O Helio Ribeiro me mandou 12 fotos para o "Onde é?", com a observação de que não tinha certeza da localização delas.
Hoje são publicadas as primeiras 6 fotos.
Acho que, das 12, consegui identificar 4 ou 5 com certeza.
Vamos ver se chegamos a um consenso sobre a localização delas.
FOTO 1
FOTO 2
FOTO 3
FOTO 4
FOTO 5
FOTO 6
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor enquanto identifico a foto 2 em São Cristóvão e a foto 4 na Rua Conde de Bonfim.
ResponderExcluirNão tem como ser diferente: a foto 2 é no Campo de São Cristóvão.
ExcluirA foto 1 é no Caju.
ResponderExcluirBom Dia ! Na foto 6 o GM da Viação Glória, está fazendo a linha 133 Méier - Forte de Copacabana . Está passando pelo bairro do Riachuelo em direção ao Méier. A arborização desta rua, como de muitas outras, nesta época era feita com oitis.
ResponderExcluirFoto 1 acho que é perto da Quinta da Boa Vista.
ResponderExcluirFoto 3 acho que é em São Cristóvão.
Foto 4 acho que é Tijuca, Haddock Lobo.
Foto 5 acho que o prédio é o Palace Hotel na Rio Branco, perto da Almte. Barroso.
Foto 6 na zona norte, talvez São Cristóvão.
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirA chuva continua, segundo previsões até segunda, e acho que começarei o ano no Clouseau.
De certeza, o que não quer dizer muito, só que a foto 5 é no centro. Mais que isso, não arrisco. Tem uma pinta de Praça da Cruz Vermelha. Mas aí alguém já teria identificado...
Foto 6 tem pinta de Madureira ou Méier...
ResponderExcluirA foto 6 é na 24 de Maio.
ResponderExcluirO que chama a atenção nq foto 3 é a conformação das linhas de bonde. Isso reduz o leque de opções. Não vou chutar, prefiro pesquisar.
ResponderExcluirPelo que se vê, a foto 4 pode ser na rua Assis Carneiro.
ExcluirBom dia Saudosistas. Hoje o Onde é está bem difícil. Como a intensão é descobrir a localização correta, só vou dar palpite naquelas que tenho praticamente certeza do local.
ResponderExcluirFoto 1- Não sei
Foto 2- Não sei
Foto 3- Não sei
Foto 4- R. Haddock Lobo - Tijuca
Foto 5- Av. Rio Branco - Hotel Palace
Foto 6- Não sei.
DICAS DO HELIO:
ResponderExcluirFoto 1 - a linha do bonde bagageiro é São Januário.
Foto 2 - Barcas
Foto 3 - Bagageiro da linha Piedade
O que eu pensei ser a praça da Cruz Vermelha era uma das transversais da Avenida Rio Branco.
ResponderExcluirFoto 1- Largo da Cancela - São Cristóvão
ResponderExcluirFoto 3 R. 24 de Maio
Fotos 1, 2, 3, 4: São Cristóvão, sendo a segunda mais exatamente no Campo de S. Cristóvão e a terceira na Rua São Januário.
ResponderExcluirFoto 5: Rua Bittencourt Silva, esquina com Av. Central. O bonde vai entrar na parada coberta do Hotel Avenida Central, atrás do fotógrafo.
Foto 6: Haddock Lobo.
Fora a foto 5 em que parece haver consenso que estamos na Av. Rio Branco perto da Almirante Barroso, devido ao Palace Hotel, as demais ainda apresentam opiniões divergentes. Será que o Helio não terá o prazer de ter todas as fotos identificadas?
ResponderExcluirNa verdade a Alm. Barroso está lá no fundo e não aparece. A Rua Bittencourt da Silva foi praticamente "defenestrada" pela cia. do Metrô, para acesso a uma de suas entradas do Largo da Carioca e é ignorada pelo Google Maps, mas ainda existe um pedaço livre da rua, agora só para pedestres.
ExcluirPrecisamos achar um meio de protestar contra a ignorância do Google a respeito da Rua Bittencourt da Silva.
Essa foto 3 pode ser a Rua Desembargador Isidro, lá para atrás da Tijuca. O morro lá atrás dá essa dica..
