Se até o Joel jogou a toalha eu então não tenho nenhum palpite. Lembro que antigamente havia coretos em muitas praças mas não lembro de ver bandas tocando neles.
Achei que continuaria de férias descansantes, mas me enganei rotundamente, como é hábito entre os biscoitos que saem da lata em tempos momescos. Na foto 3, um Cadillac 1949 (eu tive um, sadanete, uma delícia de automóvel), o primeiro ano em que os motores vieram com válvulas na cabeça, uma mecânica mais sofisticada e que muito falta nos tempos modernos. Na foto 4, um Skoda 1101, ou 1102, produzido entre 1949 e 1951. Rotular certinho este modelo de Skoda é difícil, o melhor é ver o painel e a alavanca de marchas. O parachoques inteiramente cromado, como aparece é uma característica de 1101, mas a grade deveria ser diferente. Enfim é uma salada de modelos. Meu pai teve um 1951, 1102, com o tal painel moderno e alavanca na coluna da direção. Um carro pouco considerado, mas a gente viajava nele pra todo lado.
https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/08/skoda-simply-clever.html Os Skodas foram comercializados no Brasil de 1947 a 1957, importados pela firma Auto Central Ltda do Rio de Janeiro), de propriedade dos irmãos Ruy, Rafael e Raul Santos Rocha e de Hans Stoefen. Os modelos importados eram os Skodas 1100, 1201 e Octavia 440. Rafael Santos Rocha construiu em 1951 um carro de corrida com chassis tubular e mecânica Skoda. Com esse veículo ele foi campeão estadual na categoria até 1600cc, andando na frente dos MGs.
O anônimo das 8 e pouco tá de gozação. E o Biscoito, esqueceu de se nomear, mas deixou digitais. A construção da foto 2 parece mais aqueles hotéis antigos de Caxambu e S. Lourenço. Quase todas as fotos são só para as testemunhas oculares da história.
Sem "bagunçar o Coreto", mas a Foto 01 não vejo nada que possa ajudar a identificar o local correto. As outras ainda têm uma rua ou construção que pode ajudar quem for da área.
Foto 01 pode ser a região da Intendente Magalhães, João Vicente ou arredores, pois a região sempre teve ligação com Carnaval de rua, bairros como Madureira, Oswaldo Cruz, Vila Valqueire, Bento Ribeiro, Rocha Miranda.
Depois de alguma pesquisa, apareceu como: Foto 01: Bento Ribeiro.
Fotos 03 e 04 na mesma região, vou de Irajá, na Estrada Padre Roser, em direção ao Metrô de Irajá, talvez perto da bifurcação com a Av. Monsenhor Felix.
Foto 05, em homenagem a Camem Miranda. Me lembrou a Rua Nicarágua, na Penha, mas deve ser Madureira, na Estrada do Portela ou Cascadura, na Rua Sidonio Pais, são opções mais válidas.
Foto 06, o Augusto cravou Praça do Carmo. Por falta de opção, pode ser mesmo, a construção atrás do coreto seria a Confeitaria Carmoly, que ainda existe, e havia também um cinema poeirinha na Av. Brás de Pina, a direita da Foto, que não está aparecendo. Já a esquerda seria a Estrada Vicente Carvalho. Nesse ponto atualmente, é frequentada por jogadores de carteado. Existia um cartório em frente a essa praça.
A foto 5 é exatamente na confluência da Edgar Romero com a Carolina Machado. A largura da via, os trilhos do bonde entrando à direita, e a posição das torres de energia elétrica, não deixam dúvida.
Foto 08, o palpite vai pra Av. Automóvel Club, em Tomaz Coelho ou Engenho da Rainha.
Foto 09, não faço ideia, mas apenas para arriscar, falaria na área da Abolição ou Pilares, alguma esquina da Dom Helder Câmara.
Foto 10, só tem o foco no coreto, mas em pesquisa pela Internet aparece como na Largo de Vaz com o chafariz a direita. Entre a Edgar Romero e Av. Vicente de Carvalho.
Helio, não sou especialista em carnaval - muito longe disto - mas, pelo que me lembro, o carnaval de rua era (talvez com raríssimas exceções) no Centro e Zona Norte, quase nada na Zona Sul.
