Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de abril de 2022

FONTE RAMOS PINTO

Conta o Andre Decourt: "Num distante início do século XX vemos as solenidades para a inauguração da fonte Ramos Pinto na Glória. Segundo Luis Edmundo o Brasil era um dos maiores importadores de vinho do mundo, com milhões de litros importados por ano de todas as variedades, do Porto ao mais desqualificado tinto.

Um símbolo desse lucro todo é a fonte Ramos Pinto, construída em mármore pelo famoso escultor Rodolfo Bernardelli e doada à municipalidade.

Sobre a fonte há uma história engraçada: pouco antes de sua inauguração descobriu-se que uma das figuras que ornamentam a fonte, uma ninfa, tinha suas nádegas nuas expostas bem no meio da obra de arte. Protestos de setores conservadores fez com que os escultores adaptassem uma espécie de túnica solta ao bumbum da moça.

A fonte Ramos Pinto originalmente ficou no Largo da Glória, quase na entrada da Rua do Catete, pouco depois ela foi deslocada um pouco mais junto à entrada da via e, já no final dos anos 40, devido a obras viárias no local, foi retirada e colocada entre as duas galerias do recém-duplicado Túnel Novo, onde não se destaca."

 

Neste postal do acervo do Tumminelli vemos fonte Ramos Pinto ainda no seu local original, na Glória.

É interessante notar que a legenda do postal está errada, no lugar da palavra "fonte" está impressa "ponte".

Do casario na foto nada mais existe, só a igreja, o belíssimo Outeiro da Glória, na parte superior da foto. 

Esta foto foi garimpada pelo Nickolas e publicada em 23/11/2015 no “Saudades do Rio”. De lá pincei o comentário abaixo, acho que do Francisco Patrício:

“A tão mal tratada fonte Ramos Pinto foi inaugurada na Glória (mais precisamente no Largo Visconde do Rio Branco) na presença do ótimo Presidente Rodrigues Alves.

 A Casa Ramos Pinto, de propriedade do Sr. Adriano Ramos Pinto era uma pequena empresa em Portugal de Vinho do Porto. Todavia no Brasil foi a pioneira na comercialização deste vinho fermentado com aguardente e, também, durante muitos anos a única que tinha representação no Brasil. O sucesso comercial foi extraordinário, sendo a expressão “Ramos Pinto” sinónimo de Vinho do Porto, inclusive este último termo era quase desconhecido – se pedia um “Ramos Pinto”. Espantosos e extremamente raros são seus cartazes originais no mais puro estilo art-noveau, onde aparece aquela castiça frase: “Os Quinados de Adriano Ramos Pinto são um regalo”.

Sou um fanático por vinhos do Porto como qualquer bom português, que se preze, deve ser. Asim sendo tenho, entre outras preciosidades, dois Vintages Ramos Pinto 1917 além de um cartaz original de 1900/05 que posso fotografar e enviar para que todos possam apreciar.”

Também anotei um comentário que tem todo jeito de ser de obiscoitomolhado: “Temos um Chevrolet 51-52, um Mercedes da mesma faixa e um Fusca. A mim, o óculo traseiro do fusca parece bem maior que o oval tradicional, o que jogaria o ano da foto acima de 57. não deu para distinguir o modelo exato do Mercedes, pode ser um 170S, ou uma 220. A Mercedes-Benz é uma 170S, a gasolina, produzida entre 1949 e 1951. Deu para ver as dobradiças da mala, externas e cromadas, que identificam o modelo, que não saiu a Diesel e nem com o motor 220. O Chevrolet, saia e blusa, é 1951 e o Fusca, de 57 em diante, com aqueles para-choques reforçados que foram lançados aqui. Mas parece que a linha aérea de alimentação dos bondes está lá, bem como o que parece ser um desnível dos trilhos.”

 

27 comentários:

  1. Por esses mistérios do blogspot a legenda da segunda foto saiu com uma formatação diferente...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Nós passamos por vários locais da cidade e nem desconfiamos das histórias por trás deles. Mais um dia de aprendizado e lembranças.

    FF: a greve da Comlurb foi suspensa até o domingo por conta do caos (anunciado) após o temporal da madrugada que, somado ao acúmulo de lixo nas ruas, resultou em alagamentos, principalmente nas zonas sul e norte da cidade. O esforço será limpar essas regiões. Vai sobrar tempo para o resto da cidade?

    Os locais com maior quantidade de chuva foram Guaratiba e Tijuca. Mas o caos se instaurou também na Lagoa, Copacabana, Catete, Cosme Velho, entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo, sobre o conservadorismo da época, outra "vítima" quase foi o Manequinho, instalado originalmente na Avenida Rio Branco. Os mesmos setores conservadores queriam cobrir a genitália do infante, descaracterizando o monumento. Felizmente não foi adiante. Mas não sei se a transferência para Botafogo teve algo a ver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São as mesmas pessoas que hoje são contra uma mãe amamentar em público.

