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segunda-feira, 24 de abril de 2023

GARIMPAGENS DO NICKOLAS

As fotos de hoje são garimpagens do Nickolas e mostram a Av. Atlântica na altura do Copacabana Palace e da Pedra do Inhangá.

Vemos parte do Copacabana Palace com um anúncio da Coca-Cola na vizinha Pedra do Inhangá. Era neste local a antiga divisão entre Copacabana e Leme, que passou depois para a Av. Princesa Isabel.

Mais adiante a Pedra do Inhangá foi mais recortada ainda para a construção dos edifícios Chopin, Prelúdio, Balada e Barcarola.

Conta o Gustavo Lemos que o terreno da Pedra do Inhangá foi duramente disputado por D. Mariazinha Guinle, proprietária do Copacabana Palace, e o empresário polonês Henryk Alfred Spitzman Jordan. A briga foi feroz e o polonês levou a melhor. D. Mariazinha não se conformou e pretendia construir um muro na lateral do hotel para tirar a vista dos prédios. O empresário ameaçou colocar as cozinhas e áreas de serviço voltadas para o muro. Finalmente foi selada a paz e as partes chegaram a um acordo. Henryk construiu os prédios e foi morar na cobertura do Chopin, em companhia da sua mulher brasileira Josefina Jordan, definida por Ibrahim Sued como a grande locomotiva da nossa Alta Sociedade.

Segue o Gustavo: Henrik Alfred Spitzman Jordan era polonês de nascimento e sobrenome. Com a diáspora, os judeus se espalharam pelo mundo e adotaram os sobrenomes locais, principalmente para não serem discriminados. Os sobrenomes típicos judeus seguem o modelo semita, também adotado pelos árabes: Prenome, nome do pai e algumas vezes o nome do avô. O fundador do Estado de Israel chamava-se David ben Gurion (David filho do Gurion). Este é um sobrenome típico judaico. Os árabes imigrantes eram chamados de turcos, porque entravam no Brasil com passaporte da Turquia. Isso foi antes da ONU, que hoje fornece passaportes para refugiados. Isso aconteceu com imigrantes de outros países que recebiam passaportes que não eram do seu. Essa confusão acabou a partir de 1948.


No detalhe do anúncio vemos que a garrafa de Coca-Cola custava Cr$1,30 por volta das décadas de 40/50. Os especialistas em atualização monetária poderão fazer uma comparação com o preço de hoje.

Esta foto, defronte ao Copacabana Palace, mostra dois "banhistas", atualmente chamados de "guarda-vidas", posando para o fotógrafo. O da esquerda, com um cigarro na boca. Usavam aqueles antigos calções que pareciam ser feitos de lã.

O Gustavo e o Jason, ao verem a foto, chamaram a atenção para o Packard amarelo-vermelho estacionado na portaria do hotel. Eram do serviço de "expresso-rápido" para Petrópolis, oferecido aos hóspedes do Copacabana Palace.


Nesta belíssima foto da Av. Atlântica, 
de meados dos anos 50, vemos acima do cartaz da Coca-Cola, o anúncio da obra para a construção dos edifícios Prelúdio, Balada e Barcarola.

Os amantes dos carros antigos poderão identificá-los.



22 comentários:

  1. Em hebraico, "Ben" significa "filho. David Ben Gurion=David filho de Gurion. ## Em verdade o registro de indivíduos oriundos da Palestina com passaporte turco acabou bem antes de 1948, mas a partir da queda do Império Otomano em 1918.## Os chamados "Banhistas' pertenciam ao Corpo Marítimo de Salvamento e atualmente essa atividade é exercida por militares do Corpo de Bombeiros. Salvo engano, o Rio de Janeiro é o único Estado Brasileiro que possui um Corpo de Bombeiros independente e com comando próprio. Nos demais Estados, os Corpos de Bombeiros são parte integrante das Polícias Militares.

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  2. Viva o Packard Clipper que ia até o Quitandinha.
    Viva a Cica-Cola.
    Viva os banhistas.
    Viva as garimpagens do Nickolas.

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  3. Cica-Cola = Coca-Cola.

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  4. Deve ter rolado muita grana na transação envolvendo a retirada da pedra para a construção dos edifícios.
    Uma beleza os carros estacionados na Atlântica. Quem os identificará?

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  5. Como foram mencionados a "Diáspora" e o ano de 1948, cuja menção se refere à fundação do Estado de Israel, não custa lembrar que apesar de trazer alguma justiça aos israelitas, esse ato fundamentalmente teve cunho político/financeiro e teve graves consequências que se mantém até os dias atuais. Sem me alongar no assunto, fica difícil encontrar um argumento jurídico sólido que justificasse tal ato, pois tratou-se de uma flagrante expropriação.

