Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2022

ONDE É?





 

17 comentários:

  1. Na primeira foto aparece o Plano Inclinado existente no Colégio Regina Coeli na Tijuca a segunda foto mostra o bonde subindo a rua Barão de Itapagipe e prestes a virar à esquerda na Rua do Bispo. A terceira e a quarta foto ainda não identifiquei.

    ResponderExcluir
  2. Na quarta fotografia, um raro Chrysler Regente, creio que 1969. Depois que a Chrysler comprou a Simca, as modificações da linha 67 foram refeitas em 68-69 e a marca passou a ser a da compradora. O Regente era o modelo de entrada, custava 18 mil cruzeiros novos, enquanto o Esplanada custava quase 22 mil. Uma boa diferença.
    Com esses 4 mil você poderia comprar 3 ou 4 Austin A-40, em bom estado, iguais ao que se vê na terceira foto, passando pelo caminhão do açougue. Carros beberrões custavam a metade, como o Jaguar comprado por este biscoito automobilístico, em Quintino e que quase foi abandonado em Pilares. Mas aí é outra história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui aprendemos. Sempre achei que todos eram Esplanada.
      Já no lançamento do modelo eu gostei e pedi ao meu pai para comprar um. Nos meus 10 anos de idade não tinha ideia de que a renda da família ainda estava longe de conseguir um carro 0 km.

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    O gerente está bonzinho hoje.

    A primeira foto já tinha visto, mas confesso que não estou identificando o plano inclinado. Pode ser no centro, mas também em Botafogo.

    A segunda foto parece, sem certeza, ser no Rio Comprido.

    A terceira todos vão acertar, Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel.

    A quarta parece ser Botafogo, mas sem certeza.

    O biscoito identificará os veículos que não são fuscas.

    Hoje as referências a entrar pelo cano irão bombar.

    ResponderExcluir
  4. Em tempo, interessante a propaganda do bonde na segunda foto.

    Marvelneve (ou Marvel Neve) perece ser um produto para passar em couro de búfalo ou em camurça. Mas posso estar errado.

    ResponderExcluir
  5. Chutando : 1a travessa Santa Leocádia, 2a Cosme velho, 3a em frente ABL,4a próximo parque Guinle

    ResponderExcluir
  6. A terceira foto não tem uma boa resolução e a princípio não identifiquei, mas como o nosso "comentarista olímpico" mencionou a 28 de Setembro, eu resolvi examinar com cuidado. O fotógrafo está de costas para o clube A.A.Vila Isabel e mais adiante e à direita está a esquina rua Duque de Caxias, onde aparece uma loja de flores. Um pouco mais adiante e na mesma calçada está a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes e colada à ela ficava a vila de casas onde eu passei a residir ao nascer e após sair da maternidade. Do lado oposto está o "sobrado" que fica na esquina da Gonzaga Bastos, e colado a ele pode ser visto parte do casarão onde funcionava o Prontocor e que onde hoje existe um prédio de apartamentos. Essa foto é do final dos anos 60 e 28 de Setembro ainda tinha o trânsito em regime de mão dupla.

    ResponderExcluir
  7. Sta. Teresa, Rio Comprido, Vila Isabel e Engenho Novo.

    ResponderExcluir
  8. O local da foto 4 faz lembrar a vila onde morava a personagem do filme A Falecida e nesse caso é o bairro vizinho do Eng. Novo, Sampaio. Porém alguns detalhes não permitem ter certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vila que aparece no filme "A falecida" é bem mais profunda, a quantidade de casas é muito maior, e a rua 24 de Maio tem a mão de direção inversa.

      Excluir
  9. Bom dia Saudosistas.
    1ª - Plano Inclinado da Igreja da Gloria
    2ª - R. Barão de Itapagipe, próximo a rua do Bispo
    3ª - Boulevard 28 de Setembro
    4ª - Rua das Laranjeiras
    Volto a noite para ver o gabarito do SDR.

    ResponderExcluir
  10. Não sei com certeza a localização das fotos de hoje.

    A primeira foto poderia ser o plano inclinado que teria existido junto ao antigo zoológico em Vila Isabel? Quando copiei a foto do Correio da Manhã acho que mencionava Vila Isabel.

    A segunda foto não tinha identificação, mas com certeza o Helio tem esta foto e poderá identificar o local.

    A terceira foto, sem dúvida, é na 28 de Setembro.

    A quarta foto é no Catumbi, mas não sei qual é a rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto 3 é na Rua do Bispo sem dúvida. Repare que o bonde já está virando a esquerda na Barão de Itapagipe. Eu conheço bem o local. Quanto à última foto ser no Catumbi, a partir de 1961 o bairro sofreu diversas modificações em razão das obras para abertura do Túnel Santa Bárbara e em razão disso quarteirões inteiros foram demolidos. Diante disso é impossível identificar qualquer rua. Quanto à existência de um Plano Inclinado no antigo Jardim Zoológico, tal hipótese é completamente absurda, principalmente pela ausência de informações a respeito, pela total falta de lógica, e muito mais.

      Excluir
  11. Plano inclinado só conheci o de Salvador e o da Igreja da Penha...

    ResponderExcluir
  12. Como o gerente localizou a quarta foto no Catumbi, a rua pode ser a Carolina Reidner, a do Chichorro ou alguma transversal à Frei Caneca, próxima ao atual sambódromo.

    Lembrando que a região do Catumbi sofreu várias intervenções desde os anos 70 (e até antes). Pode ser até algum trecho que nem existe mais.

    ResponderExcluir
  13. FF. Considerando as comemorações do centenário da Expo 1922, instalada no espaço da então recém estabelecida Esplanada do Castelo, solicito dessa Gerência a possibilidade de postar sobre o tema. Localizei um recente e curioso vídeo sobre a história da fundação da cidade do Rio de Janeiro e o consequente arrasamento do Morro do Castelo, e apreciaria submeter o referido material à apreciação dos ilustres colegas comentaristas. Desde já agradeço a gentileza.

    ResponderExcluir
  14. Colaborações sobre o Rio Antigo são sempre bem-vindas.

    ResponderExcluir