Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PARQUE GUINLE


 
O Parque Eduardo Guinle, ou somente Parque Guinle, em Laranjeiras, foi concebido originalmente na década de 1920 como os jardins da residência de Eduardo Guinle, um palacete neoclássico. Em 1940, o parque passou ao governo federal e, em 1943, foi objeto de um plano de urbanização desenvolvido por Lucio Costa, então diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -SPHAN-, que se propunha construir um conjunto de seis edifícios residenciais.
Nas fotos de hoje, do acervo do Correio da Manhã, vemos o acesso ao parque pela Rua Gago Coutinho. O edifício à esquerda permanece lá.
Há adesivo no para-brisa do automóvel, sugerindo algum evento, talvez de carros antigos.

16 comentários:

  1. Tempos antigos sim. Típico rally dos anos 60, talvez final dos anos 50, com número no parabrisa, coisa que não se viu mais em meados dos anos 60. O Nº2 é um Ford 1957, o carro escuro parece ser um Oldsmobile, depois um Volkswagen até 55 ( o parabrisa é meio arredondado) e um Cadillac 50-52. O camionetão é um Chevrolet 48 do serviço público. O Ford parece bem novo, a foto deve ser de 58, ou 59.

    ResponderExcluir
  2. Incrível essas fotos.
    Presumo la pelos anos 50 com um fusca ali atrás uma caminhonete Chevrolet 6 cilindros com carroceria de madeira muito usada pelo exercito e um Ford V8.Me parece também uma forte neblina no bairro.

    ResponderExcluir
  3. A foto é do início dos anos 60. Fora de foco: Neste momento a zona norte e a Barra da Tijuca estão paradas devido a mais um tiroteio que interditou a Linha Amarela. Bandidos da Cidade de Deus no controle...

    ResponderExcluir
  4. Gostei deste Chevrolet 48 do Serviço Público.Vou dar um lance....

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Passo esporadicamente na Gago Coutinho, mas no trecho entre o Largo do Machado e o IPP. Se bem que faz tempo que não faço isso.

    Atualizando, a Linha Amarela está liberada (por enquanto...).

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Nunca entrei no Parque Guinle, esta foto me parece ser dos anos 60, muito embora os automóveis seja bem mais antigos, creio que seria um desfile de carros antigos. Gostei da VAN antiga, acho que essa tem madeira na sua carroceria, acho linda esses modelos antigos que combinavam madeira e aço na estrutura dos automóveis.

    ResponderExcluir
  7. É do final dos anos 1950. 1957 ou 1958 mais provavelmente. Em 1960 os prédios do irmãos MMM Roberto já estavam concluídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu venho muito aqui. Comento mais na rede social porque é mais fácil interagir com as pessoas, mas acho super importante o trabalho dos blogs porque as postagens das redes sociais não ficam acessíveis aos buscadores (Google, etc.) e ao público em geral. Tudo o que descobrimos lá fica só na memória de quem participou das discussões. Abraços cordiais.

      Excluir
    2. Eu venho muito aqui. Comento mais na rede social porque é mais fácil interagir com as pessoas, mas acho super importante o trabalho dos blogs porque as postagens das redes sociais não ficam acessíveis aos buscadores (Google, etc.) e ao público em geral. Tudo o que descobrimos lá fica só na memória de quem participou das discussões. Abraços cordiais.

      Excluir
  8. Se bobearem, vai se transformar em uma favela, e não demora muito. Haja visto as construções irregulares do jardim Botânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Jaime, no Parque Guinle, objeto da postagem, essa probabilidade é reduzida. O local é menor que o JB, além de ser residência oficial do governo estadual e fiscalizado pelos moradores. Conheço pessoas que lá moram. O problema do Jardim Botânico é diferente. Acompanhei o caso quando estava no IPHAN, órgão responsável pela supervisão e administração daquela área. São moradores, a maioria descendentes de antigos funcionários, que pretendem manter suas moradias e evitar a remoção. A lide judicial é antiga e há ingerências políticas nessa pendência.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo excluí o comentário porque deixei passar uma redundância. Como não podia consertar, preferi excluir. Mas os assaltos e os maconheiros da região continuam a ser um problema para os moradores.

      Excluir
  10. O Flamengo parece ter acertado de fato com o Dourado.Não sei se foi um bom negócio considerando a situação do Guerrero de indefinição pelo menos até junho.Poderia insistir e trabalhar um pouco mais o Vizeu dentro da política de renovação,mas este foi vendido.Continuo achando é que tem muita porcaria que precisa tomar outro rumo.Quero é ver uma barca bem grande saindo da Gávea.

    ResponderExcluir