Paulo, também tive essa mesma impressão, pela ilusão de ótica e pela foto anterior aparecerem 2 bicicletas. As duas imagens se somaram e levaram a essa falsa impressão.
Na segunda fotografia vemos um aluno daquelas Patrulhas Escolares interrompendo o trânsito para a travessia dos outros alunos. Duvido que fosse respeitado hoje em dia com a anarquia que existe.
Bom dia Saudosistas. Foto 1- R. São Clemente - Botafogo Foto 2- R. Joaquim Palhares - Estácio > E. Pedro Varela onde minha esposa estudou. Foto 4- Calçada por trás do Palácio Monroe - Cinelândia Foto 3- R. D. Delfina - Tijuca
A foto 4 é no entorno do extinto Palácio Monroe (à direita, fora da imagem). Ao fundo, também fora da imagem, fica o Hotel Serrador ao lado do final da Rua Senador Dantas.
A torre da Igreja do Espírito que aparece na segunda foto também pode ser vista na foto da Rua Machado Coelho onde aparece o bonde 60 Muda Marquês de Abrantes. Poucos conseguiram identifica-la quando foi publicada no SDR, a não ser os que "frequentavam as região".
Para não deixar de participar e já que o chute é permitido, acho que a foto 3 é na zona sul e acompanho quem apostou em Copacabana.(se bem que também pode ser em Ipanema ...)
RESPOSTAS: FOTO 1 = esta foto foi publica pelo M. Lobo em seu "Tempore Antiquus" e identificada como sendo a Embaixada da Bolívia, na Rua Senador Vergueiro. Mas eu me permito discordar. Acho que realmente é a Embaixada da Bolívia, mas quando estava instalada na antiga mansão de Antonio Azeredo, senador por Mato Grosso por mais de 30 anos e falecido no Rio em 1936. Este local também foi sede da Embaixada do Japão e situava-se na Praia de Botafogo nº 364. FOTO 2 = Estácio, Rua Joaquim Palhares, Escola Pedro Varela. FOTO 3 = estamos no Grajaú, na esquina das ruas Juiz de Fora e Campinas. FOTO 4 = vemos a bem cuidada calçada vizinha ao Palácio Monroe.
Só a Rua Juiz de Fora mantem alguma coisa do tempo da foto. Mesmo assim a confirmação tem que superar muros altos e reformas radicais. Detalhe que o trecho dessa rua, até a outra esquina tem dois Centros Espíritas. Raridade nesses tempos de muitas igrejas neo-pentecostais.
A primeira foto é na São Clemente em Botafogo. A segunda foto é no Estácio: o fotógrafo está na Joaquim Palhares a 100 metros do Largo do Estácio.
ResponderExcluir1ª foto São Clemente. Seria o Hotel Allan , que mereceu deliciosa postagem aqui?
ResponderExcluirAcho que a foto 1 é em Botafogo ou no Flamengo.
ResponderExcluirA 3 pode ser no Bairro Peixoto.
O muro no canto esquerdo da segunda foto é o da Escola Pedro Varela
ResponderExcluirFoto 4, que bonito trabalho na calçada, uma arte.
ResponderExcluirQue tornou a foto interessante ao compor uma simbiose com o desenho geométrico da saia da moça.
ExcluirProvavelmente por influência da foto dos ciclistas cheguei a ter a ilusão ótica de que a jovem estaria sobre uma bicicleta.
ExcluirPaulo, também tive essa mesma impressão, pela ilusão de ótica e pela foto anterior aparecerem 2 bicicletas. As duas imagens se somaram e levaram a essa falsa impressão.
ExcluirNa segunda fotografia vemos um aluno daquelas Patrulhas Escolares interrompendo o trânsito para a travessia dos outros alunos. Duvido que fosse respeitado hoje em dia com a anarquia que existe.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirNas fotos 1 e 2 vou com os demais, Botafogo e Estácio.
A foto 3 praticamente só para os "locais". A foto 4 deve ter alguma pegadinha, com essa calçada bem larga. Parece alguma praça.
