A fotografia onde aparece o Ford Anglia (estacionado) e o Chevrolet 51 é na Rua Laurinda Santos Lobo. O fotógrafo está em frente ao número 182. No Google SW pode se ver a casa (são duas, geminadas e estão hoje exatamente como na foto) à esquerda, de número 174 e 160. Atrás do Chevrolet, o tímido arbusto é hoje uma árvore alta, cujas raízes estão incorporadas ao muro. Na foto 2, um Morris Oxford fecha o canto direito da foto para dar espaço à banheirona Hudson Hornet, de 1950, desfilar, soberba.
Biscoito, Hudson era Hudson. Pena que essas 4 pequenas empresas não sobreviveram, Hudson, Packard, Studebaker e Nash. Eram audazes nos seus carros até pq não tinham muita grana.
Foto 1 eu chuto alguma rua transversal à rua Itapiru, no Catumbi ou Rio Comprido, sem convicção. Foto 3 com sensação de familiaridade, mas não arrisco. A foto 4 com certeza não é a Menezes Cortes. Paulo de Frontin é uma boa aposta
Bom dia Saudosistas. Foto 1- Ladeira da Gloria Foto 2- R. da Alfandega Foto 3- Av. Mem de Sá esquina com Ubaldino do Amaral Foto 4- Auto Estrada Grajaú - Jacarepaguá
Foto 1 com toda a pinta de ser Sta. Teresa; Foto 2 é Lapa antes das muitas demolições; Foto 3 Estácio e Foto 4 com o canal concordo que é Av. Paulo de Frontin. As duas últimas com veículos de serviço do Governo do Estado da Guanabara, inclusive FNM (reboques?) dos dois lados, com cavaletes para sinalização na via.
A foto 3 parece ser mesmo a Mem de Sá. A única dúvida se deve a um trilho único de bonde, já que os trilhos naquela rua eram linha dupla. Pelo que parece os bondes já tinham sido erradicados e é possível que uma das linhas estivesse encoberta por asfalto. A foto 4 mostra a Paulo de Frontin "pós 1969". O Túnel Rebouças teve inaugurada em1967 apenas a pista em direção à Lagoa, e somente em 1969 foi inaugurada a pista em direção ao Rio Comprido. O Viaduto estava praticamente concluído em Novembro de 1971 quando ocorreu o desabamento de uma seção durante um teste de resistência, e sua inauguração prevista para 1972 só ocorreu em 1974. Em razão desse detalhe, calculo que essa foto se situe entre 1969 e 1970, quando a pista em direção ao Rio Comprido já tinha sido inaugurada.
Quando ocorreu o desabamento do Elevado da Paulo de Frontin eu morava no Largo da Segunda-feira e a notícia foi divulgada inicialmente pelo rádio, já que o acidente ocorreu por volta das 11:00 e não havia telejornais matutinos naquela época. Eu peguei a minha bicicleta e segui pela rua Haddock Lobo, mas não passei da Rua do Matoso. A quantidade de Policiais Civis, Militares, do Corpo de Bombeiros, e de soldados do Exército, era grande, havia cordões de isolamento, e a quantidade de poeira era assustadora. Parecia que a região tinha sido bombardeada.
Acho que o espaço de tempo foi mais longo. Minha avó ficava ouvindo programas de rádio todas as manhãs e a notícia foi dada em edição extraordinária. Eu morava a maís ou menos 1Km e pedalando até lá foram mais ou menos 10 minutos.
RESPOSTAS: FOTO 1 = obiscoitomolhado foi taxativo em identificar o local como a Rua Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Entretanto, o estagiário do "Correio da Manhã", identificou a foto como Rua Augusta, em Santa Teresa, em 1956. Nem encontrei referências a esta rua em Santa Teresa. FOTO 2 = o texto que acompanha a foto do "Correio da Manhã" é o seguinte: "Julho de 1962, prédio na esquina das ruas Primeiro de Março e Visconde de Inhaúma. O prédio que aguardava desapropriação transformava o trecho da Primeiro de Março em autêntica "garganta" para aquela via de acesso ao Centro." FOTO 3 = tal como o Lino escreveu, trata-se da esquina da Mem de Sá com Ubaldino do Amaral. FOTO 4 = o Cesar tem razão. Trata-se da Paulo de Frontin.
O nome da Rua Laurinda Santos Lobo era Rua Augusta. Em 1952, ano em que tenho acesso a certas informações, já era Laurinda. Cumpre dizer que o dono do Ford Anglia chama-se Vinício da Silva e morava no 230, bem acima de onde está o carro, mas justifica-se o passeio por estar o 230 em curva fechada.
A antiga R. Augusta são as atuais - Rua Laurinda Santos Lobo + Rua Constante Jardim. Está certo obiscoitomolhado. Além de entender muito de automóveis antigos, também entende muito de ruas antigas.