Se havia era muito pouco, salvo engano, pela ZS o carnaval só começou a aparecer na década de 60 (São Clemente em 62 e Banda de Ipanema em 65). Enquanto isso a quase totalidade das fotos de hoje são da década de 50, sendo que a foto 1 é de 1931.
Em se tratando de Escolas de Samba, a maioria é da Zona Norte ou Metropolitana, de cabeça só lembro da São Clemente e Acadêmicos da Rocinha representantes da Zona Sul, daí já se vê a profusão de fotos da Zona Norte.
Sobre comentários da postagem anterior, ontem de tarde assisti na Band a final da copa africana de nações, entre a anfitriã Costa do Marfim e Nigéria. A Nigéria saiu na frente, mas a anfitriã virou o jogo no segundo tempo. Nem lembrei do pré olímpico. Achei que era mais tarde.
Alguns aspectos culturais que se agregam à ocasião do carnaval foram lembrados na transmissão. Um deles que um determinado grupo étnico originário da atual Costa do Marfim era chamado de mandinga e usava no pescoço cordões com pedaços de couro, chamados patuás. Daí a associação quando chegavam escravizados.
Mais tarde ainda assisti imparcialmente à final do futebol americano só para não ver desfile de escolas de samba... Jogo interessante, que foi para a prorrogação, coisa rara por lá, só a segunda vez em 58 edições.
Sobre a seleção pré-olímpica, a vergonha não foi ter perdido para a Argentina, foi perder para o Paraguai na primeira rodada do quadrangular. Acho que já deu para o Ramon. Aliás, desde o ano passado. Pode ser que o Dorival coloque alguém de sua confiança nas seleções de base.
Boa noite Saudosistas. Augusto eu nunca pensei que houvesse alguém mais incompetente do que o O.O. como técnico de futebol, para minha surpresa esse tal de Ramon consegue ser pior do que ele. Não sei se ele foi jogador de futebol, porém se foi, logo se vê porque não teve sucesso. E outra coisa o tal de Endrix é a invenção mais recente da mídia de novo craque brasileiro. Vi os jogos da Seleção Olímpica é somente um jogador medíocre, sem qualquer pinta de craque. Mais uma vez venho dizer, o futebol brasileiro de hoje, não está nem entre os 30 melhores futebol do mundo. Hoje não temos grandes jogadores, não temos se quer um técnico de futebol que esteja atualizado com o futebol moderno, não temos uma comissão técnica e nossos dirigentes não encontro adjetivos para qualificá-los.
Lino, o Ramon foi um grande jogador, passou por muitos clubes mas sua consagração foi no Vasco, onde participou da conquista de vários títulos e chegou na final do mundial de 2000. O que mostra que isso não é garantia e não serve como credencial.
Além de tudo já apontado, outros países que eram menos importantes no futebol mundial, coadjuvantes, a chamada segunda prateleira, evoluíram muito, têm bons jogadores, bons técnicos e boa organização. O Brasil está atualmente na segunda prateleira e olhe lá. Com organização, seriedade e uma boa comissão técnica dá para não fazer feio, ainda temos um punhado de bons jogadores (bons, não ótimos). Nesses mais de 20 anos decorridos do último título mundial, com 5 copas do mundo disputadas, as quartas de final têm sido barreira intransponível (com a exceção de 2014, em que teria sido preferível não ultrapassar as quartas ...) É nossa realidade, brigar para ficar entre os 8 melhores e já é lucro.
O carnaval da Zona Sul era muito nos clubes, com os famosos bailes, como o do Havaí, o Vermelho e Preto, o do Caiçaras, do Monte Líbano, da AABB, do Botafogo, do Fluminense, do Glória, do Copacabana Palace, etc. Na rua havia a Banda de Ipanema desde 1965 e o SImpatia é quase amor desde a década de 80. Em Copacabana era famoso o carnaval promovido na Miguel Lemos, pela turma de lá. Na Lagoa, nos anos 60, o Abrahão Medina, dono do "Rei da Voz", sempre armava um barco, tipo uma nau, na Lagoa, em frente ao Corte do Cantagalo, onde havia uma banda de carnaval. Em Ipanema na Praça da Paz e na General Osório sempre aparecia gente fantasiada. Os bondes levavam foliões para o carnaval da Rio Branco.
