Total de visualizações de página

sábado, 25 de setembro de 2021

DISCOS VOADORES

Em homenagem ao Conde di Lido o assunto de hoje são discos voadores. Para os que não sabem ele foi vice-presidente de uma dessas sociedades internacionais de estudo de discos voadores.

Segundo ele este é um dos assuntos mais interessantes que conhece. Espera estar vivo para ver a cara dos padres, do Papa, dos Aiatolás e de todos os donos das religiões quando um disquinho abrir as portas e de lá sair um cara contando toda a verdade sobre a gente. Vai ter muito cara perdendo o emprego...

O Conde di Lido há tempos vem sustentando que a evolução tecnológica dos últimos anos deve-se a seres extraterrestres. Diz que há algum tempo a comunidade ufológica não mais mantém interesse em fazer as pessoas acreditarem na vida extraterrena. Os assuntos relacionados são discutidos pela comunidade em congressos, simpósios e encontros aos quais comparecem aqueles que acreditam ou os que procuram alguma base para acreditar.

Os fatos estão aí, à disposição de quem quiser, de simples fotos, relatos de contatos, até estudos mais profundos como o Blue Book Project da Força Aérea Americana.
Centenas de explicações já foram dadas para a principal pergunta feita pelos incrédulos: por que estas naves não descem na praia de Ipanema num domingo de verão para que todos possam ver e acreditar?
Os motivos são muito óbvios.

A foto acima é de uma reportagem de “O Globo” de 1954.

Esta outra reportagem é de 07/05/1952 e foi publicada na revista “O Cruzeiro”: o repórter João Martins e o fotógrafo Ed Keffell faziam reportagem de rotina, na Barra da Tijuca, quando Keffell fez fotografias do aparecimento de um OVNI (mostrada acima).


Oficiais da FAB foram ao local, imediatamente após o caso, e lá fizeram todas as pesquisas: posição do sol, distâncias, trajetória do objeto, jogo de luzes e sombras, altitude, tudo foi objeto de estudos que depois, transportados para o papel e comparados com as fotos, determinaram a autenticidade das mesmas.

Uma análise minuciosa do relato, das várias possibilidades de fraude, de outros testemunhos surgidos e até mesmo da vida profissional e da personalidade dos repórteres, foi realizada.


Na Barra da Tijuca, os oficiais da FAB jogaram uma reprodução em madeira do “disco”, para o ar, inúmeras vezes, tentando reproduzir a sequência de cinco fotografias tais como aparecia no filme de Ed Keffel, cujos negativos não foram cortados.

Uma fotografia convincente, por este processo, é possível obter-se, dentre muitas que se batam. Entretanto, uma sequência de cinco, em várias posições, é praticamente impossível de ser batida em seguida. Além de tudo, foram determinadas tecnicamente as distâncias do objeto.


Em 1954, o Brigadeiro Eduardo Gomes, então Ministro da Aeronáutica, nomeou o Coronel João Adil de Oliveira para chefiar a primeira “Comissão de Investigadores sobre os Discos Voadores” criada em nosso País.


Em 1952, falava-se do desinteresse da FAB pelo assunto ligado aos “Discos Voadores”, o que não era exato: a FAB examinou o assunto em profundidade.


E quanto à autenticidade das fotografias de Ed Keffel e João Martins, a FAB concluiu: elas são verdadeiras”. (Fonte: O Cruzeiro).


34 comentários:

  1. Tumminelli: "Eu mesmo já fui testemunha ocular da aparição de OVNI nos céus de São Conrado lá pro mar. Lembro que na noite seguinte o Jornal Nacional noticiou e mostrou uma filmegam amadora de um OVNI em Vitória, ES, se não me engano. Para meu espanto era igualzinho o que eu havia visto na noite anterior!"
    AG:"Bem, além do recorte nos mostrar que em 1954 o Globo carecia de bons "copidesques" e de uma revisão gráfica criteriosa ( e ainda dizem que o jornalismo naquela época era melhor que hoje) o que me passa pela cabeça é que o número de pessoas equilibradas e honestas que já viram objetos voadores é muito grande para que o "fenômeno" deixe de ser levado à sério. Aqui mesmo neste flog, até agora, pelo menos quatro pessoas viram alguma coisa no céu além dos aviões de carreira. Eu, confesso, nunca vi nada que eu pudesse desconfiar ser um OVNI mas depois que eu vi gente como o Chico Buarque, a Maria Betânia e a Raquel de Queiroz virem a público dizer que viram um disco voador, não há como duvidar da coisa."

