Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

AERÓDROMO DA PRAIA DA SAUDADE






Recentemente falamos da Praia da Saudade em https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/search?q=praia+da+saudade

Nesta foto vemos como esta praia era há cem anos. Foi Alaor Prata quem concedeu este terreno para o Iate Clube do Rio de Janeiro (então Fluminense Yacht Club). O Fluminense Yacht Club (FYC), fundado por Arnaldo Guinle e outros membros do Fluminense Football Club em 25 de março de 1920, teve seu nome definitivo, Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), em março de 1943. 


Aqui vemos as obras para aterrar o terreno para o Fluminense Yatch Club. Getulio Vargas deu uma ajuda junto a Alaor Prata para a concessão do terreno. A Praia da Saudade foi definitivamente aterrada em 1934/1935, quando foi construído um aeródromo.  A pista utilizada, de pouco mais de 400m de extensão, sempre representou riscos e, por sua posição entre o mar e a Av. Pasteur, acabou por levar as autoridades aeronáuticas a direcionar os pousos e decolagens sempre a partir da orla em direção ao mar e ainda assim houve acidentes. O desenvolvimento e o destaque alcançados pelo Departamento de Aviação do Fluminense Yacht Club deveram-se ao empenho do vice-comodoro de Aviação do clube, Petronio de Almeida Magalhães, da família do nosso prezado Gustavo Lemos.

CORREÇÃO: alertado por tia Milu, embaixadora plenipotenciária do SDR na Urca, esta foto não é do aterro da Praia da Saudade, mas sim do final da Urca. 

PS; o estagiário já foi demitido.



O bairro da Urca já estava implantado. A piscina do Guanabara ainda era a antiga piscina de água salgada e a "mesquita" do antigo Botafogo de Regatas ainda estava lá (as obras no Botafogo e no Guanabara estão ligadas à construção do túnel do Pasmado, no final dos anos 40). 


Aqui já vemos o aterro que funcionava como o aeródromo do Fluminense Yach Club. A foto é do imenso acervo do desaparecido Pgomes sobre esta área. O avô do Pgomes tem inúmeros filmes e fotos do FYC.


Nesta foto podemos observar que ainda não tinha sido construído o Cristo Redentor, que teve a pedra fundamental em 1920, mas só foi concluído em 1931. Esta pista de pouso foi construída por iniciativa do empresário Darke de Matos, que era um entusiasta da aviação e que dá nome a um dos hangares do Iate Clube que existe até hoje. O aeroclube foi desativado em função da interferência com a pista do Santos Dumont que, certa ocasião, provocou um acidente com muitos mortos.  



O segundo, agachado, da direita para a esquerda, é Hugo Christiano Leonardos Hamann, em foto enviada pelo filho, meu amigo. Vemos pilotos e instrutores do Fluminense Yatch Club. Nos anos 40, três pilotos do clube sofreram acidentes fatais enquanto pilotavam. Em 1942, o último incidente registrado foi responsável pelo falecimento de Darke de Mattos, um dos mais ilustres associados do clube. Ainda que lamentando essas perdas, a experiência da Escola de Aviação do Fluminense Yacht Club foi muito relevante, concedendo brevês para 230 alunos até o ano de 1945.

O DAC, em decreto de outubro de 1945, pôs fim à pratica de aviação no Fluminense Yatch Club. Estes hangares que aparecem na foto ainda existem (hoje acolhe veleiros). A antiga rampa utilizada pelos hidroaviões também resistiu até recentemente. Esta pista de pouso foi construída por iniciativa do empresário Darke de Matos, que era um entusiasta da aviação, e que dá nome a um dos hangares do Iate Clube que existe até hoje. O aeroclube foi desativado em função da interferência com a pista do Santos Dumont, que provocou um acidente com muitos mortos.  


 O hidroavião de Petronio de Almeida Magalhães. Chamava-se Santa Ignez.

 

15 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Pelo jeito, o gerente está com dificuldades técnicas hoje.

    Vou acompanhar os comentários. Acho que esta era a área do sumido comentarista PHGomes.

    Hoje é aniversário da estranha cidade.

    FF: morreu ontem nos EUA o guru ideológico do presidente. Tinha sido diagnosticado com Covid dia 16, mas a causa da morte não foi divulgada.

    ResponderExcluir
  2. CORREÇÃO DA TIA MILU:
    A segunda foto de hoje é do aterro do final da Urca.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post. compartilhei na página da família Almeida Magalhães.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Realmente não fazia sentido de ter um aeródromo neste local, principalmente com a proximidade do aeroporto Santos Dumont, já como um Iate Clube é bem mais viável. E o velho ditado também serve para o Iate Clube: "Quem tem padrinhos não morre pagão".
    FF. Tenho a impressão que as eleições de Outubro, levarão o Brasil mais ainda para o fundo do poço, independentemente de quem venha a ganhar as eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas de que a tensão aumentará bem antes de Outubro, pois embora pesquisas fraudulentas e que são manipuladas apontem um favoritismo imaginário, irreal, e totalmente dissociado da realidade das ruas, não tenho dúvidas de que o atual presidente seja reeleito.

      Excluir
    2. Joel caso seja reeleito o Bolsonaro, o caos se instalará no País muito mais pela incompetência do governo, do que por forças contrárias ao governo. Sempre disse desde o primeiro dia deste governo, não se faz liberal da noite para o dia. E no caso de uma vitória do Lula, o caos se instalará também devido a radicalização raivosa que o PT e o Lula farão, conforme ele vem dando entrevistas, mostrando suas futuras intensões se caso volte ao comando do País. Infelizmente até o momento não temos uma liderança moderada que possa desfazer esta radicalização entre ambos, visto que para ambos ela se faz interessante.

      Excluir
    3. Lino, você chegou no ponto crucial: "caso não haja uma liderança moderada que possa desfazer essa radicalização", a História recente já viveu períodos semelhantes...

      Excluir
  5. O hangar 1 existe até hoje e assim é chamado. Usado para veleiros monotipos o porém por ser de aviao nao permite a Entrada com mastro.

    ResponderExcluir
  6. Conseguiram me fazer rir com o comentário de 14:10. Esse completamente dissociado da realidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é à toa que o número do néscio que tentará reeleição será 22. Só sendo muito 22 mesmo...

      Excluir
    2. Deve ter ficado triste com a morte do Olavette.
      Nós dias de hoje "marronzinho" lembrem dele em 1989 ganharia a eleição, sem campanha.

      Excluir
    3. "Dissociados da realidade?" Aguardemos. Quanto a "fazer rir", eu lembro bem dos filmes "Tropa de Elite I e II e sinceramente acho difícil "alguém rir" vivendo naquelas regiões, mas "cada um com seu gosto"....

      Excluir