Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2018

CHUVA





 
Ano após anos, década após década, a cada chuva mais forte o Rio se transforma num caos. A cidade pode ter desvantagens por estar espremida entre o mar e a montanha, mas a falta de manutenção dos bueiros é crônica. Em vez de limpá-los o Prefeito propõe instalar sensores eletrônicos...
 
Hoje o trajeto de Ipanema para Botafogo, para levar minha neta ao colégio, foi uma aventura com alagamentos na Lagoa, Copacabana e Botafogo.
 
As fotos mostram, em décadas diferentes, alagamentos na Senador Vergueiro, na Lapa, em Copacabana e em Ipanema. A outra foto é do dia em que a entrega dos litros de leite foi prejudicada.

13 comentários:

  1. FF: o amigo Jason Vogel me mandou a seguinte informação, a respeito das fotos do Circuito da Gávea publicadas ontem:
    "Fotogramas do "documentário Imagens do Estado Novo": Quem gosta de Rio dos anos 30 e 40 TEM que ver esse documentário no cinema. São quatro (04!) horas de Disneylandia para malucos como nós. Não percam. Por 12 anos, os caras reuniram filmes e cinejornais do período do Estado Novo. Nunca imaginei essa overdose de imagens em movimento! Importante: vejam na tela grande e no escuro do cinema para entrar no clima. Problema, só os poucos horários: a partir de quinta-feira será assim: Espaço Itaú de Cinema Botafogo - 17h;
    Instituto Moreira Salles - 15h (quinta), 16h (demais dias). Mas vale até matar o trabalho."
    A conferir.

    ResponderExcluir
  2. O horário não é bom mas talvez o youtube lance o documentário.
    Deve ser muito interessante realmente.
    A chuva e as enchentes, são para sempre aqui no Rio.

    ResponderExcluir
  3. "Obra subterrânea não dá voto". Essa realidade é antiga e quem sofre é a população. O fato é que o colossal aumento de uma população quase toda sem qualquer resquício de educação e de hábitos civilizados, agravou a realidade mostrada nas fotos antigas. Há cerca de quatro anos estive por razões profissionais na favela de Rio das Pedras e o que lá existe é de estarrecer. Edifícios de até sete andares construídos sobre terreno arenoso por "curiosos" sem qualquer formação em engenharia. Pode ser considerada a "Piza Brasileira", já que é o único lugar no mundo fora da Itália onde podem ser encontrados muitos exemplares de famosa "Torre de Pisa", "obras primas da boa e velha arquitetura nordestina". Não existe praticamente rede subterrânea de saneamento ou de galerias de águas pluviais. O resultado pode ser visto nos telejornais matutinos, onde alagamentos e desabamentos são corriqueiros, causando inclusive reflexos no trânsito da região limítrofe. Essa região não é a única já que "pelo mesmo caminho" estão a Tijuquinha e a Muzema. As fotos tem mais de 50 anos e a população era bem menor. No local da foto da "esquina múltipla" da rua dos Inválidos, Mem de Sá, e rua do Rezende, os alagamentos continuam da mesma forma, apesar dos "melhoramentos" na região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! Acho que obra subterrânea daria voto sim, Joel. Você não acha que se um prefeito pegasse o touro à unha e resolvesse esse problema, ele não seria bem visto como administrador ? Eu acho que sim.
      A mentalidade do brasileiro é que é podre e não serve para, praticamente, nada. Garanto que se fôsse em um país europeu, esse problema já estaria resolvido há tempos.

      Excluir
  4. Bom Dia! Vi a amostra do documentário. Pelo visto, este filme vai render muito "mimimi".

    ResponderExcluir
  5. O descuido dos governantes no Brasil é um grande espanto..
    Gostei muito deste letreiro do Hotel Mem de Sá e na tela aqui da igreja tá difícil de ver qualquer coisa.
    FF:A que ponto chegamos.O bate-boca ontem no STF parecia discussão de coxinha com petista dentro de boteco.Nem urubu X pó de arroz depois de goleada chegam a tanto.E são os homens da justiça.Depois reclamam quando o andar de baixo não se comporta.

    ResponderExcluir
  6. São tão recorrentes estes problemas das enchentes que nem adianta mais comentar sobre a educação do povo e a incapacidade dos governantes.
    A última foto seria no início da rua Barão da Torre?
    FF: o espetáculo degradante de ontem no STF deveria envergonhar qualquer um dos protagonistas. Foi uma lástima.

    ResponderExcluir
  7. Peralta,o implicante22 de março de 2018 às 09:33

    Tia Nalu adora enchentes.Pratica stand up em Laranjeiras.

    ResponderExcluir
  8. Quem cuspir primeiro ganha!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos.

    Choveu? Nem reparei...

    Anteontem de tarde a estranha cidade sofreu com a chuva, com vários lugares alagados, com direito a cobertura ao vivo na TV.

    A abordagem da Globonews a todo momento enfatizava os bueiros entupidos por causa do lixo, mas por culpa da população e não de manutenção falha da prefeitura de lá...

    Bem esclarecedora a diferença de enfoque.

    ResponderExcluir
  10. A zona oeste tem sofrido com a chuva que tem assolado o Rio. Curicica Alqueire, Madureira, Jacarepagua, e adjacências já sofrem com a selvageria dos assaltos. Com a chuva e a falta de luz, torna-se um inferno..

    ResponderExcluir
  11. Campo Grande, por incrível que pareça, não sofre muito pouco com enchente. Fui saber a um tempo atrás que a região é uma das mais "altas" da cidade, tirando os bairros em serras e montanhas. Não foi à toa que fizeram a elevatória do Lameirão, em Santíssimo, no tempo do Lacerda. Ali, a água vinda do guandu é elevada a 100 m e vai descendo, por gravidade até, acreditem, ao Jardim Botânico. Isso aí foi uma "bola dentro" do "corvo", que resolveu o problema da falta de água na zona sul.

    ResponderExcluir