Com fotos do Acervo da Light, muitas delas do fotógrafo Malta, vamos voltar a ver bondes por aqui.
FOTO 1: Bonde Engenho de Dentro na Praça Tiradentes na década de 1920.
FOTO 2: Bonde Andarahi-Leopoldo na década de 1920. Em que rua estaria?
FOTO 3: Vemos uma subestação portátil. Talvez o Helio Ribeiro possa explicar como funcionava.
FOTO 4: Bonde São Francisco na Rua Senador Eusébio na década de 1920. A rua desapareceria na década de 1940 por conta das obras da Av. Presidente Vargas.
FOTO 5: Bonde fúnebre em Madureira no ano de 1926. Não sabia que havia bondes para este serviço. A logística de deslocamento, dado os trilhos compartilhados com o serviço normal, devia ser complicada.
FOTO 6: Bonde da linha 7, Jockey Club, na Av. 13 de Maio e se dirigindo para o Tabuleiro da Baiana.
Bom dia.
ResponderExcluirPostagem para acompanhar e aprender.
A primeiras fotos são da década de 20; a última (foto 6) pode ser de final da década de 40, início da de 50??
Quase trinta anos separando as primeiras fotos da última ?
Na foto 4 o número de ordem do bonde é 51x. O último algarismo está tapado. Se fosse 51 o modelo seria diferente.
ResponderExcluirNa foto 1 o bonde está puxando dois reboques, e o segundo é diferente do primeiro, por ser de segunda classe.
ResponderExcluirA foto 2 mostra um daqueles horríveis bondes alemães encomendados pela Ferro-Carril Vila Isabel em 1903 e assumidos pela Light em 1907. Foram 50 carros-motor e 50 reboques. Aqueles receberam numeração 1 a 50 na Vila Isabel mas ao passarem para a Light foram renumerados de 386 a 435.
ResponderExcluirBom Dia ! Até 1949,as viagens que fiz eram acompanhando meus Pais, no bonde 84 José Bonifácio até o Meyer e depois a pé até o Engenho Novo onde meu avô Pai da minha Mãe tinha uma oficina e na mesma rua morava minha Avó Mãe do meu Pai. Já nos anos 50 comecei a andar sozinho e andei em todas as linhas da seção M e B .
ResponderExcluirDa seção B só andei no 60, 64, 66, 67, 68, 70 e 72. Nunca andei no 62, 63, 69, 74 e 75. As linhas 61, 71 e 73 já não existiam. A 65 era ocasional.
ExcluirDa seção M, cuja faixa era de 76 a 91, só andei na 78, 90 e 91. A 80 já não existia.
ExcluirUsava vista Meyer - Pça B. Taquara . A linha rodava com 4 carros motor pequenos,cada um puxava dois reboques e mesmo sendo da seção M, e a linha começando no Meyer ,recolhiam em uma sub estação em Cascadura. A 90 e 91 eram da seção P.
ExcluirAs linhas da seção M eram : 76 Eng.de Dentro , 77 Piedade , 78 Cascadura , 79 Licínio Cardoso , 80 Pça B. Taquara , 81 Triagem , 84 José Bonifácio , 85 Cachambí , 86 Pilares , 87 Boca do Mato . Tinha também a Pilares -Inhaúma que rodava com vista branca e mesmo tendo "condutor" nome que a ligth dava aos cobradores de passagem. nesta linha não cobrava passagem por ser um complemento da linha 86 que foi dividida com a eletrificação dos trens na linha auxiliar.
ExcluirNa foto 2, o bonde não estaria na Barão de Mesquita prestes a entrar na Leopoldo?
ResponderExcluirHélio, não dá para "cravar" se na foto 2 o bonde está na Barão de Mesquita. Mas se realmente o bonde estiver prestes a entrar à esquerda na Rua Leopoldo, o local está bem diferente. Atualmente ali está o Supermercado Campeão e fora da foto está o "Dragão".
ExcluirFoto 3, não sei a utilização desse tipo de bonde.
ResponderExcluirNa foto 6, o 1897 está com formato deferente da postagem de 12/08/2021. Não era incomum esse tipo de alteração.
ResponderExcluirEntre os elétricos também teve bonde funerário.
ResponderExcluirSó uma borda do Tabuleiro na foto 6. Esse foi demolido, tragédia foi o que aconteceu com alguns prédios à esquerda.
Ditado popular:
ResponderExcluir“Tudo na vida é passageiro, menos o condutor e o motorneiro”
Lembro de três anúncios no interior dos bondes:
ResponderExcluirRhum Creosotado (“Veja, ilustre passageiro, o belo tipo faceiro ...),
Polvilho Antisséptico Granado, e
Mudanças Gato Preto
Hélio, se não me falha a memória, a linha 61 não era uma daquelas "linhas provisórias" criadas a partir da "Operação Rio" em Maio de 1964?