      Excluir
  4. A foto do Túnel Novo deve ter sido registrada em uma manhã de Domingo ou feriado. Não sou especialista em carros mas o Fusca que aparece pode ser de um modelo alemão em razão do vidro lateral traseiro. FF: Eu estava na região da "Aldeia Campista" na hora do temporal que caiu ontem e passei um "sufoco". Tive que estacionar o carro no posto de gasolina que fica na esquina da Teodoro da Silva com Pereira Nunes. Fiquei aguardando cerca de 20 minutos, e como a chuva não parou resolvi descer a Pereira Nunes na contramão, virar à esquerda na 28 de Setembro, e com alguma dificuldade consegui chegar em casa sem qualquer dano ou problema no carro. Mas os "bigodes de água" foram muitos e vi alguns carros abandonados.

    ResponderExcluir
  5. Tendo em vista o comentário das 7:56, o "conservadorismo" sempre foi um dos pilares da sociedade brasileira e as tentativas de enfraquece-lo ou até "esculacha-lo" explicam a razão da franca decadência do que um dia foi uma nação confiável. Além disso a quantidade de agnósticos, ateus, e "estelionatarios da fé" que proliferam no Brasil contribuem para "pintar um quadro de cores bem escuras para o futuro do Brasil".

    ResponderExcluir
  6. Eusebius Sophronius1 de abril de 2022 às 09:34

    ARREPENDEI-VOS! O FIM ESTÁ PRÓXIMO!

    ResponderExcluir
  7. Os conservador e suas hipocrisias kkkk isso rola até hoje.
    Essa estátua merecia um lugar de mais destaque.

    ResponderExcluir
  8. Na última foto, o Chevrolet desfila beleza e elegância. O monumento é bonito, também.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade o escultor do monumento foi o português António Teixeira Lopes (1866-1942),
    baseando-se numa maquete intitulada “Fontaine de Jouvence” - Fonte da Juventude, do
    escultor francês Simeon Eugéne Thivier (1845-1920). Um emissário do governo brasileiro, enviado
    à Europa a fim de examinar a obra, achou escândalo não exatamente na nudez das náiades, mas na
    “pose licenciosa” da mais central delas. O prefeito Pereira Passos encarregou nosso maior escultor à
    época, Rodolfo Bernardelli (1852-1931), de cobrir a calipígia ninfa, o que foi feito através da
    adaptação de uma túnica que chega ao tornozelo da estátua.
    A fonte, transferida para o novo local, foi sendo desfigurada, vítima de vândalos, tornando-se
    banheiro da mendicância. Desativada em 1983, a fonte foi cercada por grades e foi “restaurada” em
    época recente. O Cupido que a encima teve nessa oportunidade, inexplicavelmente, sua cabeça –
    que originalmente tinha uma expressão sorridente e basta cabeleira – substituída por outra bem
    diferente. A original repousa, esquecida, em algum depósito da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  10. Ora, ora, vejam quem reapareceu: o Eusebius Sophronius!
    A qualquer momento talvez a Finólia Piaberelina e a Beatrice Portinari reapareçam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me falha a memória o Eusebius sumiu por 2 anos. Ele deu o seu tradicional alerta logo no início da pandemia no Brasil.
      Lembro também dos bons comentários da Beatrice, mas a Finólia deve ser anterior aos tempos que comecei a ler os posts.

      Excluir
  11. Nos anos 60 me lembro vagamente que após passar no Túnel Novo e chegar em Copacabana tinha um moinho ou outra coisa grande em cima de um loja de plantas?? na esquina da Barata Ribeiro com a Princesa Isabel. O que era? Existe foto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Em geral os pseudo conservadores são sim adeptos do atraso, o que querem no fim e manter os privilégios. Vemos isso hoje, teriamos uma revolução conservadora, o que vemos é atraso. Nada de novo, até piorou. Conservadora era Teacher, Reagen e por ai vai.
    Como estão as coisas hoje nem a lei divórcio teriamos aprovada.
    Vejam onde estou morando atualmente, a maconha e liberada, não vejo legiões de drogados na rua, vejo a mesma proporção que com problemas de alcohol, que álias conservadores usam muito. Não sei se seria a solução mas o lucro não fica com os traficantes.
    Para que a coisa fica mais louca na provincia que moro quem vende alcohol e maconha e uma estatal que tem o monopólio dos dois produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, a hipocrisia está em todos os setores, desde simples comentários, passando por falsa qualificação, e até "de forma geográfica". Faz-me lembrar da peça de teatro "Greta Garbo quem diria, terminou no Irajá" interpretada por Nestor de Montemar. Muda-se apenas os locais, já que o Rio de Janeiro "virou Canadá". "Me engana que eu gosto"...