O Carnaval de rua na zona sul - leia-se blocos - apareceu a partir do início dos anos 2000. Lembro bem que nos anos 80 e 90 do século passado era uma ótima pedida ficar no Rio, bem vazio, com praias, cinemas, restaurantes e trânsito tranquilos. Saudades.
Quanto aos palanques carnavalescos mostrados nas fotos acima, nenhum dos mostrados se parecem com os palanques que conheço, que são o da Praça da Harmonia, São Cristóvão e Méier. Para palpitar teria que ficar pesquisando muito tempo na Internet. Vou aguardar o gabarito para ficar conhecendo.
As fotos 03 e 04 são no mesmo lugar, portanto no mesmo bairro. Impossível ser Bonsucesso e Irajá, bairros distantes um do outro. Provavelmente são de Irajá, o local correto é que falta confirmar.
A foto 06, Praça do Carmo se localiza no bairro da Penha Circular.
FF: A estelionatária Lívia Moura, irmã de um ex-jogador de futebol, e responsável por um esquema de venda de "ingressos e credenciais inexistentes" para o Sambódromo, foi presa preventivamente nesta manhã. Ela já tinha sido condenada pelo mesmo crime em 2022 mas cumpria pena em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. Após os crimes praticados durante este Carnaval, a Justiça converteu a prisão domiciliar em prisão em preventiva e a mulher está presa.
Reportagem da Tupi destacou o parentesco com o ex-jogador "do Flamengo", apesar de ter jogado nos quatro "grandes" do Rio... Antes Rock in Rio, agora camarote de carnaval. Ela deve ser só a "ponta do iceberg" do esquema.
Rocha Miranda seria outra opção, mas preferi ir de Riachuelo. Fotos 7 e 8 ainda em aberto.
Ontem de tarde, zapeando os canais, me deparo com o helicóptero da Record no Aterro mostrando o Sargento Pimenta. O Tino Junior ficou encucado com uma estrutura armada, mandou o helicóptero dar o zoom na imagem e assim que percebeu ser um mictório coletivo gritou para "recuar"... Impagável.
As Fotos 3 e 4 são efetivamente do mesmo lugar, tomadas de ângulos diferentes; o prédio baixo, à esquerda na foto 3 e à direita na foto 4, com a mesma inscrição na fachada (GUANABARA ?), garante isto.
O site [https://twitter.com/ihgbi_ofical] do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro identifica a FOTO 4 como: "Coreto do carnaval de 1963 em Irajá."
Mário, o IHGBI é o Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá. A marca d'água do IHGBI na foto 4 já era uma pista - embora a Baixada de Irajá tenha mais de 30 bairros...
Há uma recorrente confusão em relação à data de "fundação" da Freguesia de Irajá, que englobava boa parte dos bairros da zona norte, atualmente chamados de subúrbios. Recentemente comemoraram 380 anos de Madureira em vez da Freguesia de Irajá como um todo. Madureira como bairro tem pouco mais de 130 anos. Até porque a pessoa que "batizou" o bairro só nasceu no século XIX...
Começou o mata-mata da Champions e os times 100% continuam vencendo fora de casa. City e Real Madrid encaminharam a classificação para as quartas de final, o City com mais folga, depois de vencer por 3X1 o Copenhagen. O Real sofreu um pouco mais, com atuação muito boa do goleiro substituto do Courtois, um ucraniano. O "primo rico" do Bragantino até tentou, mas tem dia que é noite. Uma jogada individual do substituto do principal jogador do Real decidiu o jogo por 1X0.
Boa noite. Para quem gosta de filmes e ainda vai aos cinemas, recomendo o filme Anatomia de uma Queda (Anatomie d'une Chute), ganhador merecido da Palma de Ouro Festival de Cinema de Cannes. Ótimo enredo, diálogos afiados e atuação soberba dos atores; vale a pena.
Praticamente todas as fotos são na zona norte e no subúrbio, e sem qualquer referência fica praticamente impossível identificar os locais.
ResponderExcluirSe até o Joel jogou a toalha eu então não tenho nenhum palpite.
ResponderExcluirLembro que antigamente havia coretos em muitas praças mas não lembro de ver bandas tocando neles.
Não achei difícil. São Cristóvão, Penha, Bonsucesso, Olaria, Irajá, Cachambi, Anchieta, Bangu, Vaz Libo e Inhaúma. Só não sei a ordem.
