Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de abril de 2022

HOTEL DOS ESTRANGEIROS

A postagem de hoje conta, mais uma vez, com texto e envelope da coleção do J.P. Braida Lopes, a quem o “Saudades do Rio” agradece.

Hotel dos Estrangeiros (Largo do Machado)

O Hotel dos Estrangeiros foi inaugurado em 1849 e se tornou ponto de referência para a elite política nacional, especialmente para os republicanos. Um casarão com mais de 120 quartos, o hotel serviu de morada no Rio de Janeiro para diplomatas estrangeiros, autoridades nacionais, chefes de estado de passagem pelo país e residência provisória do primeiro presidente eleito do Brasil, Prudente de Moraes, quando este se mudou para o Distrito Federal com sua família, vindo de São Paulo. No início do século 20, o Hotel dos Estrangeiros passou a ser ponto de encontro de diplomatas do Itamarati. Em 1950 o hotel, já decadente, fechou e, em seu lugar, ergueu-se o Edifício Simón Bolívar.


Envelope do Hotel dos Estrangeiros utilizado para enviar correspondência do Rio de Janeiro/RJ para Buenos Aires/Argentina. Carta foi postada no dia 25 de outubro de 1913 e recebida em Buenos Aires no dia 01 de novembro de 1913.


A propaganda do hotel dizia: 

"Hotel dos Estrangeiros 1 Praça de José de Alencar nº 1 Telephone n. 498 

O mais importante do Brasil e o que rivalisa em commodidade, asseio, conforto e tratamento com os melhores hoteis da Europa e da America. Dispõe este estabelecimento de 120 quartos de 1ª ordem; contem um grande salão de jantar, salão de recepção, sala de leitura e bilhares, salão para banquetes comportando 300 talheres, primorosos jardins e arvoredo, lindos terraços para recreio, excellente serviço de banhos quentes, frios e duchas dos systemas os mais aperfeiçoados. Posição única na Capital. Bonds da Companhia Jardim Botanico de 2 em 2 minutos, a todas as horas do dia e da noite. Preços razoaveis." 

Como era comum na época, havia a propaganda em francês: 

"Hôtel des Etrangers Place José de Alencar, 1. Propriétaire: Alfredo E. da Silva Tramways de la Compagnie Jardim Botanico - Prix: 300 rs. - Stations de voitures et de tilburys. Téléphone n. 498. Adresse télégraphique - Hotel Estrangeiros. Salons, salons de lecture, billard, salles pour banquets, etc.

L´hôtel contient 120 appartements de 2 ou 3 pièces chacun. Pension à partir de 10 mil reis par jour, selon le nombre de personnes, la grandeur des chambres. Déjeuner: de 10 h. à 1 h. Lunch -- Diner: de 6 h. à 8 1/2 h. Il existe également, pour la plus grande commodité de Mrs. les voyageurs, deux tables de luxe (sans augmentation de prix) où certains plats à la minute peuvent être servis à toute heure. Bains chauds et froids. 

L´hôtel est situé près de l´etablissement hydrothérapique du Dr. Julio Brandão et l´établissement des bains de mer. Il a signé avec l´entreprise de Voitures Mendes & Cie. un contrat ayant en vue de fournir à Mrs. les voyageurs toutes les facilités de transport. La cuisine est excellente - Les persones malades auront une cuisine spéciale, d´accord avec les prescriptions du médecin. Blanchisserie, buanderie. Atelier de réparations de malles, chaises de voyage. Hygiène parfaite. Succursale à Petropolis: 6 & 8, Avenue Primeiro de Março, 6 & 8".

15 comentários:

  1. Na entrada do Hotel dos Estrangeiros, foi assassinado o Senador Pinheiro Machado, no dia 8 de setembro de 1915, apunhalado pelas costas pelo padeiro Manso de Paiva. Esse fato teve grande repercussão na política brasileira na época. Os investigadores concluíram que o crime não teve motivação política: Manso de Paiva teria agido por conta própria, influenciado pelas críticas dos jornais ao senador.

    Um dos jornais que faziam mais críticas ao senador era o carioca Correio da Manhã, de Edmundo Bittencourt. A rivalidade chegou a tal ponto que os dois marcaram um duelo, em 1906, na Praia de Ipanema, no Rio. A ata que definiu as regras do duelo foi lavrada no Senado, com a presença de testemunhas. E qual foi o resultado? A história foi contada num discurso no Senado em 2010 pelo então senador Paulo Duque, do PMDB do Rio de Janeiro:

    (Paulo Duque) Quando uma das testemunhas sorteadas contou “um, dois, três”, eles se voltaram. O Edmundo Bittencourt, um pouco nervoso, foi o primeiro a atirar, mas errou o tiro. E o que fez o Pinheiro Machado? Atirou para o alto. Olhem que gentleman! Atirou para o alto.
    Mas o duelo não acabou ali, segundo Paulo Duque. Ele contou que Pinheiro Machado e Edmundo Bittencourt decidiram recarregar as armas. Bittencourt, de novo, deu o primeiro tiro e errou. O senador então mirou e acertou o adversário na perna, numa prova de cavalheirismo, nas palavras de Paulo Duque. O médico foi chamado para atender Edmundo Bittencourt e todo mundo foi embora.

