Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2022

ONDE É?






Esta seção “ONDE É?” lembra o concurso feito há mais de dez anos para identificação de fotos do Rio Antigo. Era um tempo ainda sem o Google Maps, o que tornou o concurso muito interessante. As regras foram estabelecidas pelo Helio Ribeiro. E a premiação foi uma noite antológica no restaurante "Degrau". Todos os vencedores compareceram, bem como cerca de 30 participantes.

Para lembrar:

CLASSIFICAÇÃO DO 1º CONCURSO "SHERLOCK HOLMES" DO SAUDADES DO RIO APÓS A 23ª ETAPA:

1º lugar (Sherlock Holmes) - Andre Decourt com 67 pontos

2º lugar (Columbo) – JBAN com 60 pontos

3º lugar (Hercule Poirot) – Lino Coelho com 51,5 pontos

4º lugar (Maigret) – Mauro.xará com 41,5 pontos

5º lugar (Adam Dalgliesh) – Menezes com 38 pontos

A seguir:

 Joel Almeida com 35 pontos

 Rafael Netto com 27 pontos 

 Docastelo com 25.5 pontos

 Francisco Amaral com 24 pontos

 Marcelo Carioca com 19 pontos

 Colaborador Anônimo com 18,5 pontos

 Valéria com 14 pontos

Conde di Lido com 12 pontos

 Wagner Bahia com 10 pontos

 Afrânio e Ana com 8 pontos

Belletti, Derani e Senna com 7 pontos

Etiel, Milu, Oswaldo Mendez, Rapaz Sério e Vizinho da FAETEC com 6 pontos

Alex com 5,5 pontos

Daniel Brito com 5 pontos

Laerte, Ricardo Galeno e Sabe-Tudo com 4 pontos

Candeias, Christiano Avellar, Eliane Brandão, João Carlos, Lavra, Marcelo Almirante, Plínio e Tumminelli com 3 pontos

Antolog, Aurélio, Cristiano Marinno, Leandro, Luiz Flavio, M. Lobo, Marcio Valente e Renato com 2 pontos

Carlos Siqueira e Nalu com 1 ponto

Prêmio feminino (Miss Marple) –
1º lugar: Valéria com 14 pontos

Ana com 8 pontos
Milu com 6 pontos
Eliane Brandão com 3 pontos
Nalu com 1 ponto

Prêmio Inspetor Clouseau - Alcyone, Alice, André Mauricio, Bárbara Regina de Abreu, Caio, Evelyn, Francisco Carlos, Gilberto Negreiros, Gitano, GMA, Henrique Hübner, Jaime Moraes, Kátia, Leonardo, Manitu, Miguel, Milton Gomes, Paser, Pedro Cesar, Pgomes, Raposão, Roberto Nascimento, Rochacampos, Rômulo Lima, Sara, Sergio Veiga, Silvio, Waltinho e WHM com zero ponto. 

OBS: nem todos deram palpites em todas as etapas.

26 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Saudades de ver alguns nomes na lista. Estranho não aparecer nem no Clouseau, apesar de ter dado meus pitacos na época. Só se o gerente não considerou como palpites "oficiais".

    Sobre as fotos de hoje, não me atrevo a arriscar apesar de a quarta foto não me ser estranha. O biscoito aparecerá para identificar os carros que não são fuscas.

    ResponderExcluir
  2. Acho que só foram citados os que se inscreveram oficialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas regras da época, só valia o primeiro palpite de cada foto. Se este fosse errado, 0 pontos para quem o deu e os demais palpites não eram considerados. Por isso, se Augusto deu palpite após o primeiro, foi ignorado até para o Clouseau.

      Excluir
    2. Helio, diferente de hoje, no Terra os comentários apareciam logo em seguida e, depois, caso fossem ofensivos apagados. Não havia aprovação prévia (outros tempos). Geralmente eu era um dos primeiros a comentar, com algumas exceções. Lembro de o gerente pelo menos em duas oportunidades ter estipulado pontuação para mim. E naquela época nem tinha VAR...

      Excluir
  3. A primeira foto é na rua General Roca na Tijuca e o ano é 1960. O cartaz com a propaganda eleitoral de Lacerda é uma prova disso. As outras ainda estão em análise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corvo, maior apoiador de 64, crente que seria presidente. Ficou a ver navios. Talvez fosse se houvesse eleição, mas a UDN nunca gosto de voto, somente quando ganhava. Depois foi mendigar aliança com Jango e Brizola em Montevideo.