ResponderExcluirMas aí não tem graça! Deve mencionar ao menos a rua ou no mínimo a área específica.
ExcluirBom dia, Dr. D'.
ResponderExcluirFoto 6, Praça do Carmo. A foto 9 eu chuto Riachuelo.
A foto 5 está entre Madureira e Méier. Vou de Madureira. Capaz de errar.
A foto 4 vou de Ilha do Governador, sem convicção.
A foto 1 é de algum local perto da linha férrea.
ResponderExcluirVou chutar arredores de Quintino...
ExcluirO tipo das construções indica zona norte e subúrbio. Mais do que isso é "loteria".
ResponderExcluirChuto Bangu na foto 7. Fotos 2, 3, 8 e 10 por enquanto passo.
ResponderExcluirResumindo:
ResponderExcluir1- Quintino;
2 e 3- passo;
4- Ilha;
5- Madureira;
6- Praça do Carmo;
7- Bangu;
8- passo;
9- Riachuelo;
10- passo.
Esperando o gabarito.
Depois do comentário da Ana, mudo foto 3 também para a Ilha...
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirSem chance. Só consegui descobrir que as fotos 3 e 4 são do mesmo lugar.
Tive essa impressão de ser o mesmo coreto. Mas pensei que pudesse ser dois locais em anos diferentes.
ExcluirAchei que continuaria de férias descansantes, mas me enganei rotundamente, como é hábito entre os biscoitos que saem da lata em tempos momescos.
ResponderExcluirNa foto 3, um Cadillac 1949 (eu tive um, sadanete, uma delícia de automóvel), o primeiro ano em que os motores vieram com válvulas na cabeça, uma mecânica mais sofisticada e que muito falta nos tempos modernos.
Na foto 4, um Skoda 1101, ou 1102, produzido entre 1949 e 1951. Rotular certinho este modelo de Skoda é difícil, o melhor é ver o painel e a alavanca de marchas. O parachoques inteiramente cromado, como aparece é uma característica de 1101, mas a grade deveria ser diferente. Enfim é uma salada de modelos. Meu pai teve um 1951, 1102, com o tal painel moderno e alavanca na coluna da direção.
Um carro pouco considerado, mas a gente viajava nele pra todo lado.
https://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/08/skoda-simply-clever.html
ExcluirOs Skodas foram comercializados no Brasil de 1947 a 1957, importados pela firma Auto Central Ltda do Rio de Janeiro), de propriedade dos irmãos Ruy, Rafael e Raul Santos Rocha e de Hans Stoefen. Os modelos importados eram os Skodas 1100, 1201 e Octavia 440.
Rafael Santos Rocha construiu em 1951 um carro de corrida com chassis tubular e mecânica Skoda.
Com esse veículo ele foi campeão estadual na categoria até 1600cc, andando na frente dos MGs.
O anônimo das 8 e pouco tá de gozação.
ResponderExcluirE o Biscoito, esqueceu de se nomear, mas deixou digitais.
A construção da foto 2 parece mais aqueles hotéis antigos de Caxambu e S. Lourenço.
Quase todas as fotos são só para as testemunhas oculares da história.
Hoje tivemos um biscoito "anônimo".
ExcluirAcreditando na "dica" do [Anônimo 12 de fevereiro de 2024 às 08:11] vou chutar com 10% de chance de acertar.
ResponderExcluirA FOTO 4 é em Irajá.
Agora faltam só 9 (em ordem alfabética):
Excluir- Anchieta
- Bangu
- Bonsucesso
- Cachambi
- Inhaúma
- Olaria
- Penha
- São Cristóvão
- Vaz Lobo
Bom dia!
ResponderExcluirSem "bagunçar o Coreto", mas a Foto 01 não vejo nada que possa ajudar a identificar o local correto. As outras ainda têm uma rua ou construção que pode ajudar quem for da área.
Foto 01 pode ser a região da Intendente Magalhães, João Vicente ou arredores, pois a região sempre teve ligação com Carnaval de rua, bairros como Madureira, Oswaldo Cruz, Vila Valqueire, Bento Ribeiro, Rocha Miranda.
Depois de alguma pesquisa, apareceu como:
Foto 01: Bento Ribeiro.
