Vemos a Avenida Atlântica dos anos 60. Havia horários em que era mão-dupla e horários em que a mão de direção era única para o Leme ou para o Posto 6.
O fusca vermelho está bem em frente à "Casa do Vaticano".
Notar como os prédios ficavam perto da areia e como a calçada era estreita.
Detalhe da primeira foto. Vemos lá no fundo o prédio do Hotel Miramar, que tinha um ótimo terraço. Ali se podia beber tranquilamente, ao som das gostosas músicas da época.
E, logo antes do hotel, o Posto Texaco que durante muitos anos resistiu à especulação imobiliária.
Nesta foto colorizada pelo Nickolas vemos o também simpaticíssimo bar na varanda do Hotel Miramar e, do outro lado da rua, o Posto Texaco.
Outra foto do Hotel Miramar e do Posto Texaco na antiga Av. Atlântica. Destaque para o Standard Vanguard 1953.
São em verdade três fotos, sendo que "as três primeiras" são a mesma foto. Pela forma como os pedestres estão trajados e pelo Volkswagen 1600 vermelho, a foto é de 1969 ou 1970. Na quarta foto dos anos 50, as beldades balzaquianas conduzem comportados meninos trajados com o esmero dos "bem nascidos", com roupas compradas no "Príncipe", e com cabelo cortado à moda "Príncipe Danilo". A última mostra um Fusca alemão de último modelo com o óculo traseiro de formato oval. O "banhista" parece não ter o que fazer ..
ResponderExcluirOlá, Dr. D'.
ResponderExcluirAvenida Atlântica era caminho de casa quando pegava o 2113, depois 332, em Botafogo. Algumas vezes, nos anos 90, quando visitava um colega de UFF na Paula Freitas, pegava o ônibus lá.
De resto, deixo os detalhes para os especialistas.
Sobre a pergunta de ontem, será que caiu no anonimato?
Bom Dia ! Nesta época eu já "desfilava " no bairro com um DKW .
ResponderExcluirCasa do Vaticano com sua história rocambolesca, boate Help com muitas saliências e futuro MIS cuja obra se arrasta mais que obra de igreja Tudo isso no mesmo lugar. A avenida Atlântica antiga era um charme mas inviável para o tráfego atual.
ResponderExcluirCesar, já de antemão me desculpando pela insistência, percebo que em seu comentário deixaram de ser apostas algumas vírgulas. Sempre digo: um bom português é o cartão de visita...
ExcluirA foto do bar do Miramar é linda e passa a sensação de uma cidade civilizada. Mesmo que de dia faltasse água e de noite faltasse luz, só poder sentar num bar de calçada e andar pela rua em segurança já era uma notável vantagem.
ResponderExcluirNa primeira foto vemos um Chevrolet 64 e o carro do meio creio ser um Fiat,o Biscoito vai me corrigir...na última temos várias beldades:Vanguard,Kaiser,Vauxhall,Peugeot,Citroen,Buick,Pontiac,Chevtolets,Cadillac,Mopar dos 40...
ResponderExcluirOps,Kaiser não..é um Frazer de 49 se não falha a memória
ResponderExcluirAntiga "Casa do Vaticano", futuro MIS, com obra de igreja é quase piada pronta... Mesmo de péssimo gosto.
ResponderExcluirQue sofisticação da jovem na penúltima foto! Grande contraste com o espetáculo horripilante que se vê hoje em dia em Copacabana, onde sem o menor pudor mulheres feias desfilam no calçadão com suas enormes bundas de fora.
ResponderExcluiresta era a minha casa. estou muito triste pela morte da Gal que conheci exatamente nesta região, no Copa, por ocasião do último Festival Internacional da Cançao feita pela Globo. Uma das mais lindas vozes da MPB. Uma pena!
ResponderExcluirMorreu aos 77 anos Gal Costa.
ResponderExcluirRealmente é uma grande perda a morte da Gal. Mas Conde, não custa nada iniciar uma frase com letra maiúscula. Está perdoado pelo lapso...
ResponderExcluirCorretor, não caberia uma vírgula após o “mas”?
ResponderExcluirCaberia.
ExcluirO mas indica uma contradição ou condição, sendo empregado sempre antes da vírgula.
ResponderExcluirComo uma vez já comentei aqui, era em frente ao posto de gasolina que aconteciam as provas práticas para os candidatos a "banhista" do Corpo de Salvamento em dias de "ressaca".
ResponderExcluirO candidato tinha que entrar no mar, passar a arrebentação e sair, voltando à areia (ou à calçada, a faixa de areia sumia) duas ou três vezes em sequência. Uma dureza.
Pelo que me lembro, o gerente relatou já ter passado um sufoco neste trecho da praia.
Aproveitando a postagem, vale homenagear a maravilhosa e já saudosa Gal Costa... uma bela interpretação de
ResponderExcluirSábado Em Copacabana
Depois de trabalhar toda a semana
Meu sábado não vou desperdiçar
Já fiz o meu programa pra esta noite
E já sei por onde começar
Um bom lugar para encontrar: Copacabana
Prá passear à beira-mar: Copacabana
Depois num bar à meia-luz: Copacabana
Eu esperei por essa noite uma semana
Um bom jantar depois dançar: Copacabana
Prá se amar um só lugar: Copacabana
A noite passa tão depressa, mas vou voltar lá pra semana
Se eu encontrar um novo amor: Copacabana
Composição: Dorival Caymmi
Um baiano compôs e outra baiana cantou divinamente Copacabana.
Um dia triste hoje... faleceu Rolando Boldrin, aos 86 anos, mais um gigante da cultura brasileira.
ResponderExcluirA bruxa estava solta hoje na estranha cidade. Gal Costa e Rolando Boletim no mesmo dia...
ResponderExcluirRolando Boldrim. Droga de corretor automático...
Excluir