Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

ÁGUAS FÉRREAS

Águas Férreas era o nome da região onde fica o atual Cosme Velho. Segundo Brasil Gerson, o nome se devia à Bica da Rainha, de águas ferruginosas (esta afirmação é contestada hoje em dia, pois a água da Bica da Rainha não seria ferruginosa). O nome Águas Férreas se manteve na “vista” dos bondes da linha 3 até sua substituição pelos ônibus elétricos da CTC.

FOTO 1: Com fotos, em sua maioria, enviadas pelo amigo GMA, colaborador frequente e grande incentivador do “Saudades do Rio”, vamos falar do Edifício Águas Férreas.


FOTO 2Vemos o Edifício Águas Férreas, no nº 550 da Rua das Laranjeiras. Um prédio impressionante para a primeira metade do século XX. À época Águas Férreas era um bairro de grandes mansões, muito verde e pouco movimento, o que seria alterado na década de 1960 com a construção do Túnel Rebouças.

FOTO 3O projeto do arquiteto Mario M. Pinto previa apartamentos de diversos tamanhos.

FOTO 4: O preço dos apartamentos e a forma de pagamento.



FOTO 5: A localização do edifício na Rua das Laranjeiras.


FOTO 6: Aspecto do prédio em foto do Google Maps de 2017.


FOTO 7: O bonde Águas Férreas foi muito fotografado (abaixo algumas dessas fotos).  Nesta, garimpada pelo Julio Reis, o vemos na Rua das Laranjeiras na altura da Rua Soares Cabral.

Segundo o Helio Ribeiro, o trajeto era Tabuleiro da Baiana - Senador Dantas - Luís de Vasconcelos - Augusto Severo - Largo da Glória - Catete - Pedro Américo - Bento Lisboa - Largo do Machado - Laranjeiras - Cosme Velho.


FOTO 8Esta foto, feita por volta de 1915, mostra o Largo da Glória. Destaques para a Igreja do Outeiro da Glória, ao fundo, e o monumento a Pedro Alvares Cabral, obra de Bernardelli para as comemorações do 4º centenário do descobrimento do Brasil. Em primeiro plano o bonde de nº 177, que fazia a linha 3,  Águas Férreas.

FOTO 9Largo do Valdetaro, ficava pertinho do Palácio do Catete. Vemos a tranquilidade da vida carioca daquele tempo, com os passageiros comodamente sentados no bonde, alguns lendo o jornal do dia. Uma senhora calmamente sobe os estribos, sem nenhuma preocupação. O bonde "Águas Férreas", de número de registro 108, cujo trajeto, na década de 50, era Tabuleiro da Baiana, Senador Dantas, Luis de Vasconcelos, Mestre Valentim, Augusto Severo, Largo da Glória, Catete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, tinha duas tabuletas na frente: uma com o itinerário "Via Cattete, Laranjeiras, Cosme Velho". A outra, com um anúncio onde está escrito "TENNIS", que se tratava de um anúncio de cigarros da Cia. Souza Cruz. O maço custava 200 réis.


FOTO 10O bonde nº 2502, da linha 3, Tabuleiro da Baiana-Águas Férreas, sobe a Rua Cosme Velho em direção ao seu ponto final. Ao fundo vemos as obras do Colégio São Vicente de Paulo. Era o bonde ideal para quem queria pegar o trenzinho para o Corcovado. 


67 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Como a região fica fora da minha jurisdição, vou acompanhar os comentários. Hoje outra região da cidade vai "bombar" a partir da tarde (ou não, isola...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nem é tão outra região... Fiquei condicionado à referência ao Cosme Velho e não vi a localização.