    ResponderExcluir
  2. O Jornal O Século, no mesmo dia 9 de setembro de 1915, não deixa dúvida sobre a agilidade dos jornais há mais de 100 anos! Observe-se a abertura do texto.

    "A hora adiantada da tarde em que foi perpetrado o assassinato do senador Pinheiro Machado, quando já havia saido a nossa segunda edição, só nos permittiu que em uma terceira edição dessemos em rapidas notas a noticia confirmadora do crime, quando ainda não se sabiam os pormenores da scena de sangue. Passamos por isso, a narrar, em breves linhas, como occorreu o crime.

    O senador Pinheiro Machado chegava, de automovel, ao Hotel dos Estrangeiros onde ia visitar o dr. Albuquerque Lins, ex-presidente de S. Paulo. Nesse momento encontravam-se na portaria os deputados Bueno de Andrade e Cardoso de Almeida, que chegara pouco antes.

    Conversavam os dois congressistas quando viram o senador Pinheiro que interrogava o porteiro do hotel. Cumprimentaram-se os tres politicos. O sr. Cardoso de Almeida interrogou o general Pinheiro Machado: – Sr. chefe, como passa? O general respondeu brincando com esta expressão: – Adeus bacharel. Você como vae?

    O sr. Cardoso de Almeida declarou, então, sabedor de que o seu collega Bueno de Andrade não encontrara o dr. Rubião Junior, que tambem o dr. Albuquerque Lins se acha hospedado no hotel, o general Pinheiro Machado asseverou que ali fôra visital-o.

    O senador Pinheiro recebeu então communicação de que o dr. Albuquerque Lins o esperava. O sr. Cardoso de Almeida quiz se retirar para os seus aposentos, mas diante do convite insistente do sr. Pinheiro Machado, resolveu acompanhal-o.

    Ladeado pelos dois deputados, encaminhou-se o general do saguão para o interior do hotel. Ao se approximarem o general e os dois companheiros do salão de leitura no hotel, um individuo apunhalou pelas costas o chefe do Partido Conservador. Este virou-se, rapidamente, e exclamou, com indignação: – Canalha!

    O assassino saiu a correr para a praça José de Alencar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinheiro Machado era uma espécie de "eminência parda" da República Velha". Em 1915 "Autoridades Públicas" não dispunham de imunidades legais ou "Gabinete de Segurança", e apenas um "meganha", "um secreta", e quando muito "um jagunço" faziam a segurança, e aí ficou fácil..

      Excluir
  3. Olá, Dr. D'.

    Meu netbook virou tablet. Estou me adaptando.

    Mais um dia de aprendizado. Mas é irônico ver um Manso assassino...

    FF: o jogo do Flamengo hoje no Peru pode não acontecer, por causa de distúrbios nas ruas e toque de recolher em Lima.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Desconhecia como havia ocorrido a morte de Pinheiro Machado. Vamos acompanhar os comentários para aprender.
    FF. A data de entrega do IRPF foi adiado.

    ResponderExcluir
  5. Eu já havia ouvido falar desse hotel mas não conhecia detalhes. Idem quanto ao assassinato do Pinheiro Machado. Textos muito interessantes.

    ResponderExcluir
  6. No subtítulo está Largo do Machado, quando ele mudou para a Pç. José de Alencar?
    Era uma ligeira caminhada até o Palácio do Catete, mas para as sedes do Legislativo provavelmente só de bonde ou tílburi, como era a preferência do Prof. Pintáfona.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Roberto, foi uma licença “geográfica” de minha parte. O Braida Lopes mandou como “Praia do Flamengo” e alterei para Largo do Machado” por ser mais perto.
    O correto seria “Laranjeiras”.

    ResponderExcluir
  8. Eu particularmente lamento que o idioma de cultura internacional tenha deixado de ser o francês e passado a ser o inglês. Sou fanático por ouvir sons dos muitos e muitos idiomas da Terra, especialmente em músicas. E a meu ver o francês é o mais sonoro de todos.

    Também é lamentável que o Esperanto não tenha sido adotado ao menos como um meio básico de comunicação entre os diferentes povos do planeta.

    ResponderExcluir
  9. Não sei se o Código Penal de 1890 permitia duelos, mas se tal duelo ocorresse hoje ambos seriam processados por tentativa de homicídio. Por falar em homicídio e "meio fora de foco" a Justiça atendeu a um pedido da defesa e determinou que Monique Medeiros, a mãe do menino Henry Borel que foi assassinado no ano passado, cumprisse "prisão domiciliar" e usasse uma tornozeleira eletrônica. Como se pode ver a justiça brasileira pode ser cega, mas é "$ábia"...

    ResponderExcluir
  10. Coisas da vida, em 2019 Lima recebeu a decisão da Libertadores porque em Santiago do Chile não foi possível realizar o jogo, devido aos muitos protestos.
    Hoje é a vez da capital do Peru ter jogo cancelado. E, pior, sem tempo para transferência de estádio.

    ResponderExcluir