      Excluir
    2. "Eu fiquei muito preocupado. É evidente que a gente tinha ibopes, eu os recebia e senti no começo o Flexa crescendo, porque não tinha adversário. Surge o adversário, e que adversário! O Negrão de Lima, (...) Agora, um político no pior sentido da palavra, tremendo, um articulador político realmente dos mais hábeis que têm surgido durante o meu tempo de vida. E que tinha, nem por acaso, a vantagem de ser amicíssimo do Juscelino, um dos esteios da candidatura do Juscelino, não tinha incompatibilidades maiores com o PTB, porque tinha servido ao Getúlio, porque tinha sido um dos articuladores da ditadura do Getúlio e amigo enorme do Marechal Castelo Branco desde antes de seu casamento, em Belo Horizonte (...), Dona Argen­tina, que eu não conheci, mas a Sandra [Cavalcânti], por exemplo, a conheceu, foi amiga dela, disse-me que era uma senhora maravilhosa, não só de beleza como de bondade. O Castelo era a própria encarnação do viúvo, a lembrança da mulher era uma coisa que o comovia; cada vez que ele falava nela a gente sentia sua emoção. Acontece que o Negrão de Lima tinha sido o orador do almoço do casamento do Marechal Castelo Branco em Belo Horizonte.
      Então, Negrão reuniu todas as condições, e em torno dele o Golberi e os outros membros do sistema montaram a máquina para ele ganhar a eleição.
      (...) Então aquelas forças que se tinham dividido e que tinham permitido a minha vitória com a sua divisão, uni­ram-se contra o Flexa. E a favor do Flexa, tínhamos o quê? Um bom governo na Guanabara. Mas um governo impopular na área federal, que me era atribuído porque eu tinha ajudado a fazer a Revolução, e então tudo que o Castelo Branco fazia me era debitado.
      O governo federal começou a negar os recursos orçamentários que devia pa­gar à Guanabara, votados pelo Congresso, emendas do Senador Gilberto Mari­nho, emendas do Deputado Adauto Cardoso, etc.; que estavam no orçamento,
      mas eles, a título de economia, retinham. Otávio Bulhões, Roberto Campos retinham as verbas e nós engajados em obras como o Túnel Rebouças e outras que envolviam quantias fabulosas. Quando fui pedir ao General Juarez Távora, que era o Ministro da Viação, recursos para ajudar a fazer o Túnel Rebouças, ele me negou. Tivemos que fazer o Túnel Rebouças só com os recursos do DER - Departamento Estadual de Estradas de Rodagem - e o Túnel Rebouças, somadas as duas vias, é do tamanho do Túnel do Mont Blanc (...) quer dizer, fizemos um túnel maior do que esse só com o dinheirinho da Guanabara.
      Então (...)tivemos que atrasar dois meses o pagamento do funcionalismo do Estado, pela primeira vez no governo.
      Quer dizer, o governo federal cortou as verbas, e estávamos engajados em obras que não podíamos parar. Eu não podia parar a obra da água, até porque ela estava amarrada a um empréstimo externo; e eu obrigado a cobrar uma taxa d'água antes que a água existisse. Tinha que impor uma taxa de esgoto para poder fazer o esgoto no Rio de Janeiro, cidade de que dois terços não tinham esgoto, e até hoje a metade dela ainda não tem, e assim por diante.
      Nessa altura, fomos obrigados, em cima da eleição, a atrasar o funcionalismo dois meses. E nosso Flexa eufórico, fazendo campanha eleitoral. Quando surgiu
      a candidatura do Negrão, começou o ibope a inverter a posição; cada ibope que eu recebia estava subindo a candidatura do Negrão e descendo a do Flexa. Eu
      o chamei lá em casa, no apartamento onde eu morava, e disse : "Flexa, quero comunicar uma coisa muito triste." Ele disse : "O que é?" Ele estava em plena euforia. Eu disse : "Você já perdeu a eleição, mas o mais grave não é isso. É que com a sua derrota não vai mais haver eleição direta no Brasil. Então você perdeu a eleição e eu perdi a minha candidatura à Presidência da República; mas o mais grave de tudo isso é que o povo brasileiro perdeu o direito de eleger o Presidente da República. Essa vai ser a conseqüência da sua derrota"."
      - Carlos Lacerda, Depoimento, Ed. Nova Fronteira, 1978, pp. 348-9.

      Excluir
    3. Há algumas incoerência nesse depoimento. O não pagamento das emendas já votadas e aprovadas é uma delas. Onde estavam o "Parlamento" e o Judiciário que não atuaram? O atraso do pagamento do funcionalismo é outra incoerência. Com relação a esta última não tenho certeza e não posso afirmar. Mas vou pesquisar.

      Excluir
  4. Bom dia Saudosistas. Estou saindo agora correndo para a casa dos Netos, hoje é dia de ficarmos com eles. Rapidamente identifiquei a foto
    Nº 4 R. do Senado trecho entre a Av. Gomes Freire e R. Lavradio, o prédio ao fundo em construção é o do BNH.
    As demais vou tentar identificar logo mais quando voltar.

