Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

BONDES

Com  fotos do Acervo da Light, muitas delas do fotógrafo Malta, vamos voltar a ver bondes por aqui.

FOTO 1: Bonde Engenho de Dentro na Praça Tiradentes na década de 1920.

FOTO 2: Bonde Andarahi-Leopoldo na década de 1920. Em que rua estaria?


FOTO 3: Vemos uma subestação portátil. Talvez o Helio Ribeiro possa explicar como funcionava.

FOTO 4: Bonde São Francisco na Rua Senador Eusébio na década de 1920. A rua desapareceria na década de 1940 por conta das obras da Av. Presidente Vargas.

FOTO 5: Bonde fúnebre em Madureira no ano de 1926. Não sabia que havia bondes para este serviço. A logística de deslocamento, dado os trilhos compartilhados com o serviço normal, devia ser complicada.


FOTO 6: Bonde da linha 7, Jockey Club, na Av. 13 de Maio e se dirigindo para o Tabuleiro da Baiana.

31 comentários:

  1. Bom dia.
    Postagem para acompanhar e aprender.
    A primeiras fotos são da década de 20; a última (foto 6) pode ser de final da década de 40, início da de 50??
    Quase trinta anos separando as primeiras fotos da última ?

    ResponderExcluir
  2. Na foto 4 o número de ordem do bonde é 51x. O último algarismo está tapado. Se fosse 51 o modelo seria diferente.

    ResponderExcluir
  3. Na foto 1 o bonde está puxando dois reboques, e o segundo é diferente do primeiro, por ser de segunda classe.

    ResponderExcluir
  4. A foto 2 mostra um daqueles horríveis bondes alemães encomendados pela Ferro-Carril Vila Isabel em 1903 e assumidos pela Light em 1907. Foram 50 carros-motor e 50 reboques. Aqueles receberam numeração 1 a 50 na Vila Isabel mas ao passarem para a Light foram renumerados de 386 a 435.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia ! Até 1949,as viagens que fiz eram acompanhando meus Pais, no bonde 84 José Bonifácio até o Meyer e depois a pé até o Engenho Novo onde meu avô Pai da minha Mãe tinha uma oficina e na mesma rua morava minha Avó Mãe do meu Pai. Já nos anos 50 comecei a andar sozinho e andei em todas as linhas da seção M e B .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da seção B só andei no 60, 64, 66, 67, 68, 70 e 72. Nunca andei no 62, 63, 69, 74 e 75. As linhas 61, 71 e 73 já não existiam. A 65 era ocasional.

      Excluir
    2. Da seção M, cuja faixa era de 76 a 91, só andei na 78, 90 e 91. A 80 já não existia.

      Excluir
    3. Usava vista Meyer - Pça B. Taquara . A linha rodava com 4 carros motor pequenos,cada um puxava dois reboques e mesmo sendo da seção M, e a linha começando no Meyer ,recolhiam em uma sub estação em Cascadura. A 90 e 91 eram da seção P.

      Excluir
    4. As linhas da seção M eram : 76 Eng.de Dentro , 77 Piedade , 78 Cascadura , 79 Licínio Cardoso , 80 Pça B. Taquara , 81 Triagem , 84 José Bonifácio , 85 Cachambí , 86 Pilares , 87 Boca do Mato . Tinha também a Pilares -Inhaúma que rodava com vista branca e mesmo tendo "condutor" nome que a ligth dava aos cobradores de passagem. nesta linha não cobrava passagem por ser um complemento da linha 86 que foi dividida com a eletrificação dos trens na linha auxiliar.

      Excluir
  6. Na foto 2, o bonde não estaria na Barão de Mesquita prestes a entrar na Leopoldo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, não dá para "cravar" se na foto 2 o bonde está na Barão de Mesquita. Mas se realmente o bonde estiver prestes a entrar à esquerda na Rua Leopoldo, o local está bem diferente. Atualmente ali está o Supermercado Campeão e fora da foto está o "Dragão".

      Excluir
  7. Foto 3, não sei a utilização desse tipo de bonde.

    ResponderExcluir
  8. Na foto 6, o 1897 está com formato deferente da postagem de 12/08/2021. Não era incomum esse tipo de alteração.

    ResponderExcluir
  9. Entre os elétricos também teve bonde funerário.
    Só uma borda do Tabuleiro na foto 6. Esse foi demolido, tragédia foi o que aconteceu com alguns prédios à esquerda.

    ResponderExcluir
  10. Ditado popular:
    “Tudo na vida é passageiro, menos o condutor e o motorneiro”

    ResponderExcluir
  11. Lembro de três anúncios no interior dos bondes:
    Rhum Creosotado (“Veja, ilustre passageiro, o belo tipo faceiro ...),
    Polvilho Antisséptico Granado, e
    Mudanças Gato Preto

    ResponderExcluir
  12. Hélio, se não me falha a memória, a linha 61 não era uma daquelas "linhas provisórias" criadas a partir da "Operação Rio" em Maio de 1964?

