Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2021

SAUDADES DO RIO

O “Saudades do Rio” completa hoje 16 anos da primeira publicação no provedor Terra e as fotos lembram aquela primeira publicação. Anteriormente o “Saudades do Rio” já havia passado pelo “Multiply” e pelo “Fotolog.Net”. Após o Terra, que encerrou as atividades em 2013 (com perda do conteúdo de dezenas de “fotologs” do Rio Antigo), o SDR esteve no provedor UOL, que terminou em 2016, quando começou no endereço atual.

Somando todo este tempo, com as três de hoje, chegamos a 8227 fotos publicadas.

Não é fácil manter um “fotolog” diário, seja pela busca de fotos interessantes e pesquisa dos textos, seja pelo controle que ele exige. Mas o saldo, considero, é altamente positivo. Fiz muito bons amigos por aqui, alguns apenas virtuais. Os “não virtuais”, já nos encontramos, no Belmonte, no Alcazar, no Lagoa, no antigo Barril, no Garota da Urca, no Amarelinho, no Clipper, etc. E muitos comentaristas apareceram nestes chopes, sem conhecer ninguém, e se integraram ao grupo.

Um encontro memorável, aberto a todos os que quiseram participar e que reuniu umas 30 pessoas, foi no encerramento do 1º Concurso Sherlock Holmes, com uma noite de chope no Degrau, onde se deu a premiação. Embora vários nunca tivessem se visto, por conta da participação diária nos comentários foi como se fossem velhos amigos – inesquecível. Agradecimento especial ao Helio Ribeiro que foi o grande responsável pelo concurso, que em tempos anteriores ao Google Maps, fez um grande sucesso.

Quantos encontros surpreendentes se deram neste espaço. O mundo é pequeno. Quantos pedidos de ajuda para teses, quantas coincidências aconteceram.

A se destacar, também, os estupendos almoços periódicos do grupo do S.E.M.P.R.E. na sede do Alto da Boa Vista, que somente foram interrompidos pela pandemia.

E quanta coisa aprendi nestes anos todos!  Vi que, do Rio, pouco sabia. E como me diverti com alguns comentaristas que aqui são sempre citados, como o Professor Pintáfona, o General Miranda e seu irmão Eleutério (Teco), Eusebius Sophronius, Finólia Piaberelina, Frei Henrique Boaventura, o Anão Duarte, o Comandante JBandeiradeMello, Josafá Pederneiras, Giseli Loira e tantos outros.

A lamentar a perda de grandes colaboradores como o Richard, o Etiel, o AG, o Belletti.

Seria impossível citar todos os que colaboraram com o “Saudades do Rio”, mas aqui fica meu agradecimento a cada um de vocês. 

A primeira foto do "Saudades do Rio" no provedor Terra em 09/06/2005.

O primeiro texto.

Os primeiros comentários: do prezado Conde di Lido e do Roberto. 

O Conde e o Dr. Celsão foram os grandes incentivadores para migrar o "Saudades do Rio" para o Terra. Eles tinham razão, pois de 2005 a 2013 neste provedor foram 9.798.127 acessos, 129.626 comentários e 3528 postagens.


 

29 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Parabéns para o ilustre aniversariante, um dos responsáveis por me tornar um aficionado pelo tema.

    Bons tempos do Terra, em que vários se aventuravam em postagens (incluindo a mim).

    Alguns chegavam, outros partiam. Em alguns dias as cadeiras (virtuais) voavam. Em outros dias o "bar" funcionava a meia-porta.

    Sobre a foto, sempre que ela aparecia, era sinal de férias do gerente ou de alguma outra interrupção.

    E já se vão cinco anos neste espaço...

    ResponderExcluir
  2. O SDR é um blog atualmente seletivo onde o "Gerente" tem o cuidado pesquisar e documentar todas as publicações, o que gerou uma sólida credibilidade. Atualmente a Internet possui várias páginas voltadas para a memória da cidade mas poucos possuem a credibilidade necessária em relação a fatos e datas encontrada no SDR. Apesar de ocasionais "picuinhas" motivadas por vaidades pessoais, ideologia política, ou "outro motivo", nas quais alguns comentaristas se mantém no anonimato ou "no armário", "este sítio" ainda é uma fonte segura e confiável em se tratando de memória do Rio. Parabéns ao Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Com que então o nobre Eduardo Bertoni ainda não passava de um reles plebeu, ou no máximo um barão ou visconde, só mais tarde tendo sido agraciado com o título de Conde di Lido. Quando se tornará marquês ou duque?

