Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de setembro de 2021

CENTRO - RUA DA ASSEMBLEIA


Foto feita pelo JBAN em 1979. Vemos o Centro Candido Mendes ao fundo e ainda em construção. À esquerda, o Paço Imperial.

O Centro Candido Mendes é o enorme edifício da Rua da Assembleia nº 10. De uso comercial e educacional, possui 49 pavimentos, com área total de 94.000m² e 140m de altura. Foi projetado pelo renomado escritório de arquitetura Harry James Cole. Foi construído pela empresa Cetenco Engenharia e inaugurado em 1982, sendo na época o mais alto da cidade.

A Rua da Assembleia já teve inúmeros nomes, tais como: Rua Direita que vai para Santo Antonio, Caminho de São Francisco, Travessa de Manuel Ribeiro, Rua do Padre Vicente de Leão, Rua do Licenciado Rui Vaz, Rua Pedro Luís Ferreira, Rua do Padre Bento Cardoso, Rua da Cadeia e Rua República do Peru.

Cordeada na metade do século XVI, atingia em fins desse século o Convento de Santo Antonio.

A partir de 1711 com a construção da cadeia na várzea da cidade, começou a se chamar Rua da Cadeia. Conta Paulo Berger que o prédio da Cadeia Velha serviu de abrigo a várias instituições como o Senado da Câmara, a Relação, a criadagem do Paço após a chegada de D. João VI, no 1º Império à Assembleia Constituinte, e depois à Câmara dos Deputados, em épocas mais recentes hospedou o Correio, a Tipografia Nacional, a Caixa Econômica e a Inspetoria de Higiene. 

Desde 1926 o local está ocupado pelo Palácio Tiradentes.

Pela Rua da Assembleia caminhou Tiradentes, que estava preso na Cadeia Velha, em direção à forca instalada no Largo da Lampadosa, situado próximo à Praça Tiradentes.

Um amigo advogado tem escritório neste edifício, num andar alto. A vista é deslumbrante, mas acho perigosíssimo ficar em lugares altos assim, pois em caso de incêndio não há como escapar.

21 comentários:

  1. Comecei a trabalhar em 1978 e do meu escritório, na Rua do Carmo 27, vi a construção do Edifício Candido Mendes. O curioso é que não tem garagem , pois dizia-se que os carros parariam no Ed. Menezes Cortes. Talvez estivessem antecipando 2021. Ontem amiga foi ao Centro e 15hs parecia um deserto. O problema do gabarito de construções na cidade é cruel. O Centro só se revitaliza em 3 anos., com a nova ocupação de moradores. Até lá o home office resolve. Mantenho escritório no Centro com secretária que organiza documentos e pastas. Só trabalho de casa, de bermuda.
    FF: Amanhã é Primavera!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Área frequentada por muito tempo por mim. Passagem para a estação das barcas, local de feiras de antiguidades, entre muitas coisas.

    Sobre o Candido Mendes, fui várias vezes no subsolo, na loja do Riocard. Fui uma vez em uma das salas, lá em cima, pegar um documento. Não lembro o que era.

    Essa foto do sumido JBAN mostra o paço antes das reformas que restauraram a configuração do império. Não lembro de ter visto essa foto antes.

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me quando trabalhei por 6 meses no Banco Itaú, em 81, na agência que faz esquina da Assembléia, Carmo e São José. Eu e alguns colegas ficávamos admirando a perícia de alguns motoristas de FNM e Scania nas manobras para carregar/descarregar materiais na obra da construção desse prédio. Com caminhões "queixo duro", sem direção hidráulica e outros recursos constata-se que os caras eram bons mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Antigammente era comum a cadeia e a Câmara ocuparem o mesmo prédio, como consta do texto de hoje.

    Acho que esse costume deveria voltar a existir, pois assim os nobres parlamentares poderiam facilmente trabalhar home office.

    ResponderExcluir
  5. Essa foto é do final dos anos 70. Em 1979 a Faculdade de Direito Cândido passou a funcionar no prédio que aparece em construção e foi lá que estudei durante anos e me formei em Direito.## A Rua da Assembléia atualmente é uma via "quase fantasma" em razão de ter pouquíssimo movimento de veículos, bem diferente de um passado recente.## O Paço Imperial tem sido nos últimos anos palco de séries e novelas de cunho histórico e em razão disso o Poder Público mantém suas instalações bem conservadas.FF: Diga-se de passagem que grande parte dessas "novelas históricas" são eivadas de inverdades que tem por objetivo incensar personalidades que talvez não mereçam tantas homenagens. D.Pedro II tem sido retratado em uma novela da Globo como um "quase santo" desprovido de vaidades e com hábitos franciscanos, e a realidade foi bem bem diferente. Homem vaidoso e que dominava sete idiomas e que teve sua apurada educação aos cuidados de José Bonifácio de Andrada e Silva, foi um dos principais responsáveis pelos problemas que assolam o Brasil até hoje.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ouvir que um helicóptero registrado como sendo da polícia civil do Rio foi apreendido em operação contra garimpo ilegal em terras indígenas em Roraima.

