Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

PRAIA DA SAUDADE


 Esta fantástica foto mostra a Praia da Saudade e o Palácio dos Estados em 1908. Foi garimpada pela Iara Teixeira. 

O curioso é que tem na legenda a identificação de Av. Portugal.  Eu achava que o nome era Praia da Saudade e que a mudança foi direto para Av. Pasteur nos anos 20. 

19 comentários:

  1. Aliás acho que mudou para Museu da Ciência

    ResponderExcluir
  2. Ola, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários.

    Meus sentimentos sinceros ao presidente neste dia. Espero que não vire polêmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A culpada. Basta lembrar o que falaram quando o neto do Lula morreu, uma criança, a dor de um avô passou longe de comentários por assim dizer humanos.
      Pq seria diferente agora.
      "Quem semeia ódio , colhe tempestade"

      Excluir
    2. Temos sempre que ser melhores do que eles. Coisa não muito difícil.

      Excluir
  3. e na areia o passado do Iate Clube

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente essa praia era limpa. Imagino que ninguém época da foto tinha o hábito de se banhar ali. FF: "O gato deixou o rabo de fora"

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Dia de acompanhar os comentários dos especialistas.

    ResponderExcluir
  6. Lamentável o destino dessa praia, citada até em obra literária.

    ResponderExcluir
  7. Nos dias de hoje essa obras para o bem e o mal não conseguiriam ser feitas. Sem dizer que o aterro da praia fez de uma área pública virasse privada, neste caso o ICRJ.
    Essa praia se existisse hoje seria podre como a de Botafogo. Bonita pra tirar fotos só.

    ResponderExcluir
  8. Velório da Elza Soares no Theatro Municipal. Mais cedo, o repórter da Tupi chamou de Praça Tiradentes... A apresentadora de TV confundiu Ari Barroso com Haroldo de Andrade.

    O carro de bombeiros com o caixão sairá do local, passará pela orla de Copacabana e chegará no Jardim da Saudade em Sulacap.

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário do que se pensa, Elza Soares sustentou financeiramente Garrincha na maior parte do tempo em que ficaram juntos. Ela ganhou muito dinheiro durante sua vida artística, muito mais do que Garrincha. Não que Manuel dos Santos fosse um "caftem", era apenas um irresponsável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garrincha foi fruto da sua época , Botafogo sugou e se aproveito da pouca instrução e preparo dele, somado isso vem o problema do álcool.
      No livro Estrela solitária deixa bem claro que ela gostava dele de verdade, mesmo na decadência futebolística.
      Triste e ver que ninguém em Brasília vez uma nota sobre sua morte, Elza merecia mais.

      Excluir
  10. Elza e Garrincha foram morar em Ipanema em um apartamento alugado por Elza logo após voltarem de São Paulo após a curta e fracassada carreira de Garrincha no Corinthians. Um amigo do casal foi visitá-los uma manhã e após quinze minutos o casal pediu licença para ir "lá dentro". Depois de meia hora em podiam ser ouvidos todo tipo de sons e ruídos, o casal voltou à sala. Meia hora depois, nova licença para "ir lá dentro" e de novo muito barulho. O homem ficou desconcertado depois de mais quatro "pedidos de licença", e alegando um compromisso se despediu. Essa passagem "pouco verossímil" pode ser lida em "A Estrela Solitária" de Ruy Castro. Isso mostra que o homem era uma "fera"!

    ResponderExcluir
  11. Agora há pouco no RJ2 foi divulgado que os desfiles das escolas de samba foram adiados para o feriado de Tiradentes (por enquanto). Aqui e na estranha cidade...

    ResponderExcluir
  12. Passando pela Transolímpica hoje à tarde pude ver o grande movimento no Jardim da Saudade de Sulacap, por conta do sepultamento da Elza.

    Conheci um cara que lidou quase diariamente com o Garrincha nas incursões etílicas nas biroscas de Bangu, o último local que o "Mané" morou. Disse-me que em alguns bares alguns reclamavam quando ele, o Garrincha, chegava. Não parava de contar estórias e sempre enfatizava, com orgulho, o filho sueco. Enfim, tornou-se um chato, mesmo para os bebuns. Conto assim, mas... triste fim de um grande ídolo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provavelmente o próprio cortejo da Elza Soares passou pela Transolímpica para chegar no cemitério.

      Excluir