Foto 02: Bonsucesso, na Praça das Nações, esquina da Av. Nova York, o prédio ao fundo ainda existe.
ResponderExcluirHoje eu tô que nem pinto no lixo! Não precisa nem de sambarilove. Tá todo mundo no mesmo barco.
ResponderExcluirFotos 03 e 04 na mesma região, vou de Irajá, na Estrada Padre Roser, em direção ao Metrô de Irajá, talvez perto da bifurcação com a Av. Monsenhor Felix.
ResponderExcluirFoto 05, em homenagem a Camem Miranda. Me lembrou a Rua Nicarágua, na Penha, mas deve ser Madureira, na Estrada do Portela ou Cascadura, na Rua Sidonio Pais, são opções mais válidas.
ResponderExcluirFoto 06, o Augusto cravou Praça do Carmo. Por falta de opção, pode ser mesmo, a construção atrás do coreto seria a Confeitaria Carmoly, que ainda existe, e havia também um cinema poeirinha na Av. Brás de Pina, a direita da Foto, que não está aparecendo. Já a esquerda seria a Estrada Vicente Carvalho. Nesse ponto atualmente, é frequentada por jogadores de carteado. Existia um cartório em frente a essa praça.
ResponderExcluirA foto 5 é exatamente na confluência da Edgar Romero com a Carolina Machado. A largura da via, os trilhos do bonde entrando à direita, e a posição das torres de energia elétrica, não deixam dúvida.
ResponderExcluirNão basta apenas mencionar o bairro. Descrever o local.
ResponderExcluirBoa Tarde ! O Cachambí foi citado mas me parece que o certo é IAPC de Del Castilho.
ResponderExcluirCitar o bairro já é um grande avanço. Fico espantado como alguns conseguem identificar os locais com tão poucas referências.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFoto 08, o palpite vai pra Av. Automóvel Club, em Tomaz Coelho ou Engenho da Rainha.
ResponderExcluirFoto 09, não faço ideia, mas apenas para arriscar, falaria na área da Abolição ou Pilares, alguma esquina da Dom Helder Câmara.
Foto 10, só tem o foco no coreto, mas em pesquisa pela Internet aparece como na Largo de Vaz com o chafariz a direita. Entre a Edgar Romero e Av. Vicente de Carvalho.
*Largo de Vaz Lobo
ResponderExcluirA quem interessar, as fotos 1, 2, 4, 5, 6 e 10 podem ser identificadas (a maioria só o bairro) através do Google Lens.
ResponderExcluirNotaram que tanto os coretos quanto os foliões em bondes são todos da Zona Norte? Não achei nada na Sul. Havia Carnaval por lá naquela época?
ResponderExcluirHelio, não sou especialista em carnaval - muito longe disto - mas, pelo que me lembro, o carnaval de rua era (talvez com raríssimas exceções) no Centro e Zona Norte, quase nada na Zona Sul.
ExcluirSe havia era muito pouco, salvo engano, pela ZS o carnaval só começou a aparecer na década de 60 (São Clemente em 62 e Banda de Ipanema em 65). Enquanto isso a quase totalidade das fotos de hoje são da década de 50, sendo que a foto 1 é de 1931.
ExcluirEm se tratando de Escolas de Samba, a maioria é da Zona Norte ou Metropolitana, de cabeça só lembro da São Clemente e Acadêmicos da Rocinha representantes da Zona Sul, daí já se vê a profusão de fotos da Zona Norte.
Excluir"Área específica" seria o bairro?
ResponderExcluirSobre comentários da postagem anterior, ontem de tarde assisti na Band a final da copa africana de nações, entre a anfitriã Costa do Marfim e Nigéria. A Nigéria saiu na frente, mas a anfitriã virou o jogo no segundo tempo. Nem lembrei do pré olímpico. Achei que era mais tarde.
ResponderExcluirAlguns aspectos culturais que se agregam à ocasião do carnaval foram lembrados na transmissão. Um deles que um determinado grupo étnico originário da atual Costa do Marfim era chamado de mandinga e usava no pescoço cordões com pedaços de couro, chamados patuás. Daí a associação quando chegavam escravizados.
Mais tarde ainda assisti imparcialmente à final do futebol americano só para não ver desfile de escolas de samba... Jogo interessante, que foi para a prorrogação, coisa rara por lá, só a segunda vez em 58 edições.