      Excluir
  2. Em verdade a abertura dos túneis Rebouças e Santa Bárbara foram determinantes para alterar de forma negativa o clima de tranquilidade na região. Se não me falha a memória, o acesso ao Cosme Velho através do Túnel Rebouças foi posterior à sua inauguração, que ocorreu de forma escalonada entre 1967 e 1969. Eu me lembro que os acessos ao túnel para e a partir do Cosme Velho foram abertos em épocas diferentes. FF 1: Um Agente da Polícia Federal foi morto em um quiosque da Barra da Tijuca após apontar uma arma e agredir um dos Policiais Militares chamados para conte-lo. Uma das mulheres que acompanhava o Agente foi baleada nas nádegas. FF 2: A Justiça Federal determinou o afastamento da Deputada Estadual Lucinha por suspeita de envolvimento com a "milícia". A PF executa MBA na residência da deputada, na Alerj e em vários endereços ligados à ela.

    ResponderExcluir
  3. Uma construção soberba com acabamento em material de primeira linha, mas a falta de uma "suíte" mostra o pouco apreço dos construtores por tal comodidade. ## A última foto mostra um bonde "sossega leão" da Jardim Botânico puxando um reboque pequeno. Desconheço a razão desse arranjo, que pelo que me consta não ocorria com os bondes da Light. O Hélio certamente conhece a razão.

    ResponderExcluir
  4. Joel, apartamentos construídos com suíte na planta, somente surgiram em grande escala a partir dos anos 70.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos anos 60 já existiam. O apartamento da minha tia na Joaquim Nabuco é do início dos anos 60 e o apartamento de quatro quartos ja dispunha de uma suíte. Porém o projeto é (pela minha ótica) deficiente, pois possuia além da sala principal um escritório, copa, cozinha, duas dependência de empregada, mas além da suíte possui apenas um lavabo, um banheiro, e apenas uma vaga de garagem, algo bem aquém das reais necessidades.

      Excluir
  5. Imagino que este prédio enorme deva ter sido um choque para os moradores dessa parte de Laranjeiras na década de 40. Era um lugar tranquilo, de muito verde, quase uma Petrópolis dentro da cidade.
    Suites eram raras naquela época. Era ainda o tempo em que se usavam penicos sob a cama, o que seria um horror do ponto de vista atual.

    ResponderExcluir
  6. Pelo recuo em relação à Rua das Laranjeiras (grande jardim na frente, inclusive com um lago de carpas), posicionamento (menor dimensão voltada para a frente) e a área verde que o envolve, o prédio - apesar do tamanho - tem presença discreta, harmônica, não chamando atenção.

    ResponderExcluir
  7. O comentário de 07:48 relata um caso envolvendo agentes da lei armados em horário de folga. Mais uma vez o despreparo leva a uma fatalidade.

    Por causa de um acidente entre carro e moto no final da Linha Amarela há menos de duas horas, um nó se formou na região. A Ayrton Senna ficou interditada totalmente por vários minutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trânsito no Rio de Janeiro, independente dos inevitáveis problemas - acidentes, obras emergenciais, veículos enguiçados em pontos críticos ... - ficou impossível, um caos na volta à vida normal pós pandemia.
      O movimento intenso com engarrafamentos já se verifica em qualquer horário, o número de veículos em circulação: ônibus, táxis, uber e assemelhados, vans e carros particulares é muito grande o tempo todo.
      E não há muito o que fazer, um metrô "de verdade", em extensão e capacidade de transporte, não vai existir, teria que ter sido implantado há muito tempo atrás, o transporte ferroviário foi sendo sucateado, as empresas de ônibus deitam e rolam .....

      Excluir
    2. Aliás, a quantidade de acidentes envolvendo motos deve ser altíssima.

      Excluir
    3. Sobre o comentário das 09:10, não foi uma fatalidade e sim arrogância e irresponsabilidade do Policial Federal, que acabou tendo um final absolutamente em conformidade com o permitido e previsto pela Lei. A questão de policiais de folga andarem armados é a velha e patética bandeira da esquerda para "justificar a grande quantidade de homicídios e a violência em geral", como se o Brasil fosse o Japão ou a Dinamarca. Resta saber se esse esse raciocínio "profundo" como um ninho de tartaruga é resultado de alienação, "afasia cultural", doutrinação política, ou é simplesmente uma pilhéria...

      Excluir
    4. "Fatalidade" no sentido de ter terminado em morte "fatal". Pensei ter sido claro. Ne não fui, sinto muito pela não compreensão do texto.

