Com fotos de Dmitri Kessel vemos as praias de Ipanema e Leblon nos anos 50. Lá no Morro do Vidigal se destaca, como em todas as fotos deste local desde os anos 30, o Edifício Cordeiro na Av. Niemeyer.
Os comportados maiôs da época, os calções "samba-canção", as barracas multicoloridas, nada de ambulantes com barracas pela praia, todos sentados no chão.
Sem querer atrapalhar o namoro do casal em primeiro plano, pergunto qual o panorama mais bonito da Zona Sul? Esta vista de Ipanema/Leblon para os Dois Irmãos, a vista da Urca para o Corcovado, a da Praia de Copacabana, a do Pão de Açúcar visto desde o Morro da Viúva ou uma bela panorâmica da Lagoa?
Olá, Dr. D'.
ResponderExcluirNos últimos dias a praia foi um programa para poucos, que se atreveram a assistir até a ressaca que atingiu a orla do Leblon.
Os próximos dias prometem ser menos frios.
A expressão "uma cidade limpa e com pessoas civilizadas" era uma redundância nos anos 50. Quanto ao panaroma mais bonito eu considero todos os citados, desde que não estejam "poluídos" com crackudos, ambulantes, flanelinhas, "puxadinhos", favelas, e sujeira.
ResponderExcluirBom dia a todos. Para mim a vista da Urca para o Corcovado é a mais bonita enquandrando na foto a Marina do Iate Clube. O Rio de Janeiro é ao mesmo tempo uma cidade muito bonita e também muito mal tratada, o que acho muito ufanismo patriota ou sei lá regionalista é dizer que o Rio é a cidade mais bonita do mundo. O Rio é uma cidade bonita como tantas outras centenas de cidades pelo mundo afora.
ResponderExcluirEu concordo com o Lino, existem muitas cidades no mundo tão belas como o Rio de Janeiro. Nos anos 40 muitos fatores contribuiram para a fama do Rio de Janeiro: o clima, um povo então pacífico e hospitaleiro, as belezas naturais, as praias límpidas, e principalmente o impulso proporcionado pela imprensa Norte-americana em razão do sucesso de Carmem Miranda no cinema. A colaboração de Walt Disney também foi importante e bem documentada quando esteve por aqui em 1941. Mas atualmente o Rio é uma cidade altamente degradada por inúmeras razões como a corrupção endêmica, a sujeira, a insegurança, e a violência que a coloca no rol das cidades mais violentas do mundo e comparável a "metrópoles subsaarianas" como "Karthoun", Lourenço Marques, Nairóbi, Adis Abeba, e a centro-Americana Porto Príncipe. Somando-se a isso, a quantidade de moradores de rua afasta qualquer conceito de "cidade turística". O Rio "um dia foi uma Cidade Maravilhosa".
ExcluirEm minha avaliação, o visual mais bonito é o do Morro da Viúva em direção ao Pão de Açúcar, continuando pela orla da Praia do Flamengo. Principalmente para correr e fazer caminhadas.
ResponderExcluirEssas vistas são o chavões da imagem turística do Rio, e todas são lindas.
ResponderExcluirUma visão do Rio que eu acho muito bonita também curiosamente é observada em Niterói, do caminho que vai do Gragoatá para o Ingá. A visão de toda a cidade a partir dali é espetacular...
Esse visual postado hoje está bem popular atualmente, principalmente na hora do por do sol.
ResponderExcluirMas fico com o Pão de Açúcar visto do Morro da Viúva.
Bom Dia!
ResponderExcluirFora de foco: Vejo com satisfação que após o retorno do SDR não ocorreram mais comentários publicados por "anônimos" ou através de alcunhas. Por que será?
ResponderExcluirMeu nome é o verdadeiro, não sou de me esconder.
ExcluirNão me referi à ninguém específicamente. Mas se a "carapuça" serviu...
ExcluirSem querer, mas já puxando a sardinha pra minha "área", acompanho o Mauro Marcello e Paulo Roberto.
ResponderExcluirEstive no Cristo Redentor no mês passado e a visão de boa parte da cidade, daquele ponto, é o diferencial para o elogio de Cidade Maravilhosa.
ResponderExcluirPode-se admirar as belezas naturais e outras humanas, tais: a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Ipanema, Leblon, Copacabana e até uma parte de Niterói, o estádio do Maracanã, a enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar, a ponte Rio-Niterói, um pedaço da Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea, o hipódromo. E subir pelo trenzinho ainda se vê alguns macaquinhos.
E ainda mais com o tempo bom, de sol...
A vista da praia de Copacabana, a partir do Clube Marimbás, é uma beleza.
ResponderExcluirOs prédios altos permitiram visões singulares. Tenho um livro, Vistas Particulares, com fotos tiradas de endereços privados. O Pão de Açúcar visto do alto de prédios da Rui Barbosa é de tirar o fôlego. Mas Ipanema e 2 irmãos tmabém abalam. Copacabana vista do Marimbás outra pérola. Aliás, no quesito Bar com vista, Hotel Fairmont, da altura da piscina. E por último a vista de baixo pra cima da Joatinga!!!!!
ResponderExcluirPor cinco anos tive uma visão muito parecida com a que o Wagner descreveu. Outra foi a vista desde a barca durante a travessia.
ResponderExcluirEm tempo: a vista que eu tenho daqui de casa da pedra da Gávea é bonita.
ResponderExcluirHoje fiquei horrorizado quando passei na Praca Antero de Quental e vi que virou um camelódromo. Quando cheguei em casa minha empregada toda empolgada comentou que tinha visto roupas lindas nos camelôs da praça.
ResponderExcluir