Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

COLÉGIO SÃO PAULO - IPANEMA

Vemos a primeira localização do Colégio São Paulo no Rio, no bairro de Copacabana. A Ordem das Angélicas, braço feminino dos Barnabitas, foi trazida para o Brasil para ajudar na educação dos jovens, já que aqui estavam escassas as unidades religiosas de ensino. Então em 1919 as Angélicas tiveram permissão de deixar a clausura e se dedicarem ao uma vida mais ativa. Então no dia 1º de junho de 1922 foi inaugurado, com uma Missa Solene, o primeiro Colégio São Paulo à Rua Barata Ribeiro nº 218, em Copacabana.  Com o aumento das alunas e como já havia um colégio religioso no bairro, o Sacré Coeur de Marie, D. Sebastião Leme, então bispo-auxiliar do Rio, achou conveniente procurar outra casa, em outro bairro. A foto mostra a casa onde se instalou o Colégio São Paulo em Copacabana.

Com a necessidade de um local maior, as freiras adquiriram em menos de um ano a residência de verão da Família Nogueira da Gama, que ficava na Avenida Vieira Souto nº 22 e com fundos pela Rua Joaquim Nabuco, em Ipanema. Esse foi o endereço definitivo do Colégio São Paulo. A foto mostra o casarão dos Nogueira da Gama antes das ampliações que desfiguraram completamente a construção. 

Na época o colégio, no Castelinho, era vizinho da residência da família Modesto Leal de um lado e da família Catão, dona do famoso “Castelinho”, cuja história já foi largamente contada aqui através das fotos de Zsolt Nemeth, morador deste local durante anos. Na época da foto o bonde passava bem em frente do colégio e entrava na Rua Teixeira de Melo, onde tinha ponto final ao lado da Praça General Osório.

Em 1931 foi inaugurada a Capela, benta pelo Cardeal D. Leme. Nesta época foram feitas as primeiras ampliações. Em 1935 o acesso ao colégio se tornou difícil, pois a linha do bonde não mais passava pelo Arpoador. 


Em 1940 novas obras de ampliação. Pouco depois foi inaugurada a primeira parte da nova construção, voltada para a Rua Joaquim Nabuco. Foram criados os cursos Clássico e Científico, conforme determinava a Reforma Capanema.



Aqui vemos o colégio já aceitando meninos. Nos anos 50 foi aberto também o Curso Normal. Ao fundo vemos o Edifício Marambaia, aquele que fica na esquina das ruas Francisco Otaviano, Francisco Bhering e Av. Vieira Souto.


Depois de anos sendo utilizada e ter sido ampliada, a antiga residência dos Nogueira da Gama já não era suficiente para o crescente número de alunos e professores. Optou-se, então, pela demolição dessa construção e em seu lugar foi erguido o prédio que está lá atualmente. O prédio permaneceu em obras durante alguns anos, mas as instalações de salas de aula já estavam prontas. Com essas obras continuando, a entrada dos alunos ficou restrita à Rua Joaquim Nabuco durante alguns anos. No início da década de 80 foi inaugurada a entrada da Avenida Vieira Souto e ela está sendo usada até hoje. Com o fim das obras de ampliação do colégio e todo o prédio apto para seu serviço, a construção remanescente, da Rua Joaquim Nabuco, passou a servir como clausura para as religiosas. 

Fontes: “Carioca da Gema” de Roberto Tumminelli, “Villa Ipanema” de Mario Peixoto, Cau Barata, Claudia Gaspar e Marilúcia Abreu. FB “Rio Casas e Prédios”.

21 comentários:

  1. Colégios administrados por religiosas no passado forneciam às alunas uma educação que incluía atividades voltadas para os misteres do lar, como o corte e costura e o bordado. Aprendiam além de um curriculum escolar vasto o idioma francês. Colégios como o São Paulo, o Sacre Coeur, o Asyllo Isabel, e o Regina Coeli, eram instituições essencialmente femininas. Minha avó paterna foi interna no então "Asyllo Isabel" na rua Mariz e Barros ao chegar de Portugal em 1919. Foi lá que aprendeu o francês e perdeu o sotaque lusitano...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Confesso nunca ter reparado nesse estabelecimento. Geralmente passava pela Vieira Souto à noite dentro do ônibus.

