Total de visualizações de página

sábado, 2 de abril de 2022

DO FUNDO DO BAÚ - ARTISTAS


 Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ".

E como o tempo passa: quase todos estes jovens aí de cima já morreram ou já, cheios de rugas, ultrapassaram os 80 anos.

Era uma alegria vê-los nos cinemas de rua como o Miramar, o Leblon, o Astória, o Bruni-Ipanema, o Pax, o Pirajá, o Ipanema, o Alvorada, o Caruso, o Alaska, o Royal, o Bruni-Copacabana, o Metro, o Roxy, o Rian, o Ritz, o Ricamar, o Art-Palácio, o Copacabana, o Flórida, o Paris-Palace, o Danúbio, o Ópera, o Coral, o Scala, o Bruni-Flamengo, o Botafogo, o Guanabara, o Condor (Copacabana e Largo do Machado), o Paissandu, o São Luiz, o Vitória, o Odeon e tantos outros.

Eram tempos dos lanterninhas, das bombonnières, dos bebedouros com água gelada, dos jornais cinematográficos como o "Atualidades Atlântida", o "Actualités Françaises", o "Canal 100" e dos documentários do Jean Manzon.

Eram tempos das sessões com horário de 2-4-6-8-10 ou 14 - 15,40 - 17,20 - 19 - 20,40 - 22,20.

Eram tempos em que, por ser proibido a menores de 14 anos entrar sozinhos em cinemas, tínhamos que ficar junto à bilheteria e pedir para entrar junto com algum adulto, e de termos que falsificar a idade na carteira de estudante para garantir a entrada em filmes proibidos para nossa faixa etária (era uma vergonha, que todos temiam, ser barrado pelo porteiro e ter que voltar à bilheteria para receber o dinheiro de volta...).

Era uma liturgia ir ao cinema. Esperar na fila, comprar a entrada, comprar drops "salva-vidas" (ou Dulcora), entrar rápido para escolher o melhor lugar, paquerar quem estava na sala, esperar a luz apagar (sempre com atraso), fazer shh shh shh para espantar o condor, ouvir a voz empostada do locutor dos jornais, ver os “trailers” e, finalmente, assistir ao filme tão aguardado.

Eram tempos que não voltam mais.

PS: qual era seu filme predileto com cada um desses atores? Escolha difícil, pois cada um deles fez vários filmes inesquecíveis.

Por vários motivos aqui vão meus escolhidos:

Alan Ladd – “Shane”.

Audrey Hepburn – “My fair lady”.

Burt Lancaster – “Sem lei e sem alma”.

Ava Gardner – “Sete dias de maio”.

Clark Gable - não é do meu tempo...

Brigite Bardot – “E Deus criou a mulher”.

Glenn Ford – “Gatilho relâmpago”.

Claudia Cardinale – “O Leopardo”.

Gregory Peck – “O sol é para todos”.

Grace Kelly – “Janela indiscreta”.

James Dean – “Juventude transviada”.

Kim Novak – “Um corpo que cai”.

Paul Newman – “Butch Cassidy”

Gina Lollobrigida – “Cleopatra”

William Holden – “Meu ódio será sua herança”

 Romy Schneider – “O último trem”

 

39 comentários:

  1. Ufa! Parece que resolveram o problema.
    Mas registro que o atendimento da Claro/Net é um dos piores que já experimentei. São confusos, não se falam internamente, informações desencontradas, site e aplicativo não amigáveis.
    Vão perder muitos clientes, acho eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Luiz. Você está longe de ser o único. Também já tive bastante problema com eles. Meu conselho é procurar uma loja própria e resolver presencialmente.

      Excluir
  2. Além do ritual de ir ao cinema essa nova geração perdeu o agradabilíssimo ritual de ir numa locadora na sexta para devolver a fita de vídeo na segunda (e não podíamos esquecer de rebobina la).

    ResponderExcluir
  3. Como este site virou Clube do Bolinha parte da graça em ler os comentários se esvaiu, mas de todo o modo aqui vai um registro. Faltou na relação um famoso ator de filmes épicos e aventuras, por muitos considerado o rei dos canastrões: Victor Mature. Hoje é possível ter acesso no site You Tube às biografias, com detalhes inéditos, de astros do cinema que se foram. Ainda que o nome da série seja macabra (Mundo dos Mortos) vale conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor Mature era um canastrão, mas fez um Doc Holliday muito bom.