Quando quiser saber nomes antigos de ruas do Rio, a prefeitura tem um site excelente.
https://ruas.rio/servicosonline/consulta.php
O Joel está correto, consta como rua Augusta e lá no site tem o seguinte histórico:
Decreto nº. 9.381, de 21/10/1948 - Alteração de denominação Nome oficial: RUA LAURINDA SANTOS LOBO Nome(s) Anterior(es): RUA AUGUSTA Início: RUA MONTE ALEGRE (076315) Fim: RUA MONTE ALEGRE (076315)
Decreto nº. 1.165, de 31/10/1917 - Reconhecimento Nome oficial: RUA AUGUSTA Início: RUA MONTE ALEGRE (076315) Fim: RUA MONTE ALEGRE (076315)
A Avenida Paulo de Frontin é o melhor de como uma região quase paradisíaca pode se transformar em pouco mais de 50 anos em uma das regiões mais degradadas da cidade. Um mau planejamento associado a péssimas administrações?
Vendo um guia de ruas de 2009, o menos antigo daqui de casa, vi referência a uma rua Augusta Sá, próxima à Barão de Petrópolis. Rua Augusta sem sobrenome tinha uma perto de Campo Grande.
Uma outra explicação é mudança de nome depois dessa época ou até a rua ter deixado de existir após alguma obra na região.
O que aconteceu com a Paulo de Frontin se repetiu anos depois com a rua Bela, estrangulada pela Linha Vermelha, guardadas as devidas proporções. Geralmente quem mora nessas regiões nem é consultado, praticamente só sabendo das intervenções em cima da hora ou por outros meios.
A "Rua da Luz" foi alargada, o Rio Comprido foi desviado e canalizado, e o conjunto da obra foi inaugurado em 1919 com o nome de Avenida Canal do Rio Comprido. Mas seu idealizador e autor da obra não poderia imaginar que a via que no futuro levaria o seu nome teria tantos problemas. Através dela e de suas extensões, os confins da baixada fluminense e dos sertões do antigo Estado do Rio poderiam chegar à "Princesinha do Mar" em menos de uma hora. Paulo de Frontin lá do plano astral deve ter pensado: "Ninguém merece".
A foto 3 pode servna Haddock Lobo e a foto 4 tenho certeza que é na Paulo de Frontin antes do viaduto existir. Em frente ao hospital dos bombeiros.
ResponderExcluirChute rápido:
ResponderExcluirFoto 1 Ladeira da Glória
Foto 4 Grajau- Jacarepaguá
Bom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirFoto 2 eu chuto rua 13 de Maio. As outras estou estudando. Mas sem esperanças.
A fotografia onde aparece o Ford Anglia (estacionado) e o Chevrolet 51 é na Rua Laurinda Santos Lobo. O fotógrafo está em frente ao número 182. No Google SW pode se ver a casa (são duas, geminadas e estão hoje exatamente como na foto) à esquerda, de número 174 e 160. Atrás do Chevrolet, o tímido arbusto é hoje uma árvore alta, cujas raízes estão incorporadas ao muro.
ResponderExcluirNa foto 2, um Morris Oxford fecha o canto direito da foto para dar espaço à banheirona Hudson Hornet, de 1950, desfilar, soberba.
Biscoito, Hudson era Hudson. Pena que essas 4 pequenas empresas não sobreviveram, Hudson, Packard, Studebaker e Nash. Eram audazes nos seus carros até pq não tinham muita grana.
ExcluirFoto 1 eu chuto alguma rua transversal à rua Itapiru, no Catumbi ou Rio Comprido, sem convicção. Foto 3 com sensação de familiaridade, mas não arrisco. A foto 4 com certeza não é a Menezes Cortes. Paulo de Frontin é uma boa aposta
ResponderExcluirBom Dia ! Na foto 3 a kombi parece ser da Aeronáutica.
ResponderExcluirNa foto 2, as setas devem indicar o imóvel a ser demolido. Na foto 3, o poste bem à direita pode ser uma dica.
ResponderExcluirAté o momento: foto 2 Visconde do Rio Branco e foto 4 Paulo de Frontin.
ResponderExcluirBom dia Saudosistas.
ResponderExcluirFoto 1- Ladeira da Gloria
Foto 2- R. da Alfandega
Foto 3- Av. Mem de Sá esquina com Ubaldino do Amaral
Foto 4- Auto Estrada Grajaú - Jacarepaguá
Foto 1 com toda a pinta de ser Sta. Teresa;
ResponderExcluirFoto 2 é Lapa antes das muitas demolições;
Foto 3 Estácio e
Foto 4 com o canal concordo que é Av. Paulo de Frontin.
As duas últimas com veículos de serviço do Governo do Estado da Guanabara, inclusive FNM (reboques?) dos dois lados, com cavaletes para sinalização na via.
A foto 3 parece ser mesmo a Mem de Sá. A única dúvida se deve a um trilho único de bonde, já que os trilhos naquela rua eram linha dupla. Pelo que parece os bondes já tinham sido erradicados e é possível que uma das linhas estivesse encoberta por asfalto. A foto 4 mostra a Paulo de Frontin "pós 1969". O Túnel Rebouças teve inaugurada em1967 apenas a pista em direção à Lagoa, e somente em 1969 foi inaugurada a pista em direção ao Rio Comprido. O Viaduto estava praticamente concluído em Novembro de 1971 quando ocorreu o desabamento de uma seção durante um teste de resistência, e sua inauguração prevista para 1972 só ocorreu em 1974. Em razão desse detalhe, calculo que essa foto se situe entre 1969 e 1970, quando a pista em direção ao Rio Comprido já tinha sido inaugurada.