ResponderExcluirMauro xará, 13:46h ==> a foto que tenho de um bonde da linha 80 era Meyer - Madureira. E no Guia Rex de 1944 consta assim. No de 1951 em diante já não consta mais essa linha.
ResponderExcluirQuanto às linhas da seção M, também havia a 82, 83, 88, 89, 90, 91 e 99. Sendo que no meu tempo a 88 e 89 já não existiam, ou pelo menos nunca vi um bonde circulando com tais linhas.
As linhas da seção P eram de 92 a 98, sendo que 92 e 95 já não existiam no meu tempo.
Verdade, acabei de lembrar. A linha 99 era Meyer - Praça Mauá. e a 82 era Meyer - S. Pena a 83 também era Meyer S.Pena. Não lembro qual, uma ia pelo Andaraí e outra pelo Maracanã.
ExcluirJoel Almeida, 14:12 h ==> estive refazendo o trajeto do Andarahy - Leopoldo e ao que pude levantar os únicos pontos onde havia bifurcação à esquerda, como mostra a foto, e fora do centro da cidade, eram:
ResponderExcluir1) No trajeto Praça Tiradentes para o Andaraí:
1.a) na entrada do Boulevard São Cristóvão, saindo da Presidente Vargas e se dirigindo à Praça da Bandeira.
1.b) na virada da São Francisco Xavier para a Barão de Mesquita.
1.c) na virada da Barão de Mesquita para a rua Leopoldo.
2) No trajeto do Andaraí para a Praça Tiradentes:
2.1) na virada da São Francisco Xavier para a General Canabarro.
2.2) na virada da Senador Furtado para a rua Pará.
Mas considerando fatores como a paisagem de fundo, a largura da calçada, o fato de no item 1.a não se vê a Presidente Vargas, no 1.b não se vê a avenida Paula Sousa, no item 2.1 não se vê o Colégio Militar, no item 2.2 a rua da foto é muito mais larga que a Senador Furtado, só sobrou o item 1.c. Assim foi meu raciocínio
Joel Almeida, 15:37h ==> não tenho relação das linhas provisórias criadas quando da extinção dos bondes, porque é uma mixórdia só. O Guia Rex de 1944 lista a linha 61 como Maracanã, mas não tem o itinerário. Depois disso, ela não mais consta nas edições seguintes.
ResponderExcluirHélio, eu mandei para você há tempos o arquivo de O Globo de 1° de Maio de 1964 no qual constam detalhes da Operação Rio e criação de duas linhas provisórias: a Praça da Bandeira - Tijuca e a Praça da Bandeira - Vila Isabel. Salvo engano, a antiga linha 63 São Francisco Xavier, foi incorporada a uma delas.
ExcluirAcabei de localizar a foto do Andarahy - Leopoldo. A legenda diz que é rua Mariz e Barros.
ResponderExcluirMário, outro anúncio famoso era "Academia Moraes" para danças: "Quantas oportunidades você perdeu por não saber dançar? Academia Moraes". Ficava na Rua do Passeio.
ResponderExcluirDesse eu não me lembrava; eu acho que tinha um também com um gorila (!) usando/anunciando um suporte atlético (?) branco, mas aí já pode ser a memória pregando peças ...
ExcluirBoa tarde/noite, Dr. D'.
ResponderExcluirMais um dia de aprendizado sobre bondes nunca é demais.
Sabia do modelo funerário, mas não na versão tração animal. Assim como outros modelos, como ambulância e bagageiro. Tinha até para casamentos. Certo, Helio?
O da foto 3 (subestação portátil) devia ser como hoje algumas empresas lançam mão de geradores portáteis para suprir uma região com falta de energia. Quem faz isso é a Claro, ex-NET, na rede de cabos. Guardadas as devidas proporções, evidentemente...
FF: quem diria que o perfil em português do Manchester City fosse publicar: "Ô, Fluminense, pode esperar, a tua hora vai chegar...". Daqui a menos de 24 horas, saberemos... Grupo de torcedores tricolores encontrou o Guardiola na saída acho que do hotel e perguntou se "ele estava preparado...".
ResponderExcluirPara quem em postagem anterior perguntou sobre o tempo no feriadão, o verão a começa amanhã e há previsão de chuva até terça, mas não divulgaram a quantidade acumulada. Ontem foi registrada uma pancada na Ilha por volta de 20:00. Pode ser que fique no padrão de chuvas isoladas.
ResponderExcluirFui eu; a temperatura tem andado "educada".
ExcluirSe a chuva vier, mesmo em pequena quantidade, é possível que tenhamos uma véspera e dia de Natal sem muito calor, o que seria ótimo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA 13 de Maio me faz lembrar das sessões de tortura no gabinete dentário do Dr. Costa Bento e das idas na J. Alencar comprar material fotográfico.
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