      Excluir
  4. Uma volta no tempo. Eu sou péssimo em reconhecimento facial, inclusive de atores. Alguns eu reconheci sem precisar ler o nome deles: Burt Lancaster, Clark Gable, Brigitte Bardot, James Dean e Paul Newman. Outros eu me lembro do rosto mas não sabia o nome: Ava Gardner, Glenn Ford, Gregory Peck, William Holden e Romy Schneider.

    ResponderExcluir
  5. Devolvi todo o equipamento na loja da Claro em 7 de julho de 2021 e estão cobrando até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espera eles te colocarem no Serasa, aí você abre um processo contra eles e arruma um troco.

      Excluir
  6. Agora vamos aos filmes em que alguns atuaram e que consigo lembrar:

    1) Alan Ladd ==> "Shane" ("Os Brutos Também Amam"). Não me lembro nada do filme, porém acho a música-tema uma das mais bonitas que conheço.

    2) Burt Lancaster ==> "O Trem". É o filme que mais vi ao longo da vida. Já o assisti umas cinco ou seis vezes. Tenho o DVD.

    3) Paul Newman ==> "Butch Cassidy". Um clássico. Ele e Robert Redford.

    4) Gina Lollobrigida ==> não lembro o nome do filme. Era uma comédia italiana que fazia alusão aos seios dela. Só lembro da música que de vez em quando tocava e parecia um jingle, assim "Bevete più latte, bevete più latte..."

    ResponderExcluir
  7. Quanto a Brigitte Bardot, ela andou fazendo das suas cantando algumas músicas, uma delas em português: "Maria Ninguém". E como as palavras em francês são oxítonas (cuidado, não é tão simples assim), ela pronunciava "Mariá". E também gravou uma na sua língua natal, música esta que aprecio muito e se chama "La Madrague", nome da mansão dela em Saint-Tropez.

    ResponderExcluir
  8. E agora, já que o gerente me provocou, vou encher o saco de vocês listando os filmes que vi e considero os melhores. Não me perguntem quem são os atores. Apenas em alguns casos sei o nome deles.

    I) FILMES DE GUERRA

    01) Platoon
    02) Tora! Tora! Tora! ==> filme de quase três horas retratando fielmente o ataque japonês a Pearl Harbor, desde o planejamento até a execução.
    03) O Trem ==> descreve um fato real, porém foi dramatizado.
    04) A Ponte do Rio Kwai
    05) A Noite dos Generais
    06) A 25ª Hora
    07) Stalingrad (o filme alemão, não confundir com um outro que se não me engano é americano e tem o mesmo nome)

    II) COMÉDIA

    01) O Dorminhoco
    02) Borat
    03) Um Assaltante Bem Trapalhão
    04) Quem Vai Ficar Com Mary?
    05) Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu!

    III) DRAMA

    01) 12 Homens e uma Sentença (não confundir com "12 Homens e um Destino") ==> espetacular.
    02) O Homem Que Queria Ser Rei ==> maravilha!!
    03) Sob o Domínio do Medo
    04) Amargo Pesadelo
    05) Encurralado
    06) Uma Simples Formalidade
    07) O Dia do Chacal (suspense em alto grau. Não confundir com "O Chacal")
    08) Dersu Uzalá (este filme é um poema, em todos os sentidos: história, paisagens, conhecimento das Natureza, e retrata um fato real ocorrido na Sibéria em fins do século XIX). Recomendo fortemente.
    09) A Visita da Velha Senhora (originalmente uma peça teatral alemã com título "Der Besuch der alten Dame", filmada com ligeira alteração sob o nome "The Visit", em 1964). Desmascara a natureza humana.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa tarde! Tenho uma lembrança de Kim Novak cavalgando nua em um trecho de um filme assistido na televisão aberta há pelo menos 30 anos. A cena me marcou pela estonteante beleza da atriz e talvez pelo horário também. Fui pesquisar para comentar e achei no YouTube. Trata-se de O Grande Roubo do Banco (The Great Bank Robbery) de 1969. Sua cena inicia-se no momento 01:58. https://www.youtube.com/watch?v=jSEQULgF66c

    ResponderExcluir
  10. Há filmes antológicos e não consigo resumir como o Helio.
    Além dos citados de guerra "Fugindo do Inferno", "A queda", "O Dia D", são bons de rever.
    Comédias do Jerry Lewis e do Peter Sellers são ótimas.
    Doze homens e uma sentença tem duas versões. A mais antiga, estupenda, com Henry Fonda e Lee J. Cobb, e outra com Jack Lemmon e George C. Scott, também muito boa.
    A lista é infindável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henry Fonda como “Frank”, em “Era uma Vez no Oeste”, com a inigualável trilha sonora do maestro Ennio Morricone”.

