Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

VOANDO PARA O RIO

Relembrando o "Voando para o Rio" do JBAN: Foto de Ferreira Júnior, enviada por seu afilhado Sidney Paredes, vemos o momento de desembarque dos passageiros do dirigível Graf Zeppelin. O destaque da imagem é a grande multidão que se aproxima do enorme dirigível (cerca de 200 metros de comprimento) para receber passageiros, mas a grande parte estava mesmo movida pela curiosidade de observar a grande nave, que horas antes havia sobrevoado toda a cidade. Acervo Decourt.

Vemos o Graf Zeppelin - LZ127 sobrevoando o centro da cidade. A foto é da edição da revista "Careta" de 31 de maio de 1930 e mostra o Zeppelin sobre a cidade em 25 de maio de 1930. Foi a primeira viagem entre a Alemanha, de onde decolou de Friedrichafen no dia 18 de maio, e a América do Sul. Após pousar em Recife no dia 21, chegou ao Rio no dia 25, onde pousou no Campo dos Afonsos. 

O primeiro pouso foi no Campos dos Afonsos, que funcionou como como Zeppelinódromo até a inauguração do Aeródromo Bartolomeu de Gusmão, em Santa Cruz. 


Os alemães construíram o campo de pouso de 80 mil metros quadrados em Santa Cruz, onde edificaram um hangar de 270 metros de comprimento, cinquenta de altura e outros cinquenta de largura. Recebeu o nome de aeroporto Bartolomeu de Gusmão, atual Base Aérea de Santa Cruz. No local instalaram-se, ainda, uma fábrica de hidrogênio para abastecer os dirigíveis e uma linha ferroviária, ligando-o à estação D. Pedro II. Colorização de Reinaldo Elias.

O Graf Zeppelim operou durante 10 anos sem registro de acidentes. A foto mostra o interior de um deles.


 A viagem devia ser um espetáculo. O sobrevoo a baixa altura das diversas cidades do trajeto, o luxo e conforto do aparelho tornavam o voo uma experiência única. 

23 comentários:

  1. Devia ser uma viagem indescritível. No ano 2000 eu participei de algo semelhante quando dentro do dirigível da Goodyear pude observar o Rio em baixa altitude. A sensação é impressionante e pude percorrer desde o São Conrado, Barrinha, Itanhangá, e adjacências, até as Vargens, Boiúna, Curicica, e regiões menos favorecidas. ## Ontem a Alerj concedeu a Medalha Tiradentes para a Base aérea de Santa Cruz. Houve protestos de segmentos menos conservadores da política sob a alegação de que lá teriam ocorrido "atos pouco democráticos" em um passado remoto. Mas são ilações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. certamente houve atos pouco democráticos, não somente na força aérea, bem como pelo exército e a marinha. O CIE do exército, o CENIMAR, da marinha e o CISA da aeronáutica não deixaram boas lembranças.

      Excluir
  2. Olá, Dr. D'.

    O sumido JBAN perguntaria, se esvaindo, após várias punhaladas: "Aqui é o Voando para o Rio?"

    Parte do ramal ainda pode ser visto, fagocitado pela invasão imobiliária dos arredores, da mesma forma que o extinto ramal do matadouro.

    De vez em quando passa no History 2 uma série de programas bem elucidativos com relação a outros comentários postados por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, agradeço a resposta do gerente para a minha pergunta de ontem...

    ResponderExcluir
  4. É um dado importante ter operado por 10 anos sem ter tido qualquer acidente. Na segunda foto, destaque para a cúpula da Alerj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época, câmara dos deputados federais.

      Em tempo, o que era aquela outra torre ali perto?

      Excluir
  5. Muitas celebridades viajaram nessa primeira vez, inclusive o Conde Pereira Carneiro, proprietário do Jornal do Brasil, que, claro, deve ter seus relatos de viagem nas páginas do matutino carioca. A confirmar se a hemeroteca da Biblioteca Nacional estiver "no ar".
    Entre o público presente no desembarque muitos que faziam o "biscate" de auxílio nas manobras de fixação do dirigível.
    Acho que ainda é possível encontrar alguns resquícios do ramal ferroviário que atendia essa base.

