Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CICLISMO

A foto, do acervo do Correio da Manhã, talvez da década de 40, mostra a largada de uma prova ciclística na Avenida Atlântica, em Copacabana.
 
A legenda da foto apenas informa que a partida foi dada pelo Sr. Edgar Estrela, que foi diretor do Serviço de Trânsito por mais de uma década.
 
A vencedora, segunda a legenda, foi "Margarida Marquesine, da Bandeirantes (Panair)."
 
O Correio da Manhã, já na década de 50, noticia uma tragédia pessoal envolvendo o Sr. Estrela.
 
Em que trecho da Avenida Atlântica ficava a largada?
Foto enviada pelo Zierer para elucidar a questão e mencionada no comentário de 14:10.

19 comentários:

  1. Três da bicicletas tinham freio só na roda traseira, contrapedal. Não sei se ajuda a determinar a data, mas ganhei/comprei uma Monark com este freio em 1956.

    ResponderExcluir
  2. bom dia.em relação ao tema, se me permite o Luiz, pf vejam se conseguem abrir esses links:
    http://memoria.bn.br/DocReader/089842_05/31702
    http://memoria.bn.br/DocReader/089842_05/44107

    ResponderExcluir
  3. Deve ser década de 40 ou 50.
    O Edgar Estrela morava na Fonte da Saudade.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Lembro de um passeio desse promovido pelo Jornal dos Esportes onde vários ciclistas que estavam no final do grupo foram assaltados e ainda ficaram sem a magrela.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. A ciclista da extrema esquerda era um verdadeiro avião. Que pernocas que ela tinha. Já quanto ao Estrela, eu sabia que a Estrela fabricava brinquedos, a Monark e a Caloi bicicletas.
    Quem afinal patrocinou o evento, a Estrela, Monark ou Caloi?

    ResponderExcluir
  6. Meu pai fez exame de motorista com o Estrela, que foi pessoalmente. Mais da metade dos candidatos foram reprovados. Ele colocou todos para subir uma ladeira em curva de marcha-ré colados no meio-fio. Quem encostasse era reprovado.

    ResponderExcluir
  7. Com relação ao senhor Edgard Estrela a curiosidade é que ele próprio foi o examinador de vários candidatos a motoristas, inclusive do meu pai. Ele tinha o hábito de ler o jornal enquanto transcorria o exame. Certa vez um candidato distraiu-se e chocou-se levemente com um obstáculo que tombou. Ao ver o examinador impassível lendo seu jornal saltou do veículo, recolocou o objeto e seguiu com o exame. No final quis saber se havia passado e ouviu do Estrela: "Quem sabe da próxima vez?".

    ResponderExcluir
  8. A Caloi nessa época já existia?
    Impossível saber onde foi a largada.

    ResponderExcluir
  9. Um dos introdutores do ciclismo no Rio de Janeiro, no inicio do século XX foi o Major Dias Jacaré, aliás, morador daqui da Ilha do Governador. Até hoje, no segundo domingo de cada mês ocorre o Passeio Ciclístico na Ilha, que ao que parece, ainda é uma grande aldeia, onde todos se conhecem !

    ResponderExcluir
  10. Lembro bem da bicicleta com freio contrapedal.Penso que no meio das citadas marcas deveriam estar também a Merck Suisse e a Phillips que para muitos era um sonho de consumo

    ResponderExcluir
  11. Um FF:Acabei de ler em O Globo um artigo do Elio Gaspari publicado hoje.Para mim,impagável.Recomendo.

    ResponderExcluir
  12. MAYC, não é impossível saber, basta perguntar para as pessoas certas:
    JBAN: "Joaquim Nabuco".
    Francisco Patrício: "Exato! Essa casa é anterior à criação da Avenida Atlântica!"
    Tumminelli: "Essa casa foi uma das últimas a irem pro chão. Morava um sujeito sozinho. Era amarela ou ocre".
    Decourt: "Eram duas casas geminadas, uma de um médico mineiro e a outra ocupada por esse senhor, que a tinha comprado nos anos 20. Era um ermitão, sovina, se não me engano tinha sido funcionário de algum ministério."
    Zierer: "A famosa casa geminada na esquina da rua Joaquim Nabuco com a Av. Atlântica. Numa foto do AGCRJ de 1958 uma clínica veterinária funcionava ali e do outro lado era uma residência."
    JBAN: reportagem do JB sobre a herança do ermitão: http://memoria.bn.br/DocReader/030015_10/5644

    ResponderExcluir
  13. Coloquei lá em cima a foto enviada pelo Zierer, de 1958.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a complementação com a segunda foto e um trabalhinho a mais para o Biscoito...

    ResponderExcluir
  15. Reportagem sobre as últimas casas da Av. Atlântica: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=030015_10&pagfis=24948

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos
    Excelente postagem, enriquecida pelas contribuições dos comentaristas no Facebook. O Dr. LuizD podia colocar também aquela ótima foto do início do século XX (1900-5?) mostrando a casa geminada no areal da orla quando ainda sequer existia a Av Atlântica. Uma matéria do Jornal do Brasil garimpada pelo João Novello diz que a casa foi construída em 1914, mas creio a informação do jornalista bastante está incorreta. Esta casa geminada era mais antiga, construída por volta de 1895-1900 e foi demolida no início da década de 1980.
    Há braços

    ResponderExcluir
  17. Trabalho de última hora depois de 3 geladas... temos o taxi Chevrolet 1939, um Ford 1949 Custom Club Coupé, um Peugeot 203, 1954+ já de janela traseira grande e um Renault Frégate, dos primeiros, 1951-1954.

    ResponderExcluir
  18. POr favor alguem pode me dizer se esta e'a casa onde morou o tecnico Claudio Coutinho na sua infancia? Sei que a familia se instalou lá no ano de 1941.

    ResponderExcluir