Hoje é dia da cerveja e dia do padre...
Na foto 2 o ônibus (que é azul) é do Colégio Menino Jesus, cuja sede era na Rua Ibituruna.
ResponderExcluirFOTO 01: Flamengo.
ResponderExcluirFOTO 02: Rio Comprido.
FOTO 03: Copacabana.
FOTO 04: Centro (Cinelândia).
Bom dia Saudosistas.
ResponderExcluirFoto 1- R. São Clemente - Botafogo
Foto 2- R. Joaquim Palhares - Estácio > E. Pedro Varela onde minha esposa estudou.
Foto 4- Calçada por trás do Palácio Monroe - Cinelândia
Foto 3- R. D. Delfina - Tijuca
A foto 4 é no entorno do extinto Palácio Monroe (à direita, fora da imagem). Ao fundo, também fora da imagem, fica o Hotel Serrador ao lado do final da Rua Senador Dantas.
ResponderExcluirMonaretas 1967 e 1970
ResponderExcluirEu tive a sensação da calçada do Monroe na foto 4, mas não me senti seguro de arriscar.
ResponderExcluirDifícil determinar o local da foto 3.
ResponderExcluirArrisco Grajaú.
A torre da Igreja do Espírito que aparece na segunda foto também pode ser vista na foto da Rua Machado Coelho onde aparece o bonde 60 Muda Marquês de Abrantes. Poucos conseguiram identifica-la quando foi publicada no SDR, a não ser os que "frequentavam as região".
ResponderExcluirOlhando para a foto 4 fica-se a pensar de como as coisas pioraram no Rio. Uma belíssima calçada, tudo limpo, bem distante dos dias atuais.
ResponderExcluirHoje só acertaria a foto 2. Impossível errar a foto para quem mora na região.
ResponderExcluirVocê chegou a conhecer o Estácio tal como aparece na foto?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirNão, Joel. Mas só pela torre da igreja, não tem como errar.
ExcluirNa foto 2 aparece ao fundo um bonde fazendo a curva para a esquerda. Ele estaria virando para entrar na Machado Coelho ou entraria na Estácio de Sá?
ResponderExcluirO bonde não é bidirecional. Ele está vindo da rua do Estácio e vai entrar na Joaquim Palhares. Deve ser um 33 - Lapa x Praça da Bandeira.
ExcluirA primeira é fácil, São Clemente. O resto, passo.
ResponderExcluirPara não deixar de participar e já que o chute é permitido, acho que a foto 3 é na zona sul e acompanho quem apostou em Copacabana.(se bem que também pode ser em Ipanema ...)
ResponderExcluirRESPOSTAS:
ResponderExcluirFOTO 1 = esta foto foi publica pelo M. Lobo em seu "Tempore Antiquus" e identificada como sendo a Embaixada da Bolívia, na Rua Senador Vergueiro. Mas eu me permito discordar. Acho que realmente é a Embaixada da Bolívia, mas quando estava instalada na antiga mansão de Antonio Azeredo, senador por Mato Grosso por mais de 30 anos e falecido no Rio em 1936. Este local também foi sede da Embaixada do Japão e situava-se na Praia de Botafogo nº 364.
FOTO 2 = Estácio, Rua Joaquim Palhares, Escola Pedro Varela.
FOTO 3 = estamos no Grajaú, na esquina das ruas Juiz de Fora e Campinas.
FOTO 4 = vemos a bem cuidada calçada vizinha ao Palácio Monroe.
* Publicada e não publica.
ResponderExcluirA foto 3 poderia ser em qualquer lugar do Grajaú. As ruas são praticamente iguais.
ResponderExcluirSó a Rua Juiz de Fora mantem alguma coisa do tempo da foto. Mesmo assim a confirmação tem que superar muros altos e reformas radicais.
ResponderExcluirDetalhe que o trecho dessa rua, até a outra esquina tem dois Centros Espíritas. Raridade nesses tempos de muitas igrejas neo-pentecostais.
foto 3 - estava assim (2018): https://encurtador.com.br/lVW69
ResponderExcluir