata a região. A posição da fábrica é confusa, não aparece o Rio Maracanã que "deveria correr ao lado da fábrica, nem qualquer vestígio de urbanização e asfaltamento. A Rua Barão de Mesquita é antiga e anterior à construção da fábrica. A região da Pinto de Figueiredo e da atual Praça Lamartine Babo era conhecida como "Chácara do Portão Vermelho". Deveria aparecer na gravura o prédio do Hospital Militar que ficava na Rua Barão de Mesquita 425 e que atualmente sedia o Primeiro Batalhão de Polícia do Exército.

    ResponderExcluir
  5. Botafogo já teve de tudo e ainda sobrou bastante variedade.
    Essa é do tempo que Humaitá era apenas a rua.

    ResponderExcluir
  6. As fábricas de tecidos eram muitas. Teve a da General Glicério também. Acabaram compradas , ou uma, pela Cia Amarica Fabril , do Fernando Gasparian.

    ResponderExcluir
  7. E na Gávea tinha a Fábrica da Sudantex Têxtil.

    ResponderExcluir