    ResponderExcluir
  2. Decourt jura ter visto um OVNI na Barra da Tijuca, junto com outras testemunhas.
    O professor de inglês W. Cortinhas, do Colégio Santo Inácio, nos anos 60 deu entrevistas na TV contando que foi abduzido por extra-terrestres. Ótimo professor e boa-praça, recebeu o carinhoso apelido de "Marciano".
    O General Miranda Assim se pronunciou em determinada ocasião: "Prezado Senhor Luiz D',
    astrônomo amador durante muitos anos, fã de Asimov e Bradbury, sempre fascinou-me este assunto.
    Por longo tempo mantive-me informado de cada novidade sobre o assunto, principalmente nas décadas de 50 e 60, ilustradas pelas fotografias acima.
    Nunca me convenci das tais visitas embora reconheça a seriedade de muitos que as divulgaram.
    Mesmo numa excelente fotografia do Senhor Celso Serqueira publicada em seu blog não se pode observar com a clareza necessária o que é o objeto voador não identficado.
    Uma pena.
    Gostaria de ainda ver a descida de uma nave destas na Terra e a repercussão que causaria."
    ________________________________________

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Meu saudoso irmão era entusiasta do assunto. Tinha livros e revistas sobre o tema. Particularmente acredito que não estamos sós. Estaticamente é quase impossível só haver vida, mesmo nos nossos padrões, somente neste planeta.

    Sobre não termos contatos "imediatos" mais divulgados, acredito que ainda não somos avançados o suficiente para fazer contato.

    A piada pronta é um ET chegar em alguns pontos do planeta e pedir para que o levem ao líder local...

    ResponderExcluir
  4. O assunto é extenso nele cabem sérias reflexões. Erich Von Daniken publicou nos anos 60/70 publicou uma série de livros que sacudiram a comunidade literária, ente os quais "Eram os Deuses astronautas?", e "De volta às estrelas", e neles muitas teorias tidas como inverossimeis puderam ser analisadas e ganharam uma certa consistência. Por outro lado existem elementos que comprovadamente explicam a presença de seres que possuíam um conhecimento bastante avançado para os padrões de então. Quanto aos "discos voadores" ou "naves espaciais", sabe-se que a velocidade da luz é de 300.000 Km por segundo e o sistema solar mais próximo ao nosso onde poderia existir vida inteligente é o da "Alfa Centauri", que dista 4,6 anos luz do nosso sistema solar. Isso significa que a luz dessa estrela demore quatro anos e meio para chagar à Terra. Considerando que a velocidade de uma nave espacial ou foguete produzido com a tecnologia atual alcance em torno de 76 Km por segundo, pode-se imaginar a improbalidade de uma viagem interplanetária pelos métodos conhecidos. E ainda existe um fator conhecido como "Teoria da relatividade", onde em uma nave que viaje na velocidade da luz seus tripulantes tenham um envelhecimento muito mais lento de quem está no mundo exterior. São mistérios ainda bastante complexos para a nossa ainda tosca compreensão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o "pai do burros" digital a espaçonave mais rápida construída é a Voyager 1, com essa velocidade de aproximadamente 76 km/s mencionada por você. Isso significa que ela levaria módicos 16.300 anos para chegar a Alfa Centauri. Lembrando que ela não é tripulada e que as naves tripuladas até agora são muito mais lentas e que essa é a velocidade máxima e não sua velocidade média. Agora calculem o tempo necessário para chegar em outras estrelas como Betelgeuse (650 anos luz) ou as estrelas que estão do outro lado da galáxia (mais de 50.000 anos luz.

      Excluir
    2. Um dos fatos mais enigmáticos é a construção das grandes pirâmides do Egito, e nela certamente foram empregados recursos desconhecidos para nós. De acordo com a "história oficial", a pirâmide de Queops, que possui mais de dois milhões de blocos de pedra, teria sido construída em 20 anos. Ora, se tais dados forem levados em consideração os blocos cortados simétricamente (de que forma?) teriam sido arrastados sobre roletes de madeira (inexistente na região) para em seguida serem empilhados com precisão (de que maneira?). Se ainda assim esses dados forem levados em consideração, a construção iria demorar cerca de 600 anos e contraria toda a "narrativa oficial"! É óbvio que métodos incrivelmente adiantados foram empregados. Resta saber quais e por quem...

      Excluir
  5. Quando eu era adolescente e jovem adulto, cria muito em OVNI's defendia a existência deles em discussões. O tempo, a leitura de livros sobre o assunto (contra e a favor), a falta de fotos nítidas sobre OVNI's, as inúmeras fraudes a respeito e outras considerações sobre contemporaneidade e estágio tecnológico semelhante entre o homem e outros seres extraterrestres (considerando os bilhões de anos de existência do atual Universo), me levaram a duvidar dos OVNI"s.

    Creio na existência de vida em outras partes do Universo, mas daí a achar que haja seres parecidos conosco é pedir demais.

    Não obstante, como já mudei de opinião antes a respeito do assunto, nada me impede de fazê-lo novamente.