ResponderExcluirSegundo relatos parece que não foi um teste de resistência; um caminhão betoneira tentou atravessar um vão que ainda não estava bem escorado.
ExcluirQuando ocorreu o desabamento do Elevado da Paulo de Frontin eu morava no Largo da Segunda-feira e a notícia foi divulgada inicialmente pelo rádio, já que o acidente ocorreu por volta das 11:00 e não havia telejornais matutinos naquela época. Eu peguei a minha bicicleta e segui pela rua Haddock Lobo, mas não passei da Rua do Matoso. A quantidade de Policiais Civis, Militares, do Corpo de Bombeiros, e de soldados do Exército, era grande, havia cordões de isolamento, e a quantidade de poeira era assustadora. Parecia que a região tinha sido bombardeada.
ResponderExcluirPelos relatos da epoca, a poeira demorou de 15 a 20 minutos para se dissipar.
ExcluirAcho que o espaço de tempo foi mais longo. Minha avó ficava ouvindo programas de rádio todas as manhãs e a notícia foi dada em edição extraordinária. Eu morava a maís ou menos 1Km e pedalando até lá foram mais ou menos 10 minutos.
ExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 = obiscoitomolhado foi taxativo em identificar o local como a Rua Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. Entretanto, o estagiário do "Correio da Manhã", identificou a foto como Rua Augusta, em Santa Teresa, em 1956. Nem encontrei referências a esta rua em Santa Teresa.
FOTO 2 = o texto que acompanha a foto do "Correio da Manhã" é o seguinte: "Julho de 1962, prédio na esquina das ruas Primeiro de Março e Visconde de Inhaúma. O prédio que aguardava desapropriação transformava o trecho da Primeiro de Março em autêntica "garganta" para aquela via de acesso ao Centro."
FOTO 3 = tal como o Lino escreveu, trata-se da esquina da Mem de Sá com Ubaldino do Amaral.
FOTO 4 = o Cesar tem razão. Trata-se da Paulo de Frontin.
O nome da Rua Laurinda Santos Lobo era Rua Augusta. Em 1952, ano em que tenho acesso a certas informações, já era Laurinda. Cumpre dizer que o dono do Ford Anglia chama-se Vinício da Silva e morava no 230, bem acima de onde está o carro, mas justifica-se o passeio por estar o 230 em curva fechada.
ExcluirA antiga R. Augusta são as atuais - Rua Laurinda Santos Lobo + Rua Constante Jardim. Está certo obiscoitomolhado. Além de entender muito de automóveis antigos, também entende muito de ruas antigas.
ExcluirLuiz,
ExcluirQuando quiser saber nomes antigos de ruas do Rio, a prefeitura tem um site excelente.
https://ruas.rio/servicosonline/consulta.php
O Joel está correto, consta como rua Augusta e lá no site tem o seguinte histórico:
Decreto nº. 9.381, de 21/10/1948 - Alteração de denominação
Nome oficial: RUA LAURINDA SANTOS LOBO
Nome(s) Anterior(es): RUA AUGUSTA
Início: RUA MONTE ALEGRE (076315)
Fim: RUA MONTE ALEGRE (076315)
Decreto nº. 1.165, de 31/10/1917 - Reconhecimento
Nome oficial: RUA AUGUSTA
Início: RUA MONTE ALEGRE (076315)
Fim: RUA MONTE ALEGRE (076315)
Valeu!
ExcluirA Avenida Paulo de Frontin é o melhor de como uma região quase paradisíaca pode se transformar em pouco mais de 50 anos em uma das regiões mais degradadas da cidade. Um mau planejamento associado a péssimas administrações?
ResponderExcluirVendo um guia de ruas de 2009, o menos antigo daqui de casa, vi referência a uma rua Augusta Sá, próxima à Barão de Petrópolis. Rua Augusta sem sobrenome tinha uma perto de Campo Grande.
ResponderExcluirUma outra explicação é mudança de nome depois dessa época ou até a rua ter deixado de existir após alguma obra na região.
O que aconteceu com a Paulo de Frontin se repetiu anos depois com a rua Bela, estrangulada pela Linha Vermelha, guardadas as devidas proporções. Geralmente quem mora nessas regiões nem é consultado, praticamente só sabendo das intervenções em cima da hora ou por outros meios.
ResponderExcluirA "Rua da Luz" foi alargada, o Rio Comprido foi desviado e canalizado, e o conjunto da obra foi inaugurado em 1919 com o nome de Avenida Canal do Rio Comprido. Mas seu idealizador e autor da obra não poderia imaginar que a via que no futuro levaria o seu nome teria tantos problemas. Através dela e de suas extensões, os confins da baixada fluminense e dos sertões do antigo Estado do Rio poderiam chegar à "Princesinha do Mar" em menos de uma hora. Paulo de Frontin lá do plano astral deve ter pensado: "Ninguém merece".
ExcluirBom Dia !
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