Total de visualizações de página

sábado, 17 de março de 2018

TIJUCA


Acho que esta não é difícil: onde está o bonde 62 - Praça Malvino Reis?
 
A foto é de 1963.

15 comentários:

  1. Facílimo! O bonde está na rua Afonso Pena vindo da Mariz e Barros e prestes a cruzar a Dr.Satamini. À direita da foto está a praça Afonso Pena.

    ResponderExcluir
  2. Um Ford e um DKW atravessando a rua de paralelepípedos.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso com o emblema na porta do DKW Universal. Era esse o nome da Vemaguet antes de 1961. Esta é uma DKW 1000, dá para ver o numero entre a maçaneta da porta e a antena do rádio. O Ford Prefect é de 1948 a 50. Atrás do bonde vem um caminhão Ford F-600 e um Aero-Willys. Já estava para entrar a dominação do Fusca, mas na foto não vi nenhum. Aliás, um branquinho está indo, ao fundo.
    A rua tem um jeitão de Haddock Lobo, mas é só um cisco de memória.
    E o emblema, seria FRONAPE, a Frota Nacional de Petroleiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilo é do antigo logotipo da Petrobrás, na época ainda com esse acento agudo aí.

      Excluir
    2. Obrigado. Tentei achar o antigo da Fronape, mas foi sem sucesso. Realmente, parece ser o da Petrobrás, com acento, que achei facilmente no Tio Google.

      Excluir
  4. Saltei deste bonde e fui ao Maraca ver o Flamengo ganhar do Botafogo por 3 a 1,o que era difícil.Lembro que o Ayrton Beleza fez dois gols.O gerente devia estar por lá e neste ano levamos o campeonato até então uma grande disputa.Hoje o campeonato tem jogo até em Cariacica o que não deixa de ser um espanto...

    ResponderExcluir
  5. Na foto publicada no dia 08/03, às 12:02h, o Mauro Xará perguntou a mim se havia carros-motores pequenos na Seção "B". Eu só vi a pergunta dois dias depois, e portanto não adiantaria mais responder. Aproveito a foto de hoje para dizer que aquela seção tinha alguns. Para ver quais, basta entrar no meu site e clicar no tópico de menu "Memória" e a seguir em "Bondes por Seção de Tráfego", baixando em seguida uma planilha Excel ou um PDF que tem a seção de cada bonde em circulação na década de 1960. Os da Seção "B" estão pintados com fundo amarelo. Os carros-motores pequenos, como o Mauro sabe, são os das centenas 200, 300 e 400.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! Não acertaria, mesmo, de onde é a foto.
    F.F.: Alguém sabe do Lavra ? Hoje é o aniversário dele.

    ResponderExcluir
  7. O gerente sempre garante que o Lavra está caminhando sobre as águas,mas pelos outros antecedentes já deve estar mergulhando em planilhas e mais planilhas para declarar o imposto de renda.De uma forma ou outra,parabéns.

    ResponderExcluir
  8. É verdade. Desde o dia 1º cessaram os cultos no Bar Lagoa e as caminhadas sobre as águas. O Bispo está incomunicável, cercado de milhares de documentos, calculadoras HP e manuais diversos, além de caixas com as declarações desde 1959, originais e cópias.

    ResponderExcluir
  9. Atualmente existe uma estação de Metrô fora da foto à direita. No outro extremo da praça está a rua Campos Sales e o antigo estádio do América. O casarão que aparece à esquerda da foto foi abaixo ainda nos anos 60 para dar lugar a um prédio de apartamentos. Nessa praça Afonso Pena eu jogava "peladas" frequentemente, peladas essas que me custaram muitos joelhos e braços "ralados". Mas nesse tempo o bonde já não mais circulava. Prosseguindo em seu trajeto, o bonde passará em frente à "Casa do Porto", tradicional clube português, até atingir a rua Haddock Lobo quase em frente ao Club Municipal, onde irá virar à esquerda, e à direita ficava a loja da "Casa Gaio Marti". Nos anos 70 a praça Afonso Pena após às 18 horas enchia-se de soldados da P.E, que patrulhavam a região durante parte da noite em busca de "conscritos", visto que os mesmos eram proibidos de circular nas ruas após as 20 horas. Quando apanhados, os conscritos eram conduzidos à força e presos, não antes de levarem "alguns cascudos". Até 1976 isso era comum. Depois foi "rareando" gradativamente."Eram outros tempos"...

    ResponderExcluir
  10. Fora de foco. Só agora tomei conhecimento do comentário das 21:42 do dia 15 de Março. Apesar do "lapso temporal", a resposta está lá.

    ResponderExcluir
  11. Realmente outros tempos. O campeonato carioca deixou de existir há muito tempo.

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite! Agradeço ao Hélio pela resposta.

    ResponderExcluir