Total de visualizações de página

sábado, 9 de outubro de 2021

ESQUADRILHA DA FUMAÇA


Esta foto foi publicada pelo Decourt há anos e vemos a região dos postos 4 e 5 em Copacabana no ano de 1965.

Aviões da esquadrilha da fumaça fazem um mergulho em direção aos prédios. A foto engloba os quarteirões entre a Rua Bolivar e metade do quarteirão entre a Constante Ramos e Santa Clara.

No extremo superior direito da foto, vemos que no lugar da fantástica casa dos Smith de Vasconcelos há um terreno baldio, a casa tinha acabado de ser demolida. Um pouco mais para a esquerda vemos o Ed. Guarujá ainda em seu terreno original, com o jardim na frente, obra do Plano Agache que previa isto para evitar a projeção de sombra na areia da praia, e que pode ser comprovado nessa foto, onde a praia já se encontra encoberta pela silhueta dos outros prédios construídos rente à Av. Atlântica. Na sombra à direita ficavam os campos do Maravilha, do Jaime "Pafúncio", e do Dínamo, do Tião.

Vemos também a habitual língua negra da Rua Barão de Ipanema, que mesmo com a construção do interceptor oceânico continua dando o ar da graça.

8 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Infelizmente nunca assisti a uma apresentação da esquadrilha "in loco".

    Vou deixar os detalhes para os especialistas.

    O máximo que eu vi foi caças a caminho de Santa Cruz ou Afonsos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo que a degradação de Copacabana se deve aos grandes túneis e mais tarde ao Metrô. Em 1965 Copacabana ainda era um bairro longínquo, e a "expansão viária" condenou a então "Princesa do mar".

    ResponderExcluir
  3. Espetáculos como esse promovidos pela Força Aérea e desfiles militares sempre foram eventos concorridos desde o tempo do Império, mas desde o final do Século XX e por "razões diversas" passaram a ser eventos de menor interesse. Isso foi um sinal da diminuição ou mesmo da perda de interesse pelos desfiles militares, o que é um péssimo sinal, já muita gente desinformada associa as Forças Armadas com regimes discricionários, o que é uma inverdade, já que elas são e sempre serão o anteparo perene entre a sociedade e a barbárie.

    ResponderExcluir
  4. FF: morreu ontem, aos 70 anos, por complicações da Covid, o cartunista Nani. Também contribuiu com O Pasquim e foi redator de programas na TV Globo, como TV Pirata e Sai de Baixo, entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que devido às sombras nas areias de Copacabana o espaço em frente ao Lido era mais disputado nesse horário que eu não frequentava a praia.
    Alguns acham que o início do fim do paraíso foi com a abertura do primeiro túnel.

    ResponderExcluir
  6. Conheci bem a casa dos Vasconcelo, A Marta era nossa amiga de praia e, várias vezes, apesar de mais velha do que a turma, nos levou para tomar um lanche lá. Ela era o sonho de consumo da turma...

    ResponderExcluir
  7. O progresso é sempre bem vindo, ainda que sua chegada traga problemas irreversíveis. Um deles é a incapacidade de administrar o espaço urbano sem causar qualquer dano, seja ele físico, moral, ou ambiental. A menos que o local seja comparável à Escandinávia, tais problemas ocorrerão em quantidades industriais, embora alguns discordem...

    ResponderExcluir
  8. O pior que no Balneário Camboriú repetiram os prédios rente ao mar.

    ResponderExcluir