    ResponderExcluir
  5. O mais triste e ver que não evoluimos. Vejam o exemplo do material de construção na calçada obrigando a mãe com uma criança e o carrinho de bebê andar na rua. Coisa que vemos até os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  6. Palpitando, 1 e 2: Tijuca; 3: Catumbi; 4: Centro; 5: Copacabana.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, em termos de não-fuscas, esta coleção está um sucesso!
    Na foto 1, um Buick Super 1949 repousa à sombra e sossegado. Na minha infância, o pároco de Santa Teresa, Monsenhor Nabuco teve um, cinza.
    Na foto 2, Rouen exultaria ao ver um cliente da oficina dos Fondeville, um Peugeot 203 Commerciale de 1950 (Commerciale tinha dois bancos, Familiale tinha 3).
    Na foto 3, um caminhão médio, basculante, Ford 1951, deve ser F-5, passa por um Mopar 46-48. Essa fotografia contou com um reflexo bem estudado pelo fotógrafo; merece um dez!
    A foto 4 já é dos anos 60-70, tem até Corcel e na quinta foto aparece um Aero-Willys 2600, 63-64.

    ResponderExcluir
  8. Na terceira foto o poste em primeiro plano tem uma propaganda para deputado. O nome não está legível, só dá para ler "...lbert...".

    Sobre a quarta foto, o prédio do antigo BNH não fica na Avenida Chile?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, Sim o prédio do BNH fica na Av. Chile, porém nesta época da foto, no início da R. do Senado lá na R. Pedro I, havia um terreno baldio que dava acesso ao morro de Sto Antonio, ficava entre a R. Jardim Silva e o Teatro Recreio, o prédio mais baixo a frente do prédio em construção, era o prédio onde funcionou a Faculdade de Letras da UFRJ. Esta foto deve ser de 1969 ou 1970.

      Excluir
  9. A segunda foto é no Andaraí, a terceira eu ainda não identifiquei, a quarta foto eu concordo com o Lino, é a Rua do Lavradio, e a quinta foto é na Rua Bulhões de Carvalho em Copacabana. A data não pode ser anterior ao ano de 1963, e o Aero-Willys 2600 é uma prova disso.

    ResponderExcluir
  10. Se fosse o concurso Sherlock Holmes, todas essas fotos seriam classificadas como de dificuldade 3 (a mais alta).

    ResponderExcluir
  11. Boiei em todas as fotos, no máximo arriscaria dizer que a última é em Copacabana. Rapaz, como se aprende sobre autos antigos com o biscoito...

    Um cara bom pra seguir nos palpites é o mestre Lino; no Sherlock ficou no G3 da série A.

    ResponderExcluir
  12. Um palpite, após consultar a Hemeroteca da Biblioteca Nacional e o Google Maps.
    Foto 4: Rua do Senado. O endereço da Vidros Casini era Rua do Senado, 50-52

    ResponderExcluir
  13. Voltei para tentar descobrir as demais, fotos.
    Foto 1 - Gen. Roca
    Foto 2 - No topo da R. Maria Amália com Fernandes Vieira
    Foto 3 - Rua Campos Salles, trecho R. Pardal Mallet e Mariz e Barros
    Foto 4 - R. do Senado
    Foto 5 - Com direito a chute. R. Raimundo Correa - Copacabana

    ResponderExcluir
  14. O tempo que se passa visitando o Saudades do Rio é sempre bom, mas no tempo do concurso foi maravilhoso, foi bom demais.






    ResponderExcluir
  15. Como sempre os comentaristas do SDR não decepcionaram.
    FOTO 1 = Rua General Roca
    FOTO 2 = Rua General Roca
    FOTO 3 = Rua Campos Sales esquina com Pardal Mallet
    FOTO 4 = Rua do Senado
    FOTO 5 = Rua Bulhões de Carvalho

    ResponderExcluir
  16. Nem dei palpite. A foto 5 pode ser na parte baixa da Bulhões. Tem uma "Casa" que pode ser uma padaria lá existente hoje. Muitos cantos tem o Rio . Merece vários estudos. Parabéns por sua organização e energia Luiz!

    ResponderExcluir
  17. O grau de dificuldade é altíssimo! A Pardal Mallet é uma rua que não tem mais de 200 metros, fica entre as ruas Campos Sales e Afonso Pena, e apesar de ter sido criado na região eu não a identifiquei. Ninguém poderia imaginar que a segunda foto fosse a General Roca e só pude identificar após o Luiz revelar. Examinei com um forte zoom e o local é exatamente onde existe a UPP do Salgueiro e fica após a cruzar a esquina da Rua dos Araújos e subir o morro do Salgueiro.

    ResponderExcluir
  18. Tô parecendo até o time do Real Madrid, acertei 3 no detalhes. Tô parecendo o Benzemar. KKKKKKKK

    ResponderExcluir