Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

RUA PRUDENTE DE MORAIS

A Rua Prudente de Morais, em Ipanema, foi aceita em 1894 em terras do 2º Barão de Ipanema. Recebeu o nome em 1917. Começa na Rua Gomes Carneiro e termina na Av. Epitácio Pessoa, no Jardim de Alá. Fica paralela à Av. Vieira Souto e à Rua Visconde de Pirajá.

Até a década de 1960 era uma rua com muitas casas, sendo que algumas tinham terrenos muito extensos, como a das fotos de hoje, construída por Freire&Sodré, firma da qual mostramos várias casas recentemente.

A casa das fotos de hoje foi construída na década de 1930 e pertenceu a um empresário da Light and Power até ser vendida para a família Gaspar, da qual faz parte Claudia Gaspar, que tem, entre outros, dois livros estupendos sobre o Rio Antigo. Um chamado "Villa Ipanema", em parceria com Mario Peixoto, Cau Barata e Marilúcia Abreu, além de outro chamado "Orla Carioca" - recomendo muito os dois para quem gosta do assunto.

As fotos são do excepcional acervo de Marina Hermanny Freire, neta de Mário Freire, um dos sócios da Freire&Sodré, a quem já pedi autorização para publicar suas fotos.

A casa de hoje ficava defronte ao Country Club. Mas havia outras enormes nessa rua, como a de meu colega de colégio Jorginho, perto da Farme de Amoedo, cujo terreno começava na Prudente de Morais e acabava na Visconde de Pirajá. Ficava no mesmo lado ímpar que a casa mostrada hoje.






10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Área fora da minha jurisdição.

    Outros tempos, com lareira em Ipanema...

    ResponderExcluir
  2. Essa estupenda casa da família Gaspar era palco do churrasco de final de ano de nossa rede nos anos 80, época que os patriarcas ainda eram vivos. Três integrantes da simpática família jogavam conosco, Carlitos, o caçula Neném e o mais velho, que agora não recordo nome À esquerda da primeira foto, existia um grande gramado, onde jogávamos voleibol durante a confraternização anual. Na parte de trás da casa, ficava a bela piscina. Recordo com carinho destes bons tempos!

    ResponderExcluir
  3. Luiz, esse Jorginho não é o mesmo que morreu há uns dois anos e que tinha uma loja de vinhos? Se for eu conheci. Gente finíssima e que sempre morou em Ipanema.

    ResponderExcluir
  4. Foi em uma casa alugada na Prudente de Morais que em 1935 a Polícia descobriu o esconderijo do ex-Capitão Luis Carlos Prestes após o malogrado movimento conhecido como "Intentona Comunista". Prestes já havia fugido, mas foram encontrados documentos importantes e um grande cofre contendo milhares de dólares cujo artefatos explosivo programado para explodi-lo caso fosse violado falhou...

    ResponderExcluir
  5. Se construir e morar em qualquer loteamento quase vazio já é um ato de coragem, imagine no então limite da cidade do início do século 20, cercado de areia e água salgada por todos os lados.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Saudosistas. Belíssima residência, outros tempos, onde não havia problema de segurança. Vamos ler os comentários ao final do dia.

    ResponderExcluir
  7. Vejam como chega a ser ridículo nossa mania de copiar padrões, tem lareira, quando vc vai usar lareira em Ipanema.
    Devia ser para ser "in" naquela época, se dizer o europeia desterrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ou duas noites do ano, no inverno, ventando e chovendo, em uma Ipanema sem os prédios na orla, talvez ...

      Excluir
    2. Ou o projeto deve ter sido feito na europa

      Excluir