      Excluir
    5. O dicionário define "fatalidade" como "qualidade do que é fatal", no sentido figurado "destino", "grande desgraça" ou "acontecimento funesto".

      Excluir
    6. De acordo com informações divulgadas por fontes diversas, o Policial Federal era lotado em um setor de PF equivalente à CORE da Polícia Civil e era conhecido em boates da Barra da Tijuca por criar confusões e e "dar carteirada". Em algum momento isso iria ter um resultado trágico. Mais um detalhe: o Policial Militar usava uma câmera corporal. ## Acabou o tempo dos "valentões" e lutadores de artes marciais. Um colega aposentado de 72 anos foi às compras em um Supermercado em Madureira, e na fila preferencial de idosos três marmanjos estavam com os carrinhos repletos de mercadorias na sua frente. O colega reclamou e os três disseram: "Esse coroa é muito folgado, não aguenta um tapa", ao que o colega respondeu: "Posso não aguentar um tapa, mas meu dedo tem força suficiente para apertar um gatilho". Os caras viram quando ele deu três passos para trás e levantou a camisa, perceberam que iriam entrar "numa furada", e desistiram de furar a fila. Simples assim.

      Excluir
    7. Bom dia Joel e demais comentaristas e leitores. Não quero criar uma polêmica, mas por pouco, por uma discussão banal (como a maioria o é), não ocorreu mais um homicídio, ou triplo homicídio. Numa situação semelhante, o melhor a fazer é trocar de fila, ou esperar, quieto e nunca deixar o sangue subir à cabeça. Imagine seu amigo colocar na consciência, a morte de 3 pessoas por estarem numa fila destinada ao público idoso... Desculpem minha intromissão num assunto ao qual não fui chamado.

      Excluir
    8. Um erro não justificaria outro, bem mais grave. Mas ainda tem quem se ache acima da lei, em várias instâncias, ou que a use em proveito próprio com a ajuda de advogados, quando eles mesmos não os forem ou forem juízes ou desembargadores.

      Excluir
  8. Sobre o Águas Férreas, são 75 apartamentos de tamanhos que vão de 144 a 170 metros quadrados (sem contar as coberturas).
    No mapa da FOTO 5 - localização, a única outra edificação representada é o Colégio Sion. A existência do colégio perto valorizava o empreendimento.

    ResponderExcluir
  9. O bom senso imperou e o presidente do TJRJ revogou a decisão da juíza que havia proibido a apreensão de menores fora do flagrante ou sem ordem de prisão expedida. Nada como casos de repercussão. No fim de semana, foi o presidente da LIESA na Barra.

    ResponderExcluir
  10. FF: confrontos das oitavas, Champions League
    Porto x Arsenal Napoli x Barcelona
    PSG x Real Sociedad Inter de Milão x Atlético de Madri
    PSV x Borussia Dortmund Lazio x Bayern de Munique
    Copenhagen x Manchester City RB Leipzig x Real Madrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum (ou quase nenhum) confronto "pesado". Talvez Napoli X Barcelona e Inter de Milão X Atlético de Madrid. Com boa vontade, Porto X Arsenal. PSV X Borussia Dortmund também? Esse acho que não...

      Excluir
    2. Perspectiva de grandes jogos nas quartas-de-final, caso Porto, Real Sociedad, PSV, Lazio, Copenhagen e Leipzig não passem.

      Excluir
    3. Também teve sorteio da Europa League. Uma fase antes das oitavas, envolvendo os terceiros dos grupos da Champions e os segundos da própria Europa League. Tem clube "pesado" na parada, como o Milan.

      Excluir
    4. Sim, os jogos mais parelhos são de fato Napoli X Barcelona e Inter de Milão X Atlético de Madrid.
      E como observou o Luiz , se os favoritos prevalecerem, aí é só jogão nas quartas.

      Excluir
    5. A título de curiosidade, os confrontos dos "dezesseis avos" de final da Europa League.