      Excluir
  13. O homem move o mundo e todas as coisas graças a sua inteligência e capacidade sem precisar da ajuda de qualquer poder sobrenatural. O ser humano se basta e tristes são aqueles que não acreditam que são capazes de grandes realizações. Não há provas concretas de qualquer poder sobrenatural.

    ResponderExcluir
  14. Lá no início do século, em livro ou artigo de jornal que já li via internet, o Lima Barreto ou algum outro escritor da época denunciou o monopólio do vinho português e a dificuldade da cerveja de se estabelecer no mercado, pois naqueles tempos, geralmente fabricada por imigrantes alemães e seus descendentes, não conseguia se estabelecer tanto quanto os vinhos, em restaurantes, butecos, armazéns e outros do ramo da bebida à varejo, quase sempre dominados pelos imigrantes do país do vinho do Porto e de outras variedades da bebida favorita do deus Baco.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Saudosistas. Da fonte Ramos Pinto, vou aprender muito com os comentários, já o Quinado Ramos Pinto, esse eu conheço e bebo desde criança, afinal de contas na casa de Português não faltava esta bebida. Aqui em casa tenho pelo menos uma garrafa de vinho do Porto Ramos Pinto e mais umas quatro ou cinco de outras marcas.

    ResponderExcluir
  16. Há muitos séculos e séculos que existe o conservadorismo e o falso moralismo. Quase sempre é na calada da noite que uns e outros se revelam, apesar de que "todos os gatos são pardos" nas altas horas.
    Conservadores à luz do dia, e só em público, faziam coisas no escuro de deixar o diabo ainda mais vermelho do que o normal.
    Muitos estupradores, pedófilos, adúlteros, pederastas e outras coisas mais também desfilavam como bons chefes de família, senhores de "alta moral" e que se diziam cristãos defensores da tradicional família brasileira.
    E ainda existem muitos deles por aí.
    Observação: de vez em quando aparecia algum insultado, ou seu parente, fazendo justiça pelas próprias mãos, alegando defesa da honra contra os agressores.
    Mas também já vi caso em cidadezinha do interior, de casamento forçado, de homem solteiro que prometeu "amor eterno" à moça, mas já saindo fora depois do consumado antes do enlace matrimonial. Isso em plena década de 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto, e atualmente vemos muitos moralistas, defensores da família e dos bons costumes, ultra direita de carteirinha, que os acessos ao Xvideos pegam fogo... Kkkk

      Excluir
    2. Conheci muitos "falsos moralistas" que sequer permitiam o uso de palavrões em sua presença, e até com a própria esposa o sexo era de luz apagada, de cueca samba-canção", e só "papai-mamãe". Um desses cidadãos era um alto signatário das Forças Armadas e morreu na casa da amante durante o ato sexual, a mulher achou que ele tinha adormecido, e só foi possível "sair de dentro dela" com ajuda externa. O mal estar foi abafado "mas nem tanto". Esse fato ocorreu nos anos 60.

      Excluir
    3. Independente de falsos moralistas ou não, bem antes do surgimento da internet contavam de adultos assistindo sessões privadas de filmes pornô, desde os tempos de filmes em preto & branco rodados em projetores de "cineminhas" fora do circuito oficial.
      Já os mais humildes tinham que apelar mesmo é para as revistinhas do Carlos Zéfiro ou similares.

      Excluir
  17. FF2: acabou há pouco o sorteio dos grupos da copa. Algumas vagas só serão conhecidas em junho mas o grupo do Brasil será quase o mesmo de 2018, com Sérvia e Suíça, mais Camarões. O cruzamento das oitavas será com o grupo de Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul. Nas quartas, se passar, pode pegar a Espanha. Argentina pode ser adversária de semifinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tristes tempos em que temos que dizer, sobre a Seleção Brasileira: "...Nas quartas, se passar, pode pegar a Espanha."

      Excluir
  18. Já tem gente contando com a moleza nos 3 jogos do Brasil na Copa em dias úteis, o que vai continuar, se passar, até a semi-final. Festa da torcida com 13º. no bolso (metade ou até o total).
    E olhe que o entusiasmo pela seleção brasileira é cada vez menos, o que interessa a muitos é fazer carnaval.
    Com exceção do setor de comes e bebes, os demais empresários da indústria e do comércio não devem estar nada satisfeitos com as folgas e esse desvio de atenção em dias de vendas para o Natal.
    Algumas lojas e camelôs devem faturar algum com camisas canarinho (pirata ou não), bandeiras, plásticos, cornetas entre outros badulaques em verde e amarelo, muitos deles encalhe de 2018.

    ResponderExcluir
  19. AVISO AOS NAVEGANTES: sem internet desde ontem à noite.
    Nova postagem aguarda restabelecimento do sinal.

    ResponderExcluir