Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

BONDE 13


Recebi do Joel Almeida o seguinte email: “Estou encaminhando para o seu arquivo uma foto do bonde 13 circulando na Rua General Polidoro entre Setembro de 1962 e Março de 1963. Como é sabido, esse trajeto alternativo foi adotado no período citado em razão da implantação dos Trolley-buses para Copacabana que circulariam no Túnel Novo. Como esse assunto causou em passado recente uma certa polêmica já esclarecida no SDR, essa é mais uma evidência daquela realidade. 

Cordialmente”

Lembrei-me que a foto já tinha sido publicada no “Saudades do Rio”, no tempo do Terra, em 23/11/2011. E vale a pena ser postada novamente.

Vemos o bonde 13 fora do seu trajeto original, como apontado pelo Joel, passando em frente ao portão principal do Cemitério de São João Batista. Destaca-se o anúncio dos cigarros Mistura Fina. Aparentemente já está instalada a rede para os ônibus elétricos.

Tenho um amigo que diz que o primeiro sinal de decadência de uma empresa é ver persianas em mau estado - se esta hipótese for verdadeira as janelas da sala de administração do cemitério previam um futuro muito ruim.

Na Rua General Polidoro, que nesta época tinha mão dupla como suas paralelas Voluntários da Pátria e São Clemente, o trânsito para Copacabana estava todo engarrafado. Junto à entrada um solitário Dauphine (pelo sol que estava fazendo o proprietário vai ser fritado quando sair do enterro). Na rua um Morris Oxford e, talvez, um Fusca. Característica daqueles tempos, na falta de ar-condicionado, o vidro aberto e o braço para fora do carro. No outro sentido o bonde segue tranquilamente para a "cidade".

Segundo o Helio Ribeiro a foto é do dia 28/02/1963. No dia seguinte a linha Ipanema foi desativada. Como disse a tya Alcyone a foto é perfeita para o último dia da linha do bonde 13. Na porta do cemitério.

19 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Essa é uma região de Botafogo por onde passei muito pouco. Não tenho muito a contribuir sobre o tema.

    Vou acompanhar os comentários.

    Acho válido revisitar postagens de quase dez anos do antigo Terra.

    ResponderExcluir
  2. Esse período foi confuso na zona sul em razão de haver dois modais, ainda que por breve período. Os bondes que serviam a Copacabana deixaram de circular em Primeiro de Março de 1963 mas cinco linhas permaneceram circulando em parte da zona sul até 21 de Maio de 1963. Havia duas garagens ativas, uma para cada modal. Existe uma foto bastante curiosa que mostra a entrada da Rua da Passagem esquina com a Praia de Botafogo mostrando um cipoal de cabos destinados aos Trolley-buses "quase misturados" aos destinados aos bondes, tendo ao fundo um bonde circulando. Há tempos enviei essa para o "gerente" e também para o Hélio Ribeiro. Em algumas vias circulavam bondes e em outras ônibus elétricos. Havia também "linhas temporárias".

    ResponderExcluir
  3. Belíssima foto! taí, nunca soube a diferença do gordini para o dauphine.

    ResponderExcluir
  4. A foto mostra o bonde 1811, bidirecional. Nenhuma linha da Zona Sul necessitava de bidirecionais, mas havia vários circulando por lá, como o 1811, 1812, 1813, 1876, 1979.

    ResponderExcluir
  5. As diferenças aparentes entre o Dauphine e o Gordini eram sutis:
    Externas - friso cromado na lateral da carroceria, junto ao vinco e acabamento da luz de placa cromado. Estes itens eram exclusivos do Gordini. Naturalmente, o nome do tipo junto à porta dianteira também era diferente.
    Mecanicamente, as diferenças não eram nada sutis: motor de 40 HP no Gordini, contra 31 HP no Dauphine e câmbio de 4 marchas no Gordini e 3 no Dauphine.
    O Dauphine começou a ser fabricado em 1959 e o Gordini em 1962.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza o automóvel ao lado do Morris Oxford não é um Fusca, que não tem cromado na linha de cintura e nem o vidro da porta traseira dividido, com uma parte fixa e outra móvel. Aliás, nem tem porta traseira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, nem o vidro traseiro do fusca tem esse tamanho. Na frente do Morris Oxford, parece a quina traseira de uma Kombi escura ao lado do bonde ?

      Excluir
    2. Me parece um Ford da geração 49/51...sim uma kombi da o ar da sua graça...

      Excluir
  7. de bondes, nada entendo a não ser de ter desenvolvido a capacidade em pegá-los em movimento e descer da mesma maneira. Acho que todos os companheiros de Copacabana nesta época, desenvolveram esta habilidade. Certamente o Luiz também fazia isso.

    ResponderExcluir
  8. Linhas como a 9 General Polidoro - Arsenal de Marinha tiveram seu trajeto alterado em 03 de Setembro de 62 para a Rua Voluntários da Pátria e/ou São Clemente, já que segundo a planilha do site do Hélio Ribeiro, essa linha só deixou de circular em Março de 1963. Nesse período confuso foram criadas as linhas Largo do Machado, Voluntários, e Real Grandeza. Também foi reduzida ou encurtada a linhas 21 Circular. Essas linhas circularam até 21 de 1963.

    ResponderExcluir
  9. O primeiro passageiro sentado no bonde seria um irmão mais velho do Zeca Pagodinho?

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! Quando li o cabeçalho pensei que a Tya estava de volta.

    ResponderExcluir