      Veja abaixo os jogos:

      Feyenoord x Roma

      Milan x Rennes

      Lens x Freiburg

      Young Boys x Sporting

      Benfica x Toulouse

      Braga x Qarabag

      Galatasaray x Sparta Praga

      Shakhtar Donetsk x Olympique de Marselha

      Os times que avançarem irão se juntar a West Ham, Brighton, Rangers, Atalanta, Liverpool, Villarreal, Slavia Praga e Bayer Leverkusen, clubes já garantidos nas oitavas de final.

      Excluir
  11. 18/12/2023
    Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) saíram para cumprir 16 mandados de busca e apreensão nas residências de alunos de duas instituições de ensino. A polícia afirma que dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, foram apreendidos e serão periciados.
    Em novembro deste ano, a Polícia Civil abriu inquérito após montagens com nudes de alunas do Colégio Santo Agostinho da Barra da Tijuca terem circulado em grupos de WhatsApp.

    ResponderExcluir
  12. Taí uma dúvida, será que, ao longo de décadas, não existe a possibilidade de uma fonte d'água perder um, ou até mais, de seus componentes minerais?
    Sei que fui ao Corcovado no tempo do bonde, mas só por meio de fotos da família, pois eu era muito pequeno e não tenho como lembrar qual foi o meio como chegamos lá em cima.
    Pré-adolescente fui mais uma vez, de trenzinho, mas já sem bonde circulando. Depois só em 2006, de van, talvez nos últimos tempos que esses veículos podiam chegar mais perto. Nem sei os detalhes de como está agora o velho estacionamento do alto.
    Durante um ano, boa parte de1970 e início de 1971, com meus pais e meu irmão, assisti missa do Padre Góis na São Judas Tadeu uma vez por mês. Deve ter sido alguma promessa deles.

    ResponderExcluir
  13. FF: O craque Marcelinho Carioca está desaparecido em São Paulo após seu carro ser encontrado abandonado em uma favela. Além disso, foi realizada uma movimentação em sua conta bancária. Até agora não há notícias.

    ResponderExcluir
  14. O prédio pode ser bom mas atualmente não moraria aí. O trânsito é infernal seja pelo tráfego do Rebouças, pelos colégios Sion e São Vicente, pela igreja se São Judas. Leva-se horas para cruzar a rua das Laranjeiras e Cosme Velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você esqueceu dos acessos ao Cristo, em frente à Igreja.
      Mas, se comparado por exemplo ao trânsito da Lagoa, está na média....

      Excluir
  15. A dúvida que eu manifestei no comentário das 08:01 foi respondida pelo próprio, cuja explicação é por demais extensa para ser respondida aqui, mas em linhas gerais era por razões técnicas. ### O sequestro de Marcelinho Carioca toma contornos dramáticos após a informação de que Marcelinho foi "levado" pelo PCC. Uma outra informação dá conta que o sequestro ocorreu em razão de uma infidelidade conjugal, cujo marido ofendido é um traficante.

    ResponderExcluir
  16. Como se pode perceber, "chifre nunca é um bom negócio".

    ResponderExcluir
  17. "Marcelinho Carioca é encontrado pela polícia após desaparecimento
    18/12/2023 14h37
    Segundo apurou o UOL com o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, Marcelinho foi liberado pelo sequestrador e encontrado pela polícia andando em uma rua de São Paulo."
    Aguardemos detalhes ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim, ele saiu como "pegador", a mulher como "piranha adúltera" e o marido como "corno"...

      E um monte de versões que mereciam ser checadas, só por desencargo de consciência.

      Excluir
    2. Mais tarde, na delegacia, alegou ter sido "coagido" a gravar o vídeo com a mulher, sob a mira de armas.

      Excluir
    3. Meu avô dizia com propriedade: "Quem nasce cachorro morre latindo". Embora tivesse ascendido na vida Marcelinho, continuou a se relacionar com mulheres de baixo extrato social e envolvidas com criminosos. "Deu no que deu".