    ResponderExcluir
  6. Existem de um lado relatos esdrúxulos sobre contatos com ET's; de outro lado, explicações no mínimo com excesso de inventividade dos que refutam as visões de OVNI's e os contatos com ET's.

    Enfim: assunto polêmico. Não se vai cbegar a consenso hoje aqui no SDR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E por falar em pastores evangélicos, uma conhecida igreja pentecostal realiza um culto denominado "Cura dos vícios". Nele são curados vícios de bebida, de drogas, e segundo adeptos, até gays costumam se regenerar. Não duvido, mas segundo o olhar da espiritualidade, tais distorções da personalidade podem ocorrer em razão de influência de energias negativas (obsessão) ou mesmo por algum "débito encarnatorio". Mas esse assunto muitas vezes é encarado com deboche ou mesmo escárnio. Há vídeos circulando na internet mostrando uma "cura gay à moda antiga" onde o pai do "paciente" aplica-lhe uma "surra de relho".

      Excluir
  7. Depois das câmeras digitais nos smartphones nunca mais apareceu discos voadores.
    Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Wagner. É por aí. Concordo com você. O mesmo se pode dizer a respeito do aparecimento e contato com anjos, arcanjos, querubins, serafins, e com a voz trovejante do Senhor.

      Atualmente, só os pastores evangélicos conseguem conversar com Deus. Mas num idioma que deve ser aramaico do Cretáceo, ou quiçá venusiano pré-histórico.

      Excluir
    2. Mesmo com a boa qualidade fotográfica disponível, desde pelo menos a década de 40 do século passado, como ilustram as inúmeras fotos aqui publicadas, todas as fotos de OVNIs são fora de foco e de baixa definição, iguais as do monstro do Lago Ness.

      Excluir
  8. Voltando rapidamente ao assunto de ontem, quando o nobre Conde de Lido et alii manifestaram seu amor pelo design do Super Constellation da Lockheed, estou ciente de que sou exceção quanto a essa admiração. Mesmo na VARIG, quando lá trabalhei, os fãs desse modelo eram inúmeros. Inclusive um projeto do qual fui líder foi batizado como Constellation, dada a admiração da chefia da área por aquele modelo.

    Embora eu tenha a tendência a ser do contra em vários assuntos, como vocês já devem ter notado aqui, no caso não se trata disso. Mesmo ainda adolescente/criança, quando o Super Constellation apareceu, nunca o admirei.

    ResponderExcluir
  9. Voltando ao tema do hoje: OVNI's e anjos para mim se enquadram na mesma problemática, ou seja, enquanto não houver um vídeo ou foto nítida, inconfundível, irrefutável de um deles, ou contato filmado, televisado, gravado com som e imagem com os ditos seres, o assunto continuará sendo uma questão de crença e não de certeza.

    Tal como o Monstro do Lago Ness, o Pé Grande, o Abominável Homem das Neves.

    Hoje vou apanhar do nobre Conde. Desde já, porém, comunico que estou dando uma de bombeiro hidráulico e eletricista aqui em casa, na reforma de um banheiro, e daqui a pouco voltarei a essa atividade, motivo pelo qual não poderei participar da polêmica durante esta manhã e parte da tarde.

    É uma pena para mim. Até mais.

    ResponderExcluir
  10. De disco voador, nada sei e nada aprenderei, visto o tempo que dedico ao assunto. Já de Constellation digo duas coisas: foi o avião mais bonito (voando, no chão parecia um gafanhoto com 3 pernas) que já vi. E que a estética foi muito prejudicada no Super-Constellation, com exceção dos tanques de asa, graciosos.

    ResponderExcluir
  11. No final dos anos 40 sempre que eu estava esperando o bonde para ir à escola via muitos "discos Voadores". Eram todos da Marca Ford e pertenciam a Empresa de Lotações Disco Voador. Passavam tranquilamente fazendo a linha Meyer-Rocha Miranda.

    ResponderExcluir
  12. Sem querer opinar sobre o assunto, mas só por curiosidade, queria lembrar um episódio que ficou muito famoso e até hoje inunda a internet como sendo um mistério sem explicação ocorrido em maio de 1986, no qual participou, inlusive, o Ozires Silva, criador da Embraer e que ficou conhecido como "A noite dos OVNIS". Abaixo os vídeos do pronunciamento oficial do Ministério da Aeronáutica e outro do detalhamento técnico do episódio, segundo a análise do relatório oficial:
    https://www.youtube.com/watch?v=rkX0YkT4WEA&t=61s

