Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

MONUMENTO A CABRAL


Postal colorizado de foto de Malta, da coleção do Klerman Lopes. 

Vemos a Praça Cabral, com a estátua de Pedro Alvares Cabral, obra de Rodolfo Bernardelli no seu primitivo local. 

Ao fundo o Hotel Suíço, originariamente residência familiar, na esquina da Rua Candido Mendes. Na casa anexa funcionou o Clube Beethoven, onde havia concertos de música erudita. Esta casa, depois, funcionou como pensão antes de ser incorporada pelo Hotel Suíço. Um pouco à esquerda funcionou o externato do colégio Sacré-Coeur. À direita o cais da Lapa e o aterro da Av. Beira-Mar. 

Recentemente vândalos atearam fogo ao monumento em protesto que está sendo investigado. 
 


3 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Região por onde passei poucas vezes. Algumas vezes fui no centro cultural do "cabeção", as demais só de passagem mesmo...

    Sobre o ocorrido na descrição do último parágrafo, o tema é complexo demais e sou contra qualquer ato de vandalismo, seja qual a motivação que for. Estamos em uma onda revisionista que pode descambar para algo perigoso. Hoje é 6/9. Dia do barbeiro e outras cositas más...

    E aquilo de ontem na estranha cidade???

    ResponderExcluir
  2. O hábito de vandalizar monumentos ou qualquer outra coisa é um reflexo da péssima educação e da falência das leis. Qualquer ato contrário aos parâmetros de urbanidade e de educação deveriam ser durante reprimidos. Reconheço que errei quando afirmei que tínhamos chegado "ao fundo do poço" como sociedade formal, e hoje pela pela manhã percebi a dimensão do erro quando assisti a um telejornal. Não só "não chegamos ao fundo do poço", mas a quilômetros de profundidade "além do fundo do poço". Tudo o que foi dito ontem por vários comentaristas "neste sítio" foi um "elogio", uma ninharia diante do tamanho da desgraça em que vive o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. É preciso, educação, educação, educação, educação, educação, cada vez mais e sempre educação. Isto é muito importante para que as gerações futuras possam vir a ter melhores oportunidades e condições de vida. Educação com objetivos voltados ao desenvolvimento do País, como o realizado em Singapura.

    ResponderExcluir