Sobre a seleção pré-olímpica, a vergonha não foi ter perdido para a Argentina, foi perder para o Paraguai na primeira rodada do quadrangular. Acho que já deu para o Ramon. Aliás, desde o ano passado. Pode ser que o Dorival coloque alguém de sua confiança nas seleções de base.
Boa noite Saudosistas. Augusto eu nunca pensei que houvesse alguém mais incompetente do que o O.O. como técnico de futebol, para minha surpresa esse tal de Ramon consegue ser pior do que ele. Não sei se ele foi jogador de futebol, porém se foi, logo se vê porque não teve sucesso.
ExcluirE outra coisa o tal de Endrix é a invenção mais recente da mídia de novo craque brasileiro. Vi os jogos da Seleção Olímpica é somente um jogador medíocre, sem qualquer pinta de craque. Mais uma vez venho dizer, o futebol brasileiro de hoje, não está nem entre os 30 melhores futebol do mundo.
Hoje não temos grandes jogadores, não temos se quer um técnico de futebol que esteja atualizado com o futebol moderno, não temos uma comissão técnica e nossos dirigentes não encontro adjetivos para qualificá-los.
Lino, o Ramon foi um grande jogador, passou por muitos clubes mas sua consagração foi no Vasco, onde participou da conquista de vários títulos e chegou na final do mundial de 2000. O que mostra que isso não é garantia e não serve como credencial.
ExcluirAlém de tudo já apontado, outros países que eram menos importantes no futebol mundial, coadjuvantes, a chamada segunda prateleira, evoluíram muito, têm bons jogadores, bons técnicos e boa organização.
ExcluirO Brasil está atualmente na segunda prateleira e olhe lá.
Com organização, seriedade e uma boa comissão técnica dá para não fazer feio, ainda temos um punhado de bons jogadores (bons, não ótimos).
Nesses mais de 20 anos decorridos do último título mundial, com 5 copas do mundo disputadas, as quartas de final têm sido barreira intransponível (com a exceção de 2014, em que teria sido preferível não ultrapassar as quartas ...)
É nossa realidade, brigar para ficar entre os 8 melhores e já é lucro.
O carnaval da Zona Sul era muito nos clubes, com os famosos bailes, como o do Havaí, o Vermelho e Preto, o do Caiçaras, do Monte Líbano, da AABB, do Botafogo, do Fluminense, do Glória, do Copacabana Palace, etc.
ResponderExcluirNa rua havia a Banda de Ipanema desde 1965 e o SImpatia é quase amor desde a década de 80.
Em Copacabana era famoso o carnaval promovido na Miguel Lemos, pela turma de lá.
Na Lagoa, nos anos 60, o Abrahão Medina, dono do "Rei da Voz", sempre armava um barco, tipo uma nau, na Lagoa, em frente ao Corte do Cantagalo, onde havia uma banda de carnaval.
Em Ipanema na Praça da Paz e na General Osório sempre aparecia gente fantasiada.
Os bondes levavam foliões para o carnaval da Rio Branco.
O Carnaval de rua na zona sul - leia-se blocos - apareceu a partir do início dos anos 2000.
ResponderExcluirLembro bem que nos anos 80 e 90 do século passado era uma ótima pedida ficar no Rio, bem vazio, com praias, cinemas, restaurantes e trânsito tranquilos.
Saudades.
Quanto aos palanques carnavalescos mostrados nas fotos acima, nenhum dos mostrados se parecem com os palanques que conheço, que são o da Praça da Harmonia, São Cristóvão e Méier. Para palpitar teria que ficar pesquisando muito tempo na Internet.
ResponderExcluirVou aguardar o gabarito para ficar conhecendo.
Bom dia.
ResponderExcluirOntem de noite não consegui comentar...
No gabarito enviado pelo Helio constam :
ResponderExcluirFOTO 1 = Bento Ribeiro
FOTO 2 = Bonsucesso
FOTO 3 = Bonsucesso
FOTO 4 = Irajá
FOTO 5 = Madureira
FOTO 6 = Praça do Carmo
FOTO 7 =
FOTO 8 =
FOTO 9 = Rocha Miranda
FOTO 10 = Vaz Lobo
Bom dia!
