Total de visualizações de página

domingo, 5 de setembro de 2021

E O RIO ERA ASSIM





 

22 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Literalmente outros tempos.

    ResponderExcluir
  2. Primeira década de século 20, se tornava uma bela cidade, mas na minha opinião o auge ainda viria alguns anos mais tarde.
    Só na última informa onde estava o fotógrafo, então vamos comentar sobre as demais, caso apareça algum "turista": a primeira ele estava no último reduto da França Antárctica, de costas para o Morro da Viúva, a outra na Ilha das Cobras, e a terceira na Biblioteca Nacional.

    ResponderExcluir
  3. Continuo acreditando que se o Brasil tivesse sido colonizado por Franceses ou mesmo espanhóis, estaríamos muito melhor. Apesar dos problemas, Argentina, Chile, e Uruguai, são povos muito mais educados. Comparem Buenos Aires, Montevidéu, e Santiago, com Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, ou Salvador, e a diferença espantosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidência ou não os países citados ficam fora da faixa tropical.
      Não consigo lembrar de uma ex-colônia de sucesso entre as linhas de trópico, seja da Inglaterra, França, Holanda e outros.
      E interessante, o melhor da Austrália fica abaixo do Trópico de Capricórnio, assim como aqui no Brasil a Região Sul também está acima da média.
      Mesmo assim o luso-brasileiro Rio de Janeiro teve os seus tempos de "Paris Tropical", que começou justamente na época das fotos postadas hoje.

      Excluir
    2. Não sei, Joel. Você escolheu a dedo alguns países, mas lembre-se de que França e Espanha colonizaram Bolívia, Peru, México, Venezuela, Haiti, Guiana Francesa, etc. Para qualquer pais colonizador, dá para citar bons e maus exemplos. Vejamos alguns maus: Índia, Guiana, Suriname, Congo Belga, Tanzânia, Zimbábue, Namíbia, Uganda, África do Sul, Argélia, Angola, Camarões, Filipinas.

      E alguns bons: EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia. São exceções.

      Excluir
    3. continuo a dizer que o Rio é a cidade mais linda do mundo, vista de cima. Ao res do chão é uma tragédia. Ao contrário do titular deste fotolog, eu considero o Rio, embaixo, uma mistura de India, Afeganistão e Moçambique. Uma pena... Basta dar uma voltinha no centro da cidade. O cenário é espantoso!

      Excluir
    4. Talvez a origem da nossa desgraça seja mesmo a tão decantada criatividade do brasileiro, de que tanta gente se orgulha e alardeia.

      A Austrália era originalmente uma colônia penal, colonizada 250 anos depois do Brasil, e hoje é o que é. E os colonizadores de lá, tal como os que vieram para Pindorama, incrivelmente eram da espécie Homo Sapiens, tinham uma cabeça, um tronco, dois braços e duas pernas.

      Excluir
    5. 200 anos depois da independência ainda estamos botando a culpa na colonização portuguesa? Isso explica muito...

      Excluir
    6. Concordo plenamente com o nobre Conde. As belezas do Rio são todas elas obras da Geologia. Onde o carioca meteu a mão, o resultado foi devastação florestal e botânica, poluição das águas, destruição de mangues, extinção (ou quase) da vida marinha intra baía da Guanabara e dos rios. E tem quem se orgulhe disso.

      Excluir
    7. Está correto o André Bertoni. Deus foi pródigo em termos de belezas naturais e clima. Mas foi atroz quando povoou o Brasil, e em especial algumas regiões. Não vou entrar no mérito das razões, já que entraria na questão do "karma de cada um". Como quase todos aqui "neste sítio" são católicos ou agnósticos, prefiro me abster de comentar em profundidade. Só digo que há uma razão para isso.

      Excluir
    8. André Bertoni não é o nome do Conde di Lido.

      Excluir
  4. Cidade Maravilhosa
    Mariana Bernardes, Clarice Magalhães, ...

