Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2022

IPANEMA - ANOS 70

Esta foto dos anos 70, de Piotr Ilowiecki, mostra a Rua Visconde de Pirajá quase esquina de Farme de Amoedo. Era ainda um tempo em que estacionar em cima da calçada era comum, raramente havendo multas.

Esta esquina pouco mudou nestes últimos 50 anos. O imóvel mais distante continua o mesmo, funcionando um concorrido “galeto”, o Galitos Grill Ipanema. O prédio da esquina mais próxima abriga atualmente uma padaria “chic”. Há uns 20 anos, quando ali funcionava uma loja de sucos, a marquise desabou numa manhã e feriu várias pessoas, inclusive uma prima que quebrou o fêmur. Demorou mas recebeu uma boa indenização.

O pedacinho da marquise que aparece à direita da foto era onde funcionava o Chaplin, famoso bar dos anos 70, cuja foto de propaganda aparece abaixo.


A lanchonete Chaplin fez história em Ipanema, tornando-se um “point”.  Sanduíches caprichados, doces, sucos, sorvetes eram deliciosos. O sundae de baba-de-moça era do outro mundo. Ficava na Rua Visconde de Pirajá nº 187.

Passou por uma reforma na segunda metade da década de 70 e encerrou suas atividades no início da década de 80. O espaço da Chaplin foi dividido em três lojas, sendo uma a Bum-Bum, de biquínis, e outra a Sorveteria Itália que está lá até hoje. As duas outras lojas atuais, ao lado da Sorveteria Itália, são da iDream e da Subway. 

Vemos os postes em estilo colonial, cercados por um banquinho de tijolos onde a turma sentava, comia, bebia e conversava na calçada.  Ficava aberto de 10 da manhã até 2 da madrugada. Aos sábados até às 4 da madrugada.

Era um local badalado com sanduíches como “Filé com Bacon”, “Lombinho com Ameixa”, Presunto à Califórnia”, “Maionese de Siri”, “Mustafá” (pão sírio, presunto tender, pernil, galinha), “Salada de Ovos”, “Hamburgão”.

 

 

13 comentários:

  1. É mesmo impressionante que os prédios nas duas esquinas da Farme de Amoedo permaneçam os mesmos há décadas num tempo em que tudo tem vindo abaixo para a construção de edifícios altos.
    A grande rival da Chaplin em Ipanema era a Chaika que ficava ao lado da padaria Ipanema perto da igreja da Paz. O Bob´s da Garcia e o Gordon faziam outro estilo.
    A moda dos anos 70 era bem chamativa com suas calças bocas de sino e cores chamativas.
    Ótimo resgate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro vivamente das fotos gigantes em preto e branco do Chaplin.

      Depois de muitos anos abandonado, ano passado foi inaugurado o Bar Belmonte na esquina da Vieira Souto com a Farme, ficou muito bonito.

      Já o Bar Boa Praça no Leblon pegou fogo, suspeito que os moradores da vizinhança tacaram fogo… ;)

      Excluir
  2. Olá, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários. Tenho a impressão que eu já vi a segunda foto em uma revista Manchete. Ou uma muito parecida.

    O biscoito se recusará a identificar os veículos da primeira foto? Digo, os que não são fusca, passat ou kombi.

    ResponderExcluir
  3. Em 1970 e 1971 eu passava a pé diariamente nesse trecho da Visconde de Pirajá. O Chaplin era uma "tentação" para mim, mas eu não tinha dinheiro para comer um sanduíche de "Lombinho com Abacaxi" diariamente, no máximo três vezes por semana. Quinze anos mais tarde passei a frequentar novamente a região em razão de minha então noiva residir lá. Nos anos 80 a "Chaika" era a queridinha do bairro. Era a padaria mais concorrida, mas os preços eram "salgados".

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Embora nos anos 70 Ipanema e Copacabana fosse minha área de trabalho, fazia apenas passagem pelo bairro. Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. Em 1977 e 1978 quando saía da New York City, uma ida ao Gordon era obrigatória. Tempo bom.

    ResponderExcluir
  6. òtimo post. Uma Ipanema mezzo boemia, mezzo juventude transviada/surfista surgindo. Já procurei algumas lojas icônicas em imagens, mas não achei muito. Bibba, Godspell (onde eram encomendadas as pranchas de surf do Rico com o .. Peti, o Menino do Rio), Aniki Bobó, a sofisticada Michel, ao lado do Bob´s. Dos restaurantes conheci a Carreta era top, já muito bem descrita aqui, ao lado da Romagnolla, sorveteria. No programa Flavio Cavalcanti havia uma competição por bairros. A circulação do Pasquim era um must. Vida noturna intensa. Cinema PAX. Loja Magno de bermudas de nylon que assavam as pernas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A loja de moda masculina Michel que conheci e onde comprei o meu terno de casamento na Visconde de Pirajá não ficava ao lado do Bob's e sim do lado oposto e quase na esquina de Maria Quitéria. Não sei se havia outra na mesma rua.

      Excluir
    2. Eu acho que era mesmo do lado do Bob’s como disse o GMA.

      Excluir
    3. Eu me lembro muito bem, foi em 1987, tenho certeza. Ainda tenho esse terno.

      Excluir
  7. Bom dia a todos. Ipanema era fora da minha jurisdição, passei a frequentar Ipanema nos anos 70 quando ia encontrar na praia com amigos do Vestibular que eram locais. Cheguei a ir em alguns dos locais citados, mas o que eu mais gostava era do Amigo Fritz na Barão da Torre.

    ResponderExcluir
  8. Ao menos hoje na Zona Sul é dificil ver carro na calçada, um gota de civilidade no mar de falta de educação que vivemos.
    Lamentavelmente na Zona Oeste ainda convivemos com isso.

    ResponderExcluir
  9. Cheguei a ir ao Chaplin com minha avó em janeiro de 83 ou 85. Lembro que pedi um sorvete enorme, recordo tb que o guardanapo tinha o logo deles e achei muito legal, levei vários. Lembro pois não morava no Rio, tudo era novidade.

    ResponderExcluir