Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

BAR E RESTAURANTE DO JOÁ


O Bar e Restaurante do Joá já apareceu no "Saudades do Rio" diversas vezes, como em 

https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2019/10/restaurante-do-joa.html e

http://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2017/02/bar-e-restaurante-do-joa.html

Volta hoje com esta estupenda fotografia gararimpada pelo Nickolas (não é colorização).

Vale a pena revê-lo.

19 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    As garimpagens do Nickolas são fora de série. Sempre alguma coisa para nos surpreender.

    Sobre o local não era muito de passar por lá. Somente na época das obras emergenciais no elevado do Joá, quando o trânsito foi desviado em parte para a estrada. Mas confesso nunca ter reparado. Acho até que já estava fechado.

    De resto acompanharei os comentários.

    FF: ontem foi dia de acompanhar o futebol raiz da copa africana, com suas figuras dentro e fora de campo.

    Para a fase final da eliminatória para a copa 2022, foram feitos os sorteios e teremos um confronto entre companheiros de time.

    Senegal X Egito. Mané ou Salah, só um dos jogadores do Liverpool irá para a copa...

    ResponderExcluir
  2. Frequentei bastante no início dos anos 80 o Cassino Royale e se não me falha a memória o Restaurante Joá já estava desativado. Fica exatamente na curva e o visual é belíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Joá me lembra a musica cantada por Ângela Maria.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma curiosidade bairrística do Rio: Joá é um bairro, ou um sub bairro de São Conrado ou Barra da Tijuca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que atualmente é um bairro "independente". Mas se chegou a ser sub-bairro não sei.

      Após 1981 vários sub-bairros da RA de Jacarepaguá foram desmembrados de Jacarepaguá, incluindo a Barra da Tijuca, que ganhou a própria RA.

      Excluir
    2. Bairro oficial. É o menor bairro do Rio inclusive.

      Excluir
  5. Estilo de arquitetura neo-colonial que está completando um século. Em fotos na internet é possível ver que está com alterações que descaracterizaram o estilo.

    ResponderExcluir
  6. Para um morador da Ilha do Governador, era um mundo à parte....

    ResponderExcluir
  7. Ess curva de 180 graus em aclive, top. Era o Mére Louise dos anos 50/60. Nunca entrei. Atrás tinha o namore modernamente. É o velho problema dos restaurantes do Rio; boa vista e boa cozinha nem sempre combinam, salvo num Méridien da vida, no passado remoto, na PJ com clientes top.Faz tempo que não passo por essa estrada. Ainda segura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos condomínios de ruas públicas, fechadas por conta de moaradores, que deve inibir o movimento suspeito até na Estrada.
      Um mirante em frente ao antigo restaurante em foco, também aparece em fotos na internet, fica ao lado de uma portaria com vigias.
      Mas nada garante segurança total.

      Excluir
  8. Infelizmente locais pitorescos como esse não existem mais, pelo menos como no passado. Os motivos são conhecidos por todos. FF 2: O caos foi total e "em dose dupla" na orla de Copacabana e Ipanema. As forças de segurança não deram conta de tamanha desordem. FF: Poucos dias após o início da operação "Cidade Integrada" iniciada na semana passada pelo Governo do Estado os "associados do tráfico de drogas" já se mostraram "botando a cara" para desqualificar a ocupação do Jacarezinho. Não faltaram declarações de "especialistas", "policiologos", e até representantes da OAB desqualificando a iniciativa, passeatas de moradores "teleguiados pelo tráfico" "pedindo paz", e até um incrível número de "denúncias de invasão de residências" por parte de policiais. Por outro lado e no outro eixo da mesma operação e que está se realizando na favela da Muzema, foram presos dezenas de milicianos, diversos prédios foram interditados e demolidos, e "nenhuma manifestação das mesmas entidades que criticam a operação no Jacarezinho', nem tampouco denúncias de moradores dando conta de "abusos policiais". E por que essa discrepância de condutas? O "pau que bate em Chico não tem que bater também em Francisco?" É uma pergunta fácil de se respondida: A milícia não tem a $impatia da mídia, de Ongs, e de inúmeras "Instituições de Estado" e de partidos políticos de esquerda, e por uma razão mais do que no óbvia. Já o tráfico de drogas possui uma "vasta rede de amigos e de apoiadores", inclusive "no cerne do Estado", com os quais costuma $er genero$o, um verdadeiro "Mecena$". Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa da até pena um pensamento assim. Sorte que vcs são muitos mas não maioria. Esse projeto é eleitoreiro assim como tantos outros. O último foram as UPP. Qual a diferença com essas, nem a prefeitura sabia desse lançamento.
      Não adianta enquanto tiver gente comprando droga, coisa roubada, falsificada e tudo mais isso aí vai existir.
      Agora defender Milícia, hora qual a diferença com os traficantes, nenhuma. Milícia tbm trafica, mata e tudo mais.

      Excluir
  9. "Colado" no bairro do Joá tem também o bairro da Joatinga, onde está localizado o Costa Brava Clube e uma praia com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos. Linda foto a construção também é bastante impactante, tudo vai se perdendo com o passar dos anos. Independentemente do tema, tudo que se compara do hoje contra o que era 30 ou mais anos passados, os dias atuais quase sempre perdem, somente os tópicos referentes ao desenvolvimento tecnológico levam alguma vantagem, porém nisso também podemos observar que nenhuma dessas modernidades foram desenvolvidas no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Filha de Jerominho ganha cargo comissionado no governo do estado.

    ResponderExcluir
  12. Sensacional, alguém sabe me dizer em qual endereço funcionava o bar? Para que eu passe por lá, qualquer hora.

    Eu morei alguns anos no Largo da Barra (Barrinha) e frequentava muito o Joá, a região é ótima e pouco frequentada no Rio. A região da Praça Araújo Jorge e arredores, além de ser segura em razão da 16º DP, você frequenta uma das melhores e mais seguras praias do Rio, que é a Joatinga, uma das menores praias do RJ, onde há controle de entrada na praia e é sempre muito bem frequentada.

    Alguém da área?

    ResponderExcluir
  13. Depois que o RJ2 jogou no ventilador, o governo do estado informou que a nomeação da filha do Jerominho seria anulada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Governador Cláudio Castro cancelou a nomeação. A Globo como sempre "fala demais".

      Excluir
    2. Teve que cancelar. Ainda bem que de vez em quando a Globo "fala demais"...

      Excluir