    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil
    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil
    Berço do samba e das lindas canções
    Que vivem na alma da gente
    És o altar dos nossos corações
    Que cantam alegremente
    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil
    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil
    Jardim florido de amor e saudade
    Terra que a todos seduz
    Que Deus te cubra de felicidade
    Ninho de sonho e de luz
    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil
    Cidade maravilhosa
    Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa
    Coração do meu Brasil

    Bom Domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcha composta em 1935. Na época, poderia refletir a realidade; hoje, está totalmente no reino da fantasia.

      Excluir
    2. Pela letra, parece tradução adaptada de música homenageando alguma cidade do Primeiro Mundo. Não fica claro qual seria a cidade. Poderia ser Paris, e o nome original seria "Marveilleuse Ville"; ou Sidney, original "Wonderful City"; ou alguma cidade germânica, como Munique, Viena ou Berna, original "Wunderbare Stadt". Ou até mesmo Roma, "Meravigliosa Città".

      Excluir
  5. Que lindas imagens! Parece até o Haiti antes de 1791 (Allez, le bleu!) e o Congo depois de 1885 (valeu, Leopoldo II!!), tudo colonização boa. Afinal de contas, que mal tem decepar a mão de uma criancinhas e enforcar seus pais, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o documentário “King Leopold Ghost” no Netflix. Deveria ser obrigatório para se ver o que é uma colonização belga.

      Excluir
  6. Bom dia a todos e bom domingo. Poderia ter se mantido assim, somente fazendo a manutenção e retrofits para adequação as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o Morro do Castelo retrofitado seia uma grande atração turística. Museus, galerias de arte, lojas de artesanatos, cafeterias, bares e restaurantes.

      Excluir
  7. Se o Brasil tivesse sido colonizado por espanhóis, ingleses, holandeses ou franceses, isso aqui seria várias republiquetas.
    Pra mim o problema não foi a nacionalidade, mas a cabeça da elite dos colonizadores de então. E ainda tivemos a onipresença da igreja católica, do lado dos ricos e conformando os pobres.
    Como se quer ter uma cidade européia com uma parcela imensa da população miserável? Das duas uma, ou fazer um imenso muro, aos moldes do maluco do Trump, ou eliminar toda a ralé.
    Mas também acho que a gente pinta o quadro pior do que é; há vários países muito piores, muitos com mais de 3, 4 ou 5 mil anos de história...

    ResponderExcluir
  8. O comentário do Conde di Lido não poderia ser mais adequado e sem "panos quentes": A verdade "nua e crua"! A maior parte da população "não tem noção de nada que não seja tosco, grosseiro, e de péssimo gosto", e pior de tudo é que se jactam dessa torpe condição. A "operação de guerra" envolvendo tropas especializadas, central de monitoramento com câmaras de reconhecimento facial, e até drones, e que está acontecendo na orla marítima nos finais de semana e que tem o objetivo de dar segurança para os frequentadores da zona sul, mostra o nível de selvageria a que somos expostos. E quem é esse "inimigo poderoso" que faz com que o Governo empregue tantos recursos? Simplesmente parte de um povo desqualificado ao qual me referi, que é egresso de favelas da zona norte, e que comparece às praias em hordas tal Alarico ou Átila, o huno, e no caminho de volta aos seus distantes redutos depredam tudo o que encontram pelo caminho como lojas, carros, e ônibus, e se tiverem oportunidade roubam e furtam quem estiver pela frente. Pergunto: de que adianta um cenário e uma paisagem paradisíacos diante dessa "pantomima macabra"? Desse jeito "nem visto de cima".

    ResponderExcluir
  9. A cidade está na merda, o povo esta na merda, tá tudo uma merda, e situação só piora… mas fazer o que? Não vou ficar reclamando pois não adianta nada e só da mal humor, ignoro os negativos o máximo possível (haja paciência) e tento aproveitar o positivo, como tomar banho de mar todo dia (cheio de merda). Oops! me lembrei agora que ontem tomei um gole, estou feliz que não fiquei doente.

    ResponderExcluir