Total de visualizações de página

sábado, 7 de agosto de 2021

POSTO 6


 Em colorização acho que do Conde di Lido vemos o antigo Posto 6 em Copacabana em seu modelo clássico. O pequeno bar no térreo onde se vendia cachorro-quente e o guaraná caçula da Antarctica. 

O relógio que era fundamental na época que poucos iam com um para a praia  No alto ficavam hasteadas as bandeiras do Corpo de Salvamento  

Até os anos 70 cada posto servia como referência. Hoje, com a mudança de localização deles, isto se perdeu parcialmente. E o próprio Posto 6 desapareceu.

Este da foto ficava perto do campo do Lá Vai Bola  



12 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários. Não tenho muito a acrescentar ao tema. Provavelmente ao decorrer do dia assuntos paralelos irão aparecer.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o edifício Egalité, onde morei de Novembro de 1969 a Setembro de 1971. A janela de meu quarto era a do segundo andar acima da sobreloja onde a persiana metálica está semi-cerrada. Dali pude observar diariamente a duplicação da Avenida Atlântica. No edifício do meio morava o ator Carlos Eduardo Dolabela, que na época era "Fiscal de Rendas" do Estado da Guababara.

    ResponderExcluir
  3. Levado por meu tio, fui várias vezes à praia do Leme, altura da Princesa Isabel, na década de 1950. Indo ele para Sampa, abandonei a praia, só voltando a frequentá-la entre 1970 e 1975, agora em Ipanema. De lá para cá, babau.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho certeza se esta colorização é minha. Se for, peço desculpas, pois está muito ruim.... somente nos detalhes ampliados se vê uma tentativa de colorização. Apesar de nem mais ter o Photoshop instalado no meu PC, vou tentar refazer essa foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conde faça uma assinatura do Adobe Creative Cloude, paga uma mixaria por mês, e você tem o Photoshop CC e Lightroom específico para edição de fotografia, fica nas nuvens e está sempre atualizado.

      Excluir
  5. A foto parece ser dos anos 50. No térreo funcionava o BEG a partir de 1960. Antes disso não sei o que funcionava ali. Um dos "banhistas" usa um capacete oriundo da Missão Militar Francesa de 1906. Aliás que eu me lembre dificilmente os "banhistas' ficavam de atalaia no posto, mas sempre circulando na areia ou na beira d'água.. As comemorações pelo tri-campeonato de 1970 foram bastante efusivas na Avenida Atlântica. Foram muitos dias de comemoração. "Prá frente Brasil"!

    ResponderExcluir
  6. Quanto á foto histórica, devo dizer que o Lá vai bola era um dos meus rivais, uma vez que eu era reserva do Juventos, da Figueiredo, que tinha o Júnior como jogador... Nunca fui bom de bola, mas fazia parte do elenco. Outra coisa é o posto de salvamento em art deco, lamentavelmente não reconstruídos na duplicação da Av. Atlântica. Optaram pelo projeto, a meu ver, ruim do Sergio Bernardes... Grande post!!!!

    ResponderExcluir
  7. O uso de bandeiras para sinalizar as condições do mar data de 1911. Vou mandar para o nosso Líder o Decreto. Também punia com prisão quem não tivesse dinheiro para pagar multa por abusar do vozerio na praia.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade o Decreto é de 1917 e o Prefeito Amaro Cavalcanti!:
    Art. 4º. As condições do tempo e o estado do mar serão indicados por signaes convencionaes installados nos mastros de que trata o Art 2º.

    Parágrapho único. A cor branca facultará o uso do banho e a vermelha indicará sua proibição.

    Art. 5º. São expressamente proibidos quaesquer ruídos e vozerias na praia ou no mar durante todo o período do banho.

    Art. 6º. Será punido com a multa de 20$000 todo aquelle que infringir as disposições estabelecidas neste regulamento e, na falta de pagamento, com cinco dias de prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse decreto de 1917 reflete um dos principais motivos de termos uma sociedade civilizada no passado: a ordem e o respeito às leis! Um ordenamento jurídico sério, respeito às determinações legais, e punição implacável para os recalcitrantes, fazia com que o Estado mantivesse uma sociedade civilizada. Hoje em dia circular na praia de Copacabana é bastante arriscado. Em 1970 os "Banhistas" possuíam autoridade para desempenharam suas atribuições. Além disso havia Policiais Militares de "shorts", camiseta, e bonés "bico de pato" em rondas constantes. Atualmente os Guardas Municipais "de azul" e Policiais Militares de camisetas "verde limao" mantém a ordem na areia e os Bombeiros Militares executam as atividades de salvamento.

      Excluir
  9. Para ver...

    Poucos fogos por volta de 11 da manhã anunciando o segundo título olímpico do futebol masculino. O dia de sábado foi dourado em Tóquio. Podemos chegar a nove ouros, apesar de algumas decepções e outras surpresas.

    ResponderExcluir
  10. Esses Postos em "ART Deco" eram muitos interessantes pena que derrubaram para construir aqueles estilos "brutalistas". Ao menos poderiam ter deixado um como histórico.
    Sobre o papo de sempre que antes o Brasil era um paraíso recomendo estudar nossos índices econômicos da época, são em papel então são "auditaveis".

    ResponderExcluir