    https://www.youtube.com/watch?v=1g77IJtvkBA

    ResponderExcluir
  13. Luiz, te conhecendo bem, sei que vc leva essa história na base da incredibilidade.
    OVNIS são como Deus. Uns acreditam e ouros não. A diferença é que não existem fotos de Deus, ao contrário dos OVNIs, que têm suas presenças fartamente publicadas.
    90% da população acreditam em Deuses, nas suas mais variadas formas, sem nunca terem visto, fotografado ou mantido contatos.
    As provas da existência de OVNIs são profundamente documentadas pelos governos de todos os países que se interessaram pelo assunto.
    Muitos de nós, inclusive eu, tivemos visões de OVNIs. Não há como negar.
    Em relação à velocidade, citada pelo Joel, não podemos ter como comparar com a nossa tecnologia.
    Eles, evidentemente têm uma tecnologia de teletransporte, que não dominamos.
    Lamentavelmente os documentos recolhidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Ufológicos, não são divulgados na sua íntegra por motivos de a SBEU não ter interesse em convencer ninguém das suas posições, limitando-se a compartilhar apenas entre seus membros tais documentos.
    Continuamos com essa posição. Está quase sendo como uma comunidade secreta como Maçonaria, Opus Dei, Rosacruz e outras.
    Quem se interessar pelo assunto, pode entrar em contato comigo, apesar de não fazer mais parte da direção da Sociedade.
    Por outro lado, emocionei-me muito lendo o comentário do muito saudoso AG que nos deixou muito cedo. Faz falta...

    ResponderExcluir
  14. FF: ontem foi encontrado morto em seu apartamento na Tijuca o caricaturista Ota, conhecido nos anos 70 e 80 por ser o editor da versão brasileira da revista MAD. Ele não era visto há cinco dias pelos vizinhos.

    Também publicou um livro sobre Carlos Zéfiro. Este faria 100 anos hoje.

    ResponderExcluir
  15. Fui aluna do professor Waldyr Cortinhas no Andrews. Pobre professor… sofria muito com as gozações e piadinhas de “flying saucers”!
    Mas sou da turma dos incrédulos. Seria até divertido se existissem.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos.

    Vida longa e próspera.

    ResponderExcluir
  17. Todos os fenômenos citados podem ser vistos como possíveis e prováveis sob a ótica da "física quântica". Espíritos de dimensões elevadas como os da décima quinta dimensão. Para se ter uma ideia do quanto dos atrasados, fazemos parte da terceira dimensão. As pinturas rupestres encontradas amiúde em cavernas principalmente na Europa e pintadas há mais de dez mil anos, (conforme relatórios científicos e datados conforme testes com Carbono 14) mostram aeronaves bem como homens usando capacetes com antenas e portando objetos semelhantes à armas longas. Como explicar tais pinturas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ��������

      Excluir
    2. Sugiro a leitura do livro "Deuses, túmulos, e sábios, de C.W.Ceram. Ele esclarece muitos detalhes sobre achados arqueológicos.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Michael Rennie interpretou o alienígena em "O Dia em que a Terra Parou" (1951); Klaatu barada nicto era frase que ele pediu fosse dita a seu robô Gort para que este não atacasse. O filme pretendia ser uma mensagem pacifista no início da Guerra Fria.
      Já Gene Barry (que também foi Bat Masterson e Inspetor Burke na TV) foi o astro de "A Guerra dos Mundos" (1953).

      Excluir
  19. A guerra dos mundos foi dois anos depois. Tem muito tempo que assisti. Uma visão simplista dos "extraterrestres". Como se soldados pudessem derrotar uma civilização superior.

    ResponderExcluir
  20. A Verdade está lá fora.
    Operação Prato.
    Eram os Deuses astronautas?
    ET de Varginha.
    Chupa Cabra.

    Vários assuntos interessantes.

    ResponderExcluir
  21. Acho que passamos do auge de avistamentos de OVNIs, que deve ter sido nos anos 50 e 60. Muitos dos ocorridos na área 51 foram explicados pelo fato de ser o local onde foram testadas aeronaves muito avançadas para a época. Quantos aos outros avistamentos, não sei. Temos que lembrar também que o Lockheed SR-71 Blackbird foi testado na área 51 e é até hoje o avião mais rápido construído, 60 anos depois. Naquela época quem contou sobre esses avistamentos foi considerado maluco, afinal aquele desempenho era "impossível". Aproveito para lembrar que OVNI não é sinônimo de disco voador.

    ResponderExcluir
  22. Ouço o tema de "Arquivo X" ao fundo.

    ResponderExcluir
  23. Eu pensava que o que matava os alienígenas em Guerra dos Mundos era um vírus.

    Até reaproveitaram a ideia no Independence Day...

    ResponderExcluir
  24. Em "A Guerra dos Mundos" os alienígenas são exterminados pelo vírus da gripe.
    Observação: Na versão 1953, vencido o inimigo o mundo comemora, e aparece uma estranha imagem do Cristo Redentor sobre o...Pão de Açúcar!

    ResponderExcluir