Não há dúvida que o Rio tem belíssimos cenários, mas um dos que mais se destaca, na minha opinião, é o da Praia de Botafogo.
Conta P. Berger que "Os franceses que aqui chegaram em 1555 com Villegaignon denominaram esta pequena baía de "Le Lac" (O Lago).
Os portugueses conheciam-na com o nome de Enseada ou Praia de Francisco Velho, antigo povoador do Rio, companheiro de Estácio de Sá na fundação da cidade.
A partir de 1641, começou a ser conhecida como Praia de Botafogo, em virtude de nela possuir vasta sesmaria o morador do Rio João Pereira de Sousa Botafogo, que chegou ao Rio quando se iniciava a construção da cidade velha, tendo, ainda, participado de combates ao gentio tamoio.
Esta fotografia da Praia de Botafogo, dos anos 60, provavelmente 1963, já mostra a substituição das grandes mansões da praia pelos arranha-céus. A legenda da foto, no livro "Rio de Janeiro", dizia: "Ultimamente, a construção de uma grande loja de departamentos e três cinemas de primeira categoria parece augurar uma nova era de prosperidade para essa zona da cidade, dotada de autopistas arborizadas e de uma praia recentemente conquistada à baía".
A Sears já não existe mais, os cinemas Ópera, Coral e Scala também desapareceram e os novos prédios, modernosos e sem nenhum sentido de conjunto, na minha opinião, contribuíram para degradar esta região. Resta a paisagem maravilhosa, descoberta pelos ingleses no século XIX, que a ela tinham acesso pela atual Rua Marquês de Abrantes, o Caminho Novo de Botafogo ou "Caminho Verde".
Na foto vemos o Edifício Pimentel Duarte, primeiro edifício “art-déco” construído na Praia de Botafogo na década de 30 e demolido na década de 80, objeto de extenso estudo do nosso prezado Rouen, o edifício Coral em construção e à esquerda o edifício Ranih (Ópera) já pronto. O viaduto San Tiago Dantas ainda não existia, mas vê-se em frente à igreja algumas estruturas baixas que talvez fossem galpões da construção.
Foto de Marcel Gautherot.
Foto de Malta, de 1939, colorizada pelo Nickolas Nogueira, mostrando obras de "retificação da curva" na Praia de Botafogo.
Esta imagem de 1893, estupendamente colorizada pelo Nickolas, mostra a murada quebra-mar feita para aterro e extensão da Praia de Botafogo.
Vemos a recém-inaugurada (em 1892) Igreja da Imaculada Conceição, projetada pelo Padre Clavelin.
Aqui vemos uma estupenda restauração em slide de alta resolução mostrando a enseada de Botafogo em meados dos anos 50.
Conta o Nickolas que "Esta deu um trabalhinho. IA não faz isso não...😅"
Acervo Thomas Hawk
O Rio de Janeiro foi privilegiado pela natureza com todos os requisitos para se constituir em um verdadeiro paraíso. A Natureza "fez a sua parte", e caberia ao ser humano dar continuidade à essa obra fantástica. Mas não foi isso que aconteceu.
ResponderExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirJá não passo por lá há alguns anos mas freqüentei o shopping e o cinema, além de outros estabelecimentos. Ficou, com algumas exceções, um "paredão" de prédios, destoando da sua vizinha a Praia do Flamengo, ainda com prédios icônicos.
Essa vista da Enseada de Botafogo com o Corcovado é magnífica.
ResponderExcluirMas a de Ipanema para o Leblon com a Pedra da Gávea e os Dois Irmãos não fica atrás.
E o que dizer da orla de Copacabana ou da visão do Aterro do Flamengo?
A vista desde o Corcovado é uma coisa.
Poderia citar outras vistas, pois a cidade é linda.
Por este aspecto o Rio é formidável, mas viver aqui tem problemas sérios.
Mais uma vez parabéns ao Nickolas pelo trabalho de colorização.
O Rio é uma cidade de "vistas". Algumas famosas, outras praticamente exclusivas de "locais". Quando estudei na UFF gostava de cutucar os locais, dizendo que a melhor vista de Niterói era "o outro lado da baía". O que não deixa de ser uma verdade... Corcovado e Pão de Açúcar na mesma "tela" não é para qualquer um.
ExcluirAliás, em alguns lugares da zona norte também é possível ver ao mesmo tempo Corcovado e Pão de Açúcar.
ExcluirPS: elogiar colorização do Nickolas é cair no lugar comum. Já está implícito.
ResponderExcluirQuais são os carros da última foto?
ResponderExcluirA "máxima" do Conde di Lido na qual ele afirma que "o Rio de Janeiro é lindo desde que visto de cima, é irretorquível, e eu ouso acrescentar: e desde que seja observado à distância. Há muitos anos os pontos turísticos são inacessíveis por varios motivos. Se em plena Avenida Atlântica corre-se o risco de morrer esfaqueado, imaginem na Vista Chinesa, no Mirante Dona Marta, ou nas Paineiras. Ainda que se aventure a tomar o trenzinho do Corcovado no Cosme Velho, o assédio de criminosos travestidos de "flanelinhas" é inevitável. Acho muito improvável que isso possa ser revertido, mas nada ê impossível, desde que a população tenha consciência dos graves problemas e reveja seus conceitos sobre civilidade e sociedade para que as coisas voltem a ocupar seus devidos lugares.
ResponderExcluirRepressão constante, leis duras, polícia "limpa", policiamento ostensivo, justiça rápida e sem leniência, sociedade civil farta e disposta a bancar as medidas tomadas
ExcluirEm Nova Iorque funcionou. havia interesses econômicos e políticos para tal; aqui, parece ser ao contrário.