      Excluir
  18. O jogo até agora está equilibrado.
    Marcelo (indiscutível craque de bola, mas fisicamente "ladeira abaixo") e o Ganso (que poderia ter sido um belo jogador) com sua invencível preguiça, jogando juntos deixam o tricolor lento e muito exposto a contra-ataques.
    Duas boas chances para o Fluminense e três para o adversário, que começa a gostar do jogo.
    E vendo o Fluminense jogar fica mais claro ainda para mim que seria de "bom alvitre" procurar logo, já, outro técnico para a seleção brasileira.
    Vamos esperar o segundo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Craque é craque ... sorriso amarelo .. Marcelo fez boa jogada e sofreu o pênalti.
      O Fluminense tinha melhorado, mas continuava exposto no contra-ataque.

      Excluir
    2. Conta fechada, o "presidente americano" tem estrela.

      Excluir
    3. Até sexta dá pra gritar, se não der zebra amanhã...

      "Ô Guardiola, pode esperar, a tua hora vai chegar...".

      Depois de sexta pode ser outra história...

      Excluir
  19. Está um pouco difícil ver os detalhes da planta baixa, mas tem corredores externos nos apartamentos detrás que passam em frente à janelas o que prejudica a privacidade na passagem de vizinhos.
    Pelo que temos visto em projetos antigos, suíte antes da década de 60 era coisa rara.
    Só reformando, se a modificação for permitida, pois sempre tem acréscimo de parede e tubulação de água e esgoto, sendo que este quase sempre exige a suspensão do piso, mesmo que parcialmente.

    ResponderExcluir
  20. O Flu tomou alguns sustos, mas passou bem.
    Como joga rápido seu meio de campo.
    Um bom goleiro, zagueiros seguros, um Marcelo para o toque de classe, os ótimos André e John Árias, bons coadjuvantes como Martinelli e Ganso, dois bons finalizadores.
    Deve pegar um City em fase regular, com apenas uma vitória nos seis últimos jogos e algo cansado.
    A ver.

    ResponderExcluir
  21. Dois dos três últimos títulos de brasileiros foram contra ingleses (São Paulo X Liverpool e Corinthians X Chelsea). Inter e Corinthians quando foram campeões eliminaram o Al egípcio na semifinal. Acho que dá para acreditar na sexta, desde que o City vença amanhã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O São Paulo, salvo engano, foi o último campeão no formato CONMEBOL X UEFA. Mas posso estar errado.

      Excluir
    2. Não. Corinthians último campeão sulamericano, mas já no formato atual com sete participantes.

      O São Paulo foi campeão ainda no jogo único. O Inter, no ano seguinte, contra o Barcelona, já foi no formato atual. Teve que jogar semifinal.

      Excluir
    3. Tens razão! Pensei que era quem tinha sido o último brasileiro campeão mundial.

      Excluir
  22. Ao meu ver, o Fluminense joga um belo futebol quando consegue controlar o jogo e tem jogadores técnicos que fazem a tática do Diniz funcionar. É um time equilibrado em todos os setores do campo e conta com um jogador que quando entra no segundo tempo é capaz de dar a vitória num piscar de olhos: John Kennedy. Cano hoje passou em branco, mas dificilmente não irá deixar o dele no Mundial.

    Se o City confirmar o favoritismo amanhã, teremos uma grande final.

    ResponderExcluir
  23. Curiosidade: o Augusto viu o copo meio cheio com os últimos clubes brasileiros que foram campeões mundiais em cima de ingleses.
    O copo meio vazio é que os últimos dois "teams" ingleses campeões venceram equipes brasileiras, Liverpool x Fla em 2019 e Chelsea x Palmeiras em 2021.

    ResponderExcluir
  24. Li as estatísticas históricas do Mundial de Clubes e já está confirmado que o Palmeiras continuará, por pelo menos mais um ano, como o único clube sul-americano que "conquistou" o 4º. lugar nesse torneio, que é a última colocação possível para um campeão de Libertadores.
    Mesmo assim fica estatisticamente à frente do Flamengo, pois tem 2 vices (o rubro negro só um) e é considerado pela FIFA o campeão de 1951, quando ainda não existia torneio continental e o Brasil nada de disputa nacional.
    O Verdão venceu, e em dois jogos no Maracanã, o Juventus de Turim, que naquele ano nem ao menos era o campeão italiano.
    Tudo isso desvaloriza os títulos disputados posteriormente pelos campeões continentais.
    Igual à CBF considerando a antiga Taça Brasil e mais um outro torneio da década de 30 como Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A CBF considera torneios a partir de 1959 nessa "unificação". Até porque passaram a ser classificatórios para a Libertadores.