    ResponderExcluir
  6. para imaginar o tamanho do Zeppelin, 200 metros, podemos comparar com os maiores aviões em uso hoje:
    Airbus 380, 72,73 metros
    Boeing 747, 76,30 metros.
    Era, sem dúvida, um motivo de tanta gente se aglomerar para ver de perto a nave.
    JBAN certamente se encantou devido ao formato fálico do Zeppelin....

    ResponderExcluir
  7. Curiosidade: o prefixo LZ do dirigível era abreviação de Luftschiffbau Zeppelin, fabricante do mesmo. Após a tragédia do LZ 129 Hindenburg, em maio de 1937, o Zeppelin foi retirado de circulação. Em 1940 foi desmanchado e o alumínio de sua estrutura foi usado para construir material bélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Göring e a Luftwaffe não acreditavam no Zeppelin.
      Usaram como instrumento de propaganda apenas. O acidente deu a desculpa para encerrar o projeto.

      Excluir
  8. Boa Tarde! Certa Vez, ( já comentei este fato e o JBAN disse que não era o Zeppelim) eu tinha de 3 para 4 anos, e estava brincando no quintal quando vi passar o Zeppelim. fui correndo chamar minha mãe para ver. Claro quando ela chegou no quintal o mesmo já tinha passado. Naquela época,(primeira metade dos anos 40) eram poucas as construções e dava para ver o morro que fica a quilômetros de onde eu estava. Neste morro existe uma pedra pontuda que eu na inocência dos 4 anos de idade, olhando para ela achava que era o Zeppelim que tinha pousado naquele morro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ser um Blimp americano, usado na 2a Guerra para vigiar a costa

      Excluir
    2. Mauro, não deveria ser mesmo o Zeppelin, já que ele saiu de serviço em 1937. Após o acidente com o Hindenburg, nessa época, os voos de dirigíveis foram suspensos. Não terá você visto um disco voador? Ou melhor, um charuto voador? kkkkk

      Excluir
  9. Apesar da imponência o Graf Zeppelin não era um meio de transporte seguro, já que o risco de explosões era uma realidade. O III Reich agiu com prudência e "aposentou" o dirigível em 1937, muito provavelmente impressionado pelo ocorrido com seu "irmão" o dirigível Hindenburg, que se incendiou em 1937 em acidente que 36 pessoas "foram a óbito".

    ResponderExcluir
  10. Tão confortável quanto arriscado. Gostaria de voar num bicho desses. Hoje deve ter mais segurança com novas energias NÃO combustiveis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje seria com gás Hélio, menos eficiente, porém inerte.
      Os Americanos detinham o conhecimento para a fabricação/extração do Hélio, mas não venderam o gás para os alemães.

      Excluir
  11. Na ocasião em que voei no dirigível da Goodyear, conversei com o piloto sobre o risco da aeronave ser atingida por um projétil de arma de fogo e ele explicou que o risco de queda era nenhum, pois caso fosse perfurado por um projétil de calibre 7,62 mm o dirigível levaria cerca de três horas para chegar ao solo em razão do gás Hélio ser mais leve do que o ar. Em 2002 a "cidadã" que ocupou por seis meses o Palácio Guanabara chegou a empregar um desses dirigíveis para ser usado na segurança pública do Rio. É claro que esse projeto não vingou. Não havia qualquer segurança para os tripulantes, que não tinham qualquer proteção além plástico, lona, madeira, e é claro, Deus.

    ResponderExcluir
  12. Há pouco mais de vinte anos era comum passar pelos ares da cidade o dirigível da Goodyear, especialmente na época das corridas de F-Indy em Jacarepaguá.

    Em 2002 passeou pelos ares o dirigível da Benedita.

    ResponderExcluir