ResponderExcluirQuanto à uma das fotos de ontem o Colaborador Anônimo tinha razão e o Helio se lembrou disto, pois o bonde aparece no Leme. Foi em 2019, no post https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2019/01/bonde-leme.html
ResponderExcluirObservações sobre os comentários dos ilustres detetives:
ResponderExcluir1) a foto 1 mostra na esquerda um bagageiro da linha São Januário, e pela sua inclinação ele parece estar subindo uma ladeira que termina no largo onde está o rodo. Onde seria isso?
2) a foto 2 possui muitos votos como sendo Campo de São Cristóvão. Dá para notar que o bonde está num declive e há uma bifurcação de trilhos à frente dele. Seria essa bifurcação a de entrada na rua Figueira de Melo?
3) a foto 3 é realmente a rua Assis Carneiro, na Piedade. O Joel tem razão. Obrigado.
4) a foto 4 pode ser Haddock Lobo ou Conde de Bonfim. Poderia ser também a Desembargador Isidro. Porém eu tenho outra foto do mesmo local, tirada no mesmo dia, mostrando um bonde da linha Muda. Isso elimina a Desembargador Isidro. Fica a dúvida quanto às outras duas.
5) a foto 5 foi identificada por vários detetives. Grato.
6) a foto 6 foi identificada com muita precisão pelo Mauro Xará. Não tenho como duvidar dele, pois tudo indica que o local é aquele mesmo. Obrigado.
Nesta época meu Pai era Agente Ferroviário e chefiava a Estação Riachuelo. Como sempre gostei de trens, quando podia pegava um trem na Estação Todos os Santos para ir até o Riachuelo. Por várias vezes na volta vinha de bonde, foi nessa época que aconteceu esta obra.
ExcluirEntão a identificação das ruas das fotos 1 e 6 continuam pendentes.
ResponderExcluirNa verdade, fotos 1 e 4.
ExcluirHélio, a foto 4 mostra um bonde onde está escrito no letreiro "Fábrica". Certamente é a Fábrica das chitas. O local tem toda a pinta de ser na Conde de Bonfim ou dependendo da data "Estrada do Andarahy pequeno. Não vamos esquecer que até o final dos anos 30 os bondes que subiam a Desembargador Isidro seguiam pela Conde de Bonfim até à Praça Saens Pena, entravam à esquerda em frente ao Prédio dos Correios, cruzavam as esquinas da Carlos de Vasconcelos, Soares da Costa, General Roca, e subiam a Desembargador Isidro. Com a reforma urbana ocorrida no final dos anos 30, esses trilhos foram retirados, e a linha de bonde "Fábrica", mais tarde 64 Aguiar-Fábrica, teve seu itinerário e passou a subir a Rua dos Araújos, General Roca, para então subir a Desembargador Isidro. Nessa época foi inaugurado o Cinema Olinda e a Praça Saens Pena passou a ter os contornos que são conhecidos por todos.
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirÉ impressionante o bom desempenho dos comentaristas "detetives", trabalhando em conjunto.
Haja memória visual!
Hélio, sobre a foto 1, sua dica da subida ladeira de um bagageiro da linha S. Januário me fez lembrar da Praça Argentina, S. Cristóvão (pelo menos o bairro eu já tinha acertado). Ao fundo a Escola Municipal Floriano Peixoto.
ResponderExcluirSobre o Campo de S. Cristóvão, ele está à direita da foto 2 e o fotógrafo está próximo à esquina da Rua Figueira de Melo e o Colégio Pedro II ao fundo, atualmente em prédios bem diferentes.
Sobre a Rua Assis Carneiro não consegui nenhuma confirmação, fica só a memória de alguns ou alguma outra foto antiga.
Foto 4, ainda um mistério para mim.
Foto 5, não tenho dúvida sobre ser a esquina da Rio Branco com Bitencourt da Silva, com o fotógrafo na calçada do falecido Hotel Avenida Central.
E a foto 6 é mesmo Bairro Riachuelo, mais precisamente Av. 24 de Maio com Rua Mal. Bitencourt (outro), que á direita dá acesso à estação do bairro.
Bela exibição de conhecimentos por parte dos comentaristas. Parabéns!
ResponderExcluirPaulo Roberto matou pau a foto 1. Comparei com fotos da escola na Internet e bateu direitinho. Ora viva!!
ResponderExcluir