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  6. Fazendo uma "ginástica" financeira, utilizando planilhas de conversão, inflação acumulada, etc, a garrafa de Coca-Cola custaria em torno de R$ 6,00
    Quanto a esta pedra, como não foi possível utilizar explosivos devido às construções vizinhas, deve ter ido abaixo na base das marretas e marteletes.
    Este carrão azul com capota preta em frente ao Copa é bem bonito.
    FF. Vasco deixou escapar a oportunidade de matar o porco da feijoada no dia de São Jorge.

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  7. Bom dia Luiz, gostaria de cumprimentá-lo pela correção do texto ao utilizar a expressão guarda-vidas. É incompreensível como, mesmo escrito nos uniformes, nos documentos ou pronunciado por profissionais da área, a maior parte das pessoas insiste em chamar de "salva-vidas". Ao contrário do que foi dito no comentário das 7:38, atualmente, a maioria dos estados possuem Corpos de Bombeiros independentes e com comando próprio.

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  8. Meu filho ia de vez em quando ao Chopin, ficava hospedado no apartamento do avô de um coleguinha do Mallet Soares. Na primeira vez em que foi saiu do quarto à noite para ir à cozinha beber água e depois não sabia voltar de tão grande que era o apartamento. Pegou o interfone, pediu ajuda e o motorista logo apareceu para o resgate.

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  9. São independentes mas fazem parte das Polícias Militares dos Estados referentes. Vou citar como exemplo os Estados de São Paulo, Minas Gerais, e Paraná, nos quais os Corpos de Bombeiros fazem em parte das estruturas das respectivas Polícias Militares e estão sob comando das mesmas.

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    1. O último CB a se tornar autônomo foi o do Paraná, o penúltimo foi o do Rio Grande do Sul. Atualmente apenas em São Paulo o CB é subordinado à PM, nenhum dos demais 26 fazem parte das respectivas Polícias Militares.

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  10. Bom dia, Dr. D'.

    Cheguei um pouco atrasado e ficarei acompanhando os comentários.

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  11. Aproveitando o comentário de 08:57, hoje o Botafogo pode ser o outro clube 100% na segunda rodada. Coisa que dá calafrios na outra ponta da Dutra...

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  12. A última foto é espetacular. Os carros, que não sei identificar, são lindos.

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  13. Bom dia Saudosistas. Acho que a postagem de hoje é patrocinada, rs, rs, rs,.. Só uma das fotos não tem propaganda da Coca-Cola, que se destacam ainda mais com a bela colorização do mestre Nickolas.
    Nos dias de hoje já não são tão intensas as propagandas da Coca-Cola, talvez por já deter um mercado consolidado, embora todos digam que faz mal, mas quando se vai a um bar ou restaurante, tendo que fazer uma escolha espontânea, sempre se escolhe Coca-Cola, devido a intensa propaganda do produto. Tive um professor no Vestibular que não tinha simpatia pelos USA, ele sempre dizia, que se não fosse a propaganda, as crianças teriam que apanhar dos pais para beberem Coca-Cola. rs, rs, rs...'

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  14. Vejam a loucura 1,5 cruzeiros dos anos 50, de lá pra cá já tivemos novo cruzeiro 1967, tirando três zeros. Cruzado , novo cruzado, cruzeiro real e o real, menos nove zero e a conversão do Real.

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  15. Bom dia.
    A respeito da Coca-Cola, propaganda intensiva com foco absoluto na bebida (ao contrário da Pepsi-Cola, que pertence a um grupo - PEPSICO - que vende biscoitos, salgadinhos, batata frita, energéticos, achocolatados, aveia etç e até cadeia de restaurantes fast-food) explicam a liderança absoluta.

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  16. /1000 em 1967, 1986, 1989, 1994
    /2750 em 1994
    Cruzeiro Novo, Cruzado, Cruzado Novo, Cruzeiro Real e Real.
    2,75 × 10^15, um espanto !

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  17. Já que volta e meia as postagens recaem sobre o Copacabana Palace e a Pedra do Inhangá, sugiro ao Luiz uma postagem sobre o "Ramal do Inhangá" e as demolições que tornaram possível o trajeto integral das linhas de bonde pela Nossa Senhora de Copacabana. Até 1940 os bondes seguiam pela Barata Ribeiro e Rua Inhangá após sairem do Túnel Novo. Com algumas demolições, foi possível eliminar esse trajeto. O Hélio possui um bom acervo de fotos desse ramal.

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  18. Na última foto, vemos um Mercury 1949, grená, de frente. Quanto à saborosa fila de beldades estacionadas, vamos lá, da direita para a esquerda: Oldsmobile 51-52 conversível, Cadillac 48-49, Sedanete, uma graça de carro, foi inspiração para o Bentley Continental de 1951, fabuloso e conhecido como Olga, devido à sua placa OLG 4...
    Voltando à Copacabana, um Packard Clipper estendido, falado no texto, um minúsculo europeu e aí Cadillac (2) e um Ford. Linda foto!

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