      Excluir
    2. Bem lembrado: "A Queda" é estupendo. Quanto ao "12 Homens e uma Sentença", vi a versão com o Jack Lemmon e George C. Scott.

      Excluir
  11. De todos só não lembro de ter visto filmes do Alan Ladd e da Kim Novak, mas ouvi falar deles.
    Quase todas as atrizes aci.a eram mais bonitas que a Brigitte, mas a sensualidade da magrela francesa deixava muito marmanjo babando na poltrona. Ela também foi mais favorecida pela indústria do cinema europeu, mais liberal que o americano, assim como os anos 60 de tempos também de liberação.
    O que eu não consigo gravar bem são os títulos dos filmes. Outro dia vi a Claudia Cardinale ja bem idosa, mas, comp quase sempre, não lembro o nome do filme.
    Paul Newman fez muitos filmes de ótima qualidade durante sua longa carreira. Muitos com a esposa, num relacionamento que durou bem acima da média dos casais do mundo artístico.

    ResponderExcluir
  12. Por falar em cinema um grande abraço para o oitentão Candeias, grande cinéfilo e aniversariante do dia.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Dr. D'.

    Achei que nem teria postagem hoje.

    Me sinto um peixe fora d'água. Não lembro de ter visto filme desses artistas no cinema. Alguns, só nas exibições na TV. Inclusive o Clark Gable, em "E O Vento Levou...". Não é o mesmo que no cinema, mas foi o que deu para assistir.

    Alguns atores (ou atrizes) ficam marcados(as) por um papel específico ou por um tipo de personagem.

    Nem me atrevo a elaborar uma lista igual a outros comentaristas e o gerente.

    A última vez que fui em um cinema foi poucos dias antes de tudo fechar em 2020. Minha primeira vez foi em 1978.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao Candeias, que também é amante de músicas.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos.
    Lembrei do Cine Veneza, meio escondidinho. E, como insulano, os Cines: Itamar, Jardim, Guarabu e Mississipi; este último fazia frente aos melhores da cidade.
    Parabéns, Candeias!

    ResponderExcluir
  16. Helio, veja a versão com o Henry Fonda. Ele dá um show. É de 1957

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vaga lembrança de ter visto essa versão, há muitos anos, na TV. Mas vou tentar localizar no Youtube. Valeu.

      Excluir
  17. Mix: Dr. Jivago, Esposamante, Dia do Chacal, Estranho no Ninho, Chinatown.

    ResponderExcluir
  18. Em tempo, como já dito outras vezes, meus primeiros cinemas foram os cinco de Madureira. Um pouco mais velho passei a ir nos de outros bairros, como o Lux, de Marechal Hermes, e o Ricamar, em Copacabana. Depois de me mudar, passei a ir nos da Barra e depois nos espalhados pela cidade, no centro, Botafogo e outros bairros (ou shoppings).

    ResponderExcluir
  19. Willian Holden como Pike Bishop e Ernest Borgnine como Dutch Hengstron em Meu Ódio será sua herança foram vilões insuperáveis.## Brigitte Bardot ainda estava "tinindo" ao lado de Sean Connery em Shalako; Paul Newman pouco se parecia com o verdadeiro Butch Cassidy; Burt Lancaster foi muito bem em A um passo da eternidade. Faltou nessa Galeria Humphrey Bogart. Mas vale a pena mencionar o excelente O Vento será tua herança de 1960, com Gene Kelly, Spencer, e Frederick Match. O filme é baseado em um caso verídico ocorrido em 1925 no Tenesse e conhecido como O julgamento do Macaco.

    ResponderExcluir
  20. Dois filmes com James Coburn merecem destaque: o primeiro deles é "The last hard man, lançado no Brasil com o nome de Os últimos machões, e onde contracenou com Charlton Heston; o outro é A Cruz de Ferro, onde é mostrada a Segunda Guerra Mundial na frente oriental sob a ótica alemã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A Cruz de Ferro" estava na minha lista dos melhores filmes. Não coloquei aqui no SDR para não ficar muito longa minha relação.

      Excluir
  21. Uma atriz muito linda era a Janet Leigh. Uma charmosa, mas não bonita (a meu ver), era a Sophia Loren.

    Já para homens, bonitos eram Alain Delon e Robert Redford. Já feio mas que fazia sucesso com as mulheres era o Jean-Paul Belmondo.

    Esqueçam o estado atual de todos. Refiram-se à época em que estavam no auge.

