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quarta-feira, 20 de abril de 2022

TRAMPOLIM DO DIABO









 Relembramos hoje aspectos do “Circuito da Gávea”, o “Trampolim do Diabo”, com fotos do acervo do "Correio da Manhã".

A partida era no final do Leblon, em frente ao Hotel Leblon, subia pela Av. Niemeyer e descia pela Rocinha e Marquês de São Vicente, com a chegada no ponto de partida, 20 voltas depois (223,2 km).

A 1ª corrida foi em 1933, sendo vencedor Manoel de Tefé, com a impressionante velocidade de 67 km/h. Anos depois, em 1937, quando a largada já era na Rua Marquês de São Vicente, Irineu Correa, o vencedor de 1934, morreu na 1ª volta ao chocar-se contra uma árvore, em frente ao Jockey Club.

Chico Landi foi o maior vencedor. Carlo Pintacuda era outro famoso vencedor. Fangio correu uma vez, mas só completou duas voltas. 1954 foi o último ano de corridas naquele local.

PS: não achei o “link” para a narração de uma corrida no “Trampolim do Diabo” (ou “Três pulinhos do Diabo) no programa PRK-30 de Lauro Borges e Castro Barbosa. É engraçadíssima. Talvez o Helio Ribeiro consiga achar e colocar por aqui.

13 comentários:

  1. Eu gostaria muito de ter assistido a uma corrida de baratinhas como essa das fotos de hoje mesmo com todo o perigo de ser atingido por um dos carros. O cara que ia a bordo junto com o piloto era um mecânico?

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  2. Olá, Dr. D'.

    A cidade tem um histórico de corridas de automóveis em vários circuitos, mais ou menos conhecidos, por mais ou menos tempo.

    O circuito da Gávea é só um deles, mas que marcou a sua época, assim como os circuitos (de rua) da Barra, de São Cristóvão (Quinta), Castelo (tema de uma postagem minha há tempos no finado Fotolog), entre outros. A partir dos anos 60, foi usado o autódromo em Jacarepaguá até 2012, quando aconteceram aas últimas corridas e competições.

    Há algumas semanas, depois de um hiato de 10 anos, a cidade foi sede de uma etapa da Stock Car na pista da Base Aérea do Galeão em um circuito que homenageava as várias pistas da cidade e dos arredores, como Petrópolis e São Gonçalo, que também tiveram corridas no passado.

    Uma das equipes da Stock Car era de Mauro Vogel, cujo sobrenome é conhecido no meio automobilístico. Está prevista uma etapa da Formula Indy, também no Galeão, ainda este ano.

    Espero que os especialistas identifiquem os automóveis.

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  3. Em tempo, sobre a postagem de ontem, como lembrado, enquanto duraram as restrições para as importações, as barracas com produtos importados e até o "supermercado" fizeram grande sucesso. Nos últimos tempos as maiores atrações eram as bebidas e o bacalhau (a feira sempre foi próxima ao Natal).

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  4. Vou tentar achar.

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  5. Enquanto a narração ao vivo não vem, um vídeo sobre o Circuito da Gávea (1934):
    https://www.youtube.com/watch?v=lguqmuCGNaI&t=186s

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  6. O apelido de "baratinha" para esses bólidos era bem apropriado. Pareciam mesmo com baratas. Lembram aqueles jogos de carrinhos, com pistas de papelão com casas e onde eles se moviam de acordo com os pontos dos dados? Eu tinha um onde os carrinhos eram justamente essas baratinhas.

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  7. Sobre a hilária gravação da PRK30 havia um registro no canal You Tube que teria sido enviado pelo comentarista Candeias. A conferir.

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  8. Bom dia Saudosistas. Dia de aprender sobre as corridas de ontem na cidade que não consegue fazer um autódromo permanente. Um bom autódromo e bem administrado poderia ser uma boa fonte de arrecadação com o turismo, para uma cidade que tem como última oportunidade de sobreviver a indústria de turismo, pois as demais só se retiram da cidade.

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  9. Tempos heroicos dos pilotos de baratinhas.
    Coincidência, ontem vi vídeos de corridas em Targa Florio na Itália, também no estilo Trampolim do Diabo, com carros de todo tipo e que durou pelo menos até a década de 70.
    Sobre identificação dos bólidos, na foto 1, um é Ford depenado, mas o outro com bandeira do Brasil pintada na grade do radiador deve ser de difícil identificação até para alguns especialistas que passam por aqui.
    No mais... muito Alfa Romeo.
    Irineu Correa na verdade morreu em junho de 1935 e teve um grande funeral em Petrópolis. Jornal da época informou que petropolitanos prometeram até vaquinha para instalar escultura em sua sepultura. Não sei se cumpriram.

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    1. Desculpe intrometer, mas o carro da foto 1é um Lincohn ou um Terraplane. Os Fords não possuíam grades quadriculadas.

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  10. Vendo o vídeo postado às 08:31, apareceu à direita na página do youtube a indicação do vídeo da PRK-30
    https://www.youtube.com/watch?v=lHa54mLlt6g&ab_channel=CarlosCandeias

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  11. Esta mesma! Hilária. Humor ingênuo e que faz rir. Obrigado J.P.

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  12. O trampolim do diabo faz jus ao nome. Quem já foi para São Conrado pela Rocinha sabe bem como é. Segurança zero na corrida e emoções a mil. Guardadas as devidas proporções, a corrida era a Mônaco dos trópicos, correr MARgeando..

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