Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2021

A ARTE DO NICKOLAS

Esta foto é histórica, pois foi a primeira do Nickolas publicada no “Saudades do Rio” em março de 2010. Veio acompanhada do seguinte bilhete:

"Olá, sou um frequentador assíduo dos fotologs do Rio antigo e como tenho bastante interesse no tema passei a colorir fotos como passatempo. Gostaria de compartilhar o meu "trabalho" com todos vocês. Não quero fazer concorrência com o Conde di Lido, não, longe disso Enfim, espero que gostem!".

Vemos na foto acima o belo aspecto da Cinelandia, com destaque para o Teatro Municipal.

Com o tempo o Nickolas foi se aperfeiçoando e hoje tem um estoque estupendo de lindas fotos colorizadas do Rio, que podem ser observadas, além de nos “blogs”, no Facebook “Passado a Cor” (algumas delas reproduzidas abaixo).





 

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Admiro quem consegue colorizar as fotos em um nível quase profissional. Hoje temos softwares específicos mas nem assim me atreveria. Hoje várias pessoas e sites apresentam suas colorizações. Até a Tya certa vez mostrou sua versão para a praça Nossa Senhora da Paz.

    A única coisa com que eu me incomodo são as licenças "poéticas" dos artistas, tais como bondes roxos e coisas do gênero.

    FF: hoje oficialmente é o dia de Cosme e Damião. Fogos de artifício em balões em pontos da cidade. A criançada fica para amanhã. Apesar de não ter o apelo de anos anteriores por causa do avanço dos neopentecostais sempre há um aumento de oferendas em época de crises.

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao comentário das 7:38 sobre o dia de São Cosme e São Damião, ele é festejado no Dia 27 de Setembro e segundo o que reza a tradição, eles viveram por volta do ano 300 D.C na região da Turquia e eram médicos. O sincretismo que ocorre entre a tradição católica e Umbanda é bastante interessante e as "giras"(sessões) são bem concorridas. Mas a antiga tradição da entrega de doces atualmente fica restrita aos bandos de mulheres e crianças oriundas de "comunidades" que se espalham pelas ruas pedindo doces e dinheiro. Quanto às seitas Pentecostais (ou Narco-pentecostais) toda e qualquer tradição católica ou de matriz africana é toda como "coisa do demônio" ou bruxaria.

    ResponderExcluir
  3. Numa foto rechadada de Fords e Chevrolets,a International está ali na Batalha...

    ResponderExcluir
  4. O comentário de 08:43 é fake. O dia de Cosme e Damião sempre foi comemorado pela igreja no dia 26 de setembro. A comemoração popular que sempre foi no dia 27.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica assim então: dia 26 para a Igreja Católica e dia 27 para a umbanda e, acho, também para o candomblé.
      Dizem que há algumas décadas era como um dia da criança, que depois passou para o 12 de outubro. Se foi por motivos religiosos ou comerciais eu não sei dizer.

      Excluir
    2. O autor do comentário das 10:28 parece ter um "fixação nos meus comentários", já estou até desconfiado, "sei não". Além disso parece que aprendeu recentemente os vocábulos "fake, genocida, e fascista", já que os emprega frequentemente de forma indevida. Está precisando de uns "passes" ou mesmo assistir a culto. Voltando à questão de São Cosme e São Damião, a Igreja situada na Rua Leopoldo no Andaraí realiza divarsas missas comemorativas no dia 27 de Setembro. A rua fica na intransitável nesse dia em razão da enorme afluência de fiéis. Quem sabe ele não pod "dar uma chegada lá?

      Excluir
  5. Na foto nº 3, Praça do Lido, o que é o objeto que a moça de vestido azul carrega apoiado no ombro?

    ResponderExcluir
  6. O Nickolas veio o meu rastro e me superou. Depois que ele sacou colocar o violeta nas partes P/B tudo ficou muito bom.
    Quanto aos softwares de colorização, não sei hoje, mas mas época eram muito ruins.
    Nickolas e eu ralávamos no Photoshop, às vezes com mais de 30 camadas.
    Se alguém tem interesse nisso, recomendo var o trabalho da Marina Amaral no Instagram. Ela pega fotos em P/B de vários locais e faz um trabalho incrível nos detalhes. As fotos que ela posta de militares, Reis, etc e suas condecorações são absolutamente fieis à História, uma vez que ela vai atrás das cores originais de cada medalha e outros detalhes impressionantes. Ela já tem 3 livros publicados em Londres. Outro detalhe é que ela é autista e, como tal, age obcecadamente no que faz. Vale muito ver o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Eu nem imagino como se faz uma colorização dessas. Apenas, sendo antipático, eu observo que certas cores ficam fortes demais, quando na vida real elas não são assim. Ocorre especialmente (mas não só), com o verde das folhas das árvores, que na real são bastante escuras e nas colorizações ficam brilhantes.

    ResponderExcluir
  8. O Nickolas está de parabéns e a melhor de hoje é justamente a foto do feudo do nobre Conde di Lido, perfeita. Se não contasse passaria como colorido original.
    Na foto embaixo do Tabuleiro da Baiana, um ângulo raro mostrando inclusive alguns detalhes do antigo Hotel Avenida Central. No flagrante vemos aconteceu uma chuva de vento ou os bondes traziam água da chuva e espalhavam para todo lado para baixo da cobertura.

    ResponderExcluir
  9. A julgar pelo homem de short e camiseta tirando algo do porta-malas do carro, a moça na foto 3 deve estar carregando uma barraca de praia.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado ao Luiz pela lembrança, e também ao Conde di Lido e demais comentaristas com seus feedbacks desde aquela época, que foram decisivos para eu continuar e aperfeiçoar os trabalhos!

    ResponderExcluir
  11. Sobre a celeuma à toa do dia de hoje, só sugiro uma rápida consulta ao Google. Coisa de segundos.

    ResponderExcluir