      Excluir
    2. A Taça Brasil era praticamente igual à Copa do Brasil. Muita gente considera que os que conquistaram o antigo torneio deveriam entrar na lista de campeões dessa copa disputada atualmente, que também dá vaga para a Libertadores.

      Excluir
    3. Não tenho certeza, mas a Taça Brasil foi por alguns anos o único torneio nacional classificatório para a Libertadores. Em algum ponto dos anos 60 criaram o "Robertão", considerado o embrião do campeonato brasileiro disputado com esse nome a partir de 1971. Por alguns anos a Taça Brasil e o Robertão coexistiram, causando situações de um mesmo clube ganhar as duas competições e ser considerado bicampeão no mesmo ano (Palmeiras).

      Quanto a Copa do Brasil foi criada em 1989 já havia o campeonato consolidado, mesmo com as edições conturbadas de 1987 e 1988, a cargo do Clube dos Treze.

      A Copa do Brasil, na minha opinião, teria sido uma resposta da CBF. O fato de o campeão do torneio também ter direito a uma vaga na Libertadores reforçaria essa sensação.

      Excluir
  25. Bom dia.

    A potência do maçarico vai baixar um pouquinho (ou um tiquinho...).

    Chuva (se tiver) só a partir de quinta (ou sexta).

    ResponderExcluir
  26. Sobre o rechonchudo ex-jogador que monopolizou as manchetes no estranho estado ontem, já apareceu nas investigações uma "suposta" dívida de dois milhões. Quanto mais mexe...

    ResponderExcluir
  27. FF: excelente iniciativa a de facilitar o bloqueio de aparelhos celulares roubados, furtados ou perdidos, através da excelente plataforma gov.br

    ResponderExcluir
  28. Fora de foco:
    O site globo.com traz hoje uma matéria sobre a reforma tributária, com foco no “imposto do pecado”.
    O projeto da reforma tributária prevê a criação de um imposto seletivo sobre produtos que sejam “prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.”
    A lista de produtos afetados e o valor da alíquota serão definidos em lei complementar, mas dois exemplos de produtos que serão taxados são cigarros e bebidas alcoólicas. que inspiraram o apelido "imposto do pecado".
    O desestímulo do consumo pelo maior preço trará resultado positivo, (independente da correta destinação/aplicação do dinheiro adicional arrecadado) e esse imposto, na minha opinião, já vem tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, o Brasil realmente não é para amadores: é para acéfalos que em sua maioria não enxergam "um palmo adiante do nariz". O brasileiro conseguiu através da sua "excepcional visão política" cavar um buraco tão fundo do qual dificilmente sairá incólume". Me faz lembrar um piada do saudoso Costinha: "Um português em viagem de navio contava envaidecido: - O brasileiro é muito burro, é um trouxa que acredita em tudo. Imagine que aqui no navio eu menti para um brasileiro, contei para ele que eu era bicha e ele acreditou: veio me comendo a viagem inteira". Assim é o brasileiro: "muito esperto "...

      Excluir
  29. Sem Haaland, De Bruyne e Doku, o City teve que contar nesse primeiro tempo com um "artilheiro" do time contrário...

    ResponderExcluir
  30. Pelo que o City vem mostrando e com os desfalques há boas chances para o Flu sexta-feira.

    ResponderExcluir
  31. Praticamente não assisti ao segundo tempo. O gol contra em cima da hora no primeiro tempo foi providencial.

    Com os desfalques o City fica QUASE um time normal. Estou esperançoso. O que vier é lucro. A pressão passou para o "outro lado".

    ResponderExcluir
  32. O City tem sido + frágil nesta temporada na defesa, em parte porque anda errando + passes do que antes e aí fica exposto ao contra-ataque e por outro lado vem acontecendo falhas individuais dos zagueiros.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir