Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2022

IPANEMA - CASA BARREIRA VIANNA

Com a ajuda do GMA, que enviou a maioria das fotos da coleção de José Baptista Barreira Vianna, do acervo do IMS, e com a foto colorizada pelo Achilles Pagalidis, vemos a Ipanema da virada do século XIX para o século XX. Muitas informações são do Sindegtur.

Há provas que os primeiros agrupamentos indígenas assentaram naquela região por volta do século VI. Um mapa francês de 1558 situa duas aldeias tamoias naquelas plagas, uma em Ipanema (aldeia “Jaboracyá”) e outra no Leblon (aldeia “Kariané”). Ambas sobreviveram aos primeiros anos da cidade, mas foram eliminadas em 1575 pelo “Governador da Parte Sul do Brasil”, Antônio de Salema, que desejoso daquelas terras, em seu mandato de três anos (1575-1578) mandou colocar roupas de doentes nas matas da região, eliminando os índios por contágio. 


Após passar por diversos proprietários, no século XIX toda a orla marítima da Zona Sul, possuía então o nome de “Fazenda de Copacabana”. Em 1845 o empresário francês Carlos Leblon (Carlos, e não Charles, como muitos afirmam) comprou as terras e instalou no final da praia sua fazenda e empresa de pesca de baleias, a “Aliança”. Carlos Leblon vendeu suas terras da “Fazenda Copacabana” em 1857 ao tabelião e empresário Francisco José Fialho, que adquiriu a parte que ia da atual rua Barão de Ipanema, em Copacabana, até o pico dos Dois Irmãos. Fialho, envolvido em vários negócios (dentre eles a restauração do “Passeio Público”), vendeu suas terras em 1878, divididas em dois grandes lotes. A área do lote um, correspondendo ao atual bairro do Leblon foi retalhada em três grandes chácaras, vendidas a particulares, um deles o português José de Guimarães Seixas, famoso por manter um quilombo em sua chácara no “Morro Dois Irmãos”, onde hoje está o Clube Federal. O lote dois, que era o maior, ia desde a atual Rua Barão de Ipanema ao que é hoje o Canal do Jardim de Alá, abrangendo desde o atual posto 5 em Copacabana até toda Ipanema, foi adquirida pelo fazendeiro e Comendador José Antônio Moreira Filho, que logo pensou em criar ali um novo bairro, que batizou de “Vila Ipanema”, em homenagem a seu pai, o 1º Barão e Conde de Ipanema.

 

Em 1902 existiam cinquenta casas próximas ao Arpoador, com, aproximadamente, quinhentos moradores. Em 1906 já residiam em Ipanema 1.006 moradores, em 118 residências. Quatro anos depois, em 1910, eram 175 residências. Entre as pioneiras a da família Barreira Vianna.

O comerciante português José Baptista Barreira Vianna (1860-1925), chegou ao Rio de Janeiro em 1875. Trabalhou no comércio antes de abrir uma loja de produtos importados da Europa no Largo da Carioca. Morava na Tijuca com a esposa, Laura Moreira e seis filhos. A foto mostra os muros de sua nova casa em Ipanema.


No final da década de 1890, Barreira Vianna adquiriu um terreno do loteamento do Barão de Ipanema (Villa Ipanema), exatamente na esquina da atual Avenida Vieira Souto e Rua Francisco Otaviano, exatamente ao lado de onde seria construído mais tarde o Colégio São Paulo. 


O projeto e a construção da nova residência, que seria a primeira na praia e uma das primeiras do bairro, foram confiados ao arquiteto Rafael Rebecchi, ficando pronta a tempo de a família passar a virada do século em seu novo endereço. 

Em sua oficina, que ficava ao lado da casa, Barreira Vianna construiu uma miniatura de bondinho elétrico, que corria em trilhos que ficavam no jardim e atravessava uma ponte sobre um lago. Anos depois, devido a problemas financeiros, ele vendeu a casa para o Conde Modesto Leal.

O senador João Leopoldo de Modesto Leal, Conde de Modesto Leal pela Santa Sé (1860?-1936), e que tendo começado na vida como vendedor de sucatas, chegou a ser o homem mais rico da “República Velha”. Basta dizer que ele era o maior contribuinte do Imposto Predial da Capital da República, de 1902 a 1918. Era também Diretor da “Companhia Jardim Botânico” e grande acionista de outras empresas de bonde. Foi um dos fundadores do “Clube de Engenharia” em 1884. Foi dos primeiros “aventureiros” de Ipanema. 