    ResponderExcluir
  13. Mauro xará, 13:46h ==> a foto que tenho de um bonde da linha 80 era Meyer - Madureira. E no Guia Rex de 1944 consta assim. No de 1951 em diante já não consta mais essa linha.

    Quanto às linhas da seção M, também havia a 82, 83, 88, 89, 90, 91 e 99. Sendo que no meu tempo a 88 e 89 já não existiam, ou pelo menos nunca vi um bonde circulando com tais linhas.

    As linhas da seção P eram de 92 a 98, sendo que 92 e 95 já não existiam no meu tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acabei de lembrar. A linha 99 era Meyer - Praça Mauá. e a 82 era Meyer - S. Pena a 83 também era Meyer S.Pena. Não lembro qual, uma ia pelo Andaraí e outra pelo Maracanã.

      Excluir
  14. Joel Almeida, 14:12 h ==> estive refazendo o trajeto do Andarahy - Leopoldo e ao que pude levantar os únicos pontos onde havia bifurcação à esquerda, como mostra a foto, e fora do centro da cidade, eram:

    1) No trajeto Praça Tiradentes para o Andaraí:

    1.a) na entrada do Boulevard São Cristóvão, saindo da Presidente Vargas e se dirigindo à Praça da Bandeira.

    1.b) na virada da São Francisco Xavier para a Barão de Mesquita.

    1.c) na virada da Barão de Mesquita para a rua Leopoldo.

    2) No trajeto do Andaraí para a Praça Tiradentes:

    2.1) na virada da São Francisco Xavier para a General Canabarro.

    2.2) na virada da Senador Furtado para a rua Pará.

    Mas considerando fatores como a paisagem de fundo, a largura da calçada, o fato de no item 1.a não se vê a Presidente Vargas, no 1.b não se vê a avenida Paula Sousa, no item 2.1 não se vê o Colégio Militar, no item 2.2 a rua da foto é muito mais larga que a Senador Furtado, só sobrou o item 1.c. Assim foi meu raciocínio

    ResponderExcluir
  15. Joel Almeida, 15:37h ==> não tenho relação das linhas provisórias criadas quando da extinção dos bondes, porque é uma mixórdia só. O Guia Rex de 1944 lista a linha 61 como Maracanã, mas não tem o itinerário. Depois disso, ela não mais consta nas edições seguintes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio, eu mandei para você há tempos o arquivo de O Globo de 1° de Maio de 1964 no qual constam detalhes da Operação Rio e criação de duas linhas provisórias: a Praça da Bandeira - Tijuca e a Praça da Bandeira - Vila Isabel. Salvo engano, a antiga linha 63 São Francisco Xavier, foi incorporada a uma delas.

      Excluir
  16. Acabei de localizar a foto do Andarahy - Leopoldo. A legenda diz que é rua Mariz e Barros.

    ResponderExcluir
  17. Mário, outro anúncio famoso era "Academia Moraes" para danças: "Quantas oportunidades você perdeu por não saber dançar? Academia Moraes". Ficava na Rua do Passeio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse eu não me lembrava; eu acho que tinha um também com um gorila (!) usando/anunciando um suporte atlético (?) branco, mas aí já pode ser a memória pregando peças ...

      Excluir
  18. Boa tarde/noite, Dr. D'.

    Mais um dia de aprendizado sobre bondes nunca é demais.

    Sabia do modelo funerário, mas não na versão tração animal. Assim como outros modelos, como ambulância e bagageiro. Tinha até para casamentos. Certo, Helio?

    O da foto 3 (subestação portátil) devia ser como hoje algumas empresas lançam mão de geradores portáteis para suprir uma região com falta de energia. Quem faz isso é a Claro, ex-NET, na rede de cabos. Guardadas as devidas proporções, evidentemente...

    ResponderExcluir
  19. FF: quem diria que o perfil em português do Manchester City fosse publicar: "Ô, Fluminense, pode esperar, a tua hora vai chegar...". Daqui a menos de 24 horas, saberemos... Grupo de torcedores tricolores encontrou o Guardiola na saída acho que do hotel e perguntou se "ele estava preparado...".

    ResponderExcluir
  20. Para quem em postagem anterior perguntou sobre o tempo no feriadão, o verão a começa amanhã e há previsão de chuva até terça, mas não divulgaram a quantidade acumulada. Ontem foi registrada uma pancada na Ilha por volta de 20:00. Pode ser que fique no padrão de chuvas isoladas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui eu; a temperatura tem andado "educada".
      Se a chuva vier, mesmo em pequena quantidade, é possível que tenhamos uma véspera e dia de Natal sem muito calor, o que seria ótimo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. A 13 de Maio me faz lembrar das sessões de tortura no gabinete dentário do Dr. Costa Bento e das idas na J. Alencar comprar material fotográfico.

    ResponderExcluir