    A polícia disse que deu baixa, mas a ANAC não confirmou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Helicóptero em questão é fake, um clone. As forças de segurança sempre serão objeto detratores, já que o RJ é repleto de favelas controladas pelo tráfico e pela milícia, e boa parte de seus habitantes "simpatiza" com ambos...

      Excluir
  7. Sem dúvida esse edifício é um monstrengo destoante do entorno. Só subi aos andares superiores uma vez, nem lembro para quê.

    ResponderExcluir
  8. Ontem, o seu obiscoitomolhado secou e o assessor de esquecimentos só reportou hoje, ação inútil e inoportuna. O fato é que as identificações estavam todas certas, faltando completar apenas o tipo da Mercedes-Benz, 170 S, de 49, pois a vigia ainda é a pequena. Quem flagrou o Jaguar Mk V fez muito bem e o Buick, para mim, é mesmo o que o Erick disse.
    Enfim, muito bom tirar férias, ainda que eu tenha suado muito numa jardinagem não programada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. Tenho algumas fotografias deste local, porém pelo lado oposto, cuja a composição fotográfica é bem melhor. Via a construção deste prédio, pois pegava e saltava do ônibus na Praça XV, para pegar as barcas para Niteroi. Acho que a revitalização do Centro da Cidade como área comercial não é do interesse do governo.

    ResponderExcluir
  10. Um prédio do final dos anos 70 não tem todos os requisitos contra incêndio?
    Ou mesmo tendo é motivo de preocupação?
    Depois de vários incêndios da primeira metade daquela década, as exigências ficaram mais rigorosas em todo o Brasil. Ou elas não saíram do papel?
    Já vi controvérsias sobre o local do enforcamento do Tiradentes. Há quem considere que a forca foi na verdade montada no Largo de São Joaquim, que não existe mais, pois foi "atropelado", com igreja e tudo, pela antiga Rua Larga.
    Interessante é que historiadores concordam que o cortejo do condenado foi da cadeia, passou na Rua do Piolho (atual Rua da Carioca) e foi até o Campo de São Domingos (Campo de Santana). Realmente fica sem sentido ter passado por lá e voltado para o Largo da Lampadosa, já que o "desfile" era mostrar ao maior número possível de pessoas o flagelo pelo qual passava um insurgente.

    ResponderExcluir
  11. Foto inédita. Faz parte de um conjunto de slides batidos em 1979, que faziam parte de um trabalho de uma amiga que estudava na PUC. Ajudei-a com esses slides e um filme Super-8 ainda a ser digitalizado. Ambos mostrando aspectos da Cidade em 1979.

    ResponderExcluir
  12. Vindo de barca de Niterói para o Rio cinco coisas sobressaem na paisagem: a ponte, a Ilha Fiscal, o aeroporto, o Pão de Açúcar e este prédio...rs

    FF - se o presidento tivesse o poder do Pinocchio ele estaria com uma arroba de nariz após esse discurso na ONU.

    ResponderExcluir
  13. Esse local sempre foi passagem para mim.

    Quando criança, meu pai me levava no dentista em Niterói.
    O dentista era amigo dele do Banerj.
    Era uma viagem. Metro Inhaúma-Carioca. Ir a pé pela assembleia ou São José até a estação das barcas para Niterói.

    Depois, entre 2000 e 2001, ia todos os sábados para fazer a pós em Finanças na UFF.

    Hoje, quando vou a Niterói só de carro.

    Nem lembro da última vez que passei pela rua da Assembleia.

    Mauro Xará,

    Respondendo seus questionamentos de ontem.
    Sim, queria informações sobre a Viação Santa Helena.
    Citei MOURISCO, pois foi o post onde eu fiz a pergunta sobre a empresa.

    Devo publicar o texto na quarta que vem no blog, então se puder aparecer por lá depois para comentar, ficarei agradecido.

    ResponderExcluir
  14. Salve o JABA pelo retorno. Agora vamos esperar o DI LIDO.

    ResponderExcluir
  15. A volta do sumido JBAN varreu a cidade como um furacão. Poderia ter sido menos literal...


    Hoje tivemos a primeira Live do Cercadinho direto de NY.

    O helicóptero citado às 09:01 não é fake. Fake é o comentário de 13:27.

    ResponderExcluir
  16. Destelhamentos, árvores caídas, falta de luz, interrupção de trens, ponte Rio-Niterói fechada nos dois sentidos por meia hora...

    A tarde foi agitada.

    ResponderExcluir
  17. O comentário das 13:27 não só NÃO é fake como é a pura realidade. Moradores da Maré, do Alemão, da CDD, do "Terreirão", de Curicica, e de toda a "região olímpica", costumam compactuar com alguns ilícitos que ocorrem nessas regiões como também atacar "de todas as formas" integrantes das forças de segurança. Muito do que acontece nas regiões citadas é fortalecido pela ação de moradores.

    ResponderExcluir
  18. O "especialista" em helicópteros acordou pilhado.

    ResponderExcluir