Mário, leis permissivas onde não existem contrapartidas severas são simplesmente inóquas. A nossa legislação penal é um genuíno compêndio de leis comparáveis à Lei Feijó de 1831, mais conhecida como "Lei para inglês ver". Infelizmente a idiotização cada ver maior da sociedade brasileira não permite que ela perceba que apesar de o Brasil ser um dos países mais corruptos do mundo e a política brasileira possuir centenas (talvez milhares) de políticos condenados por algum crime, não se tem notícia de qualquer político, membro do Poder Judiciário, MP, ou afins, que esteja preso ou afastado de suas funções. A idiotia, a imbecilidade, e a deficiência cognitiva dessas pessoas também não permite que elas enxerguem, por exemplo, como em um país de miseráveis que não tem o que comer e "moram na rua", o governo prefere gastar 11 bilhões para "corromper o Congresso Nacional" ao invés de minorar ou até resolver o grave problema habitacional no país. O verdadeiro interesse da classe política é bem claro, pelo menos para aqueles que genuinamente tem conhecimento da quase irremediável situação brasileira.
ExcluirJoel, esses bilhões para comprar o Congresso (ou seria súcia, malta) sempre existiu mas ficou pior depois que o Bozo criou o orçamento secreto. Doravante, qualquer governo, se quiser aprovar um projeto, tem de pagar. Se o Tarcísio se eleger em 2026, vai fazer o mesmo, graças a seu ídolo. O feitiço vai virar contra o feiticeiro.
ExcluirO Casa Verde e Amarela, do Bolsonaro, substituiu o Minha Casa, Minha Vida e dificultou o acesso aos mais pobres. Antes não pagavam juros, e passaram a pagar 4,25 a 4,5% de juros.
ExcluirExponha onde o lula é comunista. Parece que vc vive nos 70. Que vc é bolso não precisa nem dizer.
Excluir"Bartolomeu Guimarães", ele mesmo declarou em vários vídeos que é comunista! Portanto não esqueça de tomar seu remédio, seja ele para afasia cognitiva ou Mal de Alzheimer.
ExcluirMuitos aqui "neste sítio" apesar de não admitirem, possuem um viés vermelho, quem sabe resquícios dos tempos de "Diretório Acadêmico", e talvez até tenham levado uns cascudos, como o "supostamente falecido Docastelo", que comenta atualmente sob alcunha, ou até mesmo daqueles que residem em áreas controladas por grupos criminosos, essa realidade se mostra ocasionalmente em alguns comentários. Mas fazer o que? A crença religiosa (ou a ausência dela) é livre e o credo político também. Nunca escondi meu perfil conservador e me orgulho dele, ao contrário de alguns aqui que se mostram de forma dúbia ou até "enrustidos" (no bom sentido, é claro).
ExcluirJoel, quando me referi a "seu idolo", foi em relação ao Tarcísio e não a você.
ExcluirAh, me desculpe. Mas "apesar dos pesares", o Tarcísio tem mostrado uma boa governança e o principal: não é político e sim administrador. O Brasil não precisa de políticos e sim de homens sérios cujo objetivo principal seja "o bem público". Paradoxalmente e apesar de toda a e ebulição política, o Congresso Nacional ainda poderá ser muito útil ao Brasil.
ExcluirE ainda podemos citar a paisagem vista do trecho entre São Conrado e Barra e da Avenida Niemeyer (sem a famigerada ciclovia), o Recreio, a Restinga, por aí vai ... de fato, a natureza fez a parte dela.
ResponderExcluirQuanto à Praia de Botafogo, deu uma melhorada de algum tempo para cá com o shopping, o cinema, o hotel, melhor iluminação e a maior segurança decorrente (há alguns anos, os assaltos a motoristas na pista interna de ida para o centro e a pedestres eram extremamente comuns).
Bom dia Saudosistas. Hoje estou dispensado na parte da manhã, mas a tarde está a disposição dos netos. Li hoje as excelentes postagens de sábado e de ontem, mais uma vez meus parabéns ao mestre Hélio pelo excelente trabalho de pesquisa. Já quanto a enseada de Botafogo, realmente é uma vista muito bonita, porém na minha opinião as obras realizadas no local ao longo dos anos a tornaram melhor, assim como o desleixo da administração pública e a falta de educação de boa parte da população, a tornam menos apreciável nos dias de hoje, com os problemas já citados acima. E por falar em Botafogo, segue o líder.
ResponderExcluirQuando fui morar em Botafogo no final de 1964, o aspecto da praia era exatamente o que mostra a foto 1. O que a foto não mostra é que naquele início de aterramento a praia não era apenas suja: era imunda, inclusive a água. A Praia de Botafogo tinha as aguas límpidas nos tempos de João Romão e Bertoleza, mas no Século XX a situação não era das melhores.
ResponderExcluirO editor Carlos leal publicou um livro chamado "Vistas Particulares" crei em que ele publica imagens tiradas de predios/casas particulares, não comumente vistas. Interessante. a vista do Ed. Argentina um escândalo. Imagino dos prédios altos da FGV.
ResponderExcluirGMA, era meu sonho fazer um livro assim. Mas gostaria mesmo de subir nos tetos de alguns prédios ícones do Rio e tirar fotos.
ExcluirDeveriam fazer um túnel na pista. Vc na calçada de Botafogo deve: atravessar 8 pistas no sinal, depois pegar um túnel para chegar a calçada da praia.
ResponderExcluirNada convidativo. Sem contar que nada existe, deveriam liberar dois quiosques apesar de não poder mergulhar daria vida ao local.
A vista frontal da estátua de Jesus Cristo desde a praia de Botafogo é a minha favorita.
ResponderExcluirBoa Noite ! Tive que emprestar o NB para minha filha numero 4. Amanhã vou começar a ler os comentários que ficaram para trás.
ResponderExcluir