    Vou acompanhar os comentários.

    FF: um membro da trupe presidencial foi forçado a estender sua permanência nos EUA por ter resultado positivo para Covid. Logo o ministro da "saúde"...

    ResponderExcluir
  3. As alunas do Colégio São Paulo tinham o uniforme escolar mais bonito do Rio de Janeiro. Tinham duas meninas no meu prédio que lá estudavam. Se a memória não me trair, era saia quadriculada, tipo escocesa, blusa branca e uma boina branca com pompom quadriculado.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Parabéns ao mestre Dr. Luiz D', desejo um Feliz Aniversário, tudo de bom, saúde, paz e muitas felicidades, hoje e sempre. Um grande abraço.
    Conheço a escola somente por fora, infelizmente ainda hoje o problema da educação básica é bastante grave em todo o Brasil e se agrava a cada ano que passa, muito mais agora com a Pandemia da Covid. Na minha opinião o problema da educação no Brasil é por falta de interesse dos governantes, são necessários 20 anos de investimentos maciços em educação, para levar o País aos melhores níveis de educação do mundo. Mas a quem interessa isso?

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Na região do Meyer existiram vários colégios/asilo comandados por Freiras. O Colégio Coração de Maria era só para moças, atualmente aceita meninos também. FF. Ricardo Galeno: Aguarde mais um pouquinho, além da Santa Helena existiram outras, e outros fatos que acho merecem pesquisa.

    ResponderExcluir
  6. FF2: morreu ontem, aos 90 anos, a comediante Marina Miranda, que por muito tempo fez par com Tião Macalé e também integrou uma das versões da Escolinha do Professor Raimundo. Estava com Alzheimer e internada no Miguel Couto.

    ResponderExcluir
  7. Atualmente não existem mais colégios exclusivamente femininos no Brasil. Os tempos mudaram e atualmente e contrariando o saudoso Tim Maia,"vale tudo". Sim, literalmente vale tudo nos colégios brasileiros, desde moças com cabeça raspada, axilas cabeludas, e enchimentos de espuma para "dar volume" à região pubiana até rapazes "de saia" e cílios postiços. FF: quem lembra do termo "Quinta Coluna", bastante empregado no passado em tempos de guerra? Hoje em dia e guardadas as devidas proporções, existe uma "Quinta Coluna" ainda que velada e bastante evidente, inclusive nas redes sociais e até mesmo "neste sítio", tendo em vista os ataques velados ou não às forças de segurança e aos seus integrantes, ainda que aposentados, típica conduta encontrada nas "comunidades controlada pelo tráfico ou pela milícia. Fica o registro...

