Total de visualizações de página

sábado, 11 de dezembro de 2021

FOTOGRAMAS DO RIO DE 1934

Um passeio pelo Rio de 1934, tempo bem diferente do caos atual, em fotogramas de um filme garimpado pelo Nickolas.

A elegância das cariocas caminhando pela Av. Rio Branco era de chamar a atenção.

O tráfego era intenso na Av. Rio Branco e o hábito dos cariocas de atravessar fora da faixa já estava presente.

A Praça Paris bem cuidada e sem grades.

Um dos mais belos panoramas do Rio a bordo de um automóvel conversível.


A Urca semi-deserta ainda com pouquíssimos prédios altos. 

12 comentários:

  1. Esse filme é sensacional, com tomadas no Rio de janeiro (com algumas claquetes), Santos e São Paulo. Imperdível, no YouTube digitar: 1930 - Região Sudeste.. basta isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quero qu vc identifique o carro da foto 5....uma moleza....

      Excluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Impressão minha ou alguém mais acha que algumas fotos estão puxadas para o roxo?

    Outra coisa que chamou a atenção foi a onipresença da senhora. Seria a estrela do filme.

    FF: o restaurante Cedro do Líbano fechará as portas após 73 anos.

    FF2: ligações de telemarketing terão prefixo específico para melhor identificação.

    ResponderExcluir
  3. A moça era a estrela do passeio. E o filme está sim com a cor alterada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas distorções de cor são por causa do filme ter passado por um processo de colorização por inteligência artificial, que tem mais facilidade em acertar os tons do céu, vegetação e, às vezes, pessoas. O resto fica oscilando entre um amarronzado e esse roxo.

      Excluir
    2. sabe tudo o Nickolas. Mestre da colorização!

      Excluir
  4. Era o Rio que tínhamos e não soubemos preservar. O Brasil é um país que "anda para trás" em razão da baixíssima qualidade do DNA dos espíritos aqui encarnados. O Rio teve no passado administrações admiráveis e governos como os de Pereira Passos, Paulo de Frontin, e Carlos Lacerda, entre outros, que deixaram legados permanentes que podem ser vistos até hoje. Uma cidade modelar onde seus recursos bem mais modestos eram devidamente empregados para o bem estar da municipalidade. Atualmente o Rio de Janeiro é "uma cidade africana na América do Sul", e apesar de ser provida de recursos generosos, vive "à míngua" em razão do colossal desvio de seus recursos por sucessivas administrações e que se tornou perene em razão de ser apoiada por um judiciário que consegue ser o mais corrupto do planeta. O que dizer dessas fotos mostrando locais aprazíveis e pessoas "exalando civilidade e educação"?

    ResponderExcluir
  5. Deu no RJTV de ontem que só falta 1 km pro Metrô chegar na Gávea e não tem previsão de acabar. Enquanto em São Paulo estão ampliando uma linha e fazendo uma nova. Os governantes do Rio não tem competencia pra investir em mobilidade urbana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Competência eles possuem, mas falta-lhes caráter e moral. O tal BRT Transbrasil que se arrasta desde 2012 na antiga gestão desse Prefeito e que deveria ficar pronto em 2017, continua sem previsão do término das obras. E esse mesmo Prefeito eleito mais uma vez através de voto popular continua a desfigurar a cidade com suas falcatruas. As UPAS estão falidas, o transporte público está em estado terminal, há milhares de miseráveis e desocupados destruindo o patrimônio público, não existe fiscalização de trânsito, há uma epidemia de gripe em curso, e esse imbecil liberou queima de fogos no Réveillon em diversos pontos da cidade ao som de música eletrônica. Eduardo Paes e seu secretário "Dr. Vacina" possuem uma "sede de dinheiro" semelhante a das igrejas pentecostais. Pior do que essa corja é o "povinho que a colocou lá através do voto"...

      Excluir
  6. FF: A primeira e a terceira fotos no SDR ontem não foram identificadas nem suas localizações foram divulgadas pelo "Gerente"...

    ResponderExcluir
  7. Não sei por que, mas de todos os vídeos que assisti no You Tube sobre o Rio, os que mais me causam admiração mostram a cidade na década de 1930. Gostaria de ter vivido aquela época.

    ResponderExcluir
  8. Quanto às fotos de hoje, a terceira mostra dois ônibus da Viação Excelsior. E o conversível da quinta foto parece ser da década de 1920.

    ResponderExcluir