    ResponderExcluir
  4. Luiz, imagino a enorme dificuldade de postar todos os dias uma nova foto e abordar um novo tema. Fica aqui registrado meu agradecimento, especialmente a você, bem como aos colegas usuários deste espaço pelas aulas que recebo todos os dias.

    ResponderExcluir
  5. Nunca é demais a admiração pelo trabalho do Luiz à frente desses blogs. Haja pesquisa, haja buscacde material, haja paciência para aturar certos comentários e seus autores. A mediação foi necessária para evitar conflitos e publicação de comentários impróprios.

    Ingressei no grupo em 2007, já na época do Terra. Foi o período mais longo e mais de quebra-pau no blog, com alguns comentaristas muito veementes, como o Eduardo, o Roberto e eu mesmo.

    Lembro o ódio que a Euzinha despertava na maioria dos comentaristas. Muitos achavam que era um personagem fake. Eu achava que não, porque nunca peguei contradição no que ela escrevia.

    A notar que as mulheres foram se afastando e hoje não restou nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que o blog é "machista"... Brincadeiras à parte, a quantidade de mulheres era bem menor. A Evelyn, especialista em docinhos, cafézinhos, confeitarias, "casas de pasto", etc, "se estressou comigo" em razão de um comentário que fiz sobre os israelitas, nada demais nem ofensivo. Em razão disso ela me "detonou". Quanto ao comentário, "disse mais ou menos que os judeus eram um povo altivo, que possuíam um calendário próprio, e que usurparam terras alheias". Mas infelizmente a opinião dela não era essa...

      Excluir
  6. Parabéns Luiz !!! Trabalho que entrou para a História. O SDR tem seu lugar no futuro, como repositório confiável de História, além da precisão e sagacidade do Presidente. Uma honra participar desse grupo, e ter tornado hábito matinal a visita ao site.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o maior carinho pelo blog e pelos comentários. É meu passeio diário pelo Rio que conheci, em parte; e que curti muito.
    Sempre que envio o link de algum assunto de interesse de um amigo, recebo de volta mil agradecimentos e elogios. Pena que a totalidade seja tímida e não poste nem uma palavra aqui. Aliás, sempre que isso ocorrer, passarei a incluir aqui tais comentários.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Ao dr. gerente, o meu mais profundo agradecimento pelo enorme trabalho diário que se dispõe a cumprir, na coleta de material para o blog e, com isso, promover o encontro dos frequentadores do bar. Faço minhas as palavras do Hélio Ribeiro: "haja paciência para aturar certos comentários e seus autores". Mas espero que vá em frente e nos proporcione essa alegria diária. Parabens e muitos anos de vida ao gerente, ao blog e a todos nós !!

    ResponderExcluir
  10. O blog é um exemplo de resiliência. Manter posts diários por tantos anos é impressionante. Imagino que muitos os veem embora não façam comentários. Pena que não exista um índice que facilitasse a busca por assunto mas mesmo assim é um prato cheio para quem gosta do Rio de antigamente. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Que o Bar SDR permaneça por muitos anos, neste ou em qualquer outro endereço. Durante um bom tempo fiquei só como expectador.
    Muito legal quando amigos virtuais se transformam em reais.
    Lembro dos quatro citados que já não estão nesse mundo, inclusive o Richard também teve um fotoblog. Do AG li poucos comentários, mas mostrava muito conhecimento, o Etiel era um especialista, do Centro até a Tijuca principalmente e o Belletti tinha muitos momentos de bom humor.
    Entre os que ainda devem estar por aí, o Eusebius deve estar extremamente apavorado com a atual situação.
    O JBandeira deveria dar seus pitacos de vez em quando, faz falta.
    E a Gisele, com sua eterna paixão por um dos blogueiros do Rio, também divertia os "bloguespectadores".
    E não podemos esquecer o estilo clássico, sem também deixar de ser divertido, do Prof. Pintáfona.

    ResponderExcluir
  12. Ainda que somente tenha participado diretamente com comentários a partir de 2010, antes tinha conhecimento da existência deste fotoblog por meio do saudoso amigo Alvinho, aqui conhecido como AG. Isso ocorreu durante nossas tertúlias no desaparecido Bico Doce, à época considerado o bar mais antigo do Rio, no Beco das Cancelas. Tempos depois pude confirmar que alguns dos "causos" abordados tornaram-se temas e/ou objeto de comentários no SDR. Lamento apenas que hoje, a par de perceber a permanência do interesse no resgate da memória desta cidade por novos participantes, não é mais possível resgatar o mesmo clima de camaradagem que existia nos melhores anos deste blog. As razões são conhecidas mas não cabem hoje apontá-las. Ficam os cumprimentos renovados pela resiliência e dedicação do responsável, e nossa homenagem aos que se foram.