    ResponderExcluir
  8. O Colégio São Paulo é mantido e dirigido pela Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria.
    A primeira fundação das Angélicas ocorreu no Rio de Janeiro. Foi idealizada e concretizada pelo Pe. Emílio Richert, que havia empreendido com sucesso o êxodo para o Brasil dos Padres Barnabitas, fugitivos da perseguição napoleônica na França. Pe. Richert, piedoso Barnabita, assumira no Catete a direção espiritual de um grupo de jovens e, sob o olhar da Mãe da Divina Providência, descobrindo nelas o chamado divino para Vida Religiosa, incutiu-lhes o entusiasmo e o desejo de abraçar essa vida na Congregação das Angélicas de São Paulo.
    Entendendo-se com a superiora das Irmãs em Arienzo, Madre Giovanna M. Bracaval, encaminhou duas de suas dirigidas para aquela comunidade: Dulce Monat da Rocha e Daria Taveira Lobato. As duas embarcaram no porto do Rio de Janeiro, no sábado de Aleluia de 1920, chegando a Arienzo no dia 07 de maio. Deveriam receber a formação religiosa inicial e retornarem à Pátria como pioneiras das Angélicas no Brasil.
    A cruz foi a primeira bênção para essa iniciativa missionária: apenas um mês após sua chegada, Daria Lobato foi acometida de pertinaz moléstia, a tuberculose galopante, que dela ceifou a vida no dia 08 de junho. Ela professou os Votos em artigo de morte e é, pois, a primeira Angélica brasileira!
    Padre Richert, Madre Giovanna e a primeira postulante Dulce não se deixaram enfraquecer pelo duro golpe que sobre eles se abatera: estavam ancorados em sólida fé na providência e a esperança de grandes dias para a Congregação mantinha sempre mais ardente o amor que abrasava seus corações.
    Dulce cumpriu seu Postulantado e Noviciado sob a direção de Madre Cecília de Musso e, professando seus Votos, recebeu o nome de Angélica Flávia. Teve a alegria de retornar ao Brasil, aqui chegando no dia 06 de maio de 1922, integrando a comunidade formada por Ir. Gema, que passou o restante de sua longa vida no Brasil, Ir. Agatha Torelli, que voltou para a Itália em 1932, e Madre Cecília de Musso, sua antiga Mestra e agora Superiora, que viria a falecer, de modo edificante, no dia 31 de agosto de 1923, no Rio de Janeiro com apenas 36 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " ... que viria a falecer, de modo edificante, ..."

      o que seria falecer de modo edificante?

      Excluir
  9. As freiras voltaram à clausura e, consequentemente, a administração do colégio estaria a cargo de pessoa não religiosas?
    Coincidência ou não, o Papa João Paulo II ordenou um retrocesso na igreja, retirando algumas ordens religiosas de seus trabalhos comunitários, entre outras atitudes conservadoras, que ajudaram a reduzir a presença de fiéis nas igrejas católicas no terceiro mundo, a partir das duas últimas décadas do século 20.

    ResponderExcluir
  10. Colégio simpático, mas as ex-alunas da nossa geração dizem que as freiras eram muito rígidas para os anos 70!Tive namorada lá e as vezes ia a praia em Ipanema quando o professor da PUC faltava e ela dava tchauzinho da janela (não tinha celular em 1977). FF acho o prédio da esquina da Joaquim Nabuco com Vieira Souto um charme. Namoro o 3º andar que tem bela biblioteca. Morou ali o Marcio Braga, era amigo das filhas dele e frequentei. Vista sensacional. Hoje a região nos fins de semana lembra os hábitos do Afeganistão.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao Mestre Luiz Darcy! Muita Saúde e muitas alegrias em todos os quadrantes, e que esse espaço continue sendo fonte de estímulo e prazer! Uma alegria frequentar esse point digital!

    ResponderExcluir
  12. Não entendo como ainda com toda a tecnologia e conhecimentos ainda há crescimento de igrejas, templos e outras ordens de devoções metafísicas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é puro desespero. Um conhecido meu entrou para a Nação dos 318 da IURD, crente que ficaria rico conforme apregoado pelos vigaristas. Continua na merda.

      Esses farsantes pentecostais são treinados para iludir os desesperados.

      Sem querer defender a Igreja Católica, mas um bispo dela só atinge essa posição após décadas de estudos dr Teologia e outras matérias. Em comparação, qualquer semianalfabeto resolve fundar uma seita pentecostal e já se atribui o cargo de bispo. E quantos pastores conseguem a proeza de falar diretamente com o Espírito Santo, em viva voz e diante dos crentes, num idioma inventado que deve ser aramaico do Cretáceo.

      E realizam tantos milagres.... Não sei por que não fizeram plantão nas UTI's para salvar os doentes de COVID.

      Tem bobo pra tudo.

      Excluir
    2. É mesmo. Ao longo da história a igreja sempre esteve ao lado do poder, por uma razão bem simples: deus é fácil de vender. Depois, ainda não satisfeitos, inventaram um "outro" fácil de vender: o diabo.