ResponderExcluirAs fotos 03 e 04 são no mesmo lugar, portanto no mesmo bairro. Impossível ser Bonsucesso e Irajá, bairros distantes um do outro. Provavelmente são de Irajá, o local correto é que falta confirmar.
A foto 06, Praça do Carmo se localiza no bairro da Penha Circular.
FF: A estelionatária Lívia Moura, irmã de um ex-jogador de futebol, e responsável por um esquema de venda de "ingressos e credenciais inexistentes" para o Sambódromo, foi presa preventivamente nesta manhã. Ela já tinha sido condenada pelo mesmo crime em 2022 mas cumpria pena em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira eletrônica. Após os crimes praticados durante este Carnaval, a Justiça converteu a prisão domiciliar em prisão em preventiva e a mulher está presa.
ResponderExcluirPerda de tempo e de dinheiro. Se tivesse matado na primeira vez, não teria acontecido agora novamente.
ExcluirReportagem da Tupi destacou o parentesco com o ex-jogador "do Flamengo", apesar de ter jogado nos quatro "grandes" do Rio... Antes Rock in Rio, agora camarote de carnaval. Ela deve ser só a "ponta do iceberg" do esquema.
ExcluirRocha Miranda seria outra opção, mas preferi ir de Riachuelo. Fotos 7 e 8 ainda em aberto.
ResponderExcluirOntem de tarde, zapeando os canais, me deparo com o helicóptero da Record no Aterro mostrando o Sargento Pimenta. O Tino Junior ficou encucado com uma estrutura armada, mandou o helicóptero dar o zoom na imagem e assim que percebeu ser um mictório coletivo gritou para "recuar"... Impagável.
PS: diferente de outros anos, vários supermercados estão abertos hoje. Lembro que não tem muito tempo quase nada abria terça de carnaval.
ResponderExcluirAs Fotos 3 e 4 são efetivamente do mesmo lugar, tomadas de ângulos diferentes; o prédio baixo, à esquerda na foto 3 e à direita na foto 4, com a mesma inscrição na fachada (GUANABARA ?), garante isto.
ResponderExcluirPor isso meu chute (totalmente errado) foi de Ilha, pensando em Jardim Guanabara...
ExcluirO site [https://twitter.com/ihgbi_ofical] do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro identifica a FOTO 4 como:
Excluir"Coreto do carnaval de 1963 em Irajá."
Mário, o IHGBI é o Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá. A marca d'água do IHGBI na foto 4 já era uma pista - embora a Baixada de Irajá tenha mais de 30 bairros...
ExcluirQuando vi a sigla não dei bola ao "I" final e aí nem pestanejei, fui de Brasileiro ... não tinha a menor ideia de que existia um Baixada de Irajá.
ExcluirQuem pode discorrer sobre a Baixada de Irajá e "ditar cátedra" sobre a região é o Ronaldo Martins, mais conhecido como "Irajá".
ExcluirHá uma recorrente confusão em relação à data de "fundação" da Freguesia de Irajá, que englobava boa parte dos bairros da zona norte, atualmente chamados de subúrbios. Recentemente comemoraram 380 anos de Madureira em vez da Freguesia de Irajá como um todo. Madureira como bairro tem pouco mais de 130 anos. Até porque a pessoa que "batizou" o bairro só nasceu no século XIX...
ExcluirBom dia Saudosistas.
ResponderExcluirFoto 7- R. Dona Zulmira
Foto 8- Pça Onze.
Começou o mata-mata da Champions e os times 100% continuam vencendo fora de casa. City e Real Madrid encaminharam a classificação para as quartas de final, o City com mais folga, depois de vencer por 3X1 o Copenhagen. O Real sofreu um pouco mais, com atuação muito boa do goleiro substituto do Courtois, um ucraniano. O "primo rico" do Bragantino até tentou, mas tem dia que é noite. Uma jogada individual do substituto do principal jogador do Real decidiu o jogo por 1X0.
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirPara quem gosta de filmes e ainda vai aos cinemas, recomendo o filme Anatomia de uma Queda (Anatomie d'une Chute), ganhador merecido da Palma de Ouro Festival de Cinema de Cannes.
Ótimo enredo, diálogos afiados e atuação soberba dos atores; vale a pena.