    ResponderExcluir
  13. Outro blog que mostra a mesma resiliência é o do prezado Jaime Moraes sobre a Ilha do Governador.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde. Parabéns ao mestre Dr. Luiz D', com seu trabalho incansável para nos contar a história da cidade do Rio de Janeiro, muito aprendi neste blog e continuo aprendendo, contar a história da nossa cidade sempre pesquisando as melhores informações sobre o assunto, para trazer a todos nós as melhores histórias da nossa cidade. Não sei exatamente o ano quando comecei a comentar, neste espaço tive o prazer de conhecer novas pessoas presencial e virtualmente e fazer grandes amizades, saudades de muitos que partiram, daqueles que deixaram de participar diariamente (que fazem muita falta), dos personagens fictícios criados no dia a dia das postagens, enfim desejo vida longa ao SDR, para que tenhamos novas postagens diariamente e novos comentaristas venham a participar e enriquecer os comentários diários deste poste. Um grande abraço ao Mestre Dr. Luiz D'.

    ResponderExcluir
  15. A lamentar apenas a existência provável de muitos visitantes que não fazem comentários. Comparando a quantidade média de visitas diárias ao blog (cerca de 920) com a de comentários (média de 15 a 20), vê-se quantas pessoas deixam de participar ou de contribuir com o blog. Ainda que vários comentaristas façam mais de uma visita diária, engordando a quantidade destas, continua evidente que há centenas de tímidos olhando as postagens.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns ao blog e ao gerente. Vida longa, próspera e saudável para ambos.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa tarde a todos!!!

    Vida longa, longuíssima ao SDR!!!
    Parabéns, Dr. D'!!!

    ResponderExcluir
  18. O Hélio Ribeiro tem razão, há muitos "voyeurs" que procedem assim e o principal motivo é a incapacidade de postar um comentário, seja por desconhecimento dos fatos, "inabilidade com a caneta", ou as duas coisas. Na "grande rede", percebe-se o quão deficiente é a educação formal do povo brasileira.

    ResponderExcluir
  19. Conheci o blog em 2006 numa garimpagem de fotos do Rio Antigo; rapidamente tornou-se uma "cachaça" pra mim.
    Aprendo e aprendi muito aqui; dei muitas risadas.
    Cada figura das arábias passaram por aqui! Uma pena ter-se perdido o "histórico" dos comentários. Assim também, como a perda de alguns amigos; virtuais, mas amigos.
    Muitos anos adiante ao SDR.

    ResponderExcluir
  20. Que muitos anos ainda venham e possam nos brindar com tanto conhecimento e bons momentos. Eu sou um garoto aqui, comecei a acessar periodicamente o espaço apenas no ano passado, atrás de algum alento em meio à pandemia e que me pudesse mostrar mais do passado da cidade. Caçando informações aqui na cachola, acho que em alguns momentos nesses anos todos, esbarrei com o site e com algumas publicações. Enfim. Sempre aprendendo e torcendo para nossa amada cidade encontrar dias melhores.

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde! Achei que aquela parada seria maior. já acompanhava este e outros sem fazer nenhum comentário. A coragem de escrever alguma coisa veio no concurso. Como fui bem recebido estou por aqui até hoje. Em cada postagem uma aula.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns ao Luiz pela coragem e resiliência em todos esses anos. Estou aqui desde 2008, mais ou menos.
    Confesso que muitas vezes não falo nada pois não tenho nada a acrescentar.
    Mas é sempre uma aula.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao ilustre gerente Dr. Luiz D' e a seu blog, faço coro a todos os elogios feitos pelos comentaristas acima. Nem me lembro quando comecei a acompanhar este blog, mas sei que foi na mesma época em que descobri outros, que infelizmente ficaram pelo caminho. Esse é o resultado da resiliência aqui apontada. Muito obrigado pelo que aprendi sobre o Rio, desejo muitas futuras postagens!

    ResponderExcluir
  24. Vida longa ao SDR!!!
    Acho que comecei a comentar em 2010.
    Aprendo muito por aqui. Todos os dias é uma viagem fascinante!

    Sinto falta da tia Alcyone!
    Como ela está?

    ResponderExcluir
  25. Parabéns ao comandante deste blog que sempre nos traz cultura, humor e conhecimento da nossa cidade.

    É uma visita diária que nos alimenta a alma.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  26. SDR, responsável pelas minhas primeiras incursões no meio dessa turma de apaixonados. Aprendi muito sobretudo com o titular. Não esquecerei nunca os encontros do SEMPRE.

    ResponderExcluir