      Vou ficar com a tua última frase: Tem bobo pra tudo.

      Excluir
  13. Tendo em vista o comentário das 11:59, a explicação é simples: a grande maioria da população acredita em Deus, ao contrário de uma minoria que prefere acreditar em teorias e ideologias imorais e criminosas que tem o objetivo de corromper moral e socialmente as consciências.

    ResponderExcluir
  14. O comentário das 13:07 do Hélio Ribeiro é totalmente pertinente. Deus não precisa de "intermédiarios encarnados" para demonstrar sua onipotência. A tal "Nação dos 318" é o menor dos males se comparado com a "Fogueira Santa de Israel", que é uma das mais lucrativas campanhas da IURD. Nela, sem entrar em maiores detalhes, o "fiel" é induzido a doar seus carros, imóveis, e investimentos para a IURD, e ficar sob a dependência de Deus, que agradecido devolverá tudo em dobro. Como se diz na malandragem, "enquanto existirem cavalos São Jorge não anda a pé".

    ResponderExcluir
  15. Com relação ao aramaico do Cretáceo, uma vez preparei uma armadilha para um pastor de seita pentecostal (ex-major do BOPE), pai de um ex-namorado de minha filha. Fui convidado a assistir a um culto no templo, e quando ele começou a falar com o Espírito Santo gravei tudo no celular.

    Ao fim do culto, fomos almoçar na casa dele. Pedi-lhe então que traduzisse para mim a fala dele com o Espírito Santo, e a gravei também.
    Meses se passaram e um dia recebemo-lo em minha casa. Relembrei-lhe a fala da época e pedi-lhe novamente que a traduzisse. Já imaginam o resultado: completamente diferente da primeira tradução.

    E tem quem acredite nessas falas, que eles chamam de "falar em línguas". Tupa que o rapiu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal fala é denominada pelos evangélicos como "língua estranha". Não posso avaliar o quanto de falsidade existe (ou não) nessas falas, mas quanto às manifestações metafísicas ou fenômenos que podem ser observados e comprovados no espiritismo a estória é diferente. Mesmo na Igreja Católica eles são admitidos ainda que de forma velada. No tempo em estudei no São Bento conversava bastante com D.Emanuel, já que ele tinha sido colega de meu pai nos bancos escolares, e ele contava que na oração matinal que faziam às 06:00, frequentemente juntavam-se aos presentes monges que tinham falecido nos Séculos XVIII e XIX. As "visões" que apareceram para Joana D'Arc em 1429 segundo a própria Igreja eram de "Santa Margarida", e essas visões foram determinantes para que as forças francesas conseguissem algumas vitórias. Na verdade Joana era analfabeta, nunca feriu ninguém com a sua espada, e apenas galvanizava as tropas, que eram comandadas por chefes militares. Joana também previu a sua captura no cerco de Copiegne e também a sua morte. Além disso após ser queimada viva, o carrasco procurou o seu coração para queima-lo e ateou fogo, mas inexplicavelmente o coração continuou intacto. Tudo isso foi narrado e é aceito pela própria Igreja Católica. Com explicar isso senão admitindo que "há mais coisas entre o Céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia?"

      Excluir
  16. Parabéns, Luiz! Felicidades! Muitos anos de vida! Tudo de bom!

    Mauro Xará,

    Não vou narra a história da empresa em detalhes, não sou especialista.
    Vou publicar uma foto. Na verdade, vou fazer um Onde é?

    E na resposta, farei um texto. Fiz aquelas perguntas só para colocar alguns dados a mais.


    Quando você publicar seu texto, eu vou ler com certeza. Você disse: além da Santa Helena existiram outras, e outros fatos que acho merecem pesquisa.
    Se essas outras empresas existiram na região de Inhaúma, o texto vai servir de fonte de consulta para outros post no blog.

    ResponderExcluir