    ResponderExcluir
  22. Ir a um cinema "de rua" é como ir de bonde ao Alto da Boa Vista, ir ao Parque Xangai na Quinta da Boa Vista, ou assistir a um jogo na Tribuna de Honra do antigo Maracanã ouvindo a narração de Waldir Amaral: são realidades que não existem mais! Apenas na memória.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao mestre Lino pelo aniversário neste domingo. Muita saúde e cervejas mofadas.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Saudosistas.
    Melhores filmes que assisti na minha opinião:
    - Um Estranho no Ninho
    - Laranja Mecânica
    - O Poderoso Chefão
    - A lista de Schindler
    - De Volta para o Futuro
    - Um sonho de liberdade
    - 12 Homens e uma Sentença (a primeira versão)
    - O Nome da Rosa
    - 2001 Uma Odisseia no Espaço
    - Um golpe de Mestre
    - Perfume de Mulher
    Com certeza esses filmes são muito bons, dentre centenas de ótimos filmes que já assisti, visto que foram os que me lembrei durante o período que escrevi esta postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino, parabéns pela lista (e pelo aniversário)...

      Alguns gêneros dos filmes mostrados não são da minha preferência, mas são filmes icônicos.

      Excluir
  25. Parabéns ao Lino, grande conhecedor de vários detalhes de cantos do nosso Rio.
    Parabéns também aos tricolores, o Flu foi o melhor nos 2 jogos da final e o melhor da fase que valeu a Taça Guanabara. Na semi-final nem tanto.
    Agora, eu gostaria de entender o que está acontecendo com o Fred, que entrou quase no fim de 2 jogos decisivos, contra Botafogo e Fla, e em ambos foi expulso logo depois, nos acréscimos, parando tudo com anti-jogo violento.
    Muitos fazem esse tipo de coisa, principalmente no futebol sul-americano, parecendo uma orientação tática de comissão técnica, mas nem o Felipe Melo fica com aquela cara de possesso do atacante mineiro. Por conta do olhar dele no campo e até antes de descer para o chuveiro, os mais velhos diriam que ele anda tomando alguma água "aromatizada" no vestiário antes de entrar nos jogos.
    O comportamento dos jogadores, comissão técnica e muitos dirigentes, não só do Brasil, como também da Argentina e outros da América do Sul está deixando o bom futebol do nosso continente cada vez mais distante da qualidade dos clubes europeus, onde até tem reclamações em campo e um pouco de anti-jogo, mas não no nível baixíssimo que a coisa chegou por aqui.
    Ou as comissões de arbitragem e as confederações de cada país, mais a Conmebol junto com a FIFA, dão um basta ou não teremos mais a prática de futebol e sim uma disputa por quem grita mais na cara do juiz e bandeirinhas e arruma mais confusão com adversário, verbal ou, pior fisicamente. E, reiterando, não só dos jogadores em campo mas também com comissão técnica e dirigentes nessa disputa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o Fred, pode ser expectativa pela aposentadoria no meio do ano. E sabe que não importa o que faça vai ter apoio de parte da torcida e até da diretoria do clube...

      O tetra seguido continua inédito.

      Excluir
    2. Fred e muitos outros jogadores do futebol brasileiro jogaram na Europa e eram verdadeiros cordeirinhos dentro de campo. De volta ao Brasil, se aproveitando da permissividade dos nossos juízes (sic), fazem verdadeiros comícios em campo a cada apito. Rafinha e Miranda são exemplos disso também.

      Excluir
  26. Vários dessa lista do Lino (aliás, feliz Aniversário) eu também considero como os melhores filmes que assisti.

    Tem um filme que é pouco comentado e não recebeu grandes repercussões de mídia e público, a qual eu gosto muito: "Muito Além do Jardim", com Peter Sellers e Shirley MacLaine. Adoro esse filme.

    ResponderExcluir
  27. Da lista do Lino, não assisti "De volta para o futuro", "Um sonho de liberdade" e "Perfume de mulher".

    Dos demais, "A lista de Schindler" e "2001 - Uma odisseia no espaço" realmente são excelentes.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Lino, muito sucesso para você!

    ResponderExcluir
  29. Vi todos os filmes menos o do Clark Gable... Fora de brincadeira, vi muitos filmes com esse pessoal. Quanto ao melhor filme que vi fico com o Lino, Um Estranho No Ninho. De Volta Para o Futuro, Um Sonho de Liberdade e 12 Homens e Uma Sentença (1a versão) também são top. Quanto a esse último, Henry Fonda, além de atuar no filme, foi também um dos produtores.

    ResponderExcluir