Data de 1894 a fundação da Vila Ipanema, porém somente com a chegada do bonde, em 1902, o bairro tomou impulso. Os primeiros bondes chegavam à Praça General Osório pela Rua da Igrejinha (a Francisco Otaviano) e pela Avenida Vieira Souto, até a estação na esquina da hoje Rua Teixeira de Melo. Somente em 1914 as linhas de bonde iriam chegar no Bar 20, ao final da Rua Visconde de Pirajá. Em 1938, com o abandono da linha da Igrejinha, os bondes passaram para a Rua Francisco Sá.

O Arpoador visto da casa dos Barreira Vianna. 

O primeiro bonde a chegar a Ipanema era uma linha particular do Barão de Ipanema, em trilhos de madeira. Pertencia ao ramal da Igrejinha e saia da Praça Floriano e ia até Ipanema, onde já exisia o restaurante do Coronel Antônio José da Silva, com o claro intuito de vender terrenos.


A casa vista desde a Praia de Ipanema.


9 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Hoje é dia de aula e de ficar acompanhando os comentários.

    ResponderExcluir
  2. Em 1938 meu avô paterno alugou uma casa na rua Teixeira de Melo em razão do estado de saúde de minha tia, então com três anos, pois o ar da praia lhe faria bem. O amigo de meu avô, dono da casa, ofereceu-lhe a casa a um preço aceitável e com o pagamento "a perder de vista". Meu avô recusou a oferta alegando que a região "era desertica"... FF: Um Supermercado em Inhaúma foi saqueado por mais de cem moradores do Complexo do Alemão, destruindo parte das instalações, mercadorias de todo o tipo, e roubando dinheiro dos caixas, levando pânico aos clientes e funcionários. De acordo com investigações, foi a mando do tráfico sob a alegação de que "não pagaram a taxa do tráfico". FF 2: Uma menina de nove anos foi baleada no olho esquerdo na Vila Kennedy atingida por "bala perdida" disparada por traficantes em disputa de pontos de venda de drogas. Não havia Polícia no local. Até o momento não se viu manifestaçoes de políticos, OAB, "narco-defensoria", Ongs, etc, nem tampouco centenas de desordeiros incendiando ônibus, depredando patrimônio alheio, nem "pedindo justiça". E ainda há pessoas que ficam indignadas quando afirmam que essas pessoas "são gente de bem"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse isso a minha mulher quando vi as imagens de vídeo, pode ter certeza que é uma retaliação do tráfico da região, ou o supermercado não aceitou pagar a caixinha ou não está pagando em dia. Eu se sou dono do supermercado fecho o negócio, demito todos os funcionários e digo para cada um deles a razão que eles estão perdendo o emprego. Foi exatamente igual o que ocorreu com o Carrefour em frente ao Borel na Tijuca.

      Excluir
    2. Triste quando falo que no Rio só vai sobrar traficante, miliciano e funcionário público (pode ser os três em um tipo PM).
      Sobre o saques com certeza o supermercado não aceitou algum arranjo, não deve pagar o "fecho" da PM.
      Vai acabar fechando prejudicando que trabalha nele, os consumidores e o estado pelos impostos.

      Excluir
    3. Sobre esse areal lembro da Barra e recreio assim no começo dos anos 80. Ninguém queria morar lá.

      Excluir
  3. Bom dia Saudosistas. E assim vou aprendendo como se formou a zona Sul do Rio de Janeiro, vamos aguardar os comentários com maiores detalhes, para sabermos mais.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa história.
    Será que o investimento na linha de bonde nesse Saara aí teve um bom, ou até ótimo, retorno?
    As casas compridas, construídas nas laterais com certeza eram para os serviçais da mansão, além de um espaço para guardar tranqueiras de jardineiro e outros profissionais e amadores da residência.

    ResponderExcluir
  5. Sempre uma alegria colaborar com o SdR! Salvo engano na divisão municipal do Império, a Freguesia da Gávea ia de Copacabana a São Conrado. Depois é que vieram as subdivisões. Imagino a Ponta do Arpoador servindo de local para pesca de arpão. Mais no passado mapas franceses mostram as naus das tropas invasoras se posicionando entre Copacabana e Ipanema. NO livro da Muy Leal e Heroica, há uma gravura de desembarque de escravos contrabandeados na Praia do Arpoador (vou conferir a imagem). Com o Rio saturado de construções começa uma nova fase de demolições e reconstruções. É a MOZAKIZAÇÃO da Urbe. Bela colorização.

    ResponderExcluir
  6. Bele história, embora para mim se trate de